Peixe mato grosso: veja características e curiosidades desta espécie!

Peixe mato grosso: veja características e curiosidades desta espécie!

O peixe mato grosso é ótimo para deixar seu aquário lindo. Quer saber como cuidar dele? Confira dicas e características sobre esses pequenos peixes vermelhos.


Peixe Mato Grosso: tudo o que você precisa saber sobre a espécie!

Peixe mato grosso em aquário

Presente em muitos aquários ao redor do Brasil, esse pequeno peixe é famoso pela sua linda coloração apreciada por muitos. Com a sua cor chamativa, esse peixe assume vários nomes como menor vermelha e sangue.

Comum nos aquários, o peixe mato grosso exige cuidados, como todo animal. Água limpa e boa alimentação são essenciais não só para sua durabilidade como também para valorizar a sua cor que é tão marcante.

Confira maiores detalhes sobre o comportamento, a alimentação, procriação e mais características sobre esse pequeno peixe. Depois disso, você terá toda segurança de adquirir um peixe mato grosso e criá-lo em casa.

Características do peixe mato grosso

Peixe mato grosso em aquário

Da Família Characidae, o peixe mato grosso tem como nome científico Hyphessobrycon eques. Ele pode ser encontrado em alguns países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Guiana Francesa e no Brasil. Em terras brasileiras, ele fica desde a Bacia do Amazonas até o rio Paraná. Conheça algumas características peculiares desse peixe.

Tamanho e comportamento do peixe mato grosso

O peixe mato grosso é bem pequeno, chegando a medir até 5cm. Seu comportamento é exemplar. Na natureza, ele costuma nadar em cardume, por isso são ótimos para aquários com vários peixes. Sua calma também ajuda, possibilitando que ele conviva com outros de diversos tamanhos, menores ou maiores que ele.

Um ponto negativo é que esse peixe tem o costume de mordiscar as barbatanas de seus companheiros de aquário. Por causa disso, é melhor colocar ele com outros peixes da sua espécie para formarem um cardume. Mas não pode exagerar. Apesar de serem calmos esses pequenos costumam ficar irritados e violentos na hora da alimentação

Cores do peixe mato grosso

Como já citado anteriormente, uma das grandes características desse peixe é a sua coloração. Se bem alimentado e mantido em ambiente limpo, o peixe mato grosso assume um tom vivo de vermelho, podendo ter tons mais escuros também.

A barbatana localizada na parte superior do seu corpo tem a cor preta. E, curiosamente, o pequeno peixe tem uma mancha preta, em forma de vírgula, próximos aos olhos, que pode diminuir e sumir quando ele envelhece.

Tipos existentes do peixe mato grosso

O peixe mato grosso também é conhecido como tetra mato grosso, pois ele faz parte do grande grupo de peixes tetras. Esse grupo é composto de pequenos peixes de água doce, encontrados em diversos lugares do mundo e se diferenciam principalmente pelas suas cores.

São inúmeros os tipos de peixes tetras. Tem o tetra neon, também conhecido como cardinal, tetra negro, tetra olho do fogo balão, tetra do congo, tetra pinguim balão, tetra rosa, entre outros. Todos com comportamento e características bem parecidas e com destaque para suas cores exuberantes.

Alimentação do peixe mato grosso

Cardume de Peixe mato grosso em aquário

Além de ser calmo e ter um bom convívio em grupo, o peixe mato grosso tem outra característica que o transforma em um ser muito adaptável: sua alimentação. O peixe avermelhado come diversos tipos de alimentos, entre eles frutas, outros peixes e ração.

Crustáceos

Uma das várias opções de alimento do peixe mato grosso são os crustáceos. Isso costuma acontecer quando ele não está em cativeiro e sim no seu habitat natural. Quando ele está no rio, esses crustáceos costumam cair na água. Dessa forma, o peixe aproveita a oportunidade e se alimenta deles.

Frutas

Outro alimento admirado pelos peixes mato grosso são as frutas. Em seu habitat natural eles também têm acesso a elas quando caem nos rios, igual aos crustáceos. No entanto, quando estão no aquário também podem ser alimentados por elas. É importante que o pequeno peixe tenha uma alimentação rica e diversa para ajudar a manter sua cor e a viver por mais tempo.

Larvas de inseto

Pode parecer estranho, mas larva de inseto é um excelente alimento a ser dado ao seu peixe mato grosso, principalmente se ele vive em um aquário. As larvas são um ótimo complemento alimentar para o peixe, pois eles sentem uma necessidade de comer coisas vivas. Além disso, esse tipo de comida traz um bom equilíbrio à dieta desses seres marinhos.

Rações

Além dos alimentos citados anteriormente, outra maneira de fornecer comidas boas para o seu peixe é acrescentar ração à dieta dele. Hoje em dia existem marcas especializadas que fazem com que seu sistema imunológico seja estimulado, tornando-o mais protegido. Esse tipo de alimentação também pode auxiliar no combate a fungos e bactérias.

Curiosidades do peixe mato grosso

Apesar da cor exuberante, não é apenas isso que o peixe mato grosso tem de único e diferente. Outras características fazem com que esse peixe seja conhecido pela sua "simpatia", que o faz ser um ótimo companheiro. Confira mais curiosidades sobre esse peixe.

Compatibilidade do peixe mato grosso com outros peixes ornamentais

Peixes ornamentais são aqueles perfeitos para habitar os aquários devido as suas cores exuberantes e chamativas. Como citado anteriormente, no geral, os peixes mato grosso, além da sua linda cor, são seres aquáticos pacíficos. Logo, são ótimos para "embelezarem" os aquários com outros peixes ornamentais, transformando-os em verdadeiras obras de arte.

Popularidade entre os peixes ornamentais

O peixe mato grosso é um dos mais amados e admirados entre os peixes ornamentais por muitos motivos. Não só sua beleza e seu comportamento fazem com que isso aconteça, sua resistência também. Outra curiosidade é que, além da linda cor, esses peixes também são muitos resistentes, algo essencial para os criadores de peixes ornamentais.

Dimorfismo sexual no peixe mato grosso

Tanto o macho quanto a fêmea têm suas características específicas. Como já citado anteriormente, o peixe mato grosso tem a nadadeira dorsal preta, mas, na verdade, isso é específico do macho. Já a fêmea não tem essa coloração.

Outra diferença entre os dois e a forma do seu corpo. Enquanto a fêmea é redondinha e cilíndrica, o macho tem o corpo mais reto. Desse jeito fica até mais fácil diferenciar um do outro.

Um ótimo peixe para o seu aquário!

Peixe mato grosso em aquário com pedras brancas

Esse peixe ornamental é uma ótima aquisição para o seu aquário. Suas cores deixam tudo mais bonito e seu comportamento permite que outros tipos de peixes convivam com ele.

Com todas essas dicas você já está pronto para cuidar do seu pequeno peixe mato grosso, ou do pequeno cardume que é o recomendado. Prestando atenção principalmente em sua alimentação diversa, seu peixe vai ficar com você por bastante tempo.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.