14 tipos de tosa para Shih Tzu: Bebê, japonesa, rosto e mais

14 tipos de tosa para Shih Tzu: Bebê, japonesa, rosto e mais

Venha conhecer quais são os tipos de tosas que você pode oferecer ao seu shih tzu. Desde os tipos, vantagens, e a graciosidade que ele vai poder ficar!


Procurando a tosa perfeita para o seu Shih Tzu?

Shih tzu

Os shih tzus são cães muito populares no mundo todo, e requerem uma atenção especial com os seus pelos. Dentre os cuidados deles, a tosa dos pelos acaba sendo um dos mais importantes. Manter os cuidados com os pelos do seu cãozinho não é uma preocupação somente estética, pois a tosa frequente proporciona uma série de benefícios como melhora da saúde dos pelos e da pele, ajuda na diminuição de pelos embaraçados, e até na própria visão e mobilidade do cachorro.

No momento da escolha do tipo da tosa, é normal que o dono do Shih Tzu acabe ficando um pouco indeciso, pois são muitas opções legais. Mas não se preocupe, esclarecemos tudo por aqui, a importância da tosa, quais os tipos e qual escolher dependendo do fim pretendido.

14 tipos de tosa para Shih Tzu

A escolha da tosa do seu shih tzu provavelmente incluirá fatores como a melhor combinação com o seu pet, a escolha mais preferida do dono e da família e o acaba sendo prático para vocês, uma tosa com pelos mais curtos ou mais longos. Vamos entender!

Tosa higiênica para Shih Tzu

Shih Tzu tosa higiênica

Esta é uma tosa essencial para qualquer cachorro. Focando na higiene do cão, ela abrange a retirada de pelos nas partes da barriga, bumbum e virilha. Além disso, as patinhas também são aparadas e principalmente na sola delas, para que não fique com pelos desordenados e fazendo o cachorro escorregar ao andar.

É recomendado ao shih tzu essa tosa 1 vez ao mês. Dessa forma, essas regiões ficam mais limpas e higienizadas, provocando melhor sensação de bem-estar ao seu pet, diminuindo as chances de proliferação e microrganismos e ácaros.

Na região abdominal, se o cachorro gostar muito de água, também diminui o aumento de fungos, pelo fato de retirar os pelos, a pele não fica úmida como seria antes da tosa.

Tosa Shih Tzu bebê ou tosa de filhote

Essa tosa é bem escolhida entre filhotes ou para os donos que querem deixar o shih tzu com aspecto que bebê. Sim, é uma fofura! Eles parecem filhotinhos, com tamanho de adulto.

Sendo assim, esse tipo de tosa dá ao animal uma aparência muito jovem. Ela é uma boa opção para climas quentes, pois o animal fica com pelos relativamente curtos e mais fáceis de tratar. Podem ser cortados com tesoura ou mesmo com aparador profissional.

Tosa rosto para Shih Tzu arredondada

Shih tzu rosto arredondado

Neste tipo de tosa, o dono opta por deixar o formato de rosto do shih tzu mais arredondado. Todos os pelos faciais são cortados curtos, nivelando o formato da cabeça, e a área do queixo é arredondada nas laterais. Sendo assim, pode ser considerada a opção mais higiênica, pois é fácil de manter o rosto, os olhos e a boca limpos.

Tosa japonesa para Shih Tzu

A tosa japonesa, por deixar os pelos mais compridos nas patas e no rosto, pode ser bem versáteis no sentido de estilo e look para o animal. As orelhas ficam extremamente longas, podendo ser colocados diversos lacinhos, tranças, entre outros.

Os pelos da perna podem ser moldados de várias maneiras, como circular ou cônico, dependendo apenas da escolha de preferência.

Tosa rosto para Shih Tzu quadrada

Este é uma opção de tosa muito querida entre os donos, pois os pelos são deixados em comprimento médio ao redor da face, oferecendo uma aparência marcante e limpa para os bichinhos.

Os pelos podem ser presos com presilhas e a barba acaba sendo cortada reta, para aparentar a face mais quadrada. Os cantos podem ser mais arredondados ou quadrados, dependendo da vontade escolhida.

Tosa leão para Shih Tzu

Essa tosa já da para imaginar como é feita né? Para dar a aparência de um leão, ela acaba sendo um pouco complexa, mas possui baixa manutenção, ficando por conta somente das escovações diárias.

O corpo é tosado entre 3,5 cm a 5 cm de comprimento e a cauda e o rosto ficam mais longos e armados. Para dar esse estilo leão, os pelos são afofados e espalhados para simular a crina.

Tosa de verão para Shih Tzu

Como o próprio nome fala, essa tosa é feita para deixar o cão com menos calor e frescos em períodos de verão. Oferece maior ventilação entre a pele e o ambiente e promove muita higiene. Ela é bastante escolhida pela sua fácil manutenção e também porque os pelos ficam bem curtos e com baixa probabilidade de formação de nós.

Sendo assim, para famílias que não conseguem ter uma manutenção diária dos pelos e especialmente para pessoas com pouco tempo livre, é bem inteligente optar por ela. Além disso, é bem comum os donos intercalarem entre a tosa de verão e a tosa higiênica, pois ambas deixam os pelos mais curtos.

Tosa Shih Tzu de inverno

Independente de qual seja o objetivo, manter a aparência, higiene, melhor saúde da pele, entre outras, o pelo do seu shih tzu deve ser sempre escovado e penteado regularmente, principalmente em tosas de inverno em que o pelo é comprido. Outro fator importante é a escolha do shampoo, que influencia diretamente na qualidade dos pelos e no fator de embaraçamento.

A tosa de inverno é bastante apropriada em épocas de climas de inverno em que as temperaturas estão mais baixas e para que o seu cão não passe frio. Assim, ele consegue ficar coberto com os pelos para se esquentar.

O único ponto de atenção é que é um corte em que precisa de bastante manutenção e cuidado para não deixar os pelos embaraçarem. É necessário escovações frequentes, remoção de nós, caso se formem, e escolher shampoos mais neutros para não danificar e ressecar o pelo, o que provocaria danos na pelagem comprida.

Tosa longa para Shih Tzu

Como dito, é bem importante a manutenção do pelo do seu pet. A maior preocupação com isso é a formação de nós, que muitas vezes não conseguem ser desfeitos e acabam por serem cortados da pelagem. A tosa longa deixa os pelos bem compridos, praticamente por toda a extensão da altura do cão até o chão.

São recomendados cuidados frequentes e escovações com cerdas suaves para formar o manto de pelagem do shih tzu, garantindo uma aparência bonita em todo o resto do corpo.

Tosa longa com coque para Shih Tzu

Essa tosa é bastante usada em fêmeas. Você opta por cortar os pelos do seu cão em tamanho médio/longo e consegue fazer coques, rabos de cavalo e tranças. O importante é deixar os pelos principalmente da cabeça em um comprimento que possibilite esse ato.

Já o corpo fica a critério da preferência, geralmente são deixados longos para gerar certa harmonia com o restante. Os penteados conferem uma aparência fofa e encantadora, transmitindo simpatia. Para realizar este penteado, o pelo do cachorro não pode conter nós, então retire todos eles antes de começar!

Pegue o pelo da coroa do cachorro e escove suavemente para cima ao mesmo tempo. Prenda a mecha com um elástico para o cabelo, de preferência de látex. Arrume as laterais da cabeça e pronto, o seu shih tzu está arrumado e pronto para passear, brincar e ser seu companheiro no que quiser!

Tosa longa com orelhas e cauda mais longas

Shih Tzu

Este tipo de tosa é usada para fornecer charme e graciosidade ao seu cão. Com intuito fortemente estético, ela foca nas orelhas e caudas com pelos mais longos, enquanto o restante do corpo pode possuir pelos mais curtos. É importante escovar as orelhas e locais próximos ao rabo, para evitar a formação de nós e estimular a circulação.

Tosa média com coque para Shih Tzu

A tosa média é bem parecida com a tosa longa comentada acima! A grande diferença é no comprimento do pelo desejado para realizar o coque, trança ou rabo de cavalo. Nesta tosa o comprimento fica mais curto, oferecendo um coque de tamanho pequeno e miúdo.

O corpo também pode ser aparado em condições mais curtas, para dar continuidade com os pelos da cabeça. Fica uma graça!

Tosa padrão para Shih Tzu

Para realizar essa tosa é recomendado limpar os olhos do seu pet de início, prender a franja para cima e só depois usar a tesoura para acertar no tamanho dos pelos. É bem simples e confortável à ele e não atrapalha a locomoção do shih tzu.

Além do mais, é bastante querida entre os donos e muitos dos animais com essa tosa participam de concursos de beleza. Para que os pelos fiquem lisos e comportados, são necessários shampoos adequados ou até mesmo condicionador para fornecer hidratação.

Tosa Teddy Bear para Shih Tzu

Pode não parecer, mas esta tosa precisa de cuidados frequentes para não emaranhar o pelo e formar muitos nós. Como o próprio nome fala, a intenção é deixar o cachorro fofinho e com cara de “ursinho de pelúcia”, igual o Teddy Bear.

Os pelos do corpo e da orelha são cortados de 5cm a 6,5cm de comprimento, e já os pelos faciais são deixados mais longos em torno de 10cm. Muitas crianças gostam e pedem esse estilo aos pais.

Dicas e cuidados com a tosa para Shih Tzu

Shih tzu

É bem importante saber escolher a tosa correta para o seu shih tzu. Com as informações acima, com certeza você já tem em mente qual a melhor opção pro seu cãozinho. Se ainda estiver inseguro com esses cuidados, opte por aparar aos poucos os pelos dele, de formas mais espaçadas, para que ele acostume com a atividade.

Saiba as diferenças da tosa para Shih Tzu macho e fêmea

O gênero dos animais é uma opção bastante levada em consideração pelos donos quando levam os seus cachorros ao petshop para tosa. Como foi visto nos tipos de tosa, tem alguns estilos que relembram aparências mais fofas e femininas, e outras com aparências mais masculinas.

O formato dos pelos do rosto, o comprimento, o quanto os bigodes estão aparados ou não, formato e local de repatição dos pelos da cabeça, presilhas e laços, são todos fatores determinantes para a escolha da tosa do seu pet.

Pelos cortados mais quadrados ou arrendondados no rosto são mais escolhidos por cachorros machos, bem como pelos mais curtos e uniformes ao redor do corpo para colocar gravatinhas. Já opções de pelos compridos para adição de lacinhos, tanto no corpo ou principalmente do rosto, são bem usados para fêmeas.

Escolha a tosa mais adequada para o Shih Tzu

Como mencionado, a tosa oferece diversos benefícios, como melhor tratamento da pele, melhor ventilação, maior troca térmica com o ambiente, então passam menos calor, melhor visibilidade da pele pra tratamento de doenças e feridas e menor proliferação de bactérias e fungos.

Assim, escolha sempre a melhor tosa de acordo com o que seu pet precisa e não somente por beleza e aparência. Se ele está com problemas de pele, opte por tosas de pelo curto por um tempo, para tratar a doença.

Ou se está em períodos de verão, não escolha tosas em que os pelos ficam compridos até o chão. Ofereça bem-estar à ele, observando o comportamento.

Escolha um tosador de qualidade

Escolher um profissional adequado e competente para a tosa do seu canino é extremamente essencial. Procure por avaliações ou recomendações positivas na internet e principalmente com pessoas que você conhece e que são de confiança.

Somente quando estiver tranquilo com a escolha, mande o cão ao petshop, para que nem ele e nem você saiam prejudicados com relação à prestação do serviço.

Faça a primeira tosa para Shih Tzu no tempo certo

Muitas vezes os donos possuem incertezas de quando levar o cão para tosar na época certa. Tudo vai depender das atividades dele, do comportamento, do período do ano. Mesmo filhote, se forem épocas mais frias, é bem importante usar tosas de manutenção para os pelos, pois nessa época os cãezinhos ficam mais suscetíveis a proliferação de microrganismos na pele.

Geralmente, as primeiras tosas acontecem quando eles ainda são filhotes, em torno de 7 meses de idade até 1 ano. Este costuma ser o melhor momento para a renovação dos pelos, então tenha essa idade em mente!

Se optar pelo verão ou em épocas em que ele está mais ativo e brincalhão, ou que está passando por algum tratamento, use tosas com pelos mais uniformes e curtos. Vale lembrar que a primeira tosa é essencial para dar seguimento às outras. Caso tenha alguma dúvida, consulte um profissional.

Faça a tosa para Shih Tzu regularmente


Manter a constância nas tosas é essencial para a qualidade de vida dele. Faça tosas semanais ou quinzenais, ou quando julgar necessário. Não deixe espaçar muito tempo para não perder o seguimento dos pelos da última tosa. Além de proporcionar qualidade de vida, as escovações e a tosa oferecem muita higiene à eles.

Quando você e ele estiverem se sentindo seguros, aposte na escolha de um petshop bem nomeado para entregar o seu filho à eles. Não leve em qualquer lugar, pois se não possuírem profissionais habilitados, pode acontecer com que acidentes aconteçam e a pele do seu pet volte machucada.

Agora você já tem várias opções para tosar seu shih tzu!

Shih tzu

Por fim, você deve ter construído diversas ideias para tosar o seu shih tzu, não é? Consegue até intercalar entre diferentes tosas e cortes, de acordo com o seu objetivo final. Independente da sua escolha, foque sempre no bem-estar do seu animal.

Sendo assim, a tosa dos shih tzus sofreram grande evolução com o passar do tempo, para se adequar ao melhor corte pedido pelos donos. Os shih tzus são uma raça de cães com pelo longo e liso. E os pelos deles crescem de forma muito rápida, mais 1 cm por mês. Imagina se você não cuidar, hein?

Além disso, não se esqueça de oferecer os cuidados necessários. Se o seu shih tzu estiver com muitos embaraços nos pelos, ofereça um tratamento com tosas regulares, e cortes mais curtos. Escolha o shampoo adequado, o petshop de preferência e tente sempre mantê-lo confortável na hora da tosa para que ele não desenvolva ansiedade. Lembre-se das reais importâncias que a tosa oferece ao seu animalzinho.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.