Conheça as diferenças entre o chow chow primitivo e americano!

Conheça as diferenças entre o chow chow primitivo e americano!

Cães dóceis ou temperamentais? Como identificar as diferenças? Se você está pensando em ter um Chow chow em casa, não perca essas dicas!


Chow chow primitivo e americano: diferenças e origem

Dois Chow Chow. Um preto e um bege.

Originários da Mongólia, os Chow chow estão entre as raças mais antigas do mundo, com registros de esculturas datadas de 206 a.C. Reservados, independentes e excelentes cães de guarda, já foram companheiros de personalidades famosas e hoje são muito conhecidos e adorados no Ocidente.

A viagem dos Chow chow pelo mundo se iniciou por volta de 1820, quando soldados ingleses que transportavam animais da China os levaram até o continente europeu. Mas a raça só foi chegar na América em 1980, onde sofreu algumas adaptações e ficou conhecida como Chow chow americano.

Por conta disso, o Chow chow primitivo e o americano têm diferenças em alguns aspectos, tanto físicas quanto comportamentais. Neste artigo, vamos conhecer melhor quais são elas e aprender sobre essa raça incrível e curiosa.

Chow chow primitivo e americano: características

Cachorro Chow Chow

Você pode até achar difícil distinguir os dois padrões ao olhar para um Chow chow, mas as diferenças ficam bem claras ao entender quais as principais características do padrão americano e do primitivo, também conhecido como padrão europeu.

Porte

O Chow chow americano tem uma estrutura menor em comparação ao primitivo, com pernas menores e mais gordinhas. Ainda assim, suas patas são um pouco maiores. Já o Chow chow primitivo é um cão de porte maior e mais magro, com pernas mais compridas e finas, e de patas menores.

Pelagem

Peludos, fofos e lembram um ursinho: estes são os Chow chow americanos. Eles têm uma juba tão redonda que é impossível não associá-los a um urso de cor caramelo. O padrão primitivo, por sua vez, costuma lembrar um leão. Com juba menos volumosa, têm pêlos mais presentes no peito.

Focinho

Assim como humanos também têm características em seu rosto que podem ser associadas a sua nacionalidade, cães como o Chow chow apresentam diferenças. O padrão primitivo possui um focinho mais comprido, protuberante quando visto de perfil, enquanto o do americano é “achatado” e quadrado.

Comportamento do cão

O Chow chow de origem primitiva tem uma personalidade forte e marcada por ser um cão companheiro, criado para auxiliar nas atividades de caça, guarda e transporte de carga. Por isso, esse padrão tem um comportamento mais ativo e independente, que não exige atenção e carinhos constantes.

O padrão americano desenvolveu adaptações que o deixaram mais conhecido por ser um cão tranquilo, preguiçoso e dócil. Também pode ter uma personalidade forte, como é comum na raça, mas se você busca um companheiro que prefere dormir a passear todos os dias, o Chow chow americano é uma boa aposta.

Inteligência e adestramento

O adestramento de um cachorro pode ser mais simples ou mais complexo, e o grau de inteligência da raça pode interferir no processo. Os Chow chow estão na posição 76° dentre 79 raças, o que mostra que são cachorros mais difíceis de ensinar.

Porém, não é uma regra. A personalidade do cachorro é um fator ainda mais importante, e o Chow chow primitivo tende a aprender mais facilmente truques e comandos, por seu comportamento ativo já fazer parte de seu instinto.

Chow chow primitivo e americano: curiosidades

Chow Chow de língua azul

Se você já entendeu quais as diferenças que marcam os dois tipos de Chow chow, está pronto para aprofundar ainda mais seu conhecimento com algumas curiosidades da raça.

Donos famosos

Os Chow chow são cães que se popularizaram após ganharem o coração de personalidades famosas. O ex-presidente americano Calvin Coolidge era tutor de dois cachorros da raça, a rainha Vitória da monarquia britânica era encantada com seus companheiros caninos e até mesmo o médico Sigmund Freud se rendeu e costumava levar seu cão às consultas.

Outro Chow chow se tornou conhecido mundialmente quando Elvis Presley apresentou seu amigo Getlo.

Outros tipos de Chow chow

É possível encontrar um cão Chow chow de cores bem exóticas, diferentes do tradicional caramelo. O Chow chow de cor preta é bem conhecido, mas existem cães da raça de cor vermelha, creme e até azul.

O Chow chow de cor vermelha é um dos mais populares e baratos na compra, e possuem uma variedade grande de tonalidades. Marcas pretas na região do focinho podem sumir na medida que o filhote cresce. O Chow chow creme pode ter coloração branca ou dourado clara. Já o azul possui a pelagem acinzentada que, quando exposta ao sol, apresenta reflexos azuis.

Mistura de padrões

Os padrões americano e primitivo podem se misturar e formar um Chow chow com características de ambos os padrões. Existem muitos Chow chow que são um cruzamento de padrões e, apesar das diferenças, acabam unindo algumas das características, como por exemplo o cão apresentar bastante pelagem e ter porte grande.

Companheiros fiéis

Chow Chow deitado.

Se você estava na dúvida sobre ter ou não um Chow chow em casa, pode ficar tranquilo. O ideal é que o adestramento positivo seja feito o quanto antes, ainda filhote, para que o cão aprenda rapidamente e cresça feliz e saudável.

O Chow chow faz jus a fama dos cachorros de serem companheiros do homem e assim estão desde a Antiguidade. Podem não demonstrar, mas sentem muito afeto e são extremamente leais a seus donos. Primitivo, americano ou uma mistura dos dois, são cãezinhos de uma fofura enorme, que equivale ao tamanho de seu porte.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.