Conheça o pacarana, um grande e raro roedor brasileiro!

Conheça o pacarana, um grande e raro roedor brasileiro!

Confundida com a paca e com a capivara, o pacarana é um roedor em extinção. Você já ouviu falar desse animal? Reunimos nesse artigo tudo que você precisa saber!


Você conhece o Pacarana?

Provavelmente você nunca se deparou com um pacarana na rua ou na área rural, até porque além dele estar em extinção é considerado um animal com hábitos totalmente noturnos, o que dificulta a sua fácil visualização. Pertencente à família dos roedores, o pacarana é um animal com hábitos curiosos e com raríssimas aparições, mesmo sendo um animal muito antigo.

Neste artigo você conhecerá informações como o nome e a origem, a expectativa de vida e a reprodução, as características visuais do roedor, importância ecológica, habitat, distribuição geográfica, alimentação, hábitos de vida e algumas curiosidades dos pacaranas. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

Ficha técnica do Pacarana

O pacarana, apresenta características que fazem dele um animal único e diferenciado com raríssimas aparições. Confira a seguir mais informações sobre a origem e o nome científico desse roedor, suas características visuais, habitat natural e distribuição geográfica, expectativa de vida e como é a sua reprodução!

Origem e nomes

O pacarana, único representante dos roedores que habitam a região Sul-Americana e considerado o 3º maior roedor mundial, foi descoberto no ano de 1873 e desde então a sua existência sempre foi considerada uma raridade. Por ter uma aparição rara, o pacarana inclusive já foi considerado um animal extinto.

Da família Dinomyidae, o pacarana, tem o seu nome originado do tupi e significa “falsa paca” ou “similar a uma paca”, tendo em vista que tanto a paca quanto o pacarana são animais muito parecidos. A única diferença entre eles é o corpo do pacarana que é mais robusto do que o da paca. Com o nome científico de Dinomys branickii, o pacarana é popularmente conhecido como paca de rabo.

Características visuais do roedor

No que diz respeito ao corpo do pacarana, ele é largo e robusto. Além disso, o roedor tem pescoço e pernas curtas e grossas. Com um comprimento que varia de 73 a 79 cm e um peso que pode variar de 10 a 15 kg, o pacarana tem uma cauda grossa e que pode alcançar 20 cm, o que reforça a sua popularidade como uma paca de rabo.

A cor do corpo desse roedor pode variar de marrom escuro a preto, com partes de pelo branco. Já a cabeça do pacarana é grande, larga e com a pele cinza com preto.

A cara do pacarana conta com um focinho grosso, os bigodes duros e longos, lábio superior fissurado e orelhas arredondadas e pequenas. Além disso, ele possui quatro dedos, unhas bem afiadas, 20 dentes e as fêmeas quatro pares de mamas.

Habitat natural e distribuição geográfica

A ciência ainda não conseguiu levantar muitas informações sobre os hábitos do pacarana, porém o que se sabe é que o habitat natural desse animal são as áreas florestais de difícil acesso. Quanto a distribuição geográfica do roedor é comum encontrar pacaranas no noroeste da Colômbia e da Venezuela, no ocidente e planaltos da Bolívia, e no Brasil no Acre e no oeste do Amazonas.

Expectativa de vida e reprodução

Por ser um animal em extinção e de pouca aparição, a ciência ainda não conseguiu comprovar a expectativa de vida do pacarana. Por ser um animal com comportamento noturno, isso dificulta ainda mais o seu acompanhamento.

Da reprodução desse roedor nasce em média dois filhotes pesando em média 900 gramas cada um. A gestação do pacarana fêmea dura em média de 222 a 280 dias, aproximadamente 40 semanas.

Alimentação do roedor

Este roedor apresenta uma alimentação variada, sendo comum a preferência por caules e folhas. Em porções menores, os pacaranas se alimentam de flores, brotos, casca de árvores e frutos. Como o pacarana não caminha por longas distâncias, devido ao seu andar lento, ele não procura por muitos alimentos.

Quando os alimentos que fazem parte da sua dieta alimentar esgotam-se, o pacarana troca de área. Um fato curioso da alimentação desse roedor é que quando vão se alimentar, sentam-se sobre as patas posteriores e analisam o alimento antes de ingeri-lo.

Comportamentos e estilo de vida

O pacarana é um animal noturno e com um comportamento dócil, utilizando a agressividade apenas como uma última alternativa de defesa. O abrigo desse roedor são as fendas naturais, as quais são alargadas pelas suas fortes garras.

No que se refere a convivência do pacarana, ela é realizada em grupo, que, comumente, é composto uma fêmea, um macho e dois jovens, em um total de 4 a 5 membros.

Quando chega o entardecer o maior indivíduo sai da caverna, estala os dentes e emite grunhidos suaves, na sequência ele retorna para a caverna. Dois minutos depois, o macho sai novamente da caverna e o restante do grupo o acompanha e vão em busca de alimentação. O retorno do grupo para a caverna acontece no período noturno.

Curiosidades sobre o Pacarana

O pacarana apresenta algumas aparições consideradas históricas, como uma versão gigante e que tinha o peso aproximado de um carro, além de um caso de maus tratos e que viralizou na internet. Confira a seguir as principais curiosidades do pacarana.

Já existiu um Pacarana-gigante

Considerado o maior de todos os roedores, o pacarana-gigante, que foi batizado pelos cientistas com o nome de Josephoartigasia Monesi teve os seus fósseis encontrados no ano de 1987, no Uruguai. Porém, a espécie só foi oficialmente reconhecida e nomeada pela ciência no ano de 2007.

O pacarana-gigante tinha um tamanho médio de 1,5 a 3 metros de comprimento, o seu peso aproximava-se de uma tonelada. Estudos apontam que esse roedor gigante viveu nos períodos Neógeno e Quaternário, ou seja, há 4 e 2 milhões de anos atrás.

Este animal está vulnerável à extinção

Em função do desmatamento e pela caça ilegal, o pacarana, infelizmente, é um animal em extinção. Extinção esta que faz com que os estudos sobre esse roedor sejam pouquíssimos.

Conforme uma lista elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, que mede o grau de risco de extinção de vários animais, o pacarana é classificado como um animal vulnerável, devido a caça e a destruição das florestas.

Aparições do animal na internet

Um vídeo de um pacarana, supostamente, tomando banho viralizou na internet. Em um primeiro momento o vídeo parece ser engraçado: um roedor, dentro de uma pia, coberto de espuma se ensaboando. Porém, o vídeo não tem nada de engraçado, e sim preocupante.

Esse vídeo que circulou pela internet e que muitos achavam que era um ratão se ensaboando, trata-se de um pacarana que, em um momento de desespero, estava tentando retirar toda a espuma que estava em seu corpo.

Essa prática, gravada no vídeo, é totalmente irregular e preocupante. Além de ser um animal em extinção, o pacarana do vídeo estava sendo gravado em um momento de maus tratos, considerado crime.

Importância ecológica e impactos no seu habitat

O hábito alimentar do pacarana faz com que ele tenha uma atuação muito importante ecologicamente, a partir da dispersão das sementes, que mesmo passando pelo seu trato digestório, não são digeridas. Como essas sementes podem grudar no seu pelo, elas eventualmente caem no solo e então são germinadas novamente.

Por serem consumidores oportunistas, ou seja, que não se importam com a alimentação das demais espécies. Por encontrarem uma grande variedade de alimentos, o pacarana regula o crescimento excessivo de algumas plantas. Isso faz com que eles regulem a quantidade de plantas disponíveis nos locais em que elas estão habitando.

Pacarana: um animal inteligente e em extinção

O pacarana é considerado um roedor de grande inteligência e importância para a cadeia ecológica. Com características físicas e comportamentais que o fazem único, o pacarana, infelizmente, faz parte da lista dos animais em extinção.

Os hábitos de vida dos pacaranas são curiosos e mostram o quão inteligentes são esses roedores, tendo em vista que o momento em que eles saem para se alimentar é durante a noite. Assim, eles ficam menos suscetíveis a predadores e conseguem se alimentar com muito mais cuidado e atenção. E você gostou de saber mais informações sobre esse roedor?

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.