Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Saiba com é o processo de doação e adoção de cães de raça. Entenda como fazer a doação de um cão de raça ou mesmo adotar um cão de raça.


Doação de cachorro de raça

cachorro de raça golden retriever

A doação de cães de raça não é tão rara quanto algumas pessoas imaginam. Mas é mais difícil de acontecer do que a doação de cães sem raça definida. Se você deseja doar ou mesmo adotar um cão de raça é importante saber como é o processo.

Infelizmente existe um grande julgamento em relação às pessoas que doam de cães que foram comprados. Mas se o tutor do cão sente que ele não pode mais ficar com o pet, o mais importante é sempre acolher esse cão e conseguir uma nova família para ele, evitando o abandono. Saiba como acontece a doação de cães de raça.

Dicas de como adotar cachorro de raça

cachorro de raça

Saiba como conseguir adotar um cão de raça. Como já falamos, é totalmente possível conseguir adotar um cão de raça. Mas você precisa saber de algumas coisas básicas antes de procurar um pet para levar para casa.

Pesquise sobre a raça do cachorro

Os cães de raça possuem particularidades que o tutor precisa conhecer antes de pensar em adotar. Em relação a saúde e personalidade. Então se você quer um Buldogue, por exemplo, precisa entender que a saúde deles é mais delicada.

Mas esse não é o único motivo. Existem raças mais ativas e outras que precisam de menos exercício. É importante saber qual se encaixa melhor no seu perfil, por isso sempre pesquise sobre a raça primeiro para entender melhor sobre ele.

Saúde do animal

A saúde de cães de raça que são doados nem sempre está totalmente boa. Esse é muitas vezes o motivo da doação. O dono já não tem mais tempo ou condição financeira de cuidar do pet. Então saiba que os cães de raça que estiverem para adoção podem ter algum problema de saúde. Mas isso sempre será informado previamente.

Sem muitas exigências

Cuidado para não exagerar nas exigências em relação ao cão. Muitas pessoas querem um filhote em perfeitas condições e não entendem que é mais difícil encontrar um pet de raça para doação nesse perfil.

É difícil encontrar filhotes para doação, assim como também é possível que o cão em questão tenha problemas de saúde ou comportamentais. Seja sincero com quais perfis você consegue lidar, mas entenda que você precisa ser flexível.

A doação de um cachorro de raça

cachorro de raça pastor alemão com menina

Saiba como funciona e qual é o processo para a doação de um cachorro de raça. Saiba o que o tutor que doa o seu cão precisa fazer para doar cães adultos e também filhotes.

Como é feita a doação de um cachorro de raça, filhote?

Muita gente quando descobre que filhote dá trabalho acaba decidindo se desfazer do seu filhote. A parte positiva é que filhotes de raça geralmente não demoram muito para encontrar um novo lar. Assim como eles também têm mais facilidade para se adaptar à mudança.

Para colocá-lo para doação é importante que ele esteja com os vermífugos (remédios para verme) em dia e vacinação também, dependendo da idade. O ideal é entrar em contato com uma ONG que faça a doação de pets para que eles encontrem uma nova família adequada.

Como doar cão de raça adulto

A doação de cães de raça adultos funciona mais ou menos da mesma forma. Mas neste caso também é ideal castrar o peludo e indicar se ele tem algum problema que precisa ser informado ao novo tutor.

Cães adultos já possuem personalidade formada, então é importante indicar se ele se dá bem com outros animais ou se costuma estranhar pessoas e se tem reatividade com comida, por exemplo. O perfil comportamental do cão precisa ser relatado aos candidatos.

Problemas de saúde também devem ser informados. A ONG responsável vai usar essas informações para encontrar uma família que se encaixe no perfil do cão. Inclusive se a família vai precisar ter algum conhecimento sobre adestramento ou saúde animal.

Os benefícios de adotar um cachorro

cachorro de raça

O convívio com os cães traz uma série de benefícios para quem decide adotar um desses peludos. Levar um cachorro para casa pode ser o que você precisava para dar mais alegria a sua vida. Conheça alguns benefícios de adotar um cachorro:

Melhora da saúde mental

É comprovado que conviver com cães melhora a saúde mental, reduz o estresse e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade. É só perguntar para qualquer um que tem cachorro, eles são fontes de alegria peludas.

Companheiro de passeio

Além do bem-estar mental, eles também promovem melhoria na saúde física. Cães exigem passeios diários. Esse vai ser mais um motivo para sair e caminhar, tirando você do sedentarismo e podendo até melhorar a sua pressão arterial.

Além disso, os cães também são ótimos companheiros para diversos passeios. Quer fazer uma trilha? Leve o seu amigo! Hoje muitos estabelecimentos também aceitam a entrada de pets, dá para ir a quase qualquer lugar com um cão.

Um amigo fiel

Quando a pessoa cria uma boa relação e laços afetivos com o cão, ele se torna um amigo sem igual. Os cães possuem essa capacidade de dar amor sem exigências. Eles só querem amor de volta e serem bem cuidados. É uma relação que todo o tutor de cão sabe que é muito especial.

Importância das ONGs no processo de adoção e doação

cachorro de raça

Doar um pet de raça infelizmente é bem diferente de doar um cão sem raça definida. Afinal, as pessoas se interessam muito mais por cães de raça do que sem raça definida, porém nem sempre é a melhor pessoa para ficar com o cachorro. Saiba qual é a importância das ONGs ao longo do processo de doação e adoção de um cão de raça.

A estrutura da ONG para lidar com a adoção

Uma pessoa que decide doar um cão não tem a mesma estrutura que uma ONG. Essa pessoa não entende como funciona um processo de doação e o que ela pode exigir dos candidatos.

As ONGs fazem formulários com todas as informações que precisam do candidato. Realizam visitas para verificar qual será o local que o pet vai viver, procuram uma família que se enquadre no perfil do cão e só realizam a doação de cães castrados e mediante a assinatura de um termo de responsabilidade por parte do novo tutor.

Intermediação para realizar o procedimento de doação

Para quem deseja doar um cachorro, a intermediação de uma ONG é fundamental. As pessoas dessa organização já possuem experiência nesse processo e vão saber como realizar cada etapa. Também, eles ajudam a escolher uma família adequada, reduzindo ao máximo as chances de devolução ou abandono do pet.

O cão é doado castrado

Como foi falado, o cão doado por uma ONG é sempre castrado previamente. Então se quem doa o pet não tem condições de realizar esse procedimento, a ONG vai realizar.

Isso garante que ele terá mais saúde ao longo da vida. No caso de cães de raça, afasta pessoas que estejam interessadas no pet apenas com a intenção de usá-lo para uma cruza, muitas vezes, no intuito de criar uma fábrica de filhotes.

A doação deve ser responsável assim como uma adoção

cachorro de raça

Adquirir um cão, seja doado ou comprado requer um planejamento prévio, pois é uma grande responsabilidade. Doar um cão, seja de raça ou não, também é uma grande responsabilidade, pois a vida dele vai depender da pessoa que vai escolher para quem entregá-lo.

Se você decidiu doar um cão de raça, procure uma ONG perto de você e tente cumprir todo o processo para escolher a melhor família para o cão. Se o caso é adotar um cachorro de raça, avalie se esse é o certo para o seu estilo de vida e faça a adoção de um cão que se encaixe bem no seu perfil.

Adotar é um ato de amor, seja um cão de raça ou não. O cachorro para adoção sempre está em uma situação de vulnerabilidade. Então a dica é sempre procurar um cão que se encaixe no seu estilo de vida para evitar que ele passe pelo trauma de precisar ser devolvido.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.