Cachorro pode comer pêssego? Confira benefícios e cuidados!

Cachorro pode comer pêssego? Confira benefícios e cuidados!

Será que pêssego faz mal para os cachorros? Conheça aqui seus nutrientes e como ele pode complementar a alimentação do seu pet.


Afinal, pode dar pêssego para o cachorro?

Pêssego em cubos

Sim! De uma forma geral, podemos dizer que pêssegos são permitidos para os cachorros. No entanto, é necessário que eles sejam frescos e estejam descascados, além de outros cuidados que veremos mais adiante neste artigo.

É sempre bom lembrar que os cachorros são animais carnívoros e, por isso, não precisam necessariamente de frutas e outros vegetais em sua dieta.

Mas sabemos como é tentador oferecer a fruta ao ver os olhinhos do seu cão brilhando de vontade para um suculento e cheiroso pêssego, não é mesmo? Então aqui vai a boa notícia: os pêssegos têm sim nutrientes que são bons para a saúde do cachorro! Continue para saber mais.

Benefícios do alimento pêssego para o cachorro

Cachorro se lambendo

Como um alimento natural, o pêssego contém diversas vitaminas e nutrientes que trazem benefícios para o organismo do cão. Vamos então aprender sobre alguns desses principais nutrientes e quais seus efeitos benéficos.

Fibras

As fibras não são absorvidas ou digeridas pelo organismo do cachorro. No entanto, é muito importante o consumo delas para que o trato digestório funcione bem, pois auxiliam a absorção de nutrientes no estômago e fazem com que o intestino funcione de forma mais regular.

A fibra alimentar é um tipo de carboidrato exclusivo de vegetais, que pode ou não ser solúvel em água. Em ambos os casos, é necessário que a ingestão desse carboidrato seja acompanhada de água. Isso porque o líquido é fundamental para que a fibra exerça sua função.

Vitaminas A, B e C

As três principais vitaminas presentes no pêssego são vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Vamos entender a função de cada uma delas:

Vitamina A: ela atua na formação dos ossos, dentes e olhos do seu cachorro, sendo fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento.

Vitamina C: ela age diretamente no fortalecimento do sistema imune, além de ser um importante antioxidante.

Complexo B: o pêssego apresenta vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9 (ácifo fólico). Essas vitaminas agem no metabolismo, no sistema nervoso, e são essenciais para seu funcionamento e prevenção de doenças

Minerais

O pêssego é rico nos minerais magnésio, potássio, cálcio e zinco. O magnésio é importante para liberação de serotonina, o que contribui para reduzir o estresse do cachorro. Já o potássio atua diretamente na saúde dos músculos, sendo essencial para o movimento, além de regular a quantidade de sódio no organismo.

O cálcio é importante para o fortalecimento de ossos e dentes, enquanto o zinco, por sua vez, é importante na regulação da produção hormonal e bom funcionamento do sistema imunológico.

Antioxidantes

Os carotenoides do tipo betacaroteno estão presentes no pêssego e são o pigmento responsável por sua coloração alaranjada. Esses betacarotenos também são conhecidos por sua importante ação antioxidante.

Além de ajudar a prevenir o envelhecimento celular, pelo combate aos radicais livres, os antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, auxiliam no processo anti-inflamatório do organismo e agem na proteção dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças no coração.

Como servir pêssego ao seu cãozinho

Agora que você já aprendeu como o pêssego pode beneficiar a saúde de seu pet, vamos entender quais as melhores formas de oferecer a fruta para o seu cãozinho. Apesar de carregarem muitos nutrientes, eles precisam de alguns cuidados. Confira a seguir.

Pêssego cortado

pessego cortado

Uma fruta tão suculenta como o pêssego pode fazer uma sujeirada na hora de comer, ainda mais para nossos pets tão atrapalhados! Além do mais, os cachorros de menor porte podem engasgar com a fruta por não mastigarem adequadamente antes de engolir.

Para resolver esse problema, o pêssego pode ser fatiado, para cães maiores, ou cortado em pequenos cubinhos, para o caso de raças menores. Lembre-se de que, geralmente, eles são muito afoitos para degustar esses “petiscos”, então corte da melhor forma para evitar engasgos.

Picolé de pêssego

Picolé de pêssego

Uma ótima opção para os dias mais quentes são os picolés, que além de refrescarem e ajudarem a hidratar, ainda têm o benefício de fornecer os nutrientes da fruta para seu cão.

Para preparar esse petisco, há duas opções. A primeira é cortar o pêssego em cubos e levar ao congelador, para oferecer a fruta congelada e pura. A segunda é colocar os pequenos cubos em forminhas de picolé, completar com água filtrada e congelar.

Raspadinha de pêssego

raspadinha de pessego

Ainda para o calor, uma opção para oferecer o pêssego é em forma de raspadinha. Para isso, você precisará bater no liquidificador a fruta sem casca e sem caroço, com bastante gelo. São necessários, no mínimo, 10 cubos de gelo por fruta até atingir a consistência desejada.

Outra forma de fazer a raspadinha, é bater o pêssego com água e congelar esse suco em um recipiente. Após o congelamento, raspe o suco com um descascador de legumes ou uma espátula. E lembre-se de nunca adicionar açúcar!

Salada de frutas

pêssego em salada de frutas

A salada de frutas é mais uma maneira para oferecer pêssego ao seu cão. Combine o pêssego com outras frutas permitidas, como manga, banana e maçã, sempre sem casca, sem sementes e picadas. Não utilize nenhum tipo de calda ou açúcar.

Esse é um petisco saboroso, que enriquecerá a dieta do seu cão por conter muitas frutas com vários nutrientes. Além disso, é também muito refrescante, ideal para dias mais quentes.

Cuidados ao dar a fruta pêssego para o cachorro

Cachorro se lambendo com vasilha do lado

Mesmo sendo uma fruta aparentemente inofensiva, é preciso tomar alguns cuidados na hora de dar pêssego ao cachorro para evitar acidentes e não comprometer a saúde do pet. Fique atento às seguintes dicas.

Retirar a casca e o caroço

A casca do pêssego pode fazer o seu cão se engasgar, além de conter muito “pelinhos” que podem causar irritação local.

Para que isso não aconteça. o ideal é sempre descascar a fruta para evitar esse tipo de problema. Além disso, o caroço também deve ser retirado pois, além de grande, contém uma substância chamada cianeto, que é tóxica!

Não dar pêssego em calda

Jamais ofereça pêssego em calda para seu cão! Apesar de conter fruta, o pêssego em calda é uma sobremesa que foi preparada de forma industrial.

Além de perder parte de seus nutrientes durante o processo, essa sobremesa recebeu conservantes que não são próprios para a dieta animal. Ademais, o pêssego em calda também possui um ingrediente péssimo para o cães, o açúcar.

Evitar grandes quantidades

Como a maioria das frutas, o pêssego apresenta uma quantidade significativa de açúcar (frutose) em sua composição, por isso, é necessário cuidado.

Fibras em excesso também podem não fazer muito bem para o sistema digestório de seu cão, uma vez que seu organismo é adaptado para uma dieta carnívora. Assim, caso seu pet adore pêssego, ofereça pequenas quantidades esporadicamente.

Ração é sempre a melhor opção

Lembre-se de que mesmo com benefícios nutricionais, o pêssego deve ser oferecido como snack dentro de uma dieta balanceada, que supra todas as necessidades alimentares de seu cão.

A melhor opção para conseguir essa dieta é por meio de ração própria para cães, de preferência com indicação veterinária. Nunca substitua a ração pelo pêssego! A fruta deve ser apenas um complemento ou um agrado para o seu pet.

Pêssego sim, mas com cuidados!

Cachorro esperando o petisco

Como aprendemos neste artigo, não devemos nos preocupar caso o cãozinho roube um pedaço do nosso pêssego, pois ele é sim uma fruta segura para oferecer a eles, desde que sejam seguidas algumas orientações básicas de segurança.

A fruta é, inclusive, benéfica e saudável, pois contém vitaminas A, C e B, que auxiliam vários mecanismos fisiológicos do cão a funcionar bem. Além disso, o pêssego é rico em fibras e antioxidantes que, se consumidos na quantidade e maneira adequadas, também trazem grandes benefícios à saúde.

Vimos ainda que, para oferecer o alimento de forma segura, devemos retirar a casca e o caroço e prestar atenção à quantidade servida! Seguindo essas recomendações, é só escolher uma das formas indicadas no artigo para preparar a fruta, e fazer seu cãozinho feliz!

Autor deste artigo

Bióloga e escritora

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.