Conhece o animal chamado marta? Veja espécies e curiosidades

Conhece o animal chamado marta? Veja espécies e curiosidades

Você já tinha ouvido falar em um animal chamado marta? Veja aqui tudo sobre esse pequeno mustelídeo. Saiba sobre seu comportamento, espécies e muito mais.


O que é este animal chamado marta?

Marta na neve

Marta é um animal peludo e fofinho que habita, em sua maioria, o hemisfério norte. É um pequeno mustelídeo muito conhecido por fornecer seu pelo para fabricação de alguns utensílios e roupas. Possui hábitos noturnos, onde desenvolve sua caça e aproveita para demarcar o seu território. Esse pequenino não gosta de estranhos à sua volta.

Veremos aqui para que serve o pelo de marta e onde ele vive. Saiba mais sobre seu comportamento e seus hábitos, além de conferir as várias espécies existentes desse animal tão fofinho. No decorrer do artigo, você vai se familiarizar muito bem com esse bichinho que não faz parte da fauna brasileira. Veja a seguir como é o mundo do animal Marta.

Características gerais do marta

Marta em tronco de árvore

Aqui você vai conhecer as características visuais, tamanho e peso do animal marta. Saiba onde pode ser encontrado e qual é seu habitat, além de saber muito mais sobre seu comportamento e reprodução.

Nome

A marta é um pequeno animal da família dos mustelídeos, do gênero Martes. São animais classificados como sendo de pequeno porte. Seu nome mais comum é fuinha, mas apenas uma das espécies pode ser chamada por esse nome, no caso a espécie Martes foina.

Outros nomes científicos também são dados a outras diferentes espécies como Martes americana, Martes zibellina, Martes melampus, dentre outros que veremos mais adiante. Mas o nome científico da espécie de Marta mais comum é Martes martes.

Tamanho e peso do animal

Esse pequeno mustelídeo chamado Marta possui várias espécies, portanto, há diferenças de tamanho, peso e cores do pelo. A diferença entre o tamanho de cada espécie pode variar em alguns centímetros. Geralmente o corpo de um Marta pode medir de 43 cm a 72 cm de comprimento, isso sem contar a cauda, onde podemos acrescentar cerca de 20 cm a 30 cm de comprimento.

Seu peso está entre 0,5 kg nas espécies menores, como a Marta americana, e 5,7 kg nas espécies maiores, como as Martes flagivula. O peso e o comprimento mencionados são referentes a animais adultos.

Características visuais

Nosso pequeno peludinho possui um corpo alongado e esbelto. Seus membros são bem curtos, possuindo cinco dedos com garras muito afiadas. A cabeça do Marta é pequena e seu focinho é pontudo. O pelo é macio e brilhantes, o que atrai o mercado de pinceis e roupas de inverno.

Em sua pelagem, o Marta possui uma cor amarela ou alaranjada que cobre a parte inferior do pescoço. A cor desse mustelídeo fica mais escura no inverno e as fêmeas se diferenciam dos machos por possuírem coloração mais clara, onde a mancha no pescoço se torna menos visível.

Distribuição e habitat

A área de ocorrência da marta acontece em grande parte a Europa e da Ásia setentrional e central. São animais comumente encontrados no hemisfério norte do globo em territórios como a Europa, País de Gales, Islândia, Escócia, América do Norte e Países Baixos. Esse belo mustelídeo vive em florestas densas, com muita sombra de coníferas.

Eles preferem regiões onde a população ainda é escassa. Seu abrigo é construído nos ocos das árvores ou em um ninho abandonado. São animais que gostam de viver em ambientes frios e com pouca atividade humana. O pequeno peludinho gosta de viver em árvores, por isso é um mustelídeo arborícola.

Comportamento

A marta costuma ficar em seu abrigo durante o dia e sai para caçar durante a noite. A marta tem o hábito de demarcar seu território através de uma secreção das glândulas anais. O odor dessa secreção não chega a ser desagradável, mas é o suficiente para que os intrusos saibam que ali tem uma marta.

Ela esfrega a parte posterior do corpo onde deseja demarcar. Essas marcas são renovadas todas as vezes que o animal percorre novamente o caminho. Esse mustelídeo gosta de viver sozinho. É um animal de hábitos solitários e, somente quando chega a hora de se acasalar, que a marta procura um parceiro.

Reprodução do animal

Durante o verão, machos e fêmeas começam seus jogos e brincadeiras durante a noite, com o intuito de conquistar seu parceiro. A luta entre machos por uma fêmea, também é muito comum durante esse período de acasalamento.

Uma das características dos mustelídeos é a implantação retardada do óvulo, isso faz com que o período de gestação do animal dure de 270 a 285 dias. Após esse período os filhotes nascem durante a primavera, em um ninho de ave abandonado, forrado de musgo ou em algum tronco oco de árvore. Porém o período de gestação da maioria das espécies de marta dura em torno de 2 a 3 meses.

Algumas espécies de marta

Existem diferentes tipos de marta. Conheça aqui essas diferentes espécies, além de saber sobre suas características, comportamento, tamanho, peso, enfim, tudo que pode diferenciar ou aproximar cada uma das espécies.

Martes americana

Marta americana

A marta-americana é nativa da América do Norte e é muito confundida com outra espécie a marta-pescadora, que é menor e mais clara. A marta-americana vive nas florestas do Canadá e Alasca e no Sul da Nova Inglaterra, nas Montanhas Rochosas e Sierra Nevada.

Seu nome científico é Martes americana, possui uma expectativa de vida de 15 anos. Seu peso varia entre 0,5 a 1,4 kg quando adulto e seu comprimento pode variar entre 50 cm e 70 cm.

Martes zibellina

Marta zibellina no chão de concreto

A marta-zibelina ou apenas zibelina é uma espécie de cor castanho-escuro, que ocorre na Europa setentrional e em alguns territórios do Norte da Ásia. Essa espécie possui uma das mais valiosas peles dentre as espécies de marta.

O nome científico desse animal é Martes zibelina. Quando adulto, esse animal pode chegar a medir 45 cm e pesar cerca de 1,1 kg. É uma espécie onívora, com um período de gestação que varia de 245 a 298 dias, até o nascimento do filhote.

Martes martes

Martes martes próxima a um tronco de árvore

Essa é a espécie mais conhecida de marta. É um mustelídeo carnívoro, comumente encontrado na fauna portuguesa. Possui cabeça larga e inclinada, com orelhas pequenas e redondas. Sua cauda é comprida e seus membros são curtos.

Sua coloração dorsal é castanho-escuro e no ventre a pelagem é mais clara, chegando a ser branca. Seu nome científico é Martes martes e quando adulto pode medir cerca de 46 cm e pesar 1,3 kg. O período de gestação da fêmea é o comum da espécie.

Martes foina

Fuinha no gramado

Essa espécie de marta é também conhecida como Fuinha. É um mustelídeo e pequeno porte que habita a Europa Continental, com exceção da Escandinávia e algumas ilhas do Mar Mediterrâneo. É muito comum em toda a região de Portugal.

Esse animal é da Família Mustelidae, Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, e Ordem Carnívora. Seu nome científico é Martes foina e quando adultos, os machos pesam entre 1,7 kg e 1,8 kg, e as fêmeas de 1,1 kg a 1,3 kg. Já o tamanho do seu corpo pode variar entre 49 cm e 59 cm.

Martes melampus

Marta japonesa na neve

Essa é a marta-japonesa. Uma espécie de mustelídeo do gênero Martes com um parentesco bem próximo a outra espécie de Marta, a Martes zibelina. Ambas as espécies dividem suas características físicas e comportamentais.

Essa espécie pode medir cerca de 44 cm de comprimento e pesar cerca de 1 kg quando adulta. É uma das espécies mais procuradas para o comércio de pelo e pele. Seu nome científico é Martes melampus, vive em lugares arborizados e frios. Sua expectativa de vida comprovada é de 12 anos.

Martes pennanti

Marta pescadora com peixe na boca

Essa é a marta-pescadora, muito parecida com a marta-americana. É uma espécie carnívora de mustelídeo do gênero Pekania, comumente encontrada na América do Norte. São conhecidos como gatos-pescadores, mesmo não sendo felinos.

A marta-pescadora tem o nome científico Martes pennanti, pesa cerca de 3,8 kg e mede cerca de 75 cm de comprimento. São uma das maiores espécies de marta conhecidas. Gostam de vier em troncos ocos, ondem passam o dia descansando, para fazerem suas caçadas no período noturno.

Martes flavigula

Marta garganta amarela na natureza

Essa é uma espécie nativa da Ásia e é conhecida como marta-garganta-amarela. É a espécie de marta que mais possui exemplares vivos. Sua população ocorre em todo território asiático, mas mesmo assim existem uma série de áreas protegidas para garantir a prosperidade da espécie.

Seu nome científico é Martes flagivula, onde um macho adulto pode pesar entre 2,5 kg a 5,7 kg e uma fêmea entre 1,6 kg e 3,8 kg. O tamanho pode variar entre macho e fêmea. O macho mede entre de 50 cm e 72 cm e a fêmea de 50 cm a 62 cm de comprimento.

Mais sobre o animal marta

Marta no galho de árvore

Esse mustelídeo, conhecido como Marta, possui um pelo muito cobiçado. Descubra agora para que serve o pelo de Marta, além de saber sobre sua conservação na natureza e muito mais.

Uso comercial do animal

O pincel de pelo de Marta é usado para pinturas de aquarela e de outras técnicas de pintura que exigem muita qualidade e suavidade do pincel. O pelo desse animal é macio e insubstituível para esse tipo de técnica. Além disso, é usado para fabricação de pinceis de maquiagem.

O uso de seu pelo e sua pele, também são usados na confecção de roupas de inverno. Apesar disso não existe registro de espécies em extinção. A espécie mais rara é a marta kolinsky, que fornece o mais caro, raro e refinado pelo para a fabricação de pincéis.

Estado de conservação do animal

A Marta é um animal que vive em áreas são de difícil acesso, o que dificulta a captura do animal. Outro aspecto importante que ainda não levou esse pequeno mustelídeo à extinção, é o seu comportamento. São animais solitários. Isso significa que quando é encontrado, a captura se torna apenas de um indivíduo, evitando a matança de muitos.

Algumas espécies têm o período de gestação longo, mas a maioria tem o período entre dois ou três meses, nascendo de duas a três crias. Em raros casos podem nascer até cinco filhotes. Como sua maturidade acontece muito cedo a procriação das martas consegue sustentar a sobrevivência da espécie.

Predadores

Esses pequenos mustelídeos carnívoros não possuem muitos predadores. Pelo contrário, são predadores natos e de atividades noturnas. Quando saem durante o dia, as Martas são caçadas por águias de grande porte. Mas como os animais têm hábitos noturnos, seu principal predador é o Bufo Real.

Essa ave é uma espécie de coruja que pode medir de 1,7 m a 2,0 m de envergadura. Infelizmente, o que mais condena a presença da marta para seus predadores, é a secreção que esse animal usa para demarcar seu território. Esse método pode até afastar seus concorrentes, mas atrai de forma perigosa os seus algozes naturais.

Símbolo cultural

Kuna ou cuna, de uma forma aportuguesada, é o nome da moeda oficial da Croácia. A kuna croata tem sua unidade divisional, a lipa, sendo 100 lipas igual a 1 kuna. A palavra “kuna” significa “marta” na língua croata. O nome da moeda desse país se refere ao antigo comércio de pele e pelo de marta, como unidade monetária da época medieval.

A moeda croata, a kuna, é gerenciada pelo Banco Nacional da Croácia, onde o Instituto Monetário da Croácia é responsável por cunhar essa moeda. Sendo assim a marta é o animal símbolo da Croácia.

Marta: um mustelídeo com pelo cobiçado

Marta no tronco de árvore

Você pôde conferir muitas informações sobre esse pequeno mustelídeo chamado marta. Vimos que seu pelo é macio e brilhante, com propriedades únicas para fabricação de pincéis usados somente para as técnicas mais apuradas. A marta possui porte pequeno, medindo em torno de 50 cm.

Possui uma cauda peluda com cerca de 25 cm de comprimento, que dá ao animal uma fofura extra. São animais arborícolas e fazem seus lares em ninhos abandonados ou em troncos ocos de árvores. São animais de vida noturna e gostam de viver sozinhos, se unindo apenas para se acasalarem.

Seu modo de reprodução e seu estilo de vida, faz com que esses animais fujam da extinção, mesmo sendo cobiçados por causa de seu pelo e pele. Agora que você conhece um pouco mais sobre a marta, divulgue suas informações, para que esse pequeno seja mais divulgado e querido.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.