Sépia: veja características, curiosidades e diferentes espécies

Sépia: veja características, curiosidades e diferentes espécies

Você conhece a sépia? Este molusco inteligentíssimo parente do povo e da lula, é um profissional da camuflagem. Conheça agora um pouco mais sobre ela!


As sépias são moluscos evoluídos!

Sépia choco nadando

Moluscos são animais desconhecidos por muitas pessoas, mas sua importância para a vida humana é gigante. Esses invertebrados fazem parte da alimentação humana, servindo como proteína. Além disso, muitos deles são excelentes filtradores da água do mar. As sépias, que também podem ser chamadas de chocos e sibas, fazem parte desse incrível grupo.

Com muita similaridade com o polvo, a sépia é um animal muito interessante e inteligente, além de ser profissional quando se trata de camuflagem. Quer saber mais sobre esse curioso molusco e entender como funciona sua inteligência? Então descubra, a seguir, inúmeras características e curiosidades sobre as sépias! Boa leitura!

Características gerais da sépia

Sépia choco nadando

A sépia é um molusco muito parecido com o polvo e, simultaneamente, bastante semelhante à lula. Descubra a seguir as características desse invertebrado e aprenda a identificá-lo quando encontrar um. Veja:

Nome

Conforme citado anteriormente, as sépias também são conhecidas como sibas e chocos, mas seu nome científico é, na verdade, Sepia officinalis. Esse molusco ficou popularmente conhecido por suas características peculiares, sendo que uma delas é cor da tinta que ele solta em determinadas situações.

Sépia não é só o nome do molusco, como também, a cor da tinta que ele expele! Por ser muito característica, seu nome se refere a esse tom de cor. Apesar disso, as sépias são mais conhecidas pelos seus outros nomes, principalmente o "choco".

Características visuais

As sibas ou sépias são muito parecidas com lulas, e também lembram o polvo. Com seu corpo achatado e seus dez tentáculos irregulares, a sépia parece uma verdadeira junção de polvo com lula. No entanto, há várias diferenças e peculiaridades só dela.

Esse molusco possui uma concha interna formada de calcário com forma de colher, além de duas barbatanas. Seu tamanho pode chegar até 40 cm, e ela costuma ser bem leve, atingindo até 4 kg.

Outra característica marcante são seus olhos. Muito similar aos dos humanos, os olhos da sépia possuem pálpebra, córneas transparentes, retinas, células em forma de bastonetes e cones, permitindo com que ela veja e diferencie cores, entre outros. Além disso, sua pupila tem o formato da letra “W”, e sua cabeça tem dois sensores que possibilitam que ela enxergue na frente e atrás.

Alimentação

Por ser muito bom na camuflagem, a sepia é uma verdadeira caçadora. Sua dieta é basicamente composta de peixes e caranguejos, mas ela, na verdade, se alimenta de tudo que se move e que é menor que ela. Isso também inclui camarões e outros moluscos, inclusive os da sua espécie, mas menores.

O choco se lança para cima através de um jato de água que é soprado pelo sifão na areia. Com esse impulso, ele tem a movimentação necessária para se alimentar. Ou seja, ele só ficar esperando até sua presa passar para dar o bote certeiro.

Distribuição e habitat

Esses moluscos podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo e em todos os oceanos, incluindo águas polares geladas ou, ainda, tropicais quentes. Apesar disso, a sépia é mais comum em águas temperadas e tropicais, e sua preferência é por águas rasas.

Ainda que goste mais de uma categoria de mar do que o outra, a sépia pode ser encontrada em diversos cenários, inclusive a 600 m de profundidade. Da Europa Ocidental até a costa da Austrália, esse molusco é facilmente encontrado. No entanto, algumas espécies só são encontradas em um determinado lugar.

Comportamento do animal

Apesar de ser um excelente caçador, o choco é um animal tímido que prefere viver sua vida solitariamente. Há exceções, sendo que alguns deles vivem em cardumes, mas a preferência é realmente por viver só. Seus hábitos podem ser tanto diurnos como noturnos, mas sua timidez realmente se destaca.

Isso se deve à pouca capacidade de mobilidade que esse molusco possui. Ele está sempre escondido ou camuflado para se proteger e, caso alguém insista, ele joga sua tinta. É por isso que ele pode ser um molusco difícil de se ter em um aquário.

Reprodução

O ritual de acasalamento costuma acontecer no inverno. Os machos brigam entre si para ver quem impressiona mais as fêmeas. Essa briga e também cortejo é realizado através das cores, visto que quanto mais colorido for, maiores são as chances de o macho conquistar a fêmea.

Depois da seleção da sépia fêmea, os dois acasalam, unindo cabeça com cabeça. O macho deposita um pacote de esperma na bolsa da fêmea, que fica localizada abaixo da boca. Após esse ritual, a maior parte do trabalho fica com a fêmea, que vai retirar cada óvulo do seu manto e fecundá-lo com o esperma que acabou de receber.

Durante esse momento, o macho fica protegendo a fêmea, podendo tornar-se bem agressivo. A sépia pode colocar até 200 ovos, que irão eclodir após 4 meses. Depois da desova, que ocorre entre 18 e 24 meses, a fêmea começa a se deteriorar e morre. Sim, a sépia só desova uma vez na vida, e isso as torna muito mais suscetíveis a extinção.

Algumas espécies de sépia

As sépias não são só peculiares como são diversas! Existem cerca de 100 espécies de sépias espalhadas pelo mundo. Muitas delas fogem das características comuns já apresentadas desse molusco. Descubra a seguir algumas delas:

Sepia officinalis

Sepia officinalis

Mais conhecido como choco comum e choco comum europeu, a Sepia officinalis é uma espécie migratória que pode atingir até 49 cm de comprimento, e pesar até 4 kg. Ela é originária de três mares: Mar Báltico, Mar Mediterrâneo e Mar do Norte.

Quando não está migrando, é encontrada em até 200 m de profundidade. Essa espécie consegue viver em águas salubres, além de ser comum em fundos marinhos de areia e lama. Por ser uma boa fonte de cálcio, esse molusco é muito procurado pelos pescadores.

Sepia prashadi

Sepia prashadi

Conhecido popularmente como choco encapuzado, a Sepia prashadi foi relatada pela primeira vez em 1936, e seu tamanho é bem diferente do comum. Seu corpo é fino e oval e atinge até 11 cm. Diferente de algumas sépias, o choco encapuzado vive em águas rasas, com profundidade entre 40 cm e 50 cm.

Os prashadis podem ser encontrados em muitos locais do mundo, mas são mais comuns no oceano Índico. Além disso, também são facilmente encontrados na costa leste da África, no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho.

Sepia bartletti

Sepia bartletti

A Sepia bartletti foi vista pela primeira vez em 1954, e, estima-se que ela tenha apenas7,4 cm, um tamanho bem menor comparado com a sépia comum. Tirando seu tamanho, seu comportamento é muito parecido com o das outras sépias, inclusive o ritual de acasalamento. Essa espécie pode ser encontrada em Papua-Nova Guiné.

Sepia filibrachia

Sepia filibrachia

A Sepia filibrachia é nativa do Mar da China Meridional. Não há muitas informações sobre essa espécie, sendo difícil analisá-la e reconhecê-la. No entanto, o que se sabe é que essa espécie frequenta águas com pouca profundidade em comparação a outras espécies, entre 34 m a 95 m.

Esse choco também pode ser encontrado no Golfo de Tokin, no Vietnã e na Ilha de Hainan em Haikou. Além disso, curiosamente a fêmea é um pouco maior que o macho. Elas crescem até 70 mm de comprimento com o manto, enquanto o macho cresce apenas 62 mm. As sépias bartletti também são de interesse comercial, por isso, são pescadas em Taiwan.

Sepia lycidas

Sepia lycidas

Com uma cor que varia de marrom avermelhado a roxo, e com manchas em seu manto dorsal, a Sepia lycidas é popularmente chamada de choco kisslip. Essa sépia é maior que as duas citadas anteriormente, chegando a até 38 cm. Ela também é mais pesada, podendo alcançar até 5 kg.

O choco kisslip é nativo do oceano Índico e Pacífico Ocidental. Assim como outras espécies, essa sépia gosta de águas tropicais e temperadas. A profundidade em que ela se encontra também varia consideravelmente: entre 15 m e 100 m. Essa espécie também é muito admirada pelos humanos, visto que sua carne tem grande valor nutricional.

Sepia senta

Sepia senta

A Sepia senta é originária do oceano Índico, mais especificamente da Austrália Ocidental. Essa é uma espécie que realmente admira a profundidade do mar. Ela costuma ser encontrada em águas profundas, com profundidade entre 256 m e 426 m, bem maior que as outras espécies já citadas. Ela é mais uma sépia a qual a fêmea é maior que o macho, crescendo 83 mm de manto, enquanto os machos crescem apenas 62 mm.

Algumas curiosidades sobre a sépia

Sépia choco nadando

As sépias são moluscos muito interessantes com características muito peculiares. Descubra a seguir mais algumas curiosidades sobre esse animal aquático que tem uma inteligência impressionante e uma incrível camuflagem. Vamos lá!

É um molusco com alto poder de camuflagem

As sépias possuem um mecanismo incrível que faz com que sua camuflagem seja uma das melhores do reino animal. Através de células encontradas embaixo da pele, chamadas cromatóforos, elas mudam de cor em questão de segundos. Sua camuflagem a torna basicamente invisível aos olhos humanos, pois ela pode assumir diversos padrões de cores complexas.

Sua inteligência desperta curiosidades

A inteligência da sépia é algo extraordinário que deixa muitos mamíferos para trás. Nos primeiros cinco dias de vida, já é possível visualizar o poder cognitivo desses moluscos. Nesse pouquíssimo tempo de vida, eles conseguem fugir de situações negativas sem passar pelo clássico “tentativa e erro”, o que aumenta muito suas chances de sobrevivência e de adaptação no ambiente.

Além disso, estudos recentes mostraram que a sépia possui capacidade de aprendizagem social, algo muito importante e significativo, já que esses moluscos vivem solitariamente. O estudo foi publicado em 2020, e ainda é inicial, mas já demonstra a vasta inteligência das sépias.

É um animal de comunicação complexa

A mudança de cor do corpo da sépia não é apenas para camuflagem, mas também é um ótimo mecanismo de comunicação entre elas. As sibas alteram o padrão e a cor dos seus corpos a fim de se comunicarem e de “seduzirem” suas companheiras. Algo realmente impressionante!

Choco é parente do polvo e da lula

O choco é muito parecido com o polvo, devido aos seus tentáculos, e com a lula, devido ao formato do seu corpo. Mas, não são apenas essas semelhanças que esses três moluscos possuem. Todos eles são da classe Cephalopoda, o que os torna parentes e com determinadas características.

Boa visão, corpo simétrico, boca redonda e um complexo sistema nervoso são algumas das semelhanças que todos os cefalópodes possuem por serem parentes. Apesar disso, cada um possui suas peculiaridades e funções bem distintas.

Sépia: um dos moluscos mais inteligentes dos oceanos!

Sépia choco nadando

Ao observar as sépias, não dá para imaginar a complexidade e a inteligência desse molusco invertebrado. Cada vez mais estão surgindo estudos para compreender como funciona a inteligência e o corpo desse animal, que parece um polvo e uma lula, mas que não é nenhum dos dois!

As sépias, que também são conhecidas como choco e siba, podem ser encontradas em todos os locais do mundo. As cerca de 100 espécies existentes possuem características interessantes e distintas. Algumas são muito grandes, enquanto outras são pequenas, sem contar com a diversidade de cores que elas possuem.

Além disso, a camuflagem desses moluscos fazem o camaleão parecer um mero amador, visto que seu sistema nervoso é algo tão complexo como sua comunicação. A sépia ainda tem muito o que ser estudada, mas o pouco que sabemos a respeito dela já é o suficiente para assegurarmos o quão intrigante ela é!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.