Qual é a importância de aprender a escovar os dentes do seu cachorro?
Assim como acontece com seres humanos, a higiene bucal do seu cachorro é muito importante para o seu bem-estar. Afinal, não cuidar dos dentes do seu cão pode trazer uma série de problemas como doenças na gengiva, perda de dentes e dor crônica.
Segundo o veterinário Tony M. Woodward, os cães não mostram a dor de doenças dentárias, como nós humanos. Quando estamos com dor de dente, exibimos sinais de dor, mas nossos amigos caninos não batem com as patas no rosto ou param de comer.
Por isso, é extremamente importante se preocupar com a higiene dentária do seu bichinho. Além dos benefícios que já apontamos, veja neste artigo os cuidados necessários e como escovar os dentes do seu cachorro.
Como começar a escovar os dentes do cachorro?
O ideal é acostumar o seu cão com higiene dental desde filhote, para que ele se acostume com você mexendo na boca dele. Mas, se você não acostumou seu pet com esse cuidado, nunca é tarde para começar.
■Com que frequência devo escovar os dentes do meu cachorro?
Para tornar essa tarefa mais simples, o jeito é realmente começar a higiene dos dentes desde filhote, para que eles continuem tranquilos durante a escovação quando adultos. Mas, nem sempre os donos começam cedo. Se o seu cão está apresentando resistência, a solução é ter paciência, pois o processo de escovação vai exigir tempo e treinamento.
■Qual produto devo usar para escovar os dentes do cachorro?
Quando falamos de escovar os dentes do cachorro, muitas pessoas pensam em recorrer à mesma pasta de dentes que nós utilizamos. Mas a pasta de dentes para humanos contém fluoreto que, por sua vez, é tóxico para os cães. Quando você utiliza pasta de uso veterinário, não precisa se preocupar se seu cachorro vier a engolir, porque essas pastas são formuladas para que o cão possa engolir, sem causar nenhum dano.
A boa notícia é que existem pastas de dentes de uso exclusivamente veterinário, além de escovas de dentes específicas para os amigos de quatro patas, cujas cerdas macias e tamanhos apropriados tornam a tarefa mais fácil. Você também pode utilizar dedeiras para a escovação.
Tenha em mente, também, que provavelmente você vai perder várias escovas, porque principalmente no começo o seu cão vai querer morder a escova enquanto você tenta escovar seus dentes.
■Quantas vezes devo escovar os dentes do meu cachorro?
O ideal, como dissemos anteriormente, é fazer a higiene bucal do seu cão todos os dias, por um período de 15 minutos. No entanto, caso você não tenha tempo, o melhor é fazer a escovação uma vez por semana. Semanalmente é melhor que nada.
Cães mais novos podem não exigir o cuidado diário, mas os mais velhos vão precisar de mais atenção com os dentes, já que os problemas vão se acumulando com o passar do tempo. Dependendo de como for a mordida do seu cão, o acúmulo de placa pode ser maior. E se o porte for pequeno, é preciso ficar atento pois, esses costumam apresentar problemas dentários desde cedo.
Qual é a maneira correta de escovar os dentes?
Cães mais novos podem não exigir o cuidado diário, mas os mais velhos vão precisar de mais atenção com os dentes, já que os problemas vão se acumulando com o passar do tempo. Dependendo de como for a mordida do seu cão, o acúmulo de placa pode ser maior. E se o porte for pequeno, é preciso ficar atento pois, esses costumam apresentar problemas dentários desde cedo.
■Escovando os dentes de um filhote
Como já dissemos, o ideal é começar as escovações quando o cão é filhote, para que ele se acostume com o processo. O primeiro passo é escolher um momento tranquilo, em um lugar onde ele se sinta
confortável e você possa ficar de frente ou na lateral dele.
Em seguida, separe tudo o que é necessário: a escova ou dedeira e a pasta de dente. Por fim, deixe seu cão lamber e cheirar um pouco a pasta, para que se acostume com ela. Assim, ele vai associar o momento da escovação a algo prazeroso, o que vai tornar tudo mais fácil.
Por fim, faça movimentos circulares de cima para baixo. É normal a gengiva sangrar um pouco no início. Para reforçar positivamente o momento, você pode oferecer uma recompensa pelo bom comportamento durante a escovação.
■Escovando os dentes de um cão adulto
Caso seu cachorro seja adulto, o procedimento é o mesmo que ensinamos para os filhotes, no entanto, os cães adultos possuem dentes mais gastos e mais problemas do que os filhotes, por isso, a escovação precisa ser mais frequente. Esse também é um momento de checar se os dentes do seu cão estão “ok” ou se é preciso levá-lo ao veterinário para uma avaliação e procedimentos mais pontuais.
Escovar os dentes do seu cachorro é indispensável!
Neste artigo você pode ver a importância, não só da higiene bucal do seu cão através da escovação, mas também que isso seja feito de forma correta e com os produtos apropriados. Além disso, a importância de se manter a frequência deste cuidado.
Lembrando sempre que, nem tudo o que faz bem para nós humanos fará bem para nosso pet, e que o uso da pasta de dentes usada por nós não é uma boa opção para eles, podendo ser tóxica.
Tenha sempre atenção no momento da escovação e nas reações de seu cachorro durante a mesma e, se perceber algo problemático, leve seu companheiro ao veterinário para tratar os dentes de forma profissional e rápida.