Avestruz e Ema: conheça as diferenças entre essas duas aves!

Avestruz e Ema: conheça as diferenças entre essas duas aves!

Você conhece as diferenças entre o Avestruz e Ema? Veja neste artigo tudo sobre as principais diferenças entre essas aves.


Você sabe a diferença entre um Avestruz e uma Ema?

Avestruzes reunidos

A Ema e o Avestruz são duas aves de espécies diferentes. No entanto, é muito comum que sejam tratados como sendo a mesma ave pelas pessoas. Isso porque possuem muitas semelhanças entre si, devido ao seu parentesco. A Ema e o Avestruz são aves com características singulares.

Mas, você sabe quais são as diferenças entre esses dois animais? O Avestruz, por exemplo, é originário da África Oriental e pode chegar a medir 2,7 metros de altura, enquanto a Ema 1,8 metros e tem como origem a América do Sul.

Neste artigo, você verá essas e outras mais diferenças físicas, origem e outras curiosidades fascinantes dessas duas espécies. Além da alimentação hábitos, reprodução, entre outras muitas características e semelhanças de cada uma delas. Verá também alguns de seus “primos”, aves que pertencem à mesma família.

Diferenças básicas entre o Avestruz e a Ema

Existem algumas diferenças básicas entre um Avestruz e a Ema. Reunimos aqui as principais. Entre a origem, tamanho, cores e outras informações de cada uma delas.

Origem e habitat do Avestruz e da Ema

A Ema é nativa da América do Sul, mas pode ser encontrada em outros lugares do mundo, em criadouros.. A Ema possui diferentes habitats na América do Sul, sendo comumente encontrada em florestas de savanas e esclerófilas, regiões de secas.

Já o Avestruz é uma ave nativa das áreas de deserto da África do Sul. Nos dias de hoje, esse animal está presente na África Oriental, no Saara, no Oriente Médio e nas grandes savanas. Os principais habitats da espécie são as savanas, planícies arenosas desérticas e montanhas. Além disso, as maiores criações de Avestruz são no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, China, Espanha, Canadá e Austrália.

Tamanho e peso das aves

Existem também diferenças entre o peso e tamanho dessas aves. O Avestruz é uma ave de porte grande e pode medir de 1,2 a 2,7 metros de altura. Ele também pode pesar entre 63 kg a 145 kg. No mundo, existem cinco espécies dessa ave, sendo que o Avestruz comum tem os maiores olhos entre os animais terrestres, chegando a medir em torno de 5 cm.

A Ema é considerada menor que o Avestruz , sendo que ela pode medir de 1,5 metros a 1,8 metros de altura. O seu peso também é menor, variando de 18 kg a 59 kg. Entretanto, é também considerada uma ave de grande porte do reino animal.

Cores e pelagem

O Avestruz possui uma coloração diferente das Emas, devido ao dimorfismo sexual, que é a diferença entre sexos de uma espécie . O macho possui plumagem preta e as suas asas e cauda possuem penas brancas após os primeiros dezesseis meses. Já o Avestruz fêmea possui pernas marrons com cinza.

A Ema possui plumagem marrom-acinzentada. A coloração da ave varia também conforme os fatores ambientais, o que proporciona uma camuflagem natural. Um fato curioso é que em regiões mais áridas, por exemplo, confere uma coloração ruiva para as penas das Emas.

Outras características físicas

Existem outras diferenças físicas entre os animais. A Ema possui pernas bem resistentes com três dedos, permitindo que elas corram a 48 km/H. Outro curiosidade é que os pés dessa ave são tão fortes que é possível matar um ser humano. Outra característica é que o pescoço da Ema é azul claro, sendo visível através das penas esparsas.

Por sua vez, o Avestruz possui pernas fortes, mas apenas com dois dedos nos pés. Isso permite que ele corra a 65 km/h sendo que ele pode correr a 90 km/h. Essa ave possui olhos bem grandes em relação às suas cabeças e também possuem visão e audição avançadas.

Outras diferenças entre o Avestruz e a Ema

Avestruzes reunidos

Agora você já sabe as principais diferenças entre o Avestruz e a Ema. Mas, existem outras diferenças entre essas aves. Abaixo você descobrirá as diferenças de alimentação, hábitos, tempo de vida, reprodução e mais!

Alimentação e hidratação

A alimentação do Avestruz é baseada em uma dieta onívora, sendo que eles se alimentam basicamente de vegetação. Plantas, raízes e sementes são suas principais fontes de alimentação, mas também apreciam insetos e lagartos. Outro fato é que o Avestruz pode viver sem água por muito tempo, uma vez que podem viver da umidade das plantas consumidas.

A Ema se alimenta de plantas nativas e introduzidas na natureza. A ave também pode se alimentar de insetos e artrópodes, como besouros, baratas, joaninhas, gafanhotos, grilos e entre outros. O animal bebe água com pouca frequência, mas em grandes quantidades. A espécie se alimenta também de pedras pequenas que auxiliam na trituração e digestão do alimento de origem vegetal.

Hábitos do Avestruz e da Ema

O Avestruz vive em grupos de 5 a 50 aves. Esses grupos viajam com animais ruminantes, como as zebras. Além disso, uma vez que possuem visão e audição aguçadas, são capazes de localizar predadores como leões a uma grande distância. Outra característica de seus hábitos é que quando a ave é ameaçada, ela foge, mas pode ferir gravemente seus inimigos com as suas fortes pernas.

A Ema possui hábitos diurnos e passa o dia em busca de alimentação. Outro hábito que a ave possui é nadar quando precisa atravessar um rio. A espécie não dorme continuamente, mas pode ter sonos profundos de vinte minutos e os seus pulmões funcionam como resfriadores evaporativos.

Tempo de vida das aves

Uma das características do Avestruz é viver muito tempo. O período de vida do animal varia de 50 a 70 anos. Já a sua expectativa de vida reprodutiva é em torno dos 20 a 30 anos de vida. É importante lembrar que quanto melhor a qualidade de vida da ave, mais tempo ela viverá.

A Ema tem um tempo de vida menor que Avestruz, mas a sua capacidade de se adaptar a diferentes lugares permite que o animal viva bastante tempo. A ave costuma vive entre 10 a 20 anos no habitat natural. Mas, é possível encontrar a espécie com mais de 30 anos de idade, quando criadas em cativeiro.

Reprodução e tamanho dos ovos

A reprodução das Emas acontecem normalmente no período mais frio. A incubação é responsabilidade do macho e a fêmea pode se acasalar com muitos parceiros, sendo que ela pode construir diversos ninhos que é incubado por um macho diferente. Os ovos podem pesar até 650 g e essas aves podem gerar de 20 a 40 ovos, que são incubados por 54 dias.

A partir do segundo ano de idade, o Avestruz já pode se reproduzir, sendo que as fêmeas atingem a maturidade sexual mais cedo que os machos. O acasalamento acontece entre abril e março e cada fêmea pode gerar de 40 a 100 ovos por ano. Além disso, esses ovos pesam cerca de um quilo e meio e, por isso, são considerados os maiores ovos de uma espécie viva.

Motivos de criação e exploração

A carne, couro e o óleo extraídos da Ema são os motivos pelos quais o animal é criado em cativeiro. Em 1970, começou a agricultura comercial da ave. A carne do animal possui baixo teor de gordura e é muito utilizada em pratos culinários. Já o óleo é utilizado para produtos cosméticos, terapêuticos e suplementos. E o couro é muito utilizado em carteiras, sapatos, roupas e bolsas.

Já o Avestruz é cultivado por suas penas, carne e couro. As penas são muito comercializadas como acessórios e ornamentos. Uma utilização comum no Brasil das penas é em fantasias de carnaval e como acessório em festas de debutantes. O couro da ave é comercializado para a fabricação de roupas, carteiras e bolsas. Já a carne do animal é considerada vermelha e muito utilizada na culinária.

Sociabilidade com humanos

Apesar do Avestruz ser uma ave social e viver em bandos, o animal não tem uma boa convivência com humanos. Nos EUA, Austrália e Reino Unido, a ave é classificada como animal perigoso. Existem diversos relatos de incidentes registrados de pessoas sendo atacadas e mortas por Avestruz.

Não é recomendado também ter uma Ema de estimação. Isso porque o animal é bem grande e forte, sendo que suas pernas são tão resistentes e poderosas que podem derrubar cercas de metal. Por isso, o seu relacionamento com humanos não é harmonioso e há casos relatados de humanos sendo atacados por Emas.

Semelhanças entre o Avestruz e a Ema

Como você viu, o Avestruz e a Ema são animais com muitas características diferentes. Entretanto, existem algumas semelhanças entre essas aves. Confira!

São “primos”

Você sabia que a Ema e o Avestruz são primos? Sim, eles são! As aves são consideradas primas distantes. As espécies fazem parte das ratitas, que é um grupo de aves. Esse grupo inclui o Avestruz, Ema, Casuar e Kiwi.

Esse grupo é caracterizado pelas aves que não voam. Além disso, é um grupo bem peculiar com anomalias anatômicas. O grupo também incluiu alguns dos maiores pássaros já existentes, como o pássaro elefante de Madagascar, sendo que este já foi extinto.

São aves, mas não voam

Outra semelhança entre o Avestruz e a Ema é que são aves que não voam, por isso são integrantes da família de ratitas. Esses animais possuem asas pequenas ou rudimentares. Além disso, possuem uma estrutura óssea única, que impossibilita de voar.

Essa estrutura chamada quilha é o que permite os músculos das asas se prenderem em outros pássaros, permitindo o vôo. Apesar desses animais não conseguirem voar, eles conseguem fugir dos predadores devido ao impulso gerado pelas asas. O Avestruz, por exemplo, é considerado a maior ave que não voa do mundo.

São velozes

Uma vez que o Avestruz e a Ema não conseguem voar, eles desenvolveram uma capacidade muito grande de correr em altas velocidades. Essa é outra semelhança entre essas duas espécies. As suas asas possibilitam que esses animais ganhem impulsos ao correr.

O Avestruz, por exemplo, mesmo podendo pesar 145 kg, consegue atingir velocidades de até 90 km/hora. Já a Ema é também uma ótima corredora e pode alcançar até 80 km/hora. Esta possui dificuldade em realizar saltos, mas também consegue ser uma excelente nadadora em meios aquáticos.

Avestruz e Ema têm muitas diferenças

Como você viu neste artigo, embora o Avestruz e a Ema sejam confundidos com o mesmo animal pelas pessoas, existem muitas diferenças entre o Avestruz e a Ema. A Ema, por exemplo, é menor que o Avestruz e tem origem australiana, enquanto a outra ave é nativa da África do Sul. As aves também se diferem em sua coloração, reprodução e tamanho.

As duas são aves pertencentes à família das ratitas, sendo assim primas. Os dois animais não conseguem voar, mas conseguem atingir altas velocidades ao correr. Elas são muito velozes! Apesar de todas as suas diferenças, o Avestruz e a Ema possuem semelhanças!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


aves características alimentação

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.