Peixe morcego: tudo o que você precisa saber sobre esse peixe exótico
O peixe morcego não é um animal marinho muito conhecido, e sua aparência também pode assustar logo de cara.
Ele é muito exótico e encontrar um deles não é nada comum, já que vivem nas águas do pacífico, ainda que durante o ano ele possa aparecer em outros locais, como aqui no litoral brasileiro em busca de alimentos.
Sua aparência pouco comum e jeito estranho de se locomover nas águas chama a atenção de qualquer pessoa, e seu comportamento é digno de apreciação por quem gosta da vida marinha, e dos peixes mais curiosos existentes.
A seguir vai ser falado mais sobre esse peixe, todas as suas principais características e especialmente as curiosidades que todos querem saber.
Principais características do peixe morcego
■Origem do peixe morcego
Conhecido cientificamente como Ogcocephalus darwini, o peixe morcego, como já foi dito, é originário de arquipélagos do pacífico.
Com a migração e busca por alimentos acabou chegando a outros ambientes e se adaptando ao clima, temperatura das águas e mais importante, conseguiu encontrar uma boa quantidade de alimentos. Por isso ele pode ser visto em muitos lugares do litoral.
■Aparência do peixe morcego
O peixe morcego é bem famoso por ter lábios vermelhos e aparência achatada, apresentando um formato triangular. Chegam a medir de 10 a 15 centímetros.
A sua cabeça é achatada, enquanto o focinho é projetado para fora e espécies de chifres pequenos no corpo todo.
Possui nadadeiras especiais na pélvis e no peito, de modo que pareça estar mais caminhando no fundo do mar do que propriamente nadando, e por isso sua barriga está sempre voltada para baixo, ajudando também na camuflagem
■Alimentação: o que come o peixe morcego?
A alimentação para este peixe exótico é feita com base em crustáceo e pequenos peixes.
Como a sua parte visível pode ser confundida com os corais onde se escondem, o peixe morcego surpreende os pequenos peixes que lá vão.
Há quem diga que o lábio vermelho cintilante serve como um atrativo para os nadadores pequeninos.
■Como é o comportamento do peixe morcego?
O peixe morcego é um animal de hábitos noturnos. Durante todo o dia ele fica escondido entre os corais, e à noite sai para a busca de alimento.
Não é do tipo muito sociável com outros peixes, preferindo ficar na maior parte do tempo sozinho e à espera de uma boa presa. Ele gosta também de ambientes profundos, e com pouca iluminação.
Curiosidades do peixe morcego
Até o momento você conheceu características principais do peixe morcego. No entanto, existem algumas curiosidades que tornam esse animal marinho exótico ainda mais diferente dos demais. Vejamos algumas!
■Boca vermelha
A sua boca incrivelmente vermelha é a sua principal característica. Ela serve para atrair pequenos peixes, mas também é uma excelente arma na hora da conquista, sendo utilizada por machos para atraírem as fêmeas.
Há quem diga também que serve para reconhecimento entre espécies na época de desova.
■Origem do seu nome científico
O nome científico do peixe morcego, Ogcocephalus darwini, é uma homenagem ao cientista Charles Darwin.
Por ser um peixe que possui nadadeiras na parte pélvica e peitoral fazendo com que ele mais caminhe ou se arraste do que nade, faz com que ele pareça um tipo de elo perdido na evolução dos animais marinhos.
■Você sabia que o peixe morcego não pode ser criado em aquários?
Um ponto muito importante é saber que peixe morcego não pode ser criado em aquários. A explicação é que são peixes que, pela suas características, estão mais presos à areia e corais do que no meio do mar, e por isso costumam ficar em uma grande profundidade no oceano.
Dessa maneira a sua sobrevivência se dá em um ambiente com pouca luminosidade, pressão relativamente alta e alimentação especial, que não é encontrada em aquários. Por isso são animais que devem permanecer na natureza e em seu habitat natural.
■Nadadeira reserva
O peixe morcego também possui uma espécie de cauda, e embaixo dela tem uma nadadeira que pode também ser utilizada.
Ela serve para dar maior impulsão para os momentos mais pontuais, como fuga de predadores e também para ir atrás de uma caça. Ainda assim não é um recurso tão comum para esse peixe exótico.
Um peixe nada convencional
O peixe morcego é uma espécie muito diferente de qualquer outra. Suas características e costumes são bem exóticos, e sua aparência também não é lá muito amigável.
Conhecendo um pouco mais sobre os peixes morcego você consegue se atentar para encontrar um camuflado nas areias, nos corais e em outros lugares menos comuns. Cuidado para não se assustar com a sua aparência um tanto quanto diferente.
Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).