Saiba tudo sobre a joaninha: informações e curiosidades!

Saiba tudo sobre a joaninha: informações e curiosidades!

Você com certeza já ouvir falar da joaninha. Mas você conhece ela de verdade? Descubra a seguir as características desse inseto que parece fofo, mas é voraz!


Conheça mais sobre a joaninha!

quatro joaninhas com fundo branco

A joaninha é muito popular e disseminada ao redor do mundo. Esse pequeno besouro ficou popularmente conhecido pela sua carcaça vermelha com bolinhas brancas, muito característica. No entanto, existem centenas de espécies desse inseto que podem ter as mais diversas cores, fato que as torna ainda mais interessantes.

Mesmo sendo populares, muitos não sabem o quanto as joaninhas são importantes para o equilíbrio do ecossistema e que elas não são tão inofensivas quanto parecem ser. Ademais, as joaninhas são predadoras vorazes, o que as torna excelentes auxiliares da natureza. Quer descobrir mais sobre as joaninhas e o porquê de elas serem importantes para o meio ambiente? Então, continue lendo!

Ficha técnica sobre a joaninha

duas joaninhas sobre galho

Agora você saberá um pouco mais sobre as características das joaninhas, como origem, aparência, alimentação e comportamento. Além disso, também descobrirá o motivo pelo qual elas são tão importantes para a natureza, e muito mais. Vamos lá?

Origem e nome científico

A joaninha tem esse nome popular que, na verdade, representa todos os insetos coleópteros da Família Coccinellidae. Dentre esses insetos, encontram-se besouros, escaravelhos e outros animais. Em comparação a esses outros, as joaninhas podem ser bem menores, pois atingem no máximo 1,8 cm de comprimento.

Não se sabe muito sobre a origem da Coccinella, mas ela é conhecida no mundo todo por diversos nomes, alguns remetendo a deuses e a questões religiosas, como se o inseto fosse sagrado. Em francês, por exemplo, ela se chama “bête du Bon Dieu”, que significa "bichinho de Deus".

Características visuais

Algumas das maiores características da joaninha são suas características físicas e, principalmente, suas cores. Por mais que ela tenha ficado conhecida pela coloração vermelha com bolinhas pretas, existem outras milhares de combinações de cor que as deixam ainda mais bonitas.

Isso acontece, principalmente, pelo fato de existirem milhares de espécies de Coccinella. São mais de 5.000, o que engloba uma diversidade de cores incrível. Existem joaninhas totalmente vermelhas, marrons e laranjas, além de amarelas e douradas.

Surpreendendo alguns, as joaninhas também possuem dois pares de asas, um cobrindo o outro. O que fica por baixo é bem fino e membranoso, e o que cobre é duro e resistente, chamado élitro.

Habitat natural e distribuição geográfica

Até mesmo pela abundância de espécies existentes, é possível encontrar joaninhas em todos os lugares do mundo. Ainda assim, são mais comuns em campos, por ficarem nas plantas e folhas.

As plantações coloridas são as preferidas das joaninhas, além das ervas e flores. Elas também procuram permanecer onde há bastantes pulgões e outras pragas, pois são um dos seus alimentos favoritos. Devido a essa característica, também são encontradas em grandes plantações para a sorte dos fazendeiros.

Alimentação

Como mencionado anteriormente, a joaninha adora se alimentar de pulgões, o que auxilia bastante os agricultores, pois eles são considerados pragas agrícolas que causam grandes prejuízos.

Estima-se que as joaninhas com mais de 50 pulgões por dia, sendo excelentes predadoras. Além disso, elas também se alimentam de larvas, pólen, pequenos insetos e ácaros. Algumas espécies podem se alimentar de tecidos vegetais também

Comportamentos

As joaninhas, no geral, são animais solitários. Elas vivem constantemente em busca de alimento, o que explica elas comerem tantos pulgões por dia. No entanto, apesar de serem insetos bem independentes, as joaninhas têm o hábito de hibernarem todas juntas para se protegerem do frio.

Além disso, as joaninhas vivem por volta de 1 ano, com exceção de algumas espécies, que vivem 3. Elas, assim como as borboletas, passam por uma metamorfose durante a vida.

Ciclo de vida e reprodução

As joaninhas passam por 4 estágios durante a sua curta vida. Tudo começa com a reprodução assexuada, que pode acontecer durante todo o ano. Uma fêmea consegue colocar até 1.000 ovos em um único ciclo reprodutivo. Seus ovos são colocados nas plantas com pulgões e, cerca de 5 dias depois, as larvas saem já se alimentando.

Após essa fase, as larvas se alimentam e ficam ali cerca de 3 semanas. Em seguida, elas entram em repouso como pupas, e, em torno de 1 semana, crescem e se desenvolvem tornando-se joaninhas adultas completamente formadas. Assim, elas já estão prontas para se alimentar e, futuramente, reiniciar o ciclo.

Impactos e importância ecológica

Como mencionado anteriormente, as joaninhas têm um grande papel no equilíbrio do meio ambiente. Isso se deve à quantidade de insetos que elas ingerem. Isso não auxilia apenas os agricultores, mas a natureza em geral.

Dessa forma, elas conseguem equilibrar a cadeia alimentar, pois, ao comê-los, controla-se a população de insetos que consomem plantas muito importantes para outros animais. Além disso, a joaninha também serve como hospedeira de muitos parasitas.

Espécies de Joaninha

O grupo das joaninhas é muito diverso! Por serem centenas de espécies espalhadas pelo mundo, a combinação de cores de cada uma é algo inimaginável. Quer conhecer algumas dessas espécies? Então, confira a seguir 5 tipos de joaninhas que impactam ao primeiro olhar.

Joaninha-de-sete-pontos (Coccinella septempunctata)

Joaninha sete pontos

A Joaninha-de-sete-pontos é nativa da Ásia, Europa e Norte da África. No entanto, atualmente são encontradas em todo o mundo pois foram inseridas e diversos países como controle de praga.

Essa espécie é grande comparada às outras. Elas medem cerca de 8 mm quando adultas. Com o corpo oval, essa joaninha tem a coloração comum, vermelha com pontos pretos. No geral, são sete pontos, mas podem chegar a 9.

Joaninha-de-dois-pontos (Adalia bipunctata)

Joaninha dois pontos

Presente em toda a Europa, a Joaninha-de-dois-pontos é muito similar a de sete pontos. No entanto, elas são menores, medindo entre 4 e 5 mm e possuem apenas dois pontos em sua carcaça, um de cada lado.

Uma curiosidade interessante é que, diferente de muitas espécies, elas possuem variações de cores, também são encontradas em preto. Seu tempo de vida é de 20 dias.

Joaninha-de-dez-pontos (Adalia decempunctata)

Joaninha de dez pontos

A Joaninha-de-dez-pontos é bem antiga no nosso mundo, sendo datada desde 1758. Ela possui uma variedade de cores muito interessante, podendo ser encontrada em vermelho, amarelo e laranja.

Como o próprio nome sugere, essa joaninha possui 10 pontos pretos na carcaça. Além disso, elas medem entre 3,5 e 4,5 mm e são mais comuns em Portugal.

Joaninha-de-22-pontos (Psyllobora vigintiduopunctata)

Joaninha amarela

Das joaninhas já citadas, essa é uma das mais chamativas! A Joaninha-de-22-pontos possui a cor amarelo berrante, chamando atenção logo à primeira vista. Seus 22 pontos são divididos em 11 de cada lado das suas asas.

Essa espécie habita a Ásia e Europa e, curiosamente, não é predadora de dos famosos pulgões e invertebrados no geral. A Joaninha-de-22-pontos depende das plantas para se alimentar, pois elas consomem fungos que crescem no tecido delas.

Joaninha-negra (Exochomus quadripustulatus)

Joaninha preta

Diferente de todas as outras, a Joaninha-negra, assim como o nome já entrega, é toda negra. Ela costuma medir entre 4 e 6 mm e a cor dos seus pontos variam entre vermelho, laranja ou amarelo.

Curiosamente, a Joaninha-negra possui dois pontos com o formato de vírgula e dois redondinhos. Além disso, quando adultas essas joaninhas também hibernam.

Curiosidades sobre a Joaninha

joaninha voando

Agora que você já conhece as principais características das joaninhas, está na hora de descobrir algumas curiosidades muito interessantes. As joaninhas são animais sensacionais! Apesar de pequenas, elas carregam peculiaridades incríveis que as tornam seres únicos.

Existem cerca de 5.000 espécies

A diversidade de espécies existentes de joaninhas é algo impressionante. São cerca de 5.000 espécies divididas entre 350 gêneros, o que traz uma grande pluralidade de características para as joaninhas. Além da mudança de cores, essas espécies podem apresentar alterações até na alimentação. Algumas conseguem se alimentar de plantas, enquanto a maioria prefere comer os pulgões.

Ademais, algumas espécies são mais incômodas para os humanos que outras. Foi publicado na revista "Relatórios Científicos" um estudo que indicava que as joaninhas mais coloridas eram as mais venenosas. Mas não precisa se preocupar, esse veneno é inofensivo aos humanos, podendo, no máximo, causar uma alergia.

O número de manchas indica a espécie

Podem parecer apenas enfeites, mas as machas presentes na carapaça das joaninhas têm um grande significado e importância. Essas machas enganam, pois, parecem desorganizadas e sem uma numeração específica, no entanto, é totalmente o contrário.

O número de pintinhas e o padrão indicam para o predador qual é o tipo de joaninha que ele está pensando em ingerir. Determinado número indica que aquela joaninha é muito amarga e intragável, afastando o predador. Dessa forma, elas também servem para identificarmos qual é a espécie a partir dessa mesma numeração.

Não são venenosas, mas podem gerar alergia

Dentre as muitas espécies de joaninhas existentes, poucas delas podem apresentar uma substância incômoda aos seres humanos. No geral, elas não possuem veneno, logo, caso você seja picado, não se preocupe.

Esses pequeninos insetos não transmitem nenhum tipo de doença e não são nocivos aos humanos. O máximo que pode acontecer, caso você sofra alguma picada, é desenvolver alguma alergia, mas nada grave.

Quando ameaçadas, produzem um líquido horrível

Umas das estratégias das joaninhas é liberar um líquido horrível quando sentem que estão em perigo, ou seja, quando estão prestes a serem mastigadas. Esse gosto horrível serve como um alerta para os predadores não se arriscarem.

No entanto, não é apenas o gosto que é ruim. Esse líquido, secretado quando algum animal tenta mastigá-la, também funciona como uma queimadura química, podendo prejudicar o trato gastrointestinal do animal. Além disso, as joaninhas também podem excretar um líquido com um odor muito forte e ruim. Elas também se fingem de mortas e acabam espantando o predador.

Hibernam no outono e no inverno

Como já mencionado anteriormente, as joaninhas, apesar de independentes, hibernam juntas durante o outono e o inverno. Elas podem migrar por vários quilômetros para encontrar um grande grupo e se protegerem do frio. Eles costumam ficar em pedras, plantas e cavernas.

Durante essa hibernação, as joaninhas não só se protegem, como também podem arrumar parceiros em potencial para realizar o ritual de acasalamento. Durante esse momento, as fêmeas liberam um feromônio que faz os machos se aproximarem.

Podem ser canibais

Caso falte comida de alguma forma, as joaninhas podem, surpreendentemente, praticar canibalismo. Elas vão procurar se alimentar daquilo que é mais fácil de ser mastigado. Portanto, caso falte alimento, ela vai se alimentar de ovos, larvas ou pupas da sua própria família. Isso pode acontecer, também, quando ela está com pouca comida, já realizando esse canibalismo para não passar fome futuramente.

As joaninhas são insetos fofos e fortes

joaninha com fundo verde

Como você pôde perceber durante este artigo, as joaninhas não são esses animais tão inofensivos que nós costumamos achar. Apesar de serem insetos realmente fofos, com coloração diversa, as joaninhas são excelentes predadoras que eliminam milhares de pragas agrícolas por ano. Devido à sua fome insaciável, a joaninha não só traz equilíbrio a natureza e a cadeia alimentar, como ajuda os fazendeiros a eliminarem grandes pragas que trazem muitos prejuízos durante o ano.

Além disso, as joaninhas também sabem se proteger muito bem! Elas possuem um mecanismo de defesa que vai desde o padrão e número das suas manchas, até um líquido excretado que pode ser muito incômodo aos seus predadores. Portanto, se você encontrar alguma joaninha, admire-a e siga em frente, pois ela está nos ajudando a manter o meio ambiente em equilíbrio.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.