Como aumentar o pH da água do aquário para o meu peixe?

Como aumentar o pH da água do aquário para o meu peixe?

Neste artigo falaremos sobre como aumentar o pH da água do aquário e a importância dessa propriedade para alguns peixes.


A importância de controlar o pH da água do aquário

Áquario

A manutenção das propriedades da água do aquário é extremamente importante para manter a saúde e qualidade de vida do peixe. O pH da água do aquário é um desses fatores que deve ser controlado pelo dono e caso esteja fora do ideal, deve ser ajustado.

É importante considerar que algumas espécies de peixe apenas sobrevivem em pH ácido, enquanto outros, precisam de um pH básico para viver. Por isso, é importante conhecer o meio ideal da espécie de criação no aquário e sempre medir o pH da água para verificar se a mesma está em condições adequadas para o peixe.

Como aumentar o pH da água do aquário?

Áquario

De acordo com muitos criadores de peixes, uma água com pH abaixo de 7 deve ser evitada a todo custo, pois não é um ambiente propício para a criação de peixes. Mas, o que fazer para aumentar o pH da água do aquário?

Aumentar o pH da água do aquário com bicarbonato de sódio

Uma das formas de aumentar o pH é adicionar bicarbonato de sódio ao aquário. Essa adição pode ser feita com meia colher de chá de tamponador para cada 20 litros de água. O tamponador é vendido em loja de peixes e possui bicarbonato e carbonato de sódio, o que potencializa o aumento do pH.

Adição de substrato no aquário

As pedras e minerais como os corais triturados e o calcário ajudam a aumentar o pH da água do aquário. Esses substratos podem ser encontrados em lojas de animais. Ao trocar o substrato, pode-se criar um fundo com 2,5 cm de espessura com os minerais. A alteração tem que ser realizada sem a presença dos peixes, para evitar que a poeira gerada prejudique a saúde dos animais.

Remoção de peças do aquário

As peças decorativas de madeira do aquário possuem em sua composição ácido tânico, conhecido como taninos. Essa substância provoca a redução do pH da água. Por isso, é necessário remover essas peças de madeira e o procedimento pode ser realizado na presença dos peixes.

Essa ação ajuda a aumentar o pH da água do aquário e após ser realizada, é preciso esperar de três a quatro dias para medir novamente o pH e para verificar se houve alguma alteração.

Qual é a importância do pH para os peixes?

O pH da água do aquário impacta diretamente na osmorregulação dos peixes. Por exemplo, se o peixe estiver em um aquário com um pH mais ácido do que deveria, ele perderá fluidos e íons do sangue e, assim, romperá a pele, causando graves problemas. Já se o pH estiver muito alto para o animal, prejudicará a eliminação de amônia pelo peixe, promovendo o acúmulo dessa substância no organismo, podendo levar a morte do animal.

O que você precisa saber sobre pH

Mão segurando fita de controle de pH.

Os peixes utilizados em aquários têm origem de diferentes partes do mundo, sendo que as águas de cada local possuem características químicas diferentes. Uma dessas características é o pH. Saiba mais sobre essa propriedade!

O que é pH?


O termo pH significa potencial hidrogeniônico e indica a acidez de uma substância ou ambiente. A acidez de uma solução aquosa, como a água do aquário, está relacionada com a concentração de íons de hidrogênio interagindo com os íons hidróxidos.

O pH é constituído de uma faixa numérica de 0 a 14. Sendo que, quando o pH está abaixo de 7, considera-se a solução aquosa como uma solução ácida. O ponto 7 é considerado um ponto neutro. Enquanto valores superiores à 7, indicam estado de alcalinidade.

Como medir o pH da água do aquário?

Uma vez que cada espécie de peixe se adapta melhor a uma determinada faixa de pH, deve-se realizar a análise do pH do aquário. Essa determinação pode ser feita por meio de um medidor de pH e cloro, encontrado em petshops especializados.

Para realizar o teste, é preciso colocar um pouco de água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar alguns minutos. A cor observada precisa ser comparada com a escala de cores apresentada pelo medidor de pH, sendo que cada cor corresponde a um pH.

O que faz o pH da água aumentar e por que é importante?

Um pH muito abaixo de 7 não é ideal para a criação dos peixes, por isso é recomendado evitar o aumento da acidez. Então, caso seja verificado, por meio do teste de pH, um estado de acidez é necessário aumentar o pH da água do aquário para manter condições adequadas para o peixe.

O pH da água do aquário pode ser aumentada por meio da adição de bicarbonatos, pela mudanças de substratos, adição de conchas e remoção de peças de madeiras. A limpeza do aquário e a troca de água também ajuda na manutenção do pH.

O pH certo para o seu aquário

Para descobrir o pH certo para o peixe de criação é preciso contactar lojas de peixes ou veterinários. Isso é importante para simular o máximo do habitat do peixe, uma vez que cada um precisa de parâmetros específicos para sobreviver.

De forma geral, peixes de água salgada vivem bem em águas com pH entre 8 e 8,3. Já os peixes tropicais e de água salgada precisam de um aquário com pH entre 7 e 7,8.

Espécies de peixes com pH ácido

Embora não seja recomendado a alta acidez da água dos aquários para a criação de peixes devido aos malefícios causados ao organismo do animal, existem algumas espécies de peixes que precisam de um pH ácido para a água do aquário. Conheça algumas espécies de peixes com pH ácido.

Peixe tetra mato grosso

Peixe tetra mato grosso em aquário

O Tetra Mato Grosso é um dos peixes mais populares para criação em aquários. Ele é um peixe de água de pH ácido Por isso, o pH da água deve estar entre 5.0 a 7.8 com temperatura entre 22 a 26°C. Além disso, ele possui expectativa de vida de 5 anos.
A espécie é pacífica, no entanto pode beliscar outros peixes. Para evitar esse problema, é recomendado manter o peixe em grupos de pelo menos 6 indivíduos.

Peixe mocinha

O peixe mocinha é um peixe de aquário de água-doce e se adapta com pH levemente ácido a neutro, na faixa de pH entre 5.5 a 7.0 e temperatura entre 24 a 26ºC. A espécie é de fácil cuidado e a sua expectativa de vida é de 5 anos.
A espécie vive bem com outras espécies de peixes nos aquários comunitários, porém pode ter comportamento agressivo entre os machos da própria espécie.

Ramirezi

Peixe ramirezi em aquário

O peixe ramirezi é um peixe muito usado para a criação em aquário. O pH ideal para a criação da espécie é de 4.5 a 7.0 e temperatura na faixa de 24 a 30°C. O peixe possui expectativa de vida de 3 anos. O animal apresenta cor azul com tons de amarelo, laranja e machas pretas. Eles são peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie e, por isso, é indicado manter o macho sozinho no aquário.

Rodóstomo

Peixe rodóstoma em áquario

O rodóstomo é um peixe que se move em sincronia no aquário e se adapta melhor em ambientes com peixes de sua espécie. A água ideal para a sua vivência deve ter pH entre 5.5 a 7.0 com temperatura de 23 a 29°C. Além disso, quando bem cuidados podem viver de 5 a 6 anos.
A espécie é considerada pacífica e é recomendado não mantê-la em aquários com peixes agressivos ou menores como medida de segurança.

pH ideal para aquário

Áquario

Não é possível definir um único pH como ideal para a criação de peixes no aquário, pois, como visto, cada um precisa de um pH específico. Entretanto, a maioria dos peixes não sobrevivem em águas no estado ácido, por isso, é importante elevar o pH da água, seja pela adição de substâncias alcalinas, adição de substratos ou remoção de itens do aquário.

A água do aquário deve ser constantemente analisada para verificar o valor de pH e caso seja notificado um pH inadequado para a espécie é preciso realizar a correção da água, mas de forma ligeira para garantir um ambiente compatível com o habitat do peixe.

Embora não seja recomendado a alta acidez da água dos aquários para a criação de peixes devido aos malefícios causados ao organismo do animal, existem algumas espécies de peixes que precisam de um pH ácido para a água do aquário. Conheça algumas espécies de peixes com pH ácido.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Neste artigo você verá a descrição do peixe paraíso e ainda aprenderá dicas importantes para a criação do peixe ornamental.


Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

O peixe papagaio é uma espécie híbrida de cores exuberantes. Veja neste artigo alguns cuidados para manter o bem estar, longevidade e evitar estresses!


Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes são animais tranquilos, que ocupam pouco espaço e ainda são lindos. Descubra as espécies e veja dicas de como cuidar de um aquário pequeno!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.