Doberman branco existe? Veja características da raça e dicas de criação!

Doberman branco existe? Veja características da raça e dicas de criação!

Você já viu um Doberman branco? Essa variação rara na cor do famoso cão de estimação tem uma origem curiosa. Leia tudo aqui!


O Doberman branco existe?

Silhueta de doberman e dona

Quando imaginamos um Doberman, a maioria das pessoas pensa em um cão de cor preta com manchas marrons. No entanto, a raça pode ser encontrada em diversas outras colorações, inclusive na branca.

Apesar de ser bastante raro, o Doberman branco existe. Esse tipo de pigmentação garante um visual bem especial para o cachorro, que não pode ser confundido com um cão albino. Além de “branco”, os termos “marfim” e “creme” também são utilizados para designar a variação.

Quer descobrir mais curiosidades sobre o Doberman branco? Então, continue acompanhando esse texto e fique por dentro das principais informações dessa incrível raça de cachorro.

A origem do Doberman branco

mão humana e pata branca de cachorro

O Doberman é um animal forte e inteligente, utilizado com frequência como cão de guarda. Mas a raça também pode ser bem amorosa e companheira, resultando em um ótimo animal de estimação.

Originário da Alemanha

O Doberman foi criado na Alemanha a partir do cruzamento de outras raças de cachorro, incluindo pinscher alemão, pastor alemão e rottweiler. Os primeiros registros indicam que o Doberman como conhecemos hoje, na cor preta e marrom, teve sua raça oficializada no final do século 19.

O responsável pela existência desse cão foi um homem chamado Karl Friedrich Louis Dobermann. Naquela época, ele buscava desenvolver uma nova raça que pudesse protegê-lo. Para isso, uniu tipos de cachorros que fossem obedientes e ferozes.

Outras cores de Doberman

Além do preto com marrom e do branco, existem ainda outras cores possíveis para o Doberman. Esse cão pode ser encontrado todo marrom (ferrugem), todo preto, fulvo (bege) e cinza (chamado também de azul). Em alguns casos, a cor marrom pode ser identificada também como vermelho.

Como surgiu a sua variante do Doberman branco

O primeiro Doberman branco foi uma cadela chamada Sheba, registrada em 1976. Acredita-se que a coloração original foi possibilitada graças a um gene recessivo carregado por gerações anteriores.

Apesar do pai e da mãe de Sheba terem sido dobermans tradicionais, de cores preta e marrom, uma mutação genética resultou na cor branca (ou creme) em um dos filhotes. Depois, a procriação de novos cães brancos da raça Doberman foi feita a partir do cruzamento de Sheba com um descendente macho.

Curiosidades sobre o Doberman branco

silhueta de doberman

Além do visual único para a raça, o Doberman branco pode apresentar algumas particularidades. Por exemplo, ele é mais sensível ao sol e pode ter mais problemas de saúde do que o Doberman comum. Confira outros fatos importantes nos tópicos a seguir.

Comportamento do Doberman branco

Mesmo tendo sido criado para ser um cão de guarda, o Doberman também pode ser bem carinhoso com os humanos. Basta educá-los desde filhotes para que não se tornem animais agressivos e dominantes.

Esse comportamento também é previsto para o Doberman branco. No entanto, devido aos processos de endocruzamento (acasalamento de cães com parentesco próximo), o resultado pode ser prejudicial para esses animais.

O cão Doberman branco é considerado uma raça rara?

Esse animal é bem difícil de ser encontrado, portanto, pode ser considerado um cão raro. O Doberman branco não existe em qualquer loja de animais, por isso é visto como uma raça bem especial no mundo canino.

Geralmente, o Doberman branco tem a sua procriação forçada pelos humanos para manter a continuidade da linhagem. Muitos acreditam que essa atividade deveria ser ilegal, pois os cachorros têm mais chances de desenvolver problemas de saúde.

O cão Doberman branco não é albino

Ao contrário do que se pensa, a cor branca vista no Doberman não é decorrência de albinismo. O cão albino é desprovido de pigmentação. Por outro lado, o Doberman branco tem pigmentação em quantidade reduzida.

Doberman branco: um cachorro especial

Família caminhando com cachorro

O Doberman branco é um animal realmente diferenciado. Sua pelagem clara chama a atenção por ser o completo oposto da coloração tradicionalmente encontrada em cães dessa raça. Afinal, marrom e preto é o padrão mais comum para o Doberman, principalmente no Brasil.

Mesmo com a fama de serem bravos, os dobermans são ótimas companhias para os amantes dos animais e até mesmo crianças ou bebês, desde que sejam bem treinados. Contudo, encontrar um Doberman branco no dia a dia não é uma possibilidade tão recorrente.

Mais do que a beleza, o Doberman branco deve ter também a saúde valorizada. Portanto, jamais incentive a criação e reprodução ilegal desses animais.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


doberman branco cão cor raça

Artigos relacionados


14 tipos de tosa para Shih Tzu: Bebê, japonesa, rosto e mais

14 tipos de tosa para Shih Tzu: Bebê, japonesa, rosto e mais

Venha conhecer quais são os tipos de tosas que você pode oferecer ao seu shih tzu. Desde os tipos, vantagens, e a graciosidade que ele vai poder ficar!


Cachorro do Máskara: preço e dicas de criação do Jack Russel Terrier

Cachorro do Máskara: preço e dicas de criação do Jack Russel Terrier

Milo é um cão da raça Jack Russel Terrier que aparece no filme “O Máskara”. Confira informações sobre a raça do cãozinho e muito mais!


Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Não aguenta mais ver seu cachorro fazendo cocô e xixi pela casa toda? Aqui você vai aprender dicas práticas de como acabar com isso.


Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Saiba com é o processo de doação e adoção de cães de raça. Entenda como fazer a doação de um cão de raça ou mesmo adotar um cão de raça.


Cachorros pequenos para apartamento: quais raças devo criar?

Cachorros pequenos para apartamento: quais raças devo criar?

Você sabia que é possível criar cães de pequeno porte em apartamento? Sim, é possível! Confira esse post para saber mais!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.