Você sabe por que os cachorros lambem? Descubra os motivos!

Você sabe por que os cachorros lambem? Descubra os motivos!

O gesto de lamber pode significar muito mais do que você pensa. Veja as principais motivações da lambedura dos cães!


Seu animalzinho lambe muito? Descubra o porquê!

Cachorro lambendo rosto de menina

Você já notou que alguns cães costumam lamber mais do que outros? Ainda que a maioria dos donos interpretem as lambidas somente como “beijos caninos”, apesar de tal concepção ser correta, não é a única, já que há diversos significados que podem interpretar o gesto.

Ademais, a tendência dos cães de lamberem superfícies, a si próprios e os donos pode indicar, além de gestos de carinho, indícios de desestabilizações emocionais e uma possível ansiedade. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais. Neste artigo você conhecerá os principais motivos para a lambedura dos cachorros. Vamos lá?

Por que os cachorros lambem? Principais motivos:

Mãos humanas segurando rosto de cachorro com língua par fora

Ainda que o mais próximo de um beijo que os cães possam chegar seja a lambida, dentre os motivos mais recorrentes, curar feridas superficiais, identificar os tutores, causas ligadas à ansiedade e a demonstração de afeto são grandes variáveis a se analisar. Veja:

Curar feridas

Caso o cão esteja se lambendo de forma intensa e recorrente, pode ser que ele tenha se machucado. Por isso, verificar a epiderme do animal para conferir se há feridas superficiais ou irritações é crucial. Muitas vezes, o hábito de lamber feridas contribui para a vascularização da região, fazendo com que seja promovida a cicatrização dos ferimentos.

Identificar seus tutores

Ainda que os cachorros possuam o olfato bastante apurado, eles ainda podem duvidar a respeito do reconhecimento da pessoa que os aborda. Assim, caso haja dúvidas, os cães lambem os possíveis tutores para confirmar, por pura curiosidade. Logo, a identificação dos indivíduos da família representa um grande motivo para a tendência do animal a lamber.

Por que os cachorros lambem: talvez seja por ansiedade

Pode ser que o cachorro, ao lamber demasiadamente, esteja tentando aliviar sua ansiedade. Ou seja, quando ele se sente ansioso ou possui muita energia acumulada, pode lamber, por exemplo, suas próprias patas para gastar energia.

Quanto ao estresse, é importante entender que o tédio ou a tensão devido a falta de atividades durante o dia também podem levá-lo a desenvolver o hábito de lamber. Assim, passear com o animal é muito importante para distraí-lo e entretê-lo.

Demonstração de afeto

Caso o cão lamba os tutores após ganhar carinho, elogios ou petiscos, sua atitude é um grande indício de demonstração de afeto. Isso ocorre porque nas matilhas, em natureza, os cachorros e lobos lambem os animais que gostam. Tal ato foi adaptado de modo que hoje em dia os cães lambem os donos pelo mesmo motivo.

Eles apreciam muito lamber, caso alcancem, o rosto dos tutores. Ademais, podem lamber os braços, pernas e pés. O gesto também pode indicar submissão e respeito.

Entenda por que os cachorros lambem e se suas lambidas fazem mal

Cachorro lambendo rosto de dona

Além de ir a fundo quanto às razões que podem levar os cães a lamberem muito, deve-se atentar aos possíveis riscos envolvendo a ação. Por exemplo, há bactérias nocivas que podem adentrar no organismo dos humanos caso a lambida entre em contato com feridas na pele do tutor. Confira!

O que fazer ao receber uma lambida?

Ao receber uma lambida, procure compreender o contexto em que o cão está inserido. O ambiente está barulhento ou estressante? Há visitas ou desconhecidos em casa? O cão ou alguém da família se feriu? Ou ele simplesmente está expressando carinho?

Compreender a conjuntura do que acontece facilitará na reação à lambida, já que ela pode significar uma gama de comportamentos. Caso o animal esteja ansioso, conforte-o; caso queira carinho, acaricie-o!

Bactérias nocivas à saúde

Assim como na maioria dos seres vivos, a boca dos cães possui bactérias naturais inofensivas para eles mesmos. Por exemplo, uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus, comumente encontrada na boca de cães e gatos, pode infectar humanos com o sistema imunológico frágil. Isto é, caso a lambida canina entre em contato com mucosas do nosso organismo, uma infecção grave pode ser cultivada. Por isso, cuidado!

É possível deixar as lambidas mais seguras? Descubra como!

Embora a maioria das lambidas seja inofensiva, é importante reconhecer que, assim como a mordida dos cães pode disseminar doenças, uma lambida em feridas espalhadas pela nossa pele pode surtir o mesmo efeito.

Desse modo, fique atento: caso o seu cão queira lambê-lo para demonstrar afeto ou ganhar carinho, verifique se não há ferimentos superficiais na região. Assim, as lambidas ficarão bem mais seguras e agradáveis.

Como fazer o cão parar de te lamber

Apesar de as lambidas caninas não serem problema para muitas pessoas, há outras que se incomodam quando seus pets as lambem. Neste caso, para fazer seu cão controlar as lambidas, negue a tão requerida atenção quando ele te lamber. Com o tempo, a tendência é de que o animal compreenda que o comportamento é indesejado.

Por que os cachorros lambem? Sinais de alerta

Cachorro lambendo pata

Apesar das descrições e recomendações quanto às lambidas dos cães, fique atento quanto aos sinais de alerta. Isto é, lambedura excessiva, “lamber o ar” e lambidas no chão ou no focinho merecem atenção. Entenda o porquê:

Lambedura excessiva

Quando o cachorro apresenta lambedura excessiva, isto é, passa a lamber superfícies, a si próprio, pessoas ou objetos demasiadamente, é hora de se atentar. Caso o pelo do animal passe a apresentar cores destoantes (devido à acidez da saliva) ou caso haja queda de pelos devido à lambedura, leve o cão ao veterinário para averiguar a causa e uma possível intervenção nesse tipo de comportamento.

Lambendo o ar

Um possível sinal de excesso de lambedura pode ser identificado em cães habituados a “lamber o ar”. Quando o animal passa a repetir tal comportamento, muito possivelmente ele está passando por um transtorno compulsivo que precisa de tratamento veterinário. Inclusive, fique atento, pois alguns problemas gastrointestinais podem ser originados a partir de tal hábito.

Lambendo o chão

Outro comportamento que demanda atenção é o ato de lamber o chão. Cães costumam fazê-lo por algumas causas: o animal pode estar sofrendo de problemas psicológicos, pode estar com deficiências nutricionais ou pode, simplesmente, estar entediado. Assim, é preciso analisar se o hábito vem junto de outros sintomas ou distúrbios.

Lambidas no focinho

Enfim, lambidas no focinho podem significar muitas coisas. É importante compreender que a maioria das impressões reconhecidas pelos cães é oriunda do olfato. Por isso, ao lamber o focinho, o cão pode estar limpando odores impregnados para captar novos cheiros! Permaneça sempre atento ao comportamento, caso exacerbado, posto que ele pode indicar disfunções cognitivas ou até transtornos compulsivos.

As lambidas caninas possuem diversos significados!

Cachorro lambendo porta de vidro

Embora sejam, muitas vezes, despercebidas pelos tutores, as lambidas podem significar diversos indícios, comportamentos ou impressões por parte dos cães. Por isso, para compreender esses pets, é fundamental conhecer as principais razões que influenciam a recorrência das lambeduras

Neste artigo você aprendeu quais são as principais razões que levam os cães a lamberem, sanou dúvidas a respeito dos possíveis males que podem ser causados por lambidas e entendeu quais são os principais sinais de alerta quanto ao comportamento. Assim, quando observar seu cãozinho lambendo, você já conseguirá entender os porquês!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Coelho mini lop: curiosidades, características e cuidados

Coelho mini lop: curiosidades, características e cuidados

Fofo, dócil e muito carinhoso. Essas são algumas das características dos coelhos mini lop que estão conquistando o mundo! Quer saber mais? Veja aqui!


Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Conheça o Oscar tigre e suas principais características. Aqui você vai descobrir porque este peixe jumbo é tão curioso!


Peixe Corydora: veja tipos diferentes e dicas de criação aqui!

Peixe Corydora: veja tipos diferentes e dicas de criação aqui!

Esse peixe ornamental tem muitas peculiaridades mas são ótimos companheiros de aquário. Quer tê-lo em sua casa? Descubra curiosidades sobre essa linda espécie.


Peixe morcego: veja curiosidades sobre este exótico peixe brasileiro!

Peixe morcego: veja curiosidades sobre este exótico peixe brasileiro!

Você conhece o peixe morcego? Veja aqui suas características e costumes nada convencionais para um peixe e outros detalhes.


 Peixe mato grosso: veja características e curiosidades desta espécie!

Peixe mato grosso: veja características e curiosidades desta espécie!

O peixe mato grosso é ótimo para deixar seu aquário lindo. Quer saber como cuidar dele? Confira dicas e características sobre esses pequenos peixes vermelhos.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.