Por que os gatos ronronam? Revelamos o motivo deste barulho.

Por que os gatos ronronam? Revelamos o motivo deste barulho.

Afinal por que os gatos ronronam? O que isso significa? O ronronar é uma das assinaturas dos gatos. Descubra mais sobre esse som tão intrigante e amável!


Os gatos ronronam por muitos motivos

Gato deitado em tapete

Os gatos são criaturinhas extremamente carismáticas. Diferente do que muitos dizem, os gatos são muito carinhosos e sociáveis quando bem tratados. A característica mais marcante de um gatinho alegre é o seu ronronar.

O ronronar é comum entre os bigodudos, e é um som que demonstra diferentes estados de humor e possui diversas propriedades. Neste artigo, entenderemos melhor esse ruído tão icônico e importante para os companheiros de quatro patas. Veremos como ele é produzido e diversas outras curiosidades.

Você perceberá que esse som pode ser benéfico até para seres humanos, é um riso de um bebê que alegra e alivia tensões. Ter um gatinho por perto pode ser terapêutico.

Veja por que os gatos ronronam

Gato deitado em tapete

A razão mais conhecida para o ronronar dos gatos é o seu estado de alegria. Mas será que seria só isso mesmo? Vamos descobrir quais outras razões para esse ruído tão característico.

Está satisfeito e feliz

O motivo mais comum para o ronronar de um gato é quando ele está alegre. Para quem tem ou teve um gatinho como pet, já deve ter notado que, ao chegar em casa, seu companheiro bigodudo fica contente pela sua presença e, caso chegue perto, você escutará o "ronquinho" característico do ronronar.

Este ruído soa como um pequeno motor na garganta do animal, servindo como um sinalizador de calma e tranquilidade, ao ponto que é agradável continuar acariciando o bichano. Tudo faz parte do grande charme hipnotizante dos gatos.

Conexão materna

O ronronar funciona como um sorriso auditivo, é um forte indicador de conexão e alegria. Evolutivamente falando, os gatos desenvolveram esse mecanismo para mostrar aos seus parentes e companheiros de bando que estão tranquilos e que gostam da companhia em volta.

Da mesma maneira como uma mãe sempre reconhece o tipo de choro dos filhos, as "mamães gatas" percebem o estado de seu filhote pelo seu ronronar. Semelhante ao riso humano, que quando genuíno é contagioso e passa para outras pessoas, o ronronar tende a acalmar os gatos e fazê-los ronronar de volta.

Este barulho pode ser fome

Nem tudo são flores, alguns ronronados podem significar algo mais simples: como a fome. Pesquisadores britânicos observaram que gatos produzem um ronronar diferente daquele mostrado em momentos de alegria. Segundo os pesquisadores, o ronronar é emitido junto com um miado choroso e dolorido.

A combinação parece ser voltada para amolecer o coração do dono. Portanto, não é raro que quando o gatinho está com fome, ele use de estratégias para chamar a atenção e se comunicar com o dono. O som do ronronar é uma ótima ferramenta para isso.

Querendo alguma coisa

Do mesmo modo como uma criança manhosa, o ronronar pode simplesmente significar que eles querem algo: como a sua atenção, por exemplo. Não é raro ver vídeos de gatos deitados sobre teclados ou notebooks de seus donos para lhes roubar sua atenção e exigir, de modo fofo, um pouco de carinho.

Geralmente, nesses casos, o ronronar vem acompanhado do comportamento de esfregar o corpo na perna do dono, este acaba por remover a atenção de sua atividade e ceder um pouco do seu tempo para decifrar o que o companheiro felino deseja.

Forma de comunicação

Dentre os animais domésticos, os gatos estão entre os que mais produzem vocalizações, que é o ato de produzir sons para se comunicar com aqueles que convivem. Além dos miados clássicos, os donos de gatos sabem reconhecer pelo som que seu companheiro faz como está o humor dele. Os ronronados são uma complementação para a comunicação auditiva.

Através do ronronar eles transmitem a sensação de dor, alegria, nervosismo, fome e alívio. Conforme vimos anteriormente, esse ruído é essencial para a comunicação com a mãe. Dessa forma, os gatos conseguem utilizar uma ampla quantidade de sons e ter uma compreensão mais profunda sobre as condições dos membros de seu bando.

Cautela

O ronronar é completamente multifuncional, além de demonstrar seu estado de humor, o caraterístico ruído também pode indicar um estado de cautela. Há cientistas que afirmam que o ronronar é provocado por um aumento na turbulência do sistema circulatório do felino, assim sendo, em estados de tensão o gatinho pode ronronar também.

Dessa forma, é plenamente observável quando um gato está explorando um ambiente novo ou em uma situação de risco ele produz o ronronar juntamente com um miado próprio. Portanto, indicando um estado de alerta.

Gatos ronronam enquanto dormem

Complementando o item anterior, o ronronar durante o sono é um forte potencializador das capacidades regenerativas do animal. Tendo humanos como referência, é sabido que uma boa noite de sono ajuda muito em processos de recuperação. Logo, ronronar durante o sono melhora o estado de saúde do companheiro felino.

O ronronar é um forte sinal de alegria do gato, e estar em um lar que o acolha, lhe dê carinho e proteção é um elemento tranquilizador para o pequeno bigodudo. Portanto, ao dormir, quando bem cuidado, é muito possível que o gato ronrone pelo seu estado de felicidade.

Curiosidades sobre o ronronar do gato

Gato deitado em caixa de barriga para cima

Ainda muito é discutido sobre a razão de como os carismáticos felinos ronronam. Neste tópico, vamos verificar como eles emitem esse som, qual a diferença entre o ronronar e os rosnados e o que faz um gato não ronronar.

Como os gatos ronronam

É um assunto ainda em discussão há cientistas que afirmam que o ruído viria da vibração de estruturas chamadas pregas vestibulares. Estas estruturas vibrariam em conjunto com a garganta, gerando o ronronar.

Outros cientistas alegam que o ronronar se origina do aumento da pressão sanguínea do gato, onde haveria um desvio maior de sangue para uma grande veia próxima ao peito do animal. Portanto, os músculos próximos dessa veia se contraem, as turbulências vão até o diafragma e se tornam vibrações que soam pela garganta.

Nem todo gato ronrona

O ronronar pode estar ligado a uma presença materna na infância do gatinho. Os cientistas estimam que gatos, os quais não tiveram a presença da mãe na primeira infância, não desenvolvem a capacidade de ronronar. A mãe incentiva e estimula o som no filhote.

É semelhante a seres humanos que, por algum motivo, foram separados do convívio social ao nascer, e ficaram subdesenvolvidos em habilidades humanas comuns. Portanto, se o seu gatinho não emite esse som, não é necessariamente falta de afeto ou culpa sua, pode ser uma privação de quando ele nasceu, principalmente se o animal era de rua.

O ronronar é bom para os humanos

Da mesma maneira como os humanos podem ser contagiados pelas emoções de outros humanos, ou seja, se convivermos com pessoas alegres tenderemos a ser alegres. Os gatos também podem influenciar positivamente o estado de humor dos humanos ao demonstrarem sua felicidade com o ronronar.

Estudos feitos apontam que o ronronar alivia a sensação de estresse e tensão, como esse é o fator mais proeminente para problemas cardiovasculares, ter um gato pode ser um bom remédio. O ronronar acaba sendo comparado com o riso de bebê que alegra e deixa leve o humor das pessoas ao redor.

Ronronando ou rosnando? Veja diferenças

A maior diferença é no modo como o som é emitido, o rosnado é mais pontual e rápido, enquanto o ronronar pode ser mais prolongado. O rosnado pode ser ouvido mais longe, enquanto o ronronar pode passar despercebido, caso você não esteja perto. O rosnar tem um som de risco na garganta, enquanto o ronronar é comparado a um "motorzinho".

O gato rosna principalmente como um gesto de agressão, um aviso: "se der mais um passo eu vou te atacar". O rosnado é geralmente acompanhado de miados agudos e do arquear das costas. Rosnar é um ato de agressão, enquanto o ronronar geralmente está associado a alegria.

Por que gatos ronronam? Além de um simples ruído

Gato deitado em chão

Todos os animais possuem mecanismos para lidar com o ambiente em volta, seja para caçar, para acasalar, para se comunicar com os seus semelhantes ou para fugir de presas. Podemos notar que os gatos acabaram por desenvolver uma ferramenta simples e multiuso.

Vimos aqui que o ronronar tem uma importância muito semelhante a da fala para o ser humano. Já que é uma maneira dos gatos se comunicarem e transmitirem diferentes estados de humor. Vale ressaltar que gatos deixam de aprender a ronronar quando afastados da mãe, algo que impacta no seu desenvolvimento completo.

Por fim, o ronronar é um elemento de conexão e elo com o ser humano que cuida dele. Um gatinho não irá ronronar para cuidadores agressivos ou negligentes. Além de ser relaxante para os ouvidos humanos, é uma declaração do afeto felino.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


fatos curiosos características

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.