O Doberman branco existe?
Quando imaginamos um Doberman, a maioria das pessoas pensa em um cão de cor preta com manchas marrons. No entanto, a raça pode ser encontrada em diversas outras colorações, inclusive na branca.
Apesar de ser bastante raro, o Doberman branco existe. Esse tipo de pigmentação garante um visual bem especial para o cachorro, que não pode ser confundido com um cão albino. Além de “branco”, os termos “marfim” e “creme” também são utilizados para designar a variação.
Quer descobrir mais curiosidades sobre o Doberman branco? Então, continue acompanhando esse texto e fique por dentro das principais informações dessa incrível raça de cachorro.
A origem do Doberman branco
O Doberman é um animal forte e inteligente, utilizado com frequência como cão de guarda. Mas a raça também pode ser bem amorosa e companheira, resultando em um ótimo animal de estimação.
■Originário da Alemanha
O Doberman foi criado na Alemanha a partir do cruzamento de outras raças de cachorro, incluindo pinscher alemão, pastor alemão e rottweiler. Os primeiros registros indicam que o Doberman como conhecemos hoje, na cor preta e marrom, teve sua raça oficializada no final do século 19.
O responsável pela existência desse cão foi um homem chamado Karl Friedrich Louis Dobermann. Naquela época, ele buscava desenvolver uma nova raça que pudesse protegê-lo. Para isso, uniu tipos de cachorros que fossem obedientes e ferozes.
■Outras cores de Doberman
Além do preto com marrom e do branco, existem ainda outras cores possíveis para o Doberman. Esse cão pode ser encontrado todo marrom (ferrugem), todo preto, fulvo (bege) e cinza (chamado também de azul). Em alguns casos, a cor marrom pode ser identificada também como vermelho.
■ Como surgiu a sua variante do Doberman branco
O primeiro Doberman branco foi uma cadela chamada Sheba, registrada em 1976. Acredita-se que a coloração original foi possibilitada graças a um gene recessivo carregado por gerações anteriores.
Apesar do pai e da mãe de Sheba terem sido dobermans tradicionais, de cores preta e marrom, uma mutação genética resultou na cor branca (ou creme) em um dos filhotes. Depois, a procriação de novos cães brancos da raça Doberman foi feita a partir do cruzamento de Sheba com um descendente macho.
Curiosidades sobre o Doberman branco
Além do visual único para a raça, o Doberman branco pode apresentar algumas particularidades. Por exemplo, ele é mais sensível ao sol e pode ter mais problemas de saúde do que o Doberman comum. Confira outros fatos importantes nos tópicos a seguir.
■Comportamento do Doberman branco
Mesmo tendo sido criado para ser um cão de guarda, o Doberman também pode ser bem carinhoso com os humanos. Basta educá-los desde filhotes para que não se tornem animais agressivos e dominantes.
Esse comportamento também é previsto para o Doberman branco. No entanto, devido aos processos de endocruzamento (acasalamento de cães com parentesco próximo), o resultado pode ser prejudicial para esses animais.
■O cão Doberman branco é considerado uma raça rara?
Esse animal é bem difícil de ser encontrado, portanto, pode ser considerado um cão raro. O Doberman branco não existe em qualquer loja de animais, por isso é visto como uma raça bem especial no mundo canino.
Geralmente, o Doberman branco tem a sua procriação forçada pelos humanos para manter a continuidade da linhagem. Muitos acreditam que essa atividade deveria ser ilegal, pois os cachorros têm mais chances de desenvolver problemas de saúde.
■O cão Doberman branco não é albino
Ao contrário do que se pensa, a cor branca vista no Doberman não é decorrência de albinismo. O cão albino é desprovido de pigmentação. Por outro lado, o Doberman branco tem pigmentação em quantidade reduzida.
Doberman branco: um cachorro especial
O Doberman branco é um animal realmente diferenciado. Sua pelagem clara chama a atenção por ser o completo oposto da coloração tradicionalmente encontrada em cães dessa raça. Afinal, marrom e preto é o padrão mais comum para o Doberman, principalmente no Brasil.
Mesmo com a fama de serem bravos, os dobermans são ótimas companhias para os amantes dos animais e até mesmo crianças ou bebês, desde que sejam bem treinados. Contudo, encontrar um Doberman branco no dia a dia não é uma possibilidade tão recorrente.
Mais do que a beleza, o Doberman branco deve ter também a saúde valorizada. Portanto, jamais incentive a criação e reprodução ilegal desses animais.