Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Não aguenta mais ver seu cachorro fazendo cocô e xixi pela casa toda? Aqui você vai aprender dicas práticas de como acabar com isso.


Aprenda como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

cachorro passeando

Já imaginou chegar em casa e encontrar um cocô no meio da sala? Chegar na cozinha e ter xixi espalhado pelo chão? Pois essa é a realidade de muitos donos de cachorro. Uma das principais perguntas que eles fazem aos adestradores e veterinários é: como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no mesmo lugar? Isso é possível?

De antemão dizemos que sim, isso é possível. Se você também passa por esse problema, não se desespere, pois há solução.. Aqui nós vamos mostrar dicas práticas de como ensiná-lo.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo: Filhote

cachorro filhote fazendo suas necessidades

Vamos começar falando sobre como ensinar os filhotes a fazer suas necessidades no lugar certo. Com certeza, o ideal é ensinar o cachorro desde pequeno, pois assim como nós humanos, na “infância” é mais fácil introduzir novos hábitos.

Escolha o lugar que será o banheiro

O primeiro passo é escolher onde ele irá fazer suas necessidades. É importante que seja sempre o mesmo lugar, para que ele o veja como um canto especial e crie o hábito de ir para lá. A repetição gera a criação de um novo hábito. Além disso, é bom que este local seja longe do pote de comida, água, e também da cama dele.

Crie uma rotina para o cachorro

A rotina é fundamental para o bom funcionamento do organismo do cachorro. Isso reduz a ansiedade, gerando benefícios físicos e psicológicos. Então é importante determinar horários para dormir, comer, brincar e também para fazer suas necessidades. Os filhotes tendem a fazer cocô e xixi um pouco depois que se alimentam, então é bom sempre prestar atenção na hora das refeições.

Ensine o novo caminho ao cachorro

Depois de determinar o “banheiro”, é hora de colocar em prática e ensinar o cachorro a se acostumar com ele. Delimite o lugar, pode usar até um cercadinho para facilitar, coloque um jornal ou tapete específico e assim que o filhote comer, leve-o para o lugar reservado e espere ele fazer as necessidades.

É importantíssimo que ele seja recompensado por fazer no lugar certo: dê petiscos, faça carinho e/ou comemore. Ele vai associar esse ato como positivo e vai querer fazer mais vezes nesse local. Faça isso até ele se acostumar e ir por conta própria, pois o tempo varia de acordo com o animal.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo: cão adulto

cachorro

Até agora falamos de quando o cachorro é filhote, e, de fato, o processo de introdução de novo hábito é mais fácil nesse período. Porém, mesmo adulto, o cachorro é capaz de aprender a fazer suas necessidades em locais específicos.

Adestramento especializado

Cachorros mais velhos e até idosos também conseguem ser treinados. Talvez seja um pouco mais complicado, pois geralmente eles já desenvolveram ao longo da vida muitas manias e vícios. Por isso, é necessário muita repetição, paciência e atitude até que ele aprenda.

Uma excelente opção é o adestramento especializado. Dessa forma, você contará com pessoas estudadas no assunto, que irão ensinar seu cachorro a introduzir esse novo comportamento e ainda te dar dicas de como agir da maneira correta com o cãozinho.

Jamais dê broncas

Nunca dê broncas ou esfregue o focinho dele no xixi ou no cocô como forma de repreensão. Isso não irá ajudar em nada no processo de ensino, muito pelo contrário, tende a piorar o comportamento.
Pode criar um trauma no cachorro, onde ele até desenvolve o medo de fazer suas necessidades em casa ou faz em locais escondidos para o dono não ver. Em situações mais extremas ele pode até comer as próprias vezes, gerando riscos gravíssimos à saúde.

Recompensas pelo acerto

Sempre recompense pelo acerto. Essa é a maneira mais fácil e eficaz do cachorro aceitar aquele novo hábito. Todos nós gostamos de receber um elogio quando fazemos algo certo e com os bichinhos não é diferente. Ele irá entender aquilo como uma boa ação e repetirá para ganhar mais recompensas.

Produtos que ajudam

Existe no mercado os educadores sanitários, os quais produtos químicos que não agridem o animal, mas ajudam nesse processo de adaptação do seu cão. São utilizados para atrair o cachorro para o lugar escolhido e também para afastar o cachorro do local indesejado. Pode ser uma boa opção para os donos que estão encontrando dificuldades nesse processo.

O ideal é que os educadores sanitários sejam utilizados até que o cachorro se acostume com o novo local. Depois disso, o dono já pode suspender a utilização para que o cachorro não se vicie com aquele cheiro e só queira ir para lá quando o produto for colocado.

Detalhes importantes para o passeio com o cão

cachorro passeando com donos

Um passeio de qualidade é muito importante para o cãozinho. Isso permite que ele aprecie o exterior, se sinta livre, conheça novos aromas, desenvolva o condicionamento físico e interaja com outros cães. Também pode ser uma excelente oportunidade para o cão fazer suas necessidades fisiológicas com tranquilidade.

Primeiro caminho

Falamos que o primeiro passo para educar o cachorro a fazer suas necessidades em um lugar específico é escolher onde ele irá fazer. Porém, diferente do que muitos pensam, isso pode ser estendido para mais de um ambiente: um interno e outro externo.

A primeira opção é reservar um local dentro de casa. Nós já falamos no texto como isso pode ser feito, que basicamente se resume a delimitar um espaço, forrar um jornal ou tapete específico e levar o cachorro para fazer suas necessidades até que se acostume.

Segundo caminho

O segundo caminho seria na rua ou um quintal, por exemplo. É bom não limitá-lo a apenas a um ambiente. Nos dias em que for possível passear, deixar o cachorro livre em relação a suas necessidades. Lembrar sempre de levar um saquinho para apanhar o cocô na rua.

Atente-se aos passeios

Como também já mencionamos aqui, a rotina é importantíssima para a saúde vital do cão. Escolher um horário para fazer os passeios é uma excelente ideia e sempre ir nas horas que o cachorro costuma fazer as necessidades.

Mudança dos locais

Mas e se o cachorro já estiver acostumado a fazer as necessidades fora de casa e precisar mudar a rotina? Como ensiná-lo a fazer dentro de casa? É necessário trabalhar com essa associação que ele faz entre o passeio e o horário de fazer as necessidades.

Se ele tem um horário de passeio já estabelecido, utilize essas mesmas horas para a readaptação e coloque-o em um espaço restrito e forre com jornal ou tapete específico. Fique com ele no local até que ele faça as necessidades e assim que ele fizer, recompense-o.

Outra alternativa que pode ajudar é simular a textura do ambiente no qual ele costuma fazer cocô e xixi lá fora. Se for na grama, compre uma grama sintética para que ele faça nela. Se for areia, a ideia é a mesma: coloque no novo lugar e ensine ele a usar o lugar certo.

Horário que vai dar o passeio

Se seu cachorro só faz as necessidades em casa e você quer ensiná-lo a fazer durante o passeio, é fundamental saber os horários em que ele faz cocô e xixi, para ajustar os horários de passeio de acordo com os horários das necessidades. Para isso deve-se observar quanto tempo ele leva para defecar e urinar após as refeições.

Comportamento do animal

O que pode ajudar também é observar o comportamento do animal. Quando eles estão apertados, costumam ficar inquietos, andando em círculos e cheirando o chão. Nesse momento coloque ele no espaço restrito ou leve para passear, até que ele consiga fazer suas necessidades.

Processos importantes do treinamento com o cão

cachorro passeando

Um passo de cada vez, esse é o lema. Assim como nós aprendemos por etapas, os cães também seguem o mesmo processo. Cada cão reage de uma forma: uns são mais calmos, outros mais agitados, outros mais medrosos. Sendo assim, o dono precisa entender isso para conseguir ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Paciência é necessária

A introdução de qualquer novo comportamento demanda tempo e paciência, pois pode ser que nos primeiros dias seu cão não consiga assimilar as novas informações. Ser paciente com ele vai fazer toda a diferença, visto que a grosseria e estupidez só trarão problemas não só durante esse processo, mas que também provocarão que seu cão perca a confiança em você.

Higienizar é importante

Ninguém gosta de sujeira e eles também não. A limpeza é fundamental. Evita que bactérias e/ou animais se instalem no ambiente, podendo trazer uma série de problemas de saúde para o cachorro. Mas fique atento aos produtos utilizados, já que existem alguns muito fortes que podem causar alergia ou irritação no seu pet.

Higienização em casa - área interna

Para limpar o “banheiro canino” que fica dentro de casa, é recomendado lavar o local com detergente neutro líquido ou sabão de coco (líquido ou barra). Analise se tem nenhum resquício de fezes e retire com papel. Em seguida, para desinfetar utilize um produto de uso veterinário próprio para o seu bicho.

Higienização em casa - área externa

Caso seu cachorro faça as necessidades no quintal ou jardim, a limpeza pode ser feita da seguinte forma:

1. Lave o quintal com água e detergente neutro
2. Encha um balde médio com 2/3 de água morna e 1/3 com vinagre branco
3. Misture e jogue por todo o quintal.
4. Deixe secar naturalmente.

Xixi e cocô no lugar certo

cachorro

Vimos que é possível você ensinar seu cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo, seja ele filhote ou adulto. Para isso, o dono deve inicialmente determinar onde será o local e iniciar o processo de introdução do novo comportamento. Isso pode levar algum tempo e por isso é fundamental ter paciência com o bichinho, dado que todo novo hábito requer tempo para adaptação.

Lembre-se de dar recompensas pelo acerto, mas nunca dê bronca. Repita o processo até ele se acostumar com a novidade. O ideal é que se ensine tanto dentro como fora de casa, para que os imprevistos não atrapalhem as necessidades fisiológicas do cão. Depois disso, é só comemorar. Chega de xixi e cocô espalhado pela casa!

Artigos relacionados


Como aumentar o pH da água do aquário para o meu peixe?

Como aumentar o pH da água do aquário para o meu peixe?

Neste artigo falaremos sobre como aumentar o pH da água do aquário e a importância dessa propriedade para alguns peixes.


Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Como adestrar cachorro filhote em casa? Veja dicas importantes!

Você sabe como adestrar cachorro filhote? Veja aqui dicas de como ajudar o seu amiguinho a se adaptar à uma rotina com um bom treinamento.


Quer comprar uma lontra legalmente? Descubra se é possível!

Quer comprar uma lontra legalmente? Descubra se é possível!

Você já pensou em ter uma lontra de estimação e não sabe como? Leia este artigo para descobrir como comprar uma lontra legalmente!


Como criar um cágado em casa ou apartamento: confira dicas práticas!

Como criar um cágado em casa ou apartamento: confira dicas práticas!

Você tem interesse em criar cágados? Veja algumas dicas importantes sobre criação desse pet curioso aqui!


Doberman branco existe? Veja características da raça e dicas de criação!

Doberman branco existe? Veja características da raça e dicas de criação!

Você já viu um Doberman branco? Essa variação rara na cor do famoso cão de estimação tem uma origem curiosa. Leia tudo aqui!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.