Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Conheça o Oscar tigre e suas principais características. Aqui você vai descobrir porque este peixe jumbo é tão curioso!


Conheça o Oscar tigre: o rei dos peixes jumbos!

oscar tigre

O peixe Oscar tigre é um dos peixes jumbo mais populares entre os aquaristas, tanto pela sua estética quanto pela facilidade de criação. Contudo, como todo animal, ele tem suas peculiaridades e precisa de cuidados especiais.

Por isso, fizemos este guia completo sobre o peixe Oscar. Continue lendo para saber as características e hábitos dele e como cuidar de um!

Informações gerais do Oscar tigre

Astronotus ocellatus

Abaixo veremos algumas informações sobre esta inteligente e sistemática espécie de peixe. Aprenda um pouco mais sobre o Oscar tigre para ter uma relação tranquila com seu amigo de barbatanas.

Características visuais do Oscar tigre

Tem uma cor amarelada em todo o seu dorso junto com listras pretas, o que lembra um tigre, por isso a razão de seu nome. O Oscar tigre muito bonito devido à sua elegância e nado imponente.

Origem do Oscar tigre

É uma espécie que vive em água doce em temperaturas mais elevadas, pois o Oscar tigre não suporta águas frias. É da família dos Ciclídeos, mais precisamente da subfamília dos Astronotinae. Seu nome científico é Astronotus ocellatus, um perciformes que possui mais de 3.000 espécies encontradas, isso se considerarmos só na América do Sul.

Distribuição geográfica e habitat do Oscar tigre

É originário de águas tropicais, mais precisamente rios da América do Sul e África. O rio Amazonas é um grande refúgio desta espécie. Entretanto, devido a pratica do aquarismo, o Oscar tigre também está sendo encontrado na China e na América do Norte na sua forma selvagem.

Outros nomes populares para o Oscar tigre

O Oscar tigre, ou Astronotus ocellatus, pode ser conhecido por diversos outros nomes:

• Apiari
• Oscar
• Acará-grande
• Acaraçu
• Aiaraçu
• Carauaçu
• Apaiari
• Acará-açu
• Acará-guaçu
• Acarauaçu

Como montar um aquário para o Oscar tigre

oscar tigre

Devido à necessidade de uma alimentação muito nutritiva, os cuidados com o Oscar tigre são muito importantes. Esses cuidados vão desde uma boa limpeza no aquário, mantendo seu ambiente de convivência e reprodução sempre agradável, até o tempo de iluminação que o aquário deve ter.

Parâmetros da água e tamanho do tanque

O aquário para o Oscar tigre deve ter de 200 a 250 litros para cada indivíduo, com temperatura variando entre 24 e 33 º C. Caso contrário, em aquários menores podem sofrer com estresse, deixando-os mais agressivos e ocasionando doenças.

É sempre bom manter um termostato, pois se a temperatura da água ficar muito baixa pode desacelerar o metabolismo do peixe e trazendo malefícios à sua saúde. Além disso, o pH da água deve ser entre 5 e 7,8, mas o ideal para o Oscar tigre é próximo a 6,8.

Filtragem do aquário

A filtragem da água deve ser intensa já que o Oscar tigre tem tendências carnívoras. Esta alimentação com pequenos pedaços de carne tipo coração, fígado, pequenos peixes e vermes, facilita a propagação de fungos e bactérias, agravadas ainda mais pela presença de fezes.

Substrato

Outro cuidado muito importante é com relação ao substrato. É fundamental ter um substrato macio no fundo do aquário, pois, quando os alevinos aparecem, o macho Oscar tigre cava buracos para alojá-los até terem condições de seguirem sozinhos. Outro objetivo desse substrato é imitar o fundo dos rios de água doce, o habitat natural do Oscar tigre.

Iluminação do ambiente

O aquário do Oscar tigre deve ser mantido no escuro por 12 horas e no claro por mais 12. Deve ser mantido tampado, pois o nosso amigo tem fama de saltador. Sendo assim, é importante tomar estes cuidados para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável.

Cuidados especiais com o Oscar tigre

oscar tigre

O Oscar tigre tem um temperamento difícil. Ao adquirir essa espécie tenha a certeza de que está preparado para cuidar de um peixe muito inteligente e sistemático.

Compatibilidade com outros peixes

O Oscar tigre não é de boa convivência, já que é do tipo agressivo e territorialista, por isso não gosta que nenhum peixe fique rondando seu habitat. Naturalmente, é um predador de invertebrados, mas pode ser predador de outros pequenos peixes, répteis e anfíbios quando tem a oportunidade de devorá-los.

Alimentação do Oscar tigre

Os alevinos de Oscar tigre se alimentam do saco vitelínico. Porém, quando este termina, os pequeninos devem ter uma alimentação bastante nutritiva como patês de figado, carne de boi ou, até mesmo, peixe sem gordura. Artêmias recém-eclodidas e micro-vermes podem ser opções de alimento para os filhotes desta espécie.

Já adultos, a vitamina E é essencial na sua dieta, pois ajuda no seu desenvolvimento e melhora a reprodução. Para atingir esta nutrição, os alimentos que devem ser dados para os adultos desta espécie são pequenos pedaços de fígado, coração e até mesmo peixes menores, mas o uso de ração específica também é aceitável.

Comportamento sexual e reprodução

Após a desova o casal inicia a oxigenação dos ovos e usando as nadadeiras o casal começa a agitar a água. Esta oxigenação tem o intuito de proteger os ovos de fungos e bactérias. Os ovos eclodirão no prazo de 3 a 4 dias. Nessa hora o macho Oscar tigre transporta seus filhotes em sua boca para um buraco feito por ele no substrato no fundo do aquário.

Depois de levar os alevinos ao buraco feito por ele no substrato, o macho fica com sua prole até que eles consigam se virar sozinhos.

Saúde do Oscar tigre

Os Oscar tigres são muito resistentes se mantidos em boas condições de morada e alimentação. Sofrem muito com ferimentos, principalmente na cabeça devido às brigas e rituais de acasalamento. Em casos raros podem aparecer distúrbios de bexiga natatória e tumores, mas isso, normalmente, é causado por falta de cuidados.

Comportamento e temperamento do Oscar tigre

oscar tigre

Provavelmente você já notou que o Oscar tigre é um peixe único com características marcantes. Então, a seguir vamos a enumerar algumas curiosidades sobre esse peixe. Desse mono, vamos vamos conhecermos melhor esse peixe.

Inteligente

Provavelmente você já deve ter ouvido que os peixes tem memória curta, durando apenas alguns segundos. Contudo, o Oscar tigre derruba este mito, pois ele consegue reconhecer a pessoa que o alimenta. Isso mostra o quanto esta espécie é inteligente!

Bagunceiro

O Oscar tigre também é conhecido por desarrumar o aquário. Como é um peixe muito ativo ele costuma mexer em todo o ornamento do aquário, que se não for bem montado, acaba sendo desarrumado pelo seu habitante.

Uma dica importante para evitar isso é inserir ornamentos fixos que não são facilmente desmontados.

Agressivo

O Oscar é uma espécie naturalmente agressiva, portanto, é muito importante saber onde o peixe será introduzido. Em especial, o tamanho do aquário é um tópico de extrema importância na criação dos peixes Oscar.

Um aquário de tamanho maior permitirá que seu peixinho tenha uma qualidade de vida melhor e mais duradoura. Aquários pequenos tendem a estressa-lo, então tenha cuidado!

Outros tipos de Oscar além do Oscar tigre

Astronotus ocellatus

Existem vários tipos de peixe Oscar. A maioria deles se diferenciam pela sua coloração, enquanto outros se destacam pelo tamanho da barbatana. Mas o comportamento, a beleza e a imponência são as mesmas para todos.

Oscar albino

peixe oscar albino

Como o próprio nome diz, este peixe é quase todo branco. Apresenta algumas manchas aleatórias, mas nenhuma com característica marcante. Apesar de não possuir cores, o Oscar albino possui um brilho perolizado muito marcante.

Oscar bronze

peixe oscar bronze

Possui uma cor amarelo escuro, quase laranja, em todo o seu corpo. Suas barbatanas são amareladas com um leve sombreado preto do meio até as extremidades. Devido à sua beleza que se destaca em qualquer aquário, o Oscar tigre é uma das espécies preferidas pelos entusiastas.

Oscar preto

peixe oscar preto

Quase todo o seu corpo é coberto pela cor preta. As barbatanas também são pretas, mas apresenta uma linha amarelada nas suas extremidades. A sutil linha amarela destaca o contorno escuro desse peixe, principalmente se o aquário for iluminado de forma correta.

Oscar albino rosa

peixe oscar albino rosa

Seu corpo apresenta uma coloração rósea bem suave sem possuir manchas, ficando muito bonito em um aquário adequadamente iluminado. O tom róseo pode variar dando um contraste magnífico em aquários ornados com tons mais escuros. Com toda certeza, é um peixe harmonioso em seu nado.

Oscar albino red e Oscar albino red tiger

peixe oscar albino tigre

Este peixe tem coloração branca, mas apresenta manchas vermelhas bem características em seu dorso. Já o Oscar albino red tiger apresenta uma coloração parecida com a do albino red, mas as manchas tem o formato de listras, assim como o Oscar tigre, porém de coloração vermelha.

Peixe bonito e respeitado

Astronotus ocellatus

Por ser um peixe de aparência imponente e cores chamativas, o Oscar tigre é muito apreciado pelos entusiastas de plantão. Ainda mais pela sua inteligência diferenciada, certamente este peixe se destaca muito no mundo do aquarismo.

Apesar dele ser um peixe popular entre os aquaristas mais experientes, devido ao seu temperamento um pouco complicado, e por necessitar de um aquário com algumas características especificas, ele não costuma apresentar grandes dificuldades em sua criação.

Se você está considerando adquirir um Oscar tigre e tem um aquário com o tamanho adequado, não pense duas vezes! Ele é um ótimo peixe e com certeza trará um novo charme para o seu aquário.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.