Mico Estrela: veja características e outras informações!

Mico Estrela: veja características e outras informações!

Você conhece o mico estrela? Neste artigo você irá encontrar muitas informações sobre esse macaco como sua origem e características. Clique para conferir!


Você conhece o Mico Estrela?

Dois saguis em galho de árvore

O mico estrela é um animal presente apenas no território brasileiro, por esse motivo é considerado endêmico do Brasil. É um sagui de pequeno porte, muito comum em parques e zoológicos. Ele atrai a atenção dos visitantes por sua aparência e inteligência. Ademais é muito sociável, convive bem com as pessoas, inclusive com as crianças, por isso, pode ficar solto.

Você conhece essa espécie? Continue lendo para descobrir as principais características do Mico Estrela como habitat, aspectos físicos, alimentação, origem, expectativa de vida e reprodução. Aprenda também sobre a sua importância ecológica, mecanismos de defesa e outras curiosidades sobre esse incrível animal da fauna brasileira!

Ficha técnica do Mico Estrela

Sagui em tronco de árvore

Se você ficou interessado em saber mais sobre o mico estrela, acompanhe este artigo para conhecer toda a ficha técnica do animal que inclui informações sobre o seu habitat, alimentação, origem e outros fatos importantes!

Origem e nome científico

O nome científico brasileiro do mico estrela é Callithrix penicillata. A espécie tem origem brasileira e é um macaco primata do Novo Mundo. Essa categoria inclui os macacos que estão presentes nas Américas do Sul, Central e em algumas partes do México. Entretanto, o mico estrela está presente apenas no Brasil.

Ele também é conhecido como sagui, termo de origem em tupi. Mas, em 1587 começou a ser chamado de mico estrela. Essa espécie faz parte do grupo de saguis do leste brasileiro, sendo que não há uma definição da existência de subespécies.

Características visuais

Esse sagui é um animal de porte pequeno com uma mancha branca parecida com uma estrela, por isso tem esse nome popular conhecido como mico estrela. O seu pelo é acinzentado e possui uma cauda com faixas transversais pretas com cinzas. Já os filhotes possuem uma cor mais clara.

O mico estrela pode medir em torno de 20 cm de comprimento e pode pesar de 350 a 500 gramas. Já os seus dentes são bem alongados e estreitos. Eles são ideais para a perfuração nos troncos de árvores, local em que o animal obtém uma de suas fontes de alimento.

Habitat natural e distribuição geográfica

O primata está presente no cerrado brasileiro no Brasil central. Ele pode ser encontrado em Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Sergipe, Bahia e norte de São Paulo. O mico estrela é comumente encontrado em florestas de galeria, uma vez que possuem muitas fontes de água.

É possível, ainda, encontrar o mico estrela em diferentes formações naturais, como o cerradão, até mesmo em florestas secundárias, ou atingidas pelo homem. Devido a isso, muitos micos estrela são encontrados fora da sua região nativa.

Alimentação

O mico estrela é um animal onívoro, ou seja, se alimenta de matéria animal e vegetal. Essa espécie tem como alimento essencial os animais de pequeno porte. Além disso, ele aprecia muito as flores, frutas e uma espécie de goma que se solta de alguns tipos de árvores.

No interior de cativeiros, o mico estrela tem a mesma alimentação. Entretanto, muitos criadores oferecem rações específicas para esse tipo de animal. Essa ração é utilizada como complemento à dieta do sagui.

Hábitos do Sagui-de-Tufo-Preto

O Sagui-de-Tufo-Preto, como também é conhecido o mico estrela, vive em grupos de 15 indivíduos da mesma espécie e ocupam grandes áreas de uma região. Essa espécie possui hábitos diurnos. Já a noite se esconde de possíveis predadores.

Ademais, ele precisa descer das árvores até o chão para obter alimento. É um animal muito sociável e não agressivo, por isso convive muito bem com os seres humanos e até mesmo crianças. Já a convivência entre as espécies é baseada numa hierarquia preestabelecida, sendo que algumas fêmeas têm autorização para procriar, enquanto outras não são permitidas, pelo próprio grupo de micos estrelas.

Expectativa de vida e reprodução

O mico estrela tem uma expectativa de vida em torno de 10 anos em seu habitat natural. Já em cativeiro essa expectativa aumenta para 15 anos. Esse fator depende da qualidade de vida do animal e sua sobrevivência frente aos predadores.

Um fato curioso sobre a espécie é que apenas a fêmea dominante de um grupo de mico estrela se reproduz. O animal atinge a sua maturidade sexual após um ano e meio de vida. A gestação da espécie dura aproximadamente 150 dias e nascem em média apenas 2 filhotes por parto.

Outras informações sobre o Miquinho Estrela

Mico estrela se alimentando

O miquinho estrela é mesmo um animal fascinante! Agora você já sabe as principais características físicas da espécie! Se você ficou interessado, confira a seguir outras informações e curiosidades importantes sobre o animal!

Importância ecológica

O mico estrela tem muita importância ecológica. Como todo ser vivo, ele faz parte da cadeia alimentar e contribui para a manutenção do equilíbrio na Terra. Além disso, a espécie faz parte da restrita fauna do cerrado, ou seja, muito importante para a região.

Ademais, devido ao seu comportamento semelhante ao do ser humano, o mico estrela pode trazer benefícios para a sociedade e avanços para a ciência. Ele é muito utilizado em estudos das áreas de psicologia e biomedicina. Como toda espécie presente no mundo, essa também deve ser preservada a fim de manter a ordem no meio ambiente.

Predadores e ameaças à espécie

Os predadores naturais do mico estrela são as aves de rapina e a irara. Mas, os maiores predadores dos saguis em locais com a presença de seres humanos são os cachorros domésticos. Os pets atacam o primata quando ele se aproxima do chão.

Além disso, o homem tem sido uma ameaça à sobrevivência da espécie. Quando o sagui invade as residências e roubam frutas, o ser humano tem o costume de matar o animal. Outro tipo de ameaça é o tráfico de animais que prende os filhotes que são mais mansos para serem vendidos, tudo isso sob más condições de transporte, oxigênio e alimentação.

Status de conservação e mecanismos de defesa

Felizmente, a espécie possui um status de conservação não ameaçado. Isso quer dizer que o animal não está em uma categoria de extinção de acordo com a lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza. É importante saber que as ameaças estão relacionadas às atividades agropecuárias, apanha, incêndios, entre outros.

É observado entre a espécie de sagui, que o macho possui um comportamento de defesa territorial mais agressivo contra intrusos do local. Mas, as fêmeas também costumam ser agressivas e tem uma participação ativa na defesa do território. O mecanismo de defesa ocorre contra animais de outras espécies, mas também com grupos rivais da mesma espécie.

Pode alimentar o Mico Estrela?

Não é recomendado alimentar o mico estrela com alimentos humanos. Isso porque, pode promover prejuízos à sua saúde. O ato de alimentar o sagui influencia na reprodução da espécie, uma vez que reduz o tempo da busca deles por alimentos. E isso, pode promover uma superpopulação de mico estrela.

O contato inadequado entre o sagui e o ser humano pode promover a transmissão de doenças do animal para a pessoa ou do ser humano para o sagui. Outro motivo para a não alimentação da espécie, é que ela pode ter uma reação agressiva ao não ser alimentada. Isso acontece quando o mico estrela está acostumado a receber alimentos de seres humanos.

Mico estrela, animal incrível da fauna brasileira

Mico estrela

O mico estrela é um animal fascinante e compõe a fauna brasileira! É muito comum encontrar a espécie em parques e zoológicos, mas seu habitat natural é a floresta de galeria. Ele é endêmico do território brasileiro, presente nas áreas do Cerrado em estados como Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

É um primata onívoro e se alimenta principalmente de animais de pequeno porte. O mico estrela tem hábitos diurnos e convive muito bem com seres humanos, devido à personalidade sociável e não agressiva! Atualmente, a espécie não está ameaçada de extinção, mas deve ser preservad,a pois tem uma grande importância ecológica na manutenção do equilíbrio de vida na Terra!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.