Tipos de formigas: conheça espécies domésticas e venenosas

Tipos de formigas: conheça espécies domésticas e venenosas

Quantas espécies de formigas você conhece? Neste artigo você descobrirá vários tipos e saberá tudo sobre esses populares insetos!


Quantos tipos de formiga você conhece?

formigas formando ponte

As formigas são, sem sombra de dúvidas, um dos seres vivos mais abundantes e importantes que habitam o planeta terra. As enormes populações de formigas espalhadas por todo o mundo são essenciais para a manutenção da ordem de ecossistemas inteiros.

Para se ter uma ideia, estima-se que existam entre 10 e 100 quatrilhões de indivíduos das mais diversas espécies de formiga no mundo. E, apesar de em certos momentos parecer que as formigas são todas iguais, até hoje, foram catalogadas mais de 18 mil diferentes espécies desse inseto.

Neste artigo, apresentaremos algumas das mais importantes espécies de formiga, sendo, algumas delas, desconhecidas pelo público. Continue lendo e fique por dentro das principais curiosidades e detalhes desses pequenos animais!

Tipos de formigas domésticas

Para iniciarmos este compilado, apresentaremos abaixo os 9 principais tipos de formigas caseiras, sendo algumas mais conhecidas, como a carpinteira. Porém, outras podem não ser lembradas tão facilmente, como a formiga-argentina. Confira todas elas!

Formiga-cabeçuda

Formiga-cabeçuda

A formiga-cabeçuda é uma espécie de formiga nativa da região sul da Flórida, nos Estados Unidos. Entretanto, esse invertebrado se espalhou pelas Américas, tendo grande ocorrência no Brasil. Essa formiga pode ser encontrada nos mais diversos tipos de habitações humanas, no campo ou na cidade. Ela é onívora, consumindo qualquer tipo de alimento, e possui uma coloração avermelhada.

O nome dado ao animal é decorrente de uma característica física marcante. As formigas soldadas, responsáveis por proteger os ninhos, possuem cabeças bem mais avantajadas que outras espécies de formigas, além de diferirem até mesmo de seus semelhantes.

Formiga-cortadeira

Formiga-cortadeira

Também conhecida como saúva, a famosa formiga-cortadeira é uma espécie clássica, podendo ser identificada pelos seus hábitos e uma coloração marrom-escuro. Geralmente, os ninhos de saúva são encontrados em regiões rurais ou em áreas baldias de terrenos e quintais.

A característica marcante que dá nome a essa espécie de invertebrado é o seu método de captura de alimento. As cortadeiras literalmente cortam pedaços de folhas bem maiores que elas próprias e saem levando o alimento até o ninho. Essa espécie de formiga se alimenta principalmente das folhas que corta e de fungos gerados no interior dos ninhos.

Formiga caseira malcheirosa

Formiga caseira malcheirosa

A formiga caseira malcheirosa, também conhecida como formiga fedorenta, é um dos insetos mais comuns em residências urbanas. Geralmente, os ninhos das formigas fedorentas ficam localizados em frestas de paredes e pisos, possuindo, em média, 40 mil indivíduos. As malcheirosas possuem um corpo completamente preto e são bem pequenas.

O nome designado a esse tipo de formiga refere-se a um odor característico exalado quando uma formiga malcheirosa é esmagada. É comum ouvir relatos de pessoas que, sem querer, esmagaram uma dessas formigas e puderam sentir o seu fedor.

Formiga-faraó doméstica

Formiga-faraó doméstica

As formigas-faraó possuem esse nome devido às estruturas de seus corpos, que lembram signos egípcios. Além disso, a sua cor âmbar, como mel, faz lembrar o ouro. Esses insetos são onívoros, mas possuem uma predileção por material orgânico, como restos de carne e até sangue humano.

Muito comuns em hospitais, as formigas faraó fazem seus ninhos em batentes de porta, escadas e frestas de rejunte. Costumam infestar lixo hospitalar, despensas de restaurantes e todo tipo de depósito onde possam encontrar restos de carne, sangue e nervos. Uma infestação dessa formiga pode ser grave, exigindo a presença de um profissional de dedetização.

Formiga-da-madeira

Formiga-da-madeira

As formigas-da-madeira não possuem esse nome em vão. Esse invertebrado engenhoso é conhecido por criar seus ninhos nas proximidades ou no interior de corpos de madeira, como troncos velhos, vigas ou até caules de árvores, tendo comportamento semelhante ao de cupins.

Os indivíduos adultos da espécie formiga-da-madeira usam a resina natural da madeira disponível para a construção do seu ninho. Possuem um corpo robusto, se comparado com o de outras espécies de formiga e têm, geralmente, uma cor marrom sólida.

Formiga carpinteira

Formiga carpinteira

Formigas carpinteiras possuem hábitos semelhantes aos da formiga-da-madeira, com uma pequena diferença. Ao invés de consumirem dejetos de madeira como fazem as suas primas, as formigas carpinteiras apenas escavam corpos de madeira, abrindo espaço para a construção de seus ninhos em troncos de árvores e madeiras de telhado.

Nos Estados Unidos, a formiga carpinteira é tida como uma praga urbana e recebe mais atenção que os cupins nesse sentido, visto a abundância de residências construídas totalmente em madeira naquele país. Essa espécie possui tamanho e peso avantajados em relação a outras espécies de formiga e pode ser vista nas cores preta, vermelha ou em uma mescla das duas.

Formiga-fantasma

Formiga-fantasma

As formigas-fantasma são chamadas assim por que possuem exoesqueletos claros na região do abdome, tornando essa área da formiga praticamente transparente. Porém, possuem tórax e cabeça pretos. Além disso, o tamanho desses insetos é bastante inferior ao de outras espécies de formiga o que, aliado ao seu disfarce, dificulta a detecção da formiga.

Esses animais possuem uma grande ocorrência em regiões tropicais. Na América do Norte são encontradas especialmente nos estados americanos da Flórida e do Havaí. No Brasil, possuem grande abrangência, ocorrendo em quase todo o país. Preferem alimentos adocicados, como açúcar cristal, e costumam povoar tubulações e conduítes.

Formiga louca urbana

Formiga louca urbana

Sendo uma das espécies de formiga urbana mais comum, a formiga louca é a responsável por fazer aquelas famosas fileiras de formiga que se estendem por paredes e pisos. Essa espécie de invertebrado é relativamente pequena, geralmente possui uma cor preta sólida e se alimenta de tudo que vir pela frente.

As formigas loucas ganharam esse nome devido ao seu comportamento de sempre agir em bandos de indivíduos que ficam correndo entre si como se estivessem loucos. As suas colônias são enormes e superpopulosas, podendo ter entre 15 e 20 rainhas e mais de 80 mil indivíduos.

Formiga-argentina

Formiga-argentina

Essa espécie de formiga também é muito comum em áreas tropicais e são comumente encontradas em todo o sul da América do Sul, além de regiões do caribe e sul dos Estados Unidos. A formiga-argentina tem uma coloração que mescla tons de marrom, possui um tamanho médio e é onívora.

Os ninhos de formiga-argentina são bastante populosos e são geralmente estabelecidos em corpos de madeira abandonados ou árvores próximas a residências, onde as formigas vão para conseguir alimento. Quando são mortos, os operários das colônias de formiga-argentina exalam um odor para avisar os seus semelhantes do perigo iminente.

Tipos de formigas: espécies venenosas

Para dar continuidade, esta lista contém detalhes e especificidades sobre cinco espécies de formigas que possuem picadas venenosas, de modo que algumas delas podem até colocar a vida de humanos em risco! São elas: Messor barbarus, formiga-cabo-verde, formiga-lava-pés, formiga africana, formiga bulldog e a formiga-de-fogo, também conhecida como pixixica. Acompanhe!

Messor barbarus

Messor barbarus

Messor babarus é o nome científico dado à famosa formiga-ceifeira, que também é conhecida como formiga-do-pão ou formiga-de-asas. Essa espécie é muito comum no Brasil, principalmente em regiões do semiárido nordestino, onde são conhecidas por sua picada dolorosa. Essas formigas têm corpos pretos e cabeças vermelhas, e são onívoras.

As formigas-ceifeiras são guerreiras naturais, preparadas para a defesa. Especialistas relatam que todos os indivíduos de uma comunidade desses insetos são soldados, com exceção da rainha e dos filhotes. Por causa desse instinto protetor, ninhos da Messor barbarus são amplamente identificáveis e temidos pelos habitantes das regiões onde ocorrem.

Formiga-cabo-verde

Formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde é mais conhecida como tocandira, tucandeira ou ainda formiga-bala. Essa última alcunha foi dada a esse inseto devido à sua picada, que é considerada a mais dolorosa do mundo, provocando dor semelhante à provocada por um disparo de arma de fogo! A picada da tocandira inocula um veneno que contém uma neurotoxina que provoca espasmos musculares e tremores, paralisando a vítima.

Essa espécie de formiga é muito comum na América do Sul, sobretudo em regiões de floresta onde é usada em rituais indígenas de passagem para jovens que estão entrando na vida adulta. As tocandiras possuem um corpo esguio, preto e relativamente grande. Além disso, elas são onívoras, se alimentando de quase tudo que encontram no solo da floresta.

Formiga africana

Formiga africana

“Formiga africana” é um termo usado para designar um conjunto de espécies de formigas do gênero Epimyrma, presentes no continente africano. As formigas desse grupo são extremamente agressivas e possuem um veneno letal para as suas presas e, se aplicado em abundância em humanos, pode levar à morte.

As muitas espécies de formiga africana são versáteis e se adaptam a diversos ecossistemas, ocorrendo desde o deserto do Saara até as florestas tropicais do interior africano. Têm, em sua maioria, uma coloração amarelada e são onívoras, alimentando-se principalmente de pequenos animais, aos quais atacam em bando.

Formiga bulldog

Formiga bulldog

As formigas bulldog são nativas da Oceania, ocorrendo primordialmente na Austrália e na Tasmânia. Porém, o trânsito entre os continentes introduziu essa espécie em praticamente todo o globo. Essas formigas são extremamente agressivas e desferem picadas venenosas quando sentem ameaçadas. Seus ninhos são subterrâneos e possuem geralmente entradas ocultas, o que é uma estratégia de caça.

O apelido de “bulldog” foi dado pela robustez do corpo dessas formigas e também pela mandíbula grande e com enormes garras que elas possuem. As formigas bulldog possuem uma coloração avermelhada, são onívoras e podem matar. Há relatos de que, até hoje, pelo menos três pessoas comprovadamente morreram pelas picadas de formigas bulldogs.

Formiga-lava-pés

Formiga-lava-pés

O termo “lava-pés” é usado para identificar um grupo de cerca de 20 espécies de formiga caracterizadas por um comportamento agressivo. As espécies de formiga-lava-pés geralmente atacam seus alvos com muita ferocidade e todas de uma vez só, aplicando doloridas picadas que contém veneno, a fim de imobilizar presas geralmente muito maiores que elas mesmas.

Essas espécies de inseto geralmente ocorrem com mais frequência em lavouras e plantações de todo tipo, sendo um problema para os trabalhadores que atuam na época da colheita. Geralmente, são coloridas em tons de marrom e se alimentam de folhas e frutos.

Formiga-de-fogo ou pixixica

Formiga-de-fogo ou pixixica

A popular pixixica ou formiga-de-fogo é uma das espécies do subgênero “lava-pés”. Esse popular tipo de formiga é encontrado em vários lugares do mundo e, no Brasil, pode ser encontrado em várias regiões. As pixixicas geralmente infestam locais onde há alimentos adocicados e fazem seus ninhos em árvores ou no solo. Geralmente, possuem uma coloração amarelo-claro ou marrom-claro.

A pixixica também é venenosa, sendo um terror para agricultores que esbarram com ninhos e populações inteiras dessa espécie, estabelecidos em árvores frutíferas. Quando são incomodadas, as pixixicas atacam e desferem doloridas ferroadas que inflamam a região afetada. Elas se alimentam de quase tudo, mas preferem frutos e folhas que contenham néctar.

Formigas são muito importantes e têm como objetivo a sobrevivência

formigas

Uma característica que une todas as espécies de formiga apresentadas neste artigo é o foco que elas possuem em sobreviver. Esses animais não se interessam em prejudicar outros animais ou o meio que vivem e acabam sendo peças fundamentais para o equilíbrio da fauna e flora presentes em seus habitats.

Quando presentes em habitações humanas, as formigas são tidas como pragas. A sua presença e busca por espaço nas casas pode colocar em risco a integridade dos indivíduos residentes, mas toda e qualquer ação de remoção desses insetos deve ser feita com cuidado.

Por fim, vemos que, por mais perigosa que determinada espécie de formiga possa ser, ela é necessária e precisa permanecer fazendo o seu papel na natureza. Agora que você sabe tudo sobre essas magníficas espécies de formiga, continue navegando pelo Guia Animal e descubra os detalhes sobre a existência de diversos outros animais.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Artigos relacionados


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Você já ouviu falar do tenébrio? Sabia que há pessoas que criam a famosa larva de farinha? Acesse este artigo e descubra esses e outros fatos interessantes!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.