Formiga tucandeira: conheça a picada mais dolorida do mundo

Formiga tucandeira: conheça a picada mais dolorida do mundo

Você já ouviu falar da formiga tucandeira? Clique aqui e descubra o que a faz ser conhecida como a "formiga-bala", e outras curiosidades sobre a espécie!


Formiga tocandira tem forte picada e é usada em ritual

Tucandeira em galho de árvore

A formiga tocandira ou formiga-bala, como é conhecida, é uma espécie comum nas regiões de floresta da América do Sul e do Caribe. É muito conhecida por ter uma picada consideravelmente forte, causando dor semelhante a dor de quem é baleado, por isso, o apelido de “formiga-bala”.

Além disso, é usada em rituais de passagem praticados em tribos indígenas, em verdadeiras sessões de tortura. Neste artigo você irá aprender e entender o que esse inseto perigoso come, onde habita, como se reproduz e muito mais. Aqui você vai saber tudo sobre as tocandiras e entender os motivos pelos quais esses pequenos insetos impõem respeito.

Características da formiga tocandira

Tucandeira na folha verde

Veremos a partir de agora detalhes pontuais que permitem um entendimento técnico à cerca das formigas-bala. Aqui você vai ficar sabendo como identificar esses animais através das suas principais características e onde achá-los.

Nome

A tocandira é originária das florestas tropicais da América do Sul e Central, como a Amazônia. O nome científico dessa espécie de formiga é Paraponera Clavata. Porém, esse inseto possui diversos outros nomes, que variam de acordo com a região onde é encontrado.

Os apelidos tocandira, tocanguira ou ainda tucandeira, tem o mesmo significado e se referem à expressão “fere muito” em um dialeto indígena da Amazônia. Já a alcunha de “formiga-bala” foi dada por viajantes que acabaram sendo picados por um desses insetos e sentira na pele, literalmente, o seu poder.

Medidas da formiga

As formigas-bala são consideradas insetos grandes, como operários, ou seja, formigas comuns que protegem o formigueiro, chegando 2 cm de comprimento. Já os formigões e as rainhas da espécie podem chegar a medir incríveis 3 cm de comprimento, fazendo com que sejam avistadas facilmente por um observador ágil.

O grande tamanho das tocandiras permite que esses insetos violentos dominem o seu habitat e se locomovam com mais velocidade e facilidade, sendo assim, estabelecem amplos perímetros para caça e procura de alimentos.

Características visuais

A espécie tocandira é enorme quando comparada a outras espécies de formiga. Além disso, esses insetos possuem uma coloração preto-avermelhada, sendo que os tons de preto ficam mais fortes nos formigões e na rainha.

O corpo de uma tocandira é composto por seis patas, o que lhe confere uma capacidade de locomoção muito grande, conta ainda com grandes antenas para geolocalização mais precisa, e uma enorme mandíbula. Além disso, o ferrão, responsável pela infame picada, fica localizado no abdome da formiga e pode ser visto a olho nu.

Alimentação

Diferentemente de outras formigas, a tocandira é um inseto carnívoro. Em geral, se alimenta de outras formigas, pequenos artrópodes e restos de carcaças de animais que possam encontrar no solo da floresta ou em galhos de árvore de fácil acesso.

Entretanto, é possível observar formigas-bala se alimentando de vegetação também. As tocandiras têm preferência por folhas e pétalas de flores que estejam polinizadas ou com restos de néctar em suas superfícies.

Distribuição e habitat

A Paraponera Clavata ocorre em um vasto território que, segundo dados recentes, abrange a área que vai do sul do México até o início da cordilheira dos Andes. Podendo ser encontrada também na margem oeste da floresta amazônica, região que compreende países como Peru, Bolívia e Equador, indo até a borda leste da grande floresta tropical, já no interior do Brasil.

Além da Amazônia, a tocandira também pode ser encontrada em bolsões da mata atlântica. No interior das florestas, é comum encontrar esses insetos em grandes comunidades de formigueiros, geralmente, situados na base de grandes árvores, se estendendo chão a dentro.

Hábitos e comportamento

Formigas-bala são animais sociáveis e de hábito noturno. Os ninhos subterrâneos que as tocandiras fazem, abrigam milhares de indivíduos e são protegidos dia e noite pelos soldados da colônia. O tesouro desses locais é o seu centro, onde repousa a tocandira-rainha, responsável pela reprodução da espécie.

Sendo reconhecidas por serem insetos extremamente agitados e relativamente violentos, as tocandiras, em especial os formigões da espécie, atacam com voracidade as presas que servirão de alimento e aqueles que se atreverem a incomodar o formigueiro.

Reprodução

Assim como acontece com todas as espécies de formiga, a reprodução das tocandiras acontece a partir da sua rainha. Estima-se que a cada duas semanas um macho fertiliza a matriarca da colônia. A cada ciclo reprodutivo a rainha põe, em média, 200 ovos.

Quando chega o momento certo, as rainhas depositam os ovos em um local com a temperatura correta no interior do formigueiro, bem longe dos predadores. Quando os ovos eclodem, dão origem à larvas que então são alimentadas e protegidas pelas tocandiras-soldado até a maturidade.

Fatos e curiosidades sobre a formiga tocandira

Tucandeira na folha seca

Agora, veremos informações curiosas a respeito das tocandiras. Saiba por que ela é considerada a formiga com a picada mais dolorida do mundo, o que deve ser feito caso seja picado por uma e mais!

A picada mais dolorida do mundo

A tocandira é simplesmente o inseto com a picada mais dolorida da face da terra. Segundo biólogos, o veneno da tocandira é composto pela neutrotoxina poneratoxina, que afeta rapidamente as terminações nervosas, provocando tremores, náuseas, vômito, além de uma dor excruciante. Estima-se que a dor provocada pela picada dure entre 12h e 24h ininterruptamente.

Essa formiga tem aparência e forma de se mover semelhante a de algumas espécies de vespa, porém a tocandira só ataca caso se sinta ameaçada, então o ideal é ficar longe desses insetos.

Uso em rituais indígenas

Uma das tribos indígenas que usam as tocandiras em rituais é o povo Sataré-Mawé, que vive no Brasil. O ritual praticado por esse povo serve para que meninos a partir de 12 anos de idade provem que estão prontos para serem chamados de homens, ou para solteiros prestes a se casar.

Para o ritual, os veteranos da tribo preparam luvas com folhas de bananeira. Entre 10 e 20 tocandiras são presas à luva sedadas e com seu ferrão voltado para a parte de dentro do equipamento. O participante então veste a luva onde é picado diversas vezes e precisa aguentar a dor para provar o seu valor.

Primeiros socorros após a picada

O ideal é evitar ser picado por uma tocandira, visto que, se o indivíduo atacado sofrer muitas picadas e for alérgico às substâncias presentes no veneno dessas formigas, pode vir a óbito. Porém, em caso de picada o primeiro passo é remover a formiga responsável pelo ataque do local e lavar bem a região.

Em seguida, compressas de água fria devem ser feitas no local da picada, a fim de reduzir o inchaço. O uso de anti-histamínicos, analgésicos e pomadas à base de hidrocortisona também ajudam. Entretanto, os efeitos da picada também podem desaparecer sozinhos, mas isso leva em média 24h.

Eles têm seu próprio parasita

As disputas por espaço e pela preferência da rainha ocorrem com frequência, entre os machos de formiga-bala dentro dos ninhos. Essas lutas geram feridos e mortos, e o odor exalado pelo corpo de uma tocandira morta ou doente atrai a mosca forídeo (Apocephalus paraponerae), que é um parasita das tucandeiras.

Quando vê a oportunidade, a mosca forídeo vai rapidamente até a formiga ferida ou morta e deposita seus ovos. Estima-se que até 20 ovos podem ser depositados em uma única tocandira ferida. O corpo da formiga vitimada serve de alimento para as larvas da mosca e para a própria mosca mãe.

A arma tocandira só dispara em defesa própria

Tucandeira

Assim como a maioria dos animais selvagens, a formiga tocandira procura apenas viver tranquilamente em seu habitat sem ser incomodada. Vimos nesse artigo que, para experimentar a poderosa picada de uma formiga-bala, é necessário provocá-la ou usá-la para esse fim, como é o caso dos rituais indígenas.

Por ser uma espécie de inseto com grande ocorrência no território sul-americano, a tocandira pode ser encontrada em diversas regiões pertencentes a estados brasileiros. Portanto, é importante alertar sobre o cuidado caso acabe invadindo o território desses animais e seja picado por um deles.

Agora que você já sabe tudo sobre a espécie de formiga tocandira, fique atento para não ser surpreendido por esse inseto, e se por acaso for picado, siga os cuidados que aprendemos a fim de ter uma boa e ligeira recuperação.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.