Já ouviu falar em leite de texugo? Benefícios e curiosidades

Já ouviu falar em leite de texugo? Benefícios e curiosidades

Primo de furões, doninhas, lontras, o texugo proporciona um leite considerado muito potente. É sobre isso e muito mais que você vai ficar sabendo nesse artigo.


Leite de texugo: Você já ouviu falar?

Garrafa e copo cheios de leite

Texugo é o nome dado a oito espécies de animais pertencentes à família Mustelidae. Maciço e de pernas curtas, com corpo alongado e garupa mais larga que os ombros, pode se assemelhar a um pequeno urso com cauda espessa.

É um animal imediatamente reconhecível pelas listras pretas longitudinais no focinho e que cobrem seus olhos negros até as orelhas. O resto de sua pelagem é cinza, ficando preto na barriga e nas pernas.

Se você não conhece o texugo, não se preocupe, pois não é um animal que existe no Brasil. E também se ainda não ouviu falar sobre leite de texugo e demais informações sobre ele, na continuação desse artigo você vai saber sobre isso e muitas outras coisas sobre esse interessante anima.

O que é leite de texugo?

Texugo apoiado em pedras

Para um animal que não é tão conhecido e que não existe em nosso país, mais difícil ainda é saber que esse animal produz um leite cada vez mais valorizado no mercado. Então vale a pena saber um pouco mais sobre o leite de texugo.

Como é produzido o leite de texugo?

Como todos os leites provenientes de origem animal, é preciso compreender o processo de reprodução do animal para saber como acontece a produção do leite pelo animal e como é retirado antes do processo de industrialização.

No caso do texugo, seja qual for o mês de acasalamento, o parto só vai acontecer nos dois primeiros meses do ano. A partir daí, haverá três meses de amamentação, que é quando o leite será extraído.

Leite de texugo faz mal à saúde?

Não faz muito tempo que o leite de texugo apareceu no Brasil. Isso porque a produção era incipiente, mas esse leite passou a ser propagado comercialmente como alimento humano, começou a ser importado.

A partir daí, muitas pessoas passaram a se perguntar, ou perguntar em fóruns de discussão na internet, se o leite de texugo poderia fazer mal à saúde. A resposta é que, a princípio, não. Embora, como em relação a todos os leites de origem animal, podem causar reação adversa.

Onde encontrar leite de texugo?

Evidentemente, um leite que até pouco tempo atrás não era conhecido como de consumo humano, e também como produto importado, com certeza encontrá-lo para comprar não é uma das tarefas mais simples.

Fazendo uma busca na internet, você vai perceber que são só alguns supermercados de umas poucas cidades que o oferecem. Mas nas lojas de produtos fitness, se não encontrar, pelo menos provavelmente poderão ajudar você com a informação sobre onde encontrá-lo.

Riscos na produção de leite de texugo

Por suas propriedades especiais, há uma procura grande, então pelo alto preço e pela possibilidade de mercado, muitas pessoas na Europa e nos Estados Unidos desenvolveram o negócio de produção de leite de texugo.

Mas não é simples, já que o texugo é selvagem e não é de fácil domesticação. Atualmente há criadores, mas entre pessoas que tentaram domesticar espécies diretamente da natureza, há relatos inclusive de morte por ataques desses animais.

Porque tomar leite de texugo?

Texugo cheirando flor

Com as campanhas que demonstram que tomar leite de vaca não faz nada bem à saúde, o consumo desse líquido diminuiu, então para que surja um outro produto nessa linha é porque ele apresenta muitos benefícios.

Principais benefícios

O leite de texugo é altamente nutritivo, contém vitaminas e minerais essenciais, além de quantidades muito maiores de potássio, ferro e vitamina A do que o leite de vaca.

Pessoas que tomaram leite de texugo relatam que ele tem um sabor muito mais suave do que o leite de vaca, mas com certeza esse não é o principal motivo por que muitos estão interessados em tomar esse leite.

Para que serve o leite de texugo

No filme The Animal (2012), o protagonista acredita que pode correr como um leopardo, ter a força de um touro e saltar como um chimpanzé por que tomou leite de texugo. Embora ele estivesse equivocado, o leite desse animal possui características únicas.

Além de fonte de todos os nutrientes que já falamos antes, o leite de texugo pode agir como probiótico no intestino, podendo ajudar a manter a saúde do sistema digestivo e do microbioma intestinal, porque estimula o crescimento de bactérias intestinais benéficas.

Curiosidades sobre o leite de texugo

Texugo em floresta

Seja por curiosidade ou porque querem usar, muitas pessoas andam pesquisando nos últimos tempos sobre essa grande novidade nas conversas de academia: o leite de texugo.

Ganho de massa muscular

O leite de texugo pode até não deixar alguém superpoderoso, mas apresenta propriedades que, principalmente o público das academias aprecia e gostaria de experimentar.

Segundo alguns dizem, o leite desse animal é várias vezes melhor até mesmo que os produtos especiais recomendados por personal trainers (alguns falam em 4 vezes melhor, outros em até 11 vezes melhor). Seja como for, dizem que é o maior estimulante de testosterona natural já encontrado na história da nutrição.

Informações nutricionais

O leite de texugo, então, é amplamente utilizado em dietas para ajudar no ganho de massa muscular sem aumentar a quantidade de massa corporal.

Segundo os especialistas, é um leite rico em proteínas, açúcar, vitaminas e minerais, além de vários componentes bioativos, como hormônios, enzimas e células vivas. Além disso, contém 14,8% de sólidos totais (mais do que o leite materno, por exemplo) e menos lactose do que o leite de vaca.

O leite de texugo e os godos

Antes de Hollywood inventar suas histórias, já havia lendas antigas sobre o leite de texugo. Alguns historiadores comentam que, mesmo tendo enormes rebanhos bovinos e caprinos, para seus rituais, os temidos godos tinham preferência pelo leite de texugo.

Segundo consta, nessas ocasiões, esse feroz povo bárbaro banhava os prisioneiros romanos que seriam sacrificados ao seu deus Tyr e consumiam grandes quantidades dessa bebida para poder entrar em contato com sua divindade.

Então, tomar ou não tomar leite de texugo?

Garrafa e copo cheios de leite

Com todas essas vantagens apresentadas, o mais acertado seria tomar leite de texugo. No entanto, como vimos, encontrar onde comprá-lo não é uma tarefa fácil.

Há outro grupo de pessoas, que já vieram do boicote aos laticínios, ou porque prezam pela saúde e cuidado dos animais, para os quais o melhor é aproveitar diversas alternativas saudáveis de origem vegetal, como leite de aveia, leite de soja, leite de arroz, leite de avelã ou leite de amêndoa. A secreção mamária animal é, para elas, um alimento altamente antinatural para humanos.

E você, conhecia o leite de texugo? Deixe a sua opinião!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Características dos anfíbios: confira as principais.

Características dos anfíbios: confira as principais.

Os anfíbios são animais surpreendentes em suas características muito peculiares. Saiba neste artigo, todas as características dos anfibios no mundo animal.


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

O Border Collie é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Confira a seguir as características, custos, personalidade e outros detalhes dessa raça!


Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Aqui você irá conhecer a família dos cervídeos, incluindo o cervo do pantanal. Abordaremos características, curiosidades e os vários tipos deste animal!


Tuiuiú: veja características, informações, curiosidades da ave e muito mais!

Tuiuiú: veja características, informações, curiosidades da ave e muito mais!

Você já viu um jaburu ou ouviu suas lendas? Nesse artigo falaremos sobre a maior ave do Pantanal. Curiosidades, alimentação e mais!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.