Coleira para gato é necessário? Antipulgas, com sino e mais

Coleira para gato é necessário? Antipulgas, com sino e mais

Você sabia que existem diversos tipos de coleiras que atendem diferentes necessidades dos gatos? Leia este artigo e confira cada uma delas!


Coleira para gato é realmente necessário?

gato de coleira

A coleira pode ser uma grande aliada dos donos de gatos. Isso, porque além de garantir a segurança do animal - no caso das coleiras de identificação - o acessório pode até proteger o felino de pulgas, como fazem as coleiras antipulgas! No mais, o item não só auxilia o dono a encontrar seu gato caso ele tenha desaparecido, como também possibilita passeios seguros em família, já que evita que o animal fuja ao sair de casa com os tutores.

É preciso, porém, escolher uma coleira confortável e ajudar o animal a se acostumar com o acessório, além de estar atento para evitar acidentes ligados a ela. Assim, seu gato conseguirá lidar bem e se adaptar à coleira, especialmente àquelas que possuem guizos que podem enroscar em objetos ou que podem estressar os felinos por conta do barulho do sino.

Na realidade, o uso da coleira, apesar de ser opcional, é uma ótima alternativa para prezar pela qualidade de vida do seu gato. No mais, para incentivar escolhas conscientes, separamos dicas importantes que te ajudarão a selecionar a melhor coleira e como acostumar seu gato a ela. Confira neste artigo!

Benefícios da coleira para gato

gato de coleira

Considerada um acessório versátil, a coleira gera dúvidas quanto aos benefícios para alguns donos de gatos, especialmente os que não têm muito conhecimento sobre felinos. Essas questões, porém, podem ser facilmente solucionadas através dos tópicos abaixo. Entenda, a seguir, porque a coleira é boa para seu gato:

Ajuda na identificação

Um dos grandes benefícios da coleira é realizar a identificação do gato. Atualmente, o mercado pet oferece uma diversidade de coleiras para identificá-los, por exemplo, há opções que contêm dados do animal e de seu tutor, bordados. É possível, também, adquirir qualquer modelo de coleira, e colocar nela uma plaquinha de identificação, vendida separadamente.

Adquirindo esse tipo de produto, o tutor poderá garantir mais proteção ao gato em ocasionais fugas de casa. Além disso, a coleira com identificação pode ser personalizada, de modo que as cores e o modelo podem ser escolhidas de acordo com o que combina com as preferências do dono.

Facilita na hora de encontrar o gato

Com informações, como nome do tutor e telefone para contato, as coleiras de identificação aumentam as chances de o gato voltar para casa após desaparecer. Isso, porque a pessoa que o encontrar na rua terá fácil acesso a dados que a levarão direto à família do felino.

Se o animal escapar e não estiver usando uma coleira que o identifique, o tutor terá um recurso a menos a seu favor na busca pelo gato. E, quanto mais tempo o felino ficar solto na rua, maiores serão as chances de sofrer maus-tratos ou de se envolver em um acidente. Portanto, fique atento! Pode ser a hora ideal para adquirir uma coleira com identificação para seu gato.

Com a coleira é melhor para passear

Os passeios tornam-se mais fáceis e seguros quando realizados com coleiras. Por ser um animal independente, o gato pode não obedecer ao chamado do tutor quando se afastar durante um passeio e, sem coleira, acabaria ficando mais vulnerável a acidentes e a brigas com outros animais.

Além disso, caso conseguisse caminhar para longe por estar sem coleira, o gato poderia se perder e acabar passando fome, sede e frio na rua. Longe do tutor, correria o risco de se estressar, de sentir medo e de sofrer física e psicologicamente.

Tipos de coleira para gato

gato de coleira

Talvez você já saiba que quer uma coleira para o seu gato, mas ainda tenha dúvidas sobre o modelo. De fato, existem muitas opções! Resta saber: qual coleira é a melhor? Qual é a mais segura e confortável para o animal? Há contraindicações no uso de determinados tipos de coleira? Para cada dúvida, há uma resposta adequada. Veja abaixo!

Coleira antipulgas

Encontrar meios de manter as pulgas longe dos gatos é essencial não só para garantir o bem-estar desses animais, que ficam incomodados com os parasitas, mas também para protegê-los de doenças. Por exemplo, o acessório pode preveni-los de enfermidades, como a anemia infecciosa felina e a dermatite alérgica, ambas transmitidas pela picada da pulga.

A boa notícia é que existe uma forma simples de combater esses parasitas: basta colocar uma coleira antipulgas no pescoço do gato. A coleira libera, por meses, uma substância que se espalha pelo corpo do animal e mata as pulgas sem oferecer riscos aos gatos.

Coleira com identificação

Diversos modelos de coleira de identificação estão disponíveis para venda atualmente, para agradar todo tipo de tutor e para facilitar a adaptação dos gatos conforme suas preferências.

A que costuma ser mais utilizada é a coleira com placa de identificação. A plaquinha, porém, pode ser arrancada por alguns gatos, já que fica pendurada. Nesses casos, é melhor optar pela coleira em que os dados do animal e do tutor são gravados diretamente no acessório, seja através de um bordado ou em uma placa de metal rente ao tecido da coleira.

Coleira com guizo ou sino para gato

A coleira com guizo ou sino para gato costuma ser usada por estética, ou para alertar aves e outros pequenos animais através do barulho, impedindo que o gato os capture. No entanto, além de causar estresse ao gato, o guizo não é totalmente eficaz na proteção dos outros animais. Isso, porque os felinos são inteligentes e costumam se adaptar quando percebem que o guizo está atrapalhando seu instinto de caça. Logo, aprendem a caçar mais lentamente, sem balançar o sino.

Além disso, eles podem prender as próprias garras no sino ou enroscar o guizo em cercas e em espaços pequenos entre objetos, o que pode resultar em ferimentos. Portanto, tenha cuidado com isso.

Outros tipos de coleira

Outros modelos de coleira que podem ser úteis são o peitoral com guia, e a coleira com mecanismo de “abertura rápida”. O primeiro é essencial para gatos que passeiam com os tutores na rua. Por ter dois fechos, um no pescoço, e outro no abdômen, o peitoral é feito especificamente para gatos, impedindo que ocorram fugas.

Já o mecanismo de “abertura rápida” nada mais é do que uma fivela de plástico que abre com mais facilidade quando acionada. O objetivo é garantir que o gato se solte caso fique enroscado em um objeto, evitando ferimentos e quaisquer riscos.

Como acostumar o gato com a coleira

gato passeando de coleira

A adaptação à coleira é particular de cada gato. No entanto, embora o processo para adaptá-los ocorra de maneira diferente a depender da personalidade do animal, há critérios importantes a serem seguidos pelos donos. Durante esse processo, é primordial que o tutor não pule etapas. Basta ter paciência e se aprofundar no assunto por meio das dicas apresentadas abaixo! Acompanhe:

Vá com calma e crie uma rotina

Gatos são adeptos a rotinas e isso deve ser usado como ferramenta para os donos acostumá-los às coleiras, especialmente se eles demonstrarem algum tipo de incômodo inicial com o uso desses acessórios.

Embora existam animais que aceitem bem as coleiras, há outros que apresentam dificuldade. No caso dos que rejeitam o acessório, o recomendado é fazer a adaptação aos poucos. Escolha um horário do dia para colocar a coleira e repita esse ato diariamente. Quando o gato começar a se acostumar, passe a deixar a coleira mais tempo em seu pescoço até que ela se torne um acessório natural para ele.

Escolha uma coleira confortável

O conforto do gato deve ser sempre considerado durante a escolha de uma coleira. Por serem animais sensíveis, os gatos podem ficar facilmente estressados se forem forçados a usar algum acessório desconfortável.

Para evitar problemas emocionais e até mesmo físicos, já que doenças psicológicas podem desencadear outras enfermidades, os tutores devem recorrer a coleiras que possuam tamanho adequado. Elas devem caber no pescoço do gato sem sufocá-lo, e devem ser produzidas com materiais macios e confortáveis.

Coloque a coleira corretamente

O conforto da coleira, a qualidade do material e até mesmo a opção por modelos com mecanismo de “abertura rápida” não serão suficientemente bons caso o dono use o acessório da maneira errada.

Ao manejar a coleira, é importante estar atento ao fechamento correto do fecho para que a pele do animal não fique presa, causando dor, e para garantir que a coleira foi, de fato, fechada. É importante também tomar cuidado para não deixar a coleira enrolada, apertada ou frouxa demais.

Use reforço positivo quando o gato se acalmar

Se o gato se comportar e aceitar a coleira desde a primeira colocação, é importante usar o reforço positivo para incentivá-lo a manter esse comportamento. Esse reforço é ainda mais necessário para o gato que não gosta de usar coleira, já que poderá promover uma mudança comportamental no felino. O reforço positivo pode ser feito através de gestos de carinho e também ao oferecer alimentos e petiscos próprios para gatos.

Comece com um passeio dentro de casa

Levar um gato direto para a rua após colocar a coleira nele pela primeira vez pode assustá-lo. Dessa forma, o correto é imitar os passeios, mas realizando-os dentro de casa, num ambiente onde o animal já se sente confortável.

Quando ele estiver adaptado ao uso da coleira e da guia, o próximo passo pode ser dado. É importante, porém, que isso seja feito em um local calmo. Dê preferência a ruas com baixo fluxo de pessoas e veículos para evitar estresse ao animal.

Lembre-se da limpeza e da troca

Tão importante quanto escolher a coleira ideal para seu gato é realizar a limpeza do acessório, impedindo que fique repleto de sujeira que, além de incomodar o animal, também poderá levá-lo a desenvolver doenças de pele. Estar atento à durabilidade da coleira e não insistir em usá-la quando estiver deteriorada também é importante. Por isso, faça a troca por uma nova sempre que necessário.

Escolha a coleira ideal para seu gato e faça dela a sua aliada

gato de coleira

A coleira deve atender às necessidades do gato e de seu dono. Por isso, fazer uma boa escolha é essencial para garantir a satisfação de ambos. Não basta apenas garantir conforto ao gato se o objetivo é também levá-lo para passear na rua de maneira segura.

Saber se o interesse é identificar o gato, fazer o controle de pulgas, ou apenas adquirir um acessório bonito e colorido também conta no momento da escolha. Além disso, é essencial estar atento aos cuidados após adquirir a coleira, já que não colocá-la de maneira correta e não mantê-la limpa e íntegra pode prejudicar o animal.

Autor deste artigo

Jornalista formada pela PUC, atua na área do jornalismo animalista há quatro anos e está sempre antenada sobre assuntos relacionados aos animais, já que é apaixonada por eles desde à infância.

Palavras-chave relacionadas


Características Comprar Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.