Peixe morcego: veja curiosidades sobre este exótico peixe brasileiro!

Peixe morcego: veja curiosidades sobre este exótico peixe brasileiro!

Você conhece o peixe morcego? Veja aqui suas características e costumes nada convencionais para um peixe e outros detalhes.


Peixe morcego: tudo o que você precisa saber sobre esse peixe exótico

peixe morcego

O peixe morcego não é um animal marinho muito conhecido, e sua aparência também pode assustar logo de cara.

Ele é muito exótico e encontrar um deles não é nada comum, já que vivem nas águas do pacífico, ainda que durante o ano ele possa aparecer em outros locais, como aqui no litoral brasileiro em busca de alimentos.

Sua aparência pouco comum e jeito estranho de se locomover nas águas chama a atenção de qualquer pessoa, e seu comportamento é digno de apreciação por quem gosta da vida marinha, e dos peixes mais curiosos existentes.

A seguir vai ser falado mais sobre esse peixe, todas as suas principais características e especialmente as curiosidades que todos querem saber.

Principais características do peixe morcego

peixe morcego

Origem do peixe morcego

Conhecido cientificamente como Ogcocephalus darwini, o peixe morcego, como já foi dito, é originário de arquipélagos do pacífico.

Com a migração e busca por alimentos acabou chegando a outros ambientes e se adaptando ao clima, temperatura das águas e mais importante, conseguiu encontrar uma boa quantidade de alimentos. Por isso ele pode ser visto em muitos lugares do litoral.

Aparência do peixe morcego

O peixe morcego é bem famoso por ter lábios vermelhos e aparência achatada, apresentando um formato triangular. Chegam a medir de 10 a 15 centímetros.

A sua cabeça é achatada, enquanto o focinho é projetado para fora e espécies de chifres pequenos no corpo todo.

Possui nadadeiras especiais na pélvis e no peito, de modo que pareça estar mais caminhando no fundo do mar do que propriamente nadando, e por isso sua barriga está sempre voltada para baixo, ajudando também na camuflagem

Alimentação: o que come o peixe morcego?

A alimentação para este peixe exótico é feita com base em crustáceo e pequenos peixes.
Como a sua parte visível pode ser confundida com os corais onde se escondem, o peixe morcego surpreende os pequenos peixes que lá vão.

Há quem diga que o lábio vermelho cintilante serve como um atrativo para os nadadores pequeninos.

Como é o comportamento do peixe morcego?

O peixe morcego é um animal de hábitos noturnos. Durante todo o dia ele fica escondido entre os corais, e à noite sai para a busca de alimento.

Não é do tipo muito sociável com outros peixes, preferindo ficar na maior parte do tempo sozinho e à espera de uma boa presa. Ele gosta também de ambientes profundos, e com pouca iluminação.

Curiosidades do peixe morcego

peixe morcego

Até o momento você conheceu características principais do peixe morcego. No entanto, existem algumas curiosidades que tornam esse animal marinho exótico ainda mais diferente dos demais. Vejamos algumas!

Boca vermelha

A sua boca incrivelmente vermelha é a sua principal característica. Ela serve para atrair pequenos peixes, mas também é uma excelente arma na hora da conquista, sendo utilizada por machos para atraírem as fêmeas.

Há quem diga também que serve para reconhecimento entre espécies na época de desova.

Origem do seu nome científico

O nome científico do peixe morcego, Ogcocephalus darwini, é uma homenagem ao cientista Charles Darwin.

Por ser um peixe que possui nadadeiras na parte pélvica e peitoral fazendo com que ele mais caminhe ou se arraste do que nade, faz com que ele pareça um tipo de elo perdido na evolução dos animais marinhos.

Você sabia que o peixe morcego não pode ser criado em aquários?

Um ponto muito importante é saber que peixe morcego não pode ser criado em aquários. A explicação é que são peixes que, pela suas características, estão mais presos à areia e corais do que no meio do mar, e por isso costumam ficar em uma grande profundidade no oceano.

Dessa maneira a sua sobrevivência se dá em um ambiente com pouca luminosidade, pressão relativamente alta e alimentação especial, que não é encontrada em aquários. Por isso são animais que devem permanecer na natureza e em seu habitat natural.

Nadadeira reserva

O peixe morcego também possui uma espécie de cauda, e embaixo dela tem uma nadadeira que pode também ser utilizada.

Ela serve para dar maior impulsão para os momentos mais pontuais, como fuga de predadores e também para ir atrás de uma caça. Ainda assim não é um recurso tão comum para esse peixe exótico.

Um peixe nada convencional

Peixe morcego nadando

O peixe morcego é uma espécie muito diferente de qualquer outra. Suas características e costumes são bem exóticos, e sua aparência também não é lá muito amigável.

Conhecendo um pouco mais sobre os peixes morcego você consegue se atentar para encontrar um camuflado nas areias, nos corais e em outros lugares menos comuns. Cuidado para não se assustar com a sua aparência um tanto quanto diferente.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.