Peixe Corydora: veja tipos diferentes e dicas de criação aqui!

Peixe Corydora: veja tipos diferentes e dicas de criação aqui!

Esse peixe ornamental tem muitas peculiaridades mas são ótimos companheiros de aquário. Quer tê-lo em sua casa? Descubra curiosidades sobre essa linda espécie.


Conheça o belíssimo peixe Corydora

Peixe Corydoras em aquário

Esses lindos peixes ornamentais deixam o seu aquário bem mais bonito. Esses pequenos aquáticos coloridos têm características muito específicas, e são frágeis e fortes ao mesmo tempo, por serem vulneráveis a algumas situações e resistente a outras. Eles costumam habitar pequenos rios e riachos, podendo ser encontrado desde São Paulo até Santa Catarina.

O peixe Corydora mede de 4cm a 6cm e pode viver até 10 anos se tiver todas as suas necessidades atendidas e for muito bem cuidado. Confira dicas importantes para conseguir cuidar da maneira correta desse peixe que pode ser uma ótima aquisição para o seu aquário.

Como são os peixes Corydoras?

Os peixes Corydoras têm diversas características únicas que fazem com que ele seja um peixe com cuidados especiais. PH da água e quantidade de sal são algumas das várias outras coisas que se deve prestar atenção ao cuidar do seu animal aquático.

Dois peixes Corydoras em aquário

Características dos peixes Corydoras

Como citado anteriormente, o Corydoras é um peixe ornamental, ou seja, se destaca pelas suas cores e exuberância e, também, pela facilidade de criá-lo em cativeiro. Membro da Família Callichthyidae, esse peixe tem diversas cores dependendo da espécie. Podem ser malhados, azulados, levemente rosados entre outros.

Outra característica desse peixe, é que ele possui dois espinhos próximos às nadadeiras peitorais que servem como defesa contra os predadores. Além disso, seu intestino é adaptado para facilitar a absorção de oxigênio, fazendo com que ele sobreviva em ambientes com pouco nível de oxigênio.

Origem e histórias dos peixes Corydoras

O nome do peixe Corydora vem da junção das palavras gregas kory, que significa capacete, e doras, que quer dizer pele são originários. Isso acontece devido a sua estrutura, pois esse peixe possui duas fileiras de placas ósseas na cabeça, no lugar nas escamas, que funcionam como um capacete para proteção.

Além disso, os Corydoras são originários da América do Sul, mas algumas fontes dizem que na verdade é mais especificamente do Brasil. No entanto, ele pode ser encontrado também na Bolívia.

Manias dos peixes Corydoras

Algo muito comum dos Corydoras, que pode assustar seus responsáveis, é a visita repentina a superfície do aquário. Esses pequenos peixes têm a capacidade de captar ar atmosférico, ou seja, fora do aquário. Devido a isso, muitas vezes você pode presenciar ele nadando muito rápido até a superfície.

Isso ocorre pois, frequentemente, esse peixe ornamental sente a necessidade de absorver esse ar para, logo em seguida, retornar e descansar no fundo do aquário, um dos locais que ele mais permanece.

Fama de limpadores de aquários

Os peixes Corydoras levam uma fama que na verdade não se aplica a eles. Muitas vezes esses peixes são conhecidos por limparem o aquário. No entanto, esse é um erro muito grande, e ele acontece, pois o Corydora tem o costume de se alimentar no fundo do aquário. Mas, apesar disso, ele não limpa o aquário, logo é necessário que seu responsável faça esse serviço.

Alimentação dos peixes Corydoras: o que eles comem?

Os Corydoras têm características alimentares bem específicas e precisam de um cuidado especial com a sua dieta. Como dito anteriormente, eles se alimentam no fundo do aquário, mas quando necessário, podem subir à superfície também.

Corydoras adoram alimentos que se depositam no fundo do mar

Peixe Corydoras em aquário

Umas das características do Corydora é sua adoração por fuçar o fundo do mar. É algo tão persistente que quando estão em cativeiro eles continuam fuçando, mas dessa vez o fundo do aquário e não do mar. Por ter essas características, o Corydora se alimenta dos restos depositados no fundo, que podem ser de crustáceos, insetos e matéria vegetal.

Outros alimentos que os peixes Corydoras amam

Os peixes Corydoras não só precisam como adoram alimentos vivos. Por isso, é muito importante acrescentar esse tipo de alimentação à dieta desses pequenos peixes. São várias as opções, entre elas vermes, larvas de insetos, alguns insetos e até pequenos crustáceos.

Petiscos para os peixes Corydoras

Além de inserir alimentação viva à sua dieta, você também pode oferecer pequenos petiscos que deixarão seu peixe mais feliz. Pequenos pedaços de minhocas são ótimos, mas, além disso, tem também Tubifex desidratado. Esse alimento é composto de gordura, fibra e proteína e é muito comum na alimentação dos peixes tropicais e de água fria

Ração para peixes Corydoras

Outra forma de alimentar esse pequeno peixe ornamental é fornecer rações qualificadas para peixes do fundo do mar. Essas rações são fáceis de serem encontradas e, é preferível que sejam dadas a noite, que é quando os peixes estão mais em atividade.

Principais tipos de peixes Corydoras

São diversos os Corydoras existentes no mundo. São mais de 100 espécies com características e cores específicas. No geral, as espécies são parecidas em questão de tamanho e alimentação, mas suas cores são bem diversas.

Corydoras Julii

Dois peixes corydoras

Também conhecidas como Corydora leopardo, esse peixe carrega esse nome devido a sua coloração similar a pele de um leopardo. Sua origem também é da América do Sul, sendo muito comum no Rio Amazonas.

Corydoras Panda

Corydoras Panda

Esse tipo de Corydora tem é muito característica pela mancha circular preta em volta dos seus olhos. Ele é chamado de Corydora Panda justamente por essa particularidade muito parecida com o urso panda. Essa espécie é encontrada no Brasil, mas também é muito comum no Peru.

Corydoras Pygmaeus

Corydoras pigmeus

Conhecido como Corydora Pigmeu ou Anã, esse peixe chega a, no máximo, 3cm, sendo comum ter apenas 2cm e por isso recebe esse nome. Sua expectativa de vida é de 5 anos, e eles são ótimos para habitar pequenos aquários, mas sempre com mais 3 ou 4 da sua espécie para acompanhá-lo.

Corydoras Albinas

Peixe Corydoras albinas

Apesar do nome, as Corydoras Albinas não são brancas e sim alaranjadas com o ventre amarelo. Esse peixe é originário da Bacia Amazônica, mas também pode ser encontrado em outras regiões do Brasil, no Uruguai e na Argentina.

Comportamento dos peixes Corydoras

Peixe Corydoras em aquário

Além das peculiaridades já citadas anteriormente, o peixe Corydora também tem características específicas tanto de comportamento como também na hora de reproduzir. Inclusive, é comum falhar na primeira tentativa de reprodução no aquário, pois há muitos rituais a serem seguidos para que tudo dê certo.

Reprodução dos peixes Corydoras

Para começar a fecundação e logo em seguida a liberação dos ovos, o casal de corydoras se posiciona formando a letra "T". O macho assume a posição do traço superior da letra, enquanto a fêmea se posiciona perpendicularmente. Nesse momento, a fêmea libera os ovos e o macho o fecunda.

Finalizando esse processo, a fêmea então leva seus ovos adesivos para serem depositados. Normalmente eles ficam em superfícies planas no aquário.

Dimorfismo sexual dos peixes Corydoras

Os macho e fêmeas Corydoras não são tão difíceis de serem identificados e diferenciados. A fêmea é maior e mais encorpada que o macho, logo, olhando de cima, não é difícil distingui-los. Além disso, o ventre da fêmea é maior e mais dilatado, ou característica que auxilia na diferenciação.

Rituais dos peixes Corydoras

Como mencionado antes, é comum a primeira tentativa de reprodução em cativeiro falhar. Isso ocorre, pois o casal de Corydoras precisa de todo um "clima" de romance. Além de ter um aquário com tamanho e temperatura adequados, é necessário que haja uma simulação da chegada da estação das chuvas, que é feita com a água e a alimentação.

Pacificidade dos peixes Corydoras

Esse peixe ornamental é muito pacífico, e essa é uma das suas características comportamentais mais marcantes. Em seu ambiente natural ele convive com cardumes com mais de 20 peixes, podendo chegar a 100. Por conviver com muitos da sua espécie, é recomendado que, no aquário, ele tenha mais 2 ou até 5 companheiros.

Por ser um peixe calmo, o Corydora consegue conviver pacificamente com outros peixes fora da sua espécie. Entretanto, esses outros devem ser pequenos e também pacíficos, para que o Corydora não acabe se tornando uma presa

Hábitos noturnos e piscar de olhos

Diferente de muitas espécies de peixes, o Corydora tem hábitos noturnos, ou seja, é a noite que ele mais se movimenta. Por causa disso, é importante alimentá-los durante esse período ou com as luzes do aquário apagadas, simulando a noite. Esse é o momento perfeito, pois é quando eles estarão mais alertas.

Outro fato curioso desse peixe é a falsa piscada que ele dá. Seus olhos são capazes de se movimentarem pois giram em sua órbita. Quando o Corydora faz isso, a impressão que fica é de que ele estaria piscando, algo que assusta e surpreende aqueles que o observam.

Aquário para peixes Corydoras: como montar?

Peixe Corydoras em aquário

Esses peixes ornamentais precisam de aquários adequados para se desenvolverem. Tamanho, água, areia e plantas são algumas das coisas a serem observadas, pois precisam atender alguns requisitos para serem saudáveis as Corydoras.

Tamanho do aquário, parâmetros e pH da água ideais

Os Corydoras são peixes que precisam de espaço. Por isso, é ideal que seu aquário tenha cerca de 70 litros com as dimensões 60cm x 30cm x 40cm. Dependendo do tipo de Corydora, como a Pigmeu, esse aquário pode ser um pouco menor, mas sempre com bastante espaço para o peixe.

Outra preocupação do responsável pelo Corydora é o pH da água. Para que o peixe tenha uma maior expectativa de vida, é necessário que o pH seja neutro mas ácido ao mesmo tempo. A água também deve estar entre 25º e 27º, parecido com as bacias sul-americanas.

Plantas e decoração para aquário de peixes Corydoras

Algo que é muito admirado pelos Corydoras são as plantas. Colocar plantas nos aquários proporciona sombras e esconderijos que esse peixe gosta muito. No entanto, deve ter atenção em não colocar muitas plantas e objetos de decoração no fundo do aquário, pois o Corydora fuça muito o fundo e pode se machucar.

Areia ou cascalho para o aquário

Para manter seu peixe seguro e sem ferimentos, é essencial que a areia ou cascalho presente no fundo do aquário sejam escolhidos da forma certa. A areia precisa ser fina e o cascalho arredondado. Desse jeito, quando o Corydora fuçar o fundo ela não irá se machucar.

Companheiros de aquário

Apesar de todas as especificações que a espécie tem, o Corydora é um ótimo peixe para frequentar aquários comunitários pois são bem tranquilos. Entretanto, deve-se prestar atenção aos outros peixes que serão colocados no mesmo ambiente que ele. Devem ser peixes calmos e do mesmo tamanho ou um pouco menor, pois assim o Corydora não vira presa de nenhum outro.

Você está pronto para ter seu Corydora!

Peixe Corydora nadando

Mesmo sendo um peixe complexo, o Corydora é uma ótima aquisição para o seu aquário. Depois de todas essas dicas fica fácil saber como cuidar desse peixe ornamental da forma correta. Suas cores são lindas e vivas, mas também servem de alerta, pois caso algo relacionado ao ambiente esteja errado a intensidade da cor diminui drasticamente.

Basta ficar de olho no comportamento do seu Corydora, limpar o aquário e alimentá-lo bem. Assim seu amigo ficará com você por muito tempo embelezando seu aquário.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.