Gato sente frio? Descubra isso e o que fazer para aquecer

Gato sente frio? Descubra isso e o que fazer para aquecer

Você sabe dizer se gato realmente sente frio ou isso é apenas um ditado popular? Descubra isso e muito mais neste artigo!


Gato sente frio mesmo?

Gato amarelo de casaco

Há um pensamento popular de que os gatos não sentem frio, algo errado e prejudicial, uma vez que, os gatos o sentem e também sofrem com ele. Essa visão errada existe pois eles são animais silenciosos e independentes, que não costumam demonstrar muito suas emoções e sensações, o que inclui sentir calor ou frio.

A outra “fonte” dessa história é sobre a ancestralidade do gato, constantemente associada à uma origem nos desertos. Em parte, isso é verdade, visto que esses ancestrais eram resistentes ao frio. Mas a realidade hoje é outra. Eles se adaptaram com os diferentes climas do mundo habitado pelos humanos e, assim como nós, também sofrem com frios intensos.

Neste artigo você verá como é possível identificar os sinais de que seu gato está frio, além de descobrir como cuidar dele nessas ocasiões.

Sinais que seu gato sente frio

Dois gatos enrolados no cobertor e no colo de uma mulher

Que os gatos são animais peritos em esconder o que estão sentindo todo mundo sabe, né? Mas sabia que existem algumas dicas que seu animal dá, que torna possível descobrir se ele está com frio. Veja abaixo quais são esses sinais.

Gato deitando enrolado

É comum em diversas épocas do ano que o animal durma enrolado em um canto, mas fique atento se isso for mais recorrente do que o normal. Principalmente em dias mais gelados.

Esse é um dos primeiros sinais de que seu gato está com frio! Quando ele passa ainda mais tempo do dia dormindo enrolado, pode ser que ele esteja tentando conservar seu calor. Manter o corpo quente consome muita energia, precisando de ainda mais horas de sono. 

Pelos mais volumosos

Existem diversas situações que fazem os gatos ficarem com pelos eriçados, dando uma impressão de um volume maior. Medo e estresse são os mais comuns e conhecidos, mas isso também pode acontecer quando o felino está com frio.

Se seu gato tem ficado constantemente com o pelo mais volumoso, mesmo sem uma causa explícita, pode ser que ele esteja sentindo frio. Isso acontece porque é um mecanismo natural do gato tentar se esquentar com seus pelos, os deixando em uma posição que crie uma camada protetora para o calor corporal não dissipar.

Procurando lugares quentes

Se em dias de temperaturas mais baixas seu gato tem buscado por lugares mais quentes, como em um canto que bate sol, é preciso atenção pois pode ser um sinal de que ele está com frio.

Repare nos locais em que seu bichinho tem preferido ficar e veja se é um ponto da casa que forneça algum tipo de calor para ele. Assim como nós, os gatos sabem que lugares aconchegantes e quentinhos são os melhores para se esquentar.

Aconchegando-se no colo do dono

Os gatos são carinhosos e amam a companhia dos donos, sempre pedindo um pouco de carinho. No entanto, se em dias gelados esse carinho se torna mais recorrente do que nos outros dias, pode ser que seu felino esteja te usando como uma fonte de calor.

Repare na forma que o gato está se aconchegando no seu colo. Normalmente, quando estão com frio, costumam deitar enrolados em cima dos donos. É a união do útil ao agradável, pois além de se esquentar, ainda recebe um carinho!

Bebendo pouca água no frio

Quando está com frio, o gato tende a beber menos água. Isso ocorre porque o animal “escolhe” deixar mais espaço para comer, já que a comida repõe a energia que seu corpo gasta para se manter aquecido.

O problema é que isso pode gerar desidratação e problemas renais no gato. Fique atento ao nível de consumo de água do seu pet nos dias mais gelados. O incentive a se hidratar com mais potes de água ou oferecendo uma fonte de água corrente, as preferidas dos felinos.

Como cuidar do gato quando sente frio

Gato com cobertor

Gatos são animais de personalidade independente, fazendo com que ele dificilmente peça ajuda em algo. Mas, ao sentir um frio que pode ser prejudicial para a sua saúde, é preciso ajudá-lo mesmo que ele não demonstre essa necessidade. Veja a seguir como cuidar do gato quando ele sente frio.

Use bolsas de água morna

Colocar bolsas de água morna nos principais lugares que seu gato gosta de dormir, como na sua caminha ou até mesmo no sofá, é uma ótima opção. A água, ao contrário de outras superfícies, demora mais a perder o calor.

Isso faz com que sua temperatura morna dure bastante em contato com um lugar mais gelado, deixando o ambiente quentinho e confortável para seu gato relaxar e fugir do frio.

Mantenha a cama elevada, macia e quente

Você pode deixar a cama do seu gato mais quente e confortável através de mantas e almofadas. Primeiro, deixe-a em um local elevado, longe do chão gelado e de ventos. Depois, você pode adicionar um travesseiro grande e uma manta por cima, aquecendo o local onde ele irá dormir.

Esse “excesso” de camadas com materiais mais resistentes às mudanças de temperatura (como algodão da manta e da almofada) ajuda o felino a se esquentar. Não se esqueça de tornar fácil para o gato o acesso e saída da cama

Aproveite o sol

Em dias assim de sol, a sensação térmica varia muito da sombra pra luz solar. Os gatos também são afetados com isso, portanto faça com que ele se interesse pelos cantos da casa em que a luz solar bate e que consiga aproveitar esse calor fornecido.

Você pode colocar a cama ou o pote de comida nesses lugares, por exemplo, ou até mesmo brincar com ele enquanto toma um banho de sol.

Ofereça comida extra

Manter o corpo aquecido exige muita energia dos gatos, que é reposta através da alimentação. Ofereça comida extra para seu felino, se certificando de que ele está saudável e com reserva de energia o suficiente para não adoecer por causa do frio.

É importante se atentar até que ponto é possível oferecer comida extra sem gerar sobrepeso. Para isso, consulte um veterinário de confiança para saber as necessidades do seu gatinho.

Incentive as brincadeiras

Brinque mais com seu gatinho! Manter o corpo ativo se torna essencial nos dias frios. Além de se aquecer com as atividades físicas, o animal sente mais sede e, consequentemente, seu consumo de água aumentará bastante.

Tire 15 minutos do dia para brincar ativamente com seu pet e ofereça mais opções de brinquedos que mantenham seu interesse em brincar. A qualidade de vida dele aumenta, o frio diminui e a hidratação fica em dia!

Faça escovação do pelo

De primeira vista, pode até parecer que escovar os pelos não tem ligação direta com cuidados com o gato no frio. Porém, além de evitar nós e que os gatos engulam muito pelo, uma escovação adequada e rotineira auxilia na circulação sanguínea, o que mantém o organismo quente.

Ao retirar os pelos mortos, o corpo do animal tem espaço para uma renovação adequada de pelagem e uma desobstrução de sujeira na pele. Essas sujeiras, quando em excesso, são absorvidas e acabam dificultando a circulação sanguínea.

Esteja atento para as necessidades específicas do seu gato

Gato com casaco

Como você viu neste artigo, é um fato que os gatos sentem frio. Existem muitos sinais que eles nos dão sobre essa sensação, como um comportamento diferente ou um sono excessivo.

Você viu também que os cuidados com os gatos em dias frios são simples e importantes de se fazer, evitando diversos problemas futuros decorrentes da friagem. O importante é observar o que funciona melhor com o seu bichinho, dependendo da sua necessidade específica.

Algumas das dicas de como cuidar do seu gato podem se tornar mais úteis que outras, por exemplo. Saiba identificar o que seu gato necessita e qual o limite de frio aceitável para ele! Essa observação já é um longo passo dado nos cuidados com os bichinhos.

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.