Cigarra explode quando canta? Confira curiosidades sobre o inseto!

Cigarra explode quando canta? Confira curiosidades sobre o inseto!

Muitas pessoas acreditam que as cigarras explodem ao cantar. Será que isso é verdade? Explicaremos tudo sobre isso aqui!


Afinal, cigarras cantam até explodir?

cigarra cantando

A maioria das cigarras, incluindo todas as espécies orientais, são excelentes animais voadores e passam a vida adulta no alto das árvores, onde são difíceis de serem vistos. Algumas espécies, entretanto, frequentam parques urbanos e bosques, e às vezes, podem ser encontrados ao longo das calçadas ou nas telas das janelas.

Algumas delas possuem um canto específico que conhecemos, passando até várias e várias horas emitindo seus sons até que param. Há pessoas que falam que elas explodem, mas isso não é inteiramente verdade.

Vamos entender adiante o que acontece com as cigarras depois que elas finalizam o seu canto. Descobriremos quais são os motivos pelos quais elas cantarem tão alto, além de diversas curiosidades envolvendo o animal, seu estilo de vida, propósitos e comportamento. Vamos lá?

Entendendo a explosão das cigarras

cigarra cantando

Com certeza você já ouviu cigarras cantarem até “explodirem”. Depois disso, fica um silêncio amável no ambiente. Vamos entender os porquês disso acontecer e como as cigarras fazem para cantar tão alto. Acompanhe:

O que é a "explosão" das cigarras?

As cigarras gostam de cantar durante dias quentes. Além de atrair um companheiro, o barulho alto realmente repele os pássaros. Entretanto, elas não explodem literalmente. O que acontece é que o casco encontrado depois do seu canto é o seu exoesqueleto deixado após a fase de crescimento para a vida adulta. Tal processo chama-se muda.

Assim, elas cantam em épocas reprodutivas, justamente quando atingem a maturidade sexual e fazem a ecdise, ou muda. Dessa forma, as cigarras machos na mesma ninhada ficarão juntas ao chamarem a fêmea para aumentar o volume total do ruído do canto. Isso diminui as chances de predação de pássaros para toda a ninhada.

Por que e como as cigarras cantam?

A reivindicação da fama da cigarra é o seu canto. A canção aguda é, na verdade, um chamado de acasalamento tido pelos machos. Dessa forma, cada espécie possui seu próprio canto único que atrai as fêmeas que são da sua própria espécie. Isso faz com que espécies distintas coexistam.

O aparelho usado pelas cigarras para cantar é bem diferente. Os seus órgãos que são responsáveis pelo som são os timbais. Eles se apresentam como pares de membranas estriadas localizadas no abdômen.

O seu canto se dá quando esse inseto contrai seus músculos internos. Assim, as membranas se dobram para dentro, produzindo o som que somos familiarizados. Depois que os músculos relaxam, os timbais voltam à posição original.

Quão alto é o canto das cigarras?

As cigarras são praticamente os únicos animais capazes de produzir um som tão alto e único. Alguns deles podem produzir um canto de mais de 120 decibéis de perto. Isso está se aproximando do limiar de dor do ouvido humano!

Já as espécies que são menores cantam em um tom tão alto que não pode ser ouvido pelos humanos, mas que pode fazer os cães e outros animais até sentirem dor de ouvido. Sendo assim, até as cigarras precisam se proteger do volume de seu próprio canto!

Cigarras macho e fêmea cantam?

Não! Apenas cigarras machos fazem o famoso som que pode incomodar em várias situações. Como mencionado, os machos têm os órgãos no abdômen chamados timbais. Somente eles conseguem puxar esses músculos com tanta intensidade para dentro e para fora, o que cria o som que ouvimos.

Além disso, os machos cantam por razões diferentes, e cada espécie tem um som único. As fêmeas também podem emitir sons: elas agitam suas asas para responder aos machos. Mas, geralmente, esse som é bem baixinho comparado ao deles.

Todas as cigarras possuem um canto igual?

Não! Cada cigarra apresenta um canto diferente. Isso vai depender da vontade que esses insetos estão para acasalar no momento, da espécie, e do quanto estão agitadas e com vontade de cantar. Sendo assim, por mais que os cantos possam parecer iguais, eles nunca serão.

Além disso, o clima também influencia diretamente na altura e no seu som emitido. Como optam por acasalar mais em épocas quentes, caso você perceba cigarras cantando em climas frios, o seu som poderá ser totalmente diferente do acostumado.

Outras curiosidades sobre as cigarras

cigarra cantando

Vamos descobrir outras curiosidades envolvendo as cigarras, como em quais localidades elas frequentes, se são realmente inofensivas ou se podem servir de alimento para nós e para outros animais. Acompanhe o artigo e surpreenda-se:

Existem cerca de 3.000 espécies de cigarras

Você sabia que existem inúmeras espécies de cigarras por todo o mundo? Entretanto, não são todas que possuem a habilidade de cantar como estamos acostumados.

Provavelmente, você já presenciou cigarras em sua casa e nem percebeu serem elas, justamente por não cantarem e passarem despercebidas. Assim, o número de espécies que emitem som acaba sendo uma porcentagem bem pequena entre essas 3.000 mencionadas!

Estão em todos os continentes, exceto na Antártica

Visto que as cigarras escolhem sair da terra para se acasalar em épocas quentes, fica inviável elas viverem em regiões da Antártica, que são extremamente frias e geladas. Além disso, elas também não teriam terras suficientes para viverem confortavelmente e, literalmente, congelariam.

Dessa forma, mesmo em países frios, longe do Equador, eles passam por períodos quentes, mesmo que seja rápido. Assim, como são insetos fáceis de se reproduzir e conseguem encontrar abrigos em todas as localidades do mundo, menos na Antártica.

Passam a maior parte da vida debaixo da terra

As cigarras passam diversos anos debaixo da terra até que estejam prontas para acasalar. Assim, é comum elas viverem até 17 anos se alimentando de seiva das plantas, raízes e percorrendo caminhos apertados ou túneis de terra. Quando estão preparadas, elas saem e buscam pelo acasalamento, geralmente em épocas quentes, que é quando ouvimos o seu canto.

Os ouvidos das cigarras ficam no estômago

Pelo fato de cantarem muito alto, os ouvidos da cigarra ficam na parte abdominal, mais em específico no estômago. Assim, quando cantam, eles ficam protegidos do som por essas membranas auditivas e escondidas do ambiente barulhento. Portanto, isso funciona como um mecanismo de proteção para que não fiquem surdas e para que seus ouvidos não deteriorem com o volume do canto.

São inofensivas para o homem

As cigarras são realmente bastante inofensivas para o ser humano. Não fazem mal algum para nós e é bem difícil de trazerem doenças ou problemas para a nossa saúde, visto que não temos muito contato com ela. Entretanto, esses animais podem trazer dificuldades para agricultores, porque em algumas épocas do ano, se acumulam em plantações e são consideradas pragas para o setor cafeeiro, principalmente.

São alimentos de animais e humanos

É bastante comum diversos animais se alimentarem de cigarras. Da mesma forma que são inofensivas para nós, os animais também tiram proveito disso. Cães, gatos, tartarugas, passarinhos, aves maiores e diversos outros bichos aproveitam para se alimentar delas. No Brasil, comer cigarras não é muito comum para nós, mas em países como Índia ou China, eles são um prato bastante frequente para a população.

Entendeu o que acontece com a cigarra após cantarem?

várias cigarras cantando

Pode-se perceber que as cigarras machos cantam para chamar as fêmeas ao acasalamento. Esses animais conseguem cantar tão alto que podem até incomodar os animais, além dos humanos. Dessa forma, também se protegem contra o próprio canto, possuindo seu ouvido localizado na região abdominal.

Elas possuem pares de membranas como um tímpano, que conseguem funcionar como orelhas. Os tímpanos são ligados a um órgão auditivo por um minúsculo tendão. Além disso, passam grande parte da vida embaixo da terra e não apresentam uma expectativa de vida muito alta.

Quando terminam de cantar, geralmente realizam a ecdise, que é a troca de exoesqueleto, dando a falsa impressão que explodiram por eles serem encontrados no chão. Assim, de forma geral, são animais tranquilos, não mordem, não são considerados problemáticos aos animais e são inofensivos para os humanos.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.