Chow chow primitivo e americano: diferenças e origem
Originários da Mongólia, os Chow chow estão entre as raças mais antigas do mundo, com registros de esculturas datadas de 206 a.C. Reservados, independentes e excelentes cães de guarda, já foram companheiros de personalidades famosas e hoje são muito conhecidos e adorados no Ocidente.
A viagem dos Chow chow pelo mundo se iniciou por volta de 1820, quando soldados ingleses que transportavam animais da China os levaram até o continente europeu. Mas a raça só foi chegar na América em 1980, onde sofreu algumas adaptações e ficou conhecida como Chow chow americano.
Por conta disso, o Chow chow primitivo e o americano têm diferenças em alguns aspectos, tanto físicas quanto comportamentais. Neste artigo, vamos conhecer melhor quais são elas e aprender sobre essa raça incrível e curiosa.
Chow chow primitivo e americano: características
Você pode até achar difícil distinguir os dois padrões ao olhar para um Chow chow, mas as diferenças ficam bem claras ao entender quais as principais características do padrão americano e do primitivo, também conhecido como padrão europeu.
■Porte
O Chow chow americano tem uma estrutura menor em comparação ao primitivo, com pernas menores e mais gordinhas. Ainda assim, suas patas são um pouco maiores. Já o Chow chow primitivo é um cão de porte maior e mais magro, com pernas mais compridas e finas, e de patas menores.
■Pelagem
Peludos, fofos e lembram um ursinho: estes são os Chow chow americanos. Eles têm uma juba tão redonda que é impossível não associá-los a um urso de cor caramelo. O padrão primitivo, por sua vez, costuma lembrar um leão. Com juba menos volumosa, têm pêlos mais presentes no peito.
■Focinho
Assim como humanos também têm características em seu rosto que podem ser associadas a sua nacionalidade, cães como o Chow chow apresentam diferenças. O padrão primitivo possui um focinho mais comprido, protuberante quando visto de perfil, enquanto o do americano é “achatado” e quadrado.
■Comportamento do cão
O Chow chow de origem primitiva tem uma personalidade forte e marcada por ser um cão companheiro, criado para auxiliar nas atividades de caça, guarda e transporte de carga. Por isso, esse padrão tem um comportamento mais ativo e independente, que não exige atenção e carinhos constantes.
O padrão americano desenvolveu adaptações que o deixaram mais conhecido por ser um cão tranquilo, preguiçoso e dócil. Também pode ter uma personalidade forte, como é comum na raça, mas se você busca um companheiro que prefere dormir a passear todos os dias, o Chow chow americano é uma boa aposta.
■Inteligência e adestramento
O adestramento de um cachorro pode ser mais simples ou mais complexo, e o grau de inteligência da raça pode interferir no processo. Os Chow chow estão na posição 76° dentre 79 raças, o que mostra que são cachorros mais difíceis de ensinar.
Porém, não é uma regra. A personalidade do cachorro é um fator ainda mais importante, e o Chow chow primitivo tende a aprender mais facilmente truques e comandos, por seu comportamento ativo já fazer parte de seu instinto.
Chow chow primitivo e americano: curiosidades
Se você já entendeu quais as diferenças que marcam os dois tipos de Chow chow, está pronto para aprofundar ainda mais seu conhecimento com algumas curiosidades da raça.
■Donos famosos
Os Chow chow são cães que se popularizaram após ganharem o coração de personalidades famosas. O ex-presidente americano Calvin Coolidge era tutor de dois cachorros da raça, a rainha Vitória da monarquia britânica era encantada com seus companheiros caninos e até mesmo o médico Sigmund Freud se rendeu e costumava levar seu cão às consultas.
Outro Chow chow se tornou conhecido mundialmente quando Elvis Presley apresentou seu amigo Getlo.
■Outros tipos de Chow chow
É possível encontrar um cão Chow chow de cores bem exóticas, diferentes do tradicional caramelo. O Chow chow de cor preta é bem conhecido, mas existem cães da raça de cor vermelha, creme e até azul.
O Chow chow de cor vermelha é um dos mais populares e baratos na compra, e possuem uma variedade grande de tonalidades. Marcas pretas na região do focinho podem sumir na medida que o filhote cresce. O Chow chow creme pode ter coloração branca ou dourado clara. Já o azul possui a pelagem acinzentada que, quando exposta ao sol, apresenta reflexos azuis.
■Mistura de padrões
Os padrões americano e primitivo podem se misturar e formar um Chow chow com características de ambos os padrões. Existem muitos Chow chow que são um cruzamento de padrões e, apesar das diferenças, acabam unindo algumas das características, como por exemplo o cão apresentar bastante pelagem e ter porte grande.
Companheiros fiéis
Se você estava na dúvida sobre ter ou não um Chow chow em casa, pode ficar tranquilo. O ideal é que o adestramento positivo seja feito o quanto antes, ainda filhote, para que o cão aprenda rapidamente e cresça feliz e saudável.
O Chow chow faz jus a fama dos cachorros de serem companheiros do homem e assim estão desde a Antiguidade. Podem não demonstrar, mas sentem muito afeto e são extremamente leais a seus donos. Primitivo, americano ou uma mistura dos dois, são cãezinhos de uma fofura enorme, que equivale ao tamanho de seu porte.