Cachorro pode comer maçã verde ou madura? Descubra aqui

Cachorro pode comer maçã verde ou madura? Descubra aqui

Você já se perguntou se cães podem comer maçã, e se a fruta faz bem para eles? Neste artigo respondemos essas e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!


Será que o cachorro pode comer maçã?

Cãozinho sentado no gramado comendo maçã

Inserir frutas na alimentação dos cães é uma forma de mantê-los mais saudáveis. É comum, porém, que existam dúvidas sobre quais frutas podem ser consumidas pelos cachorros, já que algumas delas podem ser prejudiciais para esses animais.

Se a sua dúvida é sobre a maçã, este artigo veio não só para te informar que, sim, cães podem comer maçã, mas também para apresentar informações importantes sobre os benefícios dessa fruta. Além de melhorar a circulação sanguínea, a maçã possui antioxidantes, protege o intestino dos cães, alivia alergias, previne problemas renais e ajuda na recuperação da fadiga.

Versátil, ela pode ser oferecida como petisco, ralada, cozida e até mesmo em forma de sorvete. No entanto, para garantir uma dieta saudável para o cachorro, é preciso oferecer a fruta de maneira adequada. Para aprender mais sobre o assunto, confira as informações abaixo!

Benefícios do seu cachorro comer maçã

Cão cheirando um prato com frango e maçãs

A maior parte dos cães é acostumada a comer apenas ração. Por conta disso, a inserção de pedaços de maçã na alimentação desses animais, não só poderá agradar o paladar dos cachorros, deixando-os satisfeitos e felizes, como também trará diversos benefícios à saúde.

Recuperação da fadiga e redução de inflamações

Uma única maçã é composta por cerca de 60 mg de flavanol, um composto responsável por reduzir as inflamações no organismo. Com essa redução, o cachorro se beneficia também de uma diminuição no risco de morte precoce por doenças como câncer e problemas cardíacos.

A fruta também funciona como um petisco energético. Isso porque as calorias e a frutose, açúcar predominantemente encontrado nas frutas, são fontes de energia para o organismo dos cachorros. Sendo assim, oferecer maçã aos cães é uma boa maneira de mantê-los ativos e saudáveis, especialmente após um passeio, do qual eles precisam se recuperar fisicamente.

Melhora a circulação sanguínea

Por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a maçã favorece a circulação sanguínea de cachorros que consomem a fruta. Com a melhora na circulação do sangue no organismo, o animal ganha qualidade de vida e corre menos risco de morrer precocemente.

Isso porque a melhora na circulação sanguínea, reduz as chances de o cachorro desenvolver doenças cardíacas que podem ser fatais, já que o coração depende de uma boa circulação para permanecer saudável e em pleno funcionamento.

A maçã possui antioxidantes

Além de possuir flavonoides e polifenóis - substâncias com poder antioxidante capazes de reduzir a pressão arterial e evitar doenças cardíacas -, a maçã também é rica em quercetina, antioxidante que beneficia a saúde cerebral dos cães, por reduzir o envelhecimento celular e a inflamação dos neurônios.

Nas maçãs, também são encontrados antioxidantes que protegem os pulmões e os olhos, reduzindo as chances do cachorro desenvolver problemas pulmonares e visuais.

A fruta ajuda a aliviar alergias

Os problemas causados pelas alergias podem ser evitados por meio do consumo de maçã. Ao adicionar porções dessa fruta na dieta do cachorro, o dono pode livrar o animal de sofrer com o incômodo gerado pelas crises alérgicas.

Isso porque a quercetina, substância presente na maçã que age como antioxidante, tem também propriedades anti-inflamatórias que a tornam um antialérgico natural. Esse processo de combate a alergias, ocorre graças a capacidade da quercetina de barrar a liberação de histamínicos pelas células imunológicas, já que é essa liberação que gera reações alérgicas.

Melhora a saúde intestinal do cão

Os benefícios da maçã se estendem ainda à saúde intestinal dos cachorros. Quando adicionada à alimentação dos cães, essa fruta é capaz de aliviar a constipação, garantindo um melhor funcionamento do intestino. A explicação para isso, tem relação com o alto teor de fibras da fruta. Dentre elas, a pectina, um tipo de fibra que funciona como probiótico e auxilia na manutenção da saúde intestinal dos cães.

Previne problemas renais

Prover uma alimentação saudável e balanceada aos cães é a melhor forma de evitar problemas renais. No caso da maçã, é indicado oferecê-la aos cachorros para prevenir doenças nos rins, já que esses órgãos são beneficiados por frutas com quantidade de potássio inferior a 150 mg, como é o caso da maçã.

Sendo assim, a inclusão da maçã na dieta do animal pode evitar que ele desenvolva problemas de saúde relacionados aos rins e tenha que passar por uma readaptação alimentar, com substituição da ração comum pela renal.

Formas de dar maçã ao cachorro

A maçã pode ser oferecida ao cachorro de diversas formas, atendendo às necessidades do dono e às vontades do cão. Versátil, a fruta pode ser dada ao animal em forma de sorvete, ralada, cozida ou como um petisco. Confira abaixo!

Sorvete de maçã

picolé de maçã

O sorvete de maçã é uma ótima alternativa para os dias quentes. Assim como nós, os cachorros também sofrem com o calor excessivo. Oferecer sorvetes saudáveis é uma forma de ajudá-los na manutenção da temperatura corporal.

Como os cães não podem consumir sorvetes feitos para seres humanos, o ideal é preparar receitas caseiras. Para fazer o sorvete de maçã, basta descascar, retirar as sementes e amassar a maçã, misturando-a com água e levando-a ao congelador em uma forma de gelo. Após o congelamento, o dono deve oferecer os cubinhos de gelo ao cão - cerca de dois cubos por vez, a depender do porte do animal.

A maçã ralada é uma opção

Maçã ralada

Ralar a maçã também pode ser uma boa forma de oferecê-la aos cachorros, especialmente para aqueles com baixa aceitação à fruta. Para contornar uma possível rejeição por parte dos cães, o recomendado é ralar a maçã e colocá-la em meio à ração do cachorro.

Com os sabores misturados, o cachorro poderá aceitar melhor a fruta, acostumando-se aos poucos. Em alguns casos, após ingeri-la misturada à ração, o cachorro passa a gostar da maçã e a consumi-la de outras formas.

Maçã cozida

Maçã cozida

Oferecer a maçã in natura não é a única opção para os tutores de cães, que também podem recorrer ao cozimento. Após cortar a fruta em pedaços pequenos, basta colocá-la dentro de uma panela com água e levá-la ao fogão.

O cozimento é um meio de diversificar a forma de oferecer a maçã aos cães, e de tentar agradar ainda mais o paladar canino, oferecendo a fruta de uma maneira diferente. É importante, porém, que o tutor esteja atento à temperatura após o cozimento para que o cachorro não queime a boca ao tentar ingerir o alimento.

Maçã em forma de petisco para cães

Maçã fatiada

Cortar a maçã em pequenos pedaços e oferecê-los como petisco, é uma boa forma de substituir guloseimas altamente industrializadas que podem ser prejudiciais para a saúde dos cachorros. Seja para agradar os cães ou para promover o reforço positivo após eles se comportarem, a maçã pode ser usada como petisco saudável a ser oferecido ocasionalmente para os cachorros, deixando-os felizes e tornando-os mais saudáveis.

Cuidados na hora de dar maçã ao cachorro

Homem alimentando o cão com maçã

Embora seja benéfica para a saúde dos cachorros, a maçã deve ser oferecida de maneira correta para que seus benefícios sejam aproveitados. Para não cometer erros que podem prejudicar a saúde desses animais e levar ao desenvolvimento de doenças, confira as dicas abaixo!

O cachorro pode não gostar de maçã verde

Antes de tudo, é preciso respeitar as vontades do cão e não o forçar a consumir um alimento que ele não gosta. A maçã verde, por exemplo, pode não ser bem aceita por alguns cachorros.

Isso porque, diferente da vermelha, a maçã verde possui um sabor levemente azedo que pode incomodar os cães. Caso isso ocorra, e o animal rejeite a fruta mesmo quando for oferecida misturada à ração, o recomendado é não forçar a ingestão para não estressar o animal e não o submeter ao risco de engasgos.

Opte pela maçã orgânica

Caso seja possível, o tutor deve comprar apenas maçãs orgânicas para os cachorros. Livre de agrotóxicos, as frutas orgânicas são ainda mais saudáveis do que as demais e, por isso, são as mais recomendadas para a dieta canina.

Prejudicais para a saúde dos animais, os agrotóxicos podem levar ao desenvolvimento de doenças como o câncer. Por isso, oferecer alimentos livres desses pesticidas é a melhor escolha que o tutor pode fazer para proteger seu cão.

Evite dar as sementes ou a casca

Uma maçã de boa qualidade e, se possível, orgânica, não é a única coisa a qual o dono do cachorro deve se ater ao oferecer a fruta ao animal. Isso porque a orientação de veterinários é de que esse alimento seja oferecido sem sementes e casca.

Com cianeto em sua composição, a semente de maçã é considerada tóxica para cachorros. Além disso, sementes de quaisquer frutas podem levar os cães a desenvolver um quadro de obstrução intestinal.

Evite oferecer a maçã em excesso

Rica em carboidratos, como a frutose, a maçã deve ser oferecida em porções moderadas e não deve fazer parte da alimentação diária dos cães. Se oferecida em excesso, a fruta pode deixar de ser uma aliada da saúde desses animais.

A frutose, um tipo de açúcar presente na maçã, pode gerar problemas de saúde, caso a fruta seja consumida em excesso. Por isso, para evitar casos de diabetes e obesidade, o recomendado é oferecer pequenas porções de maçã – com no máximo metade da fruta, a depender do porte do animal – de duas a três vezes por semana.

Cachorros mais saudáveis e felizes

Garota dando maçã ao cão no parque

Não é novidade para ninguém que os cachorros são apaixonados por comida. Cães ao redor de seus tutores, esperando por um pedaço do que está sendo consumido na mesa de jantar, é uma cena comum nas casas de quem tutela esses animais encantadores e famintos.

No entanto, ceder à pressão dos cachorros, oferecendo a eles alimentos inadequados, pode ser extremamente prejudicial. Para agradá-los sem submetê-los a riscos, os tutores podem recorrer à maçã. Conforme demonstrado neste artigo, essa fruta, quando oferecida em quantidades adequadas, pode ser um meio dos donos deixarem os cachorros mais felizes ao mesmo tempo em que os mantêm saudáveis.

Autor deste artigo

Jornalista formada pela PUC, atua na área do jornalismo animalista há quatro anos e está sempre antenada sobre assuntos relacionados aos animais, já que é apaixonada por eles desde à infância.

Palavras-chave relacionadas


cuidados alimentação dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.