Cachorros pequenos para apartamento: A importância de escolher o cão certo!
Os cães são seres amigáveis e, por isso, são considerados os melhores amigos do homem. Muitas pessoas pensam que para criar um cachorro é necessário um espaço amplo e existem muitas dúvidas a respeito desse assunto. Mas, você sabia que é possível criar cachorro em apartamento?
Sim, é possível! Existem alguns pontos importantes que devem ser considerados para a criação dos pets em ambientes pequenos. É importante considerar, por exemplo, que algumas raças são ideais para esse tipo de ambiente, enquanto outras não se adaptam ao ambiente pequeno. E ainda, existem fatores que podem contribuir para a boa convivência dos pets em apartamentos. Confira!
As melhores raças de cães para se criar em apartamento
Existem 400 raças de cães no mundo! No entanto, nem todas elas são para criação em apartamento. Por isso, a escolha do cão certo é muito importante para a adaptação no seu novo lar.
■Poodle
Os Poodles são cães de temperamento facilmente controlado, brincalhões e sociáveis. Eles podem ser encontrados em grande e pequeno porte. Mas, são os cachorros pequenos dessa raça que são ideais para a criação em apartamento. Quando são treinados conseguem fazer as necessidades no local correto e ficar sozinhos no ambiente.
É importante considerar também, que eles são animais que latem muito, principalmente quando estão entediados. Uma dica para evitar o barulho do latido é sempre realizar atividades com eles, como correr e brincar.
■Chihuahua
O Chihuahua é a menor raça do mundo. Um macho adulto não cresce acima de 20 centímetros. Devido ao seu tamanho pequeno, torna a espécie ideal para ambientes pequenos, como o apartamento. São cães com muita energia, animados e inteligentes..
Os chihuahuas não latem muito. Eles somente latem quando necessário e isso os tornam vantajosos para ambientes de apartamento, pois evita barulhos desagradáveis aos moradores e vizinhos.
■Buldogue Francês
Os Buldogues Franceses são cães com altura de 30 a 35 cm. São carinhosos, leais ao dono, adoram brincar e precisam de poucas atividades físicas e cuidados. São muito leais ao dono e precisam de treinamento para evitar maus comportamentos.
O buldogue francês tem um baixo nível de energia, por isso precisam realizar poucas atividades físicas. E latem pouco, apenas quando querem chamar a atenção do dono, para outros animais e estranhos na rua.
■Yorkshire Terrier
Os cães da raça Yorkshire têm menos de 20 cm e podem ser considerados cachorros pequenos para apartamento. São pets amigáveis, adaptáveis a qualquer espaço, inteligentes e facilmente treináveis.
Eles são cães que gostam de alertar o dono quando acontece algo diferente e, por isso, o latido pode ser comum, mas treinamentos podem minimizar o barulho. Além disso, o yorkshire tem o temperamento dos moradores do lar.
■Pug
O Pug é uma raça cuja característica marcante é a cara amassada do cachorro. A sua altura varia de 25-30 cm. Podem ser criados em apartamentos sem nenhum problema, pois não exigem muito espaço para queimar energia.
A raça Pug é inteligente, brincalhona e ama uma companhia. Além disso, não latem muito e o seu latido é semelhante a um ronco. Outro fator que faz desta raça ideal para criar em apartamento é o fato de que eles são sensíveis ao calor e, devido a isso, se adaptam bem a ambientes internos e fechados.
Cachorros pequenos para apartamento: o que levar em conta ao escolher um?
Existem alguns fatores que influenciam na hora de escolher o cachorro para criar em apartamento. É importante considerar eles para que haja uma boa adaptação do cão no ambiente pequeno. Confira!
■Espaço
O fator mais importante para criar cães em apartamentos é o espaço disponível. É importante considerar que existem raças que são adaptáveis a alguns espaços, enquanto outros não se adaptam a locais limitados. Alguns cachorros, por exemplo, precisam realizar atividades físicas para queimar a energia, por isso precisam de um espaço um pouco maior para a realização dos exercícios.
Além disso, ao tentar criar cães em apartamentos de tamanho inapropriado para eles podem resultar em situações de doenças e estresse do animal.
■Tamanho
Deve-se considerar também o tamanho do cachorro. O tamanho deve ser considerado com base no tamanho do local e, também, na personalidade da raça do pet. A raça yorkshire, por exemplo, pode ser criada em apartamentos de 30 a 50 metros quadrados.
De forma geral, apartamentos pequenos são ideais para cães de pequeno a médio porte, enquanto os grandes podem receber raças maiores.
■Barulho
Outro fator importante para a escolha dos cachorros pequenos para apartamento é a questão do barulho. Embora algumas raças sejam ideais para a criação em ambientes pequenos, algumas delas fazem muito barulho e, isso, atrapalha a boa convivência no lar ou entre os vizinhos.
Por isso, é importante avaliar a aceitação da vizinhança em relação a criação de pets e, assim, escolher uma raça que gere o menor barulho possível.
Cuidados ao criar cachorros de pequeno porte em apartamento
Todos os cachorros necessitam de cuidados especiais para a boa vivência. No entanto, quando se trata de criar cães em apartamento deve-se aumentar esses cuidados. Por isso, confira alguns desses cuidados.
■Passeios
Os cachorros são seres que precisam de passeios diários, como atividade física, para os deixar mais tranquilos, principalmente cães com muita energia, como por exemplo os chihuahuas.
Por isso, mesmo que eles fiquem soltos no apartamento, é necessário realizar esses passeios fora do ambiente interno. Essas saídas também são ótimas para promover contato dos pets com outros cães, deixando-os mais tranquilos, amigáveis e sociáveis.
■Horários de dormir
O horário de dormir ideal para cachorros pequenos para apartamento é o mais cedo possível! Os cães também possuem um relógio biológico e isso deve ser utilizado para adaptar o seu sono diário. Quanto mais novo é o cão, mais fácil será para ensinar a ele o horário correto de dormir.
Uma das formas de treinar o pet é realizar atividades de relaxamento antes de dormir como, por exemplo, escovar o seu pelo. Além disso, o ideal é colocá-lo para dormir todos os dias no mesmo horário e local.
■Telas de proteção
Alguns acidentes com cães podem ser fatais, por isso os donos devem proteger o apartamento com telas de proteção. Estas devem ser resistentes e precisam suportar grandes pesos para evitar qualquer tipo de queda do animal ao se apoiar no parapeito de janelas ou para evitar outro acidente.
Além disso, é preciso verificar se as telas de proteção são anticorrosivas para intensificar a segurança do pet. O dono também deve comprar telas com certificado de garantia para ter uma confiabilidade maior no sistema de instalação das telas.
■Local confortável
Outro cuidado com os cachorros pequenos para apartamento é separar um local confortável. Deve-se escolher um local ideal para colocar sua caminha e caixa de brinquedos. Além disso, o pet deve ter um local arejado para realizar suas necessidades.
É recomendável que o local reservado ao cachorro seja longe da área de produtos químicos ou da área de serviços de limpeza para evitar intoxicação dos animais.
É possível criar cachorros pequenos em apartamento
Cachorros pequenos para apartamento existem e podem ser criados no ambiente pequeno. É possível criar cães em prédios, desde que seja feita a escolha ideal da raça para aquele local com base no espaço disponível e em seu comportamento. Além disso, os cuidados básicos são indispensáveis no trato do pet para a manutenção de sua saúde e adaptação.
A criação dos cães de pequeno porte em apartamento deve ser realizada com disciplina, disposição, criatividade, amor, disponibilidade de tempo e muita pesquisa por parte do dono para tornar o ambiente agradável para os cachorros sem interferir na boa vivência dos moradores do lar.