Animais com T: conheça os nomes mais interessantes!

Animais com T: conheça os nomes mais interessantes!

Existem animais de tantas formas, cores e tamanhos e neste post você vai conhecer algumas incríveis espécies cujo nome começa com a letra T.


Os animais com T são muito importantes

Animais de várias espécies

Todas os animais são importantes para manter o delicado equilíbrio na natureza, mesmo que, à primeira vista, seu papel não pareça fácil de entender. Mas qualquer alteração no número e nos hábitos dos animais muda toda a vida animal.

O essencial, então, para sabermos mais sobre esses seres tão importantes também para a vida dos seres humanos é conhecê-los. Uma dessas formas é a partir da taxionomia. Por isso, hoje vamos conhecer os animais cujos nomes começam com a letra T.

Isso diz muita coisa, já que em qualquer idioma, temos uma quantidade de animais com essa letra seja em que classe pesquisemos: aves, mamíferos, invertebrados, peixes, etc.

Nomes científicos de animais com T

Anta comendo um galho de planta

Desde que o botânico e zoólogo Carlos Lineu criou a nomenclatura binomial, com o nome do gênero e o epíteto específico latinizados, a classificação científica se desenvolveu. Vamos ver aqui alguns animais com nomes científicos começados com a letra T.

Tapirus terrestris

Tapir ou anta é uma espécie de mamífero nativa da América do Sul, América Central e da Ásia. Constituem as únicas cinco espécies da família Tapiridae, muito próxima à família dos cavalos e dos rinocerontes.

No Brasil, é muito conhecida à espécie Tapirus terrestres, única espécie de anta classificada apenas como “vulnerável”, e não classificada ainda como “ameaçada de extinção”, apesar de sofrer muito com a caça predatória.

Thalassarche melanophris

O albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris) é uma grande ave marinha da família dos albatrozes e é o membro mais comum da família Diomedeidae.

Habita diversas ilhas dos Oceanos Atlântico e Pacífico, mas seu maior habitat são as Ilhas Malvinas, onde por estimativa existem perto de 400.000 pares. Por conta disso, o lugar é chamado de “Ilha dos Albatrozes”.

Turdus rufiventris

É o sabiá mais conhecido na América do Sul, por isso quando se usa esse nome de forma singular geralmente a referência é a essa espécie. Além disso, o Turdus rufiventris é muito conhecido também como sabiá-laranjeira.

O sabiá é ave do estado de São Paulo desde 1966, e ave nacional do Brasil desde 2002. É muito conceituado pelo seu melodioso canto, que costuma ser ouvido à tarde e principalmente à noite.

Trachylepis atlantica

Chamado de mabuia pelos noronhenses ou de lagarto de Noronha para outros, Trachylepis atlântica é uma espécie endêmica da ilha de Fernando de Noronha, no nordeste do Brasil.

Esse lagarto é de cor escura com alguns pontos mais claros e tem geralmente de 7 a 10 centímetros de comprimento.

Existem inúmeras teorias de como o lagarto deve ter chegado à ilha pernambucana, sendo que, atualmente, acredita-se que tenha chegado em vegetação flutuante vindo da África.

Animais voadores com T

Casal de tucano pousado em galho de árvore.

Os pássaros desempenham um papel importante na biodiversidade. Consumo de insetos nocivos à agricultura, disseminação de sementes para reflorestamento e polinização de plantas são alguns desses papéis. Conheça agora algumas das aves com a letra T.

Tuiuiú

O tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma grande ave pernalta da família das cegonhas (Ciconiidae). Ocorre do México ao Uruguai, exceto na parte oeste dos Andes.

É o símbolo do Pantanal por ser a maior ave voadora da região e que pode ser observada o ano todo nesse bioma.

É o único representante atual do gênero Jabiru, sendo conhecido popularmente por esse nome e também como jabiru-americano, jaburu, tuiuguaçu, tuiú-quarteleiro, tuiupara, rei-dos-tuinins, tuim-de-papo-vermelho, cauauá.

Tucano

Chamam-se tucanos um conjunto de 47 espécies de pássaros pertencentes à família Ramphastidae, que está dividida em 5 gêneros. No entanto, geralmente o nome remete ao tucano-toco (Ramphastos toco), maior representante da família.

Também chamado de tucanuçu, tucano-grande ou tucano-boi, a beleza resplandecente do tucano-toco o torna um pássaro icônico da América do Sul. Seu vestido multicolorido e seu enorme bico curvo chamam a atenção como nenhuma outra espécie.

Toutinegra

Toutinegras é o nome dado a várias espécies de aves do gênero Sylvia, da família Sylviidae. Entre as espécies mais comuns está a toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), a toutinegra-real (Sylvia hortensis) e a toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala).

As toutinegras ocorrem nas regiões temperadas e tropicais da Europa, Ásia ocidental e central e África, com uma maior diversidade de espécies centrada no Mediterrâneo.

Tecelão

O tecelão ou japiim-soldado (Cacicus chrysopterus) é uma espécie de ave da família Icteridae. São encontrados na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Seus habitats naturais são florestas tropicais úmidas e subtropicais ou tropicais montanhosas. Muito comum na Região norte do Brasil, é conhecido ali como xexéu, japiim, japuíra e joão-conguinho.

Tapicuru

O tapicuru (Phimosus infuscatus) é a única espécie de pássaro do gênero Phimosus, pertencente à família Threskiornithidae. Popularmente também é conhecido como socó, socó-preto, cocó-do-brejo, galo-do-bico-fino, maçarico-de-cara-pelada ou maçarico-preto.

Seu habitat natural são os pântanos e geralmente é encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Animais mamíferos com T

Tatu em campo, com gama desfocada a frente dele.

Como são interessantes os animais quando olhamos todas as semelhanças e principalmente as diferenças entre eles. E quando fazemos uma compilação como esta, a partir dos animais com a letra T, fica uma lista impressionante e especial.

Tatu

Tatu é o nome comum dado aos mamíferos da ordem Cingulata. Os Chlamyphoridae e Dasypodidae são as únicas famílias sobreviventes da ordem, que faz parte da superordem Xenarthra.

Todas as espécies são nativas das Américas e se caracterizam por uma concha de armadura de couro e garras longas e afiadas para cavar.

Curiosamente, os tatus estão entre as poucas espécies conhecidas que podem contrair a hanseníase de forma sistêmica. E podem, inclusive, infectar seres humanos por manusear ou consumir sua carne.

Tamanduá

Tamanduás ou papa-formigas é uma família de mamíferos pertencente à família Myrmecophagidae: do grego myrmeco (formiga) e phagos (comer).

As formigas e os cupins são quase o único alimento dos tamanduás na natureza e sua principal fonte de água, embora às vezes também bebam água isolada e, ocasionalmente, comam frutas.

Toupeira

A palavra toupeira costuma designar algumas espécies de mamíferos da família Talpidae. São animais escavadores em vários graus e costumam ter formas de vida completamente subterrâneas.

As toupeiras são encontradas em todo o hemisfério norte e sul da Ásia, Europa e América do Norte, mas nenhuma é encontrada na Irlanda nem nas Américas ao sul do norte do México. Portanto, você não vai encontrá-la no Brasil.

Tigre

O tigre (Panthera tigris) é um mamífero carnívoro da família dos felinos (Felidae) do gênero Panthera. Facilmente reconhecível por seu pelo marrom alaranjado com listras pretas, é o maior felino selvagem e um dos maiores carnívoros terrestres.

Uma das espécies, juntamente com o leão, mais buscadas por caçadores ilegais, a espécie é considerada ameaçada de extinção. A população foi reduzida de 100.000 no início do século XX aos atuais 3.500, a maioria vivendo na Índia.

Tuco-tuco

Tuco-tuco, também chamado de curu-curu e rato-de-pente, é o nome comum e popular de várias espécies de roedores do gênero Ctenomys. São pequenos mamíferos da América do Sul que se enterram no solo.

Mais da metade das espécies de tuco-tuco é endêmica da Argentina, mas também tem muitos deles cavando e dando dor de cabeça para agricultores e fazendeiros, como o Ctenomys minutus e o Ctenomys brasiliensis.

Animais invertebrados com T

Tarântula em folga verde

Existem no mundo animais de todos os tipos, às vezes totalmente diferentes entre si, mas que por alguma característica podem ser agrupados juntos. Esse é o caso dos invertebrados. Veja a seguir alguns deles que começam com a letra T.

Tarântula

Tarântula ou caranguejeira, como comumente é chamada no Brasil, compreendem um grande grupo de aranhas da família Theraphosidae. Atualmente, cerca de 1.000 espécies foram identificadas.

No imaginário popular, é uma das aranhas que mais causa medo, pelo seu tamanho (chega a 30 cm aberta), tendo o corpo muito robusto, peludo e escuro. No entanto, ao contrário da crença popular, a maioria das tarântulas são inofensivas para os humanos.

Traça

A traça (Lepisma saccharinum) é uma espécie de inseto pequeno, primitivo e sem asas e que não representa nenhum perigo para os humanos. No entanto, são considerados indesejáveis em residências, bem como em arquivos e bibliotecas, pelos danos que causam a fardos de papel.

Nas bibliotecas dos mosteiros, onde causaram danos a uma grande quantidade de livros, eram considerados um símbolo da passagem do tempo, que é capaz de destruir tudo.

Tamarutaca

Tamarutacas ou lacraias-do-mar são crustáceos membros da ordem dos Stomatopoda. São predadores caracterizados por suas patas arrebatadoras altamente sofisticadas e visão excepcionalmente elaborada.

As tamarutacas são animais solitários, que vivem a maior parte do tempo em um buraco na areia ou na rocha, de onde apenas seus olhos se projetam para espiar o ambiente. Mas quando uma presa passa por perto, ela se atira bruscamente.

Tênia

Tênia ou, popularmente, solitárias é um gênero de verme do tipo platelmintos. São espécies parasitas responsáveis por diversas infecções em animais e humanos. Por esse motivo, duas são mais conhecidas.

Uma é a espécie Taenia saginata, que infecta bovinos e humanos, mas que só pode se reproduzir no intestino humano.

A outra é a Taenia solium, que infecta porcos e humanos, sendo este seu hospedeiro principal. E os porcos só se infectam quando as fezes humanas são descartadas de maneira inadequada.

Répteis com T

Teiú com língua para fora

Entre os inúmeros tipos de animais que vivem no planeta Terra, uma das espécies mais interessantes são os répteis. Agora vamos ver alguns desses animais que começam com a letra T.

Teiú

O teiú, um grande lagarto pertencente, sobretudo ao gênero Tupinambis e que contém oito espécies descritas. Esses grandes lagartos são comumente chamados de tegus (teiús em português). São encontrados principalmente na América do Sul, embora a espécie T. teguixin também ocorra no Panamá.

No Brasil, além de teiú, esses répteis são popularmente conhecidos também como tiú, teju açu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru.

Truíra-peva

O truíra-peva (Hoplocercus spinosus), também chamado de lagarto-rabo-de-abacaxi, é um lagarto encontrada no Cerrado e na Amazônia brasileira e boliviana.

Como sugerido por seu nome científico, tem uma cauda curta e altamente espinhosa. Por isso, quando perturbado, recua para sua toca com a cauda voltada para a entrada.

Tuatara

Tuatara é o nome que designa vários répteis do gênero Sphenodon, endêmicos na Nova Zelândia. Infelizmente, atualmente uma única espécie, a Sphenodon punctatus, ainda sobrevive.

Este animal possui um terceiro olho e representa um testemunho da separação de linhagens que resultou em lepidossáurios (incluindo lagartos, cobras e esfenodontes) por um lado e arcossauros (pássaros e crocodilianos) por outro.

Tartaruga

A tartaruga (Testudinata) é o grupo de todos os tetrápodes com carapaça. Isso inclui tartarugas modernas, que somam mais de 350 espécies, e muitos de seus parentes extintos, como algumas tartarugas-gigante.

No Brasil, costuma-se chamar tartarugas apenas aos quelônios que têm como habitat principal as águas marinhas. Sendo que os que vivem na água doce são chamados de cágados e os que vivem na terra, jabutis.

Peixes com T

Peixe Tambaqui na água.

Nessa lista, evidentemente não poderiam faltar os peixes que começam com a letra T. Não são muitos, mas entre eles estão algumas das espécies mais representativas do gênero.

Tilápia

Tilapia é um nome comum que designa certos peixes da família dos Cichlidae. Esse nome vem da forma latinização científica de “thiape”, palavra que significa “peixe” em tswana, uma língua africana.

A tilápia é, atualmente, o peixe mais criado por piscicultores no mercado brasileiro. Entre várias espécies, a mais numerosa no país é a tilápia-do-nilo, introduzida no Brasil, a partir da África, apenas em 1971.

Timboré

Também chamados de taguara, campineiro, arauiri ou sardinha-de-água-doce (Triportheus) é um gênero peixes caraciforme da América do Sul, que habita desde a bacia do Rio da Prata até as bacias do Orinoco e Magdalena.

No Brasil, é visto em todas as bacias hidrográficas, sempre na superfície da água. Por isso, geralmente se alimenta de frutas, sementes, folhas, invertebrados (insetos, aranhas) e de pequenos peixes.

Traíra

Traíra ou lobó é um tipo de peixe do gênero Hoplias, que inclui várias espécies de peixes encontrados na América do Sul e América Central, sendo encontrados em praticamente todas as bacias brasileiras.

É um peixe de água doce grande, com algumas espécies, como a Hoplias aimara, chegando a medir 120 cm. Além disso, é altamente carnívoro, não por esse motivo bem visto pelos piscicultores.

Tucunaré

Tucunaré é um gênero de grandes peixes diurnos e predadores de água doce. São nativos das bacias do Amazonas e Orinoco, bem como dos rios das Guianas, na América do Sul.

Os pescadores esportivos fizeram do tucunaré um peixe de caça valorizado pelo seu tamanho (chegam a pesar 13 kg) e por suas qualidades de combate, sendo apelidados de “valentões de água doce”.

Tambaqui

O tambaqui (Colossoma macropomum) é uma grande espécie de peixe de água doce nativo das bacias do Amazonas e Orinoco, na América do Sul. Mas atualmente foi introduzido em muitos outros lugares.

O tambaqui é o segundo peixe de água doce com escamas mais pesadas da América do Sul, perdendo apenas para o pirarucu. Pode atingir até 1,1 m de comprimento no total e pesar até 44 kg.

Fotos de animais com T

Formiga tucandeira

Por sua diversidade de espécies e também por suas cores, tamanhos e formas os animais são muito admirados por fotógrafos de todo o mundo. Confira aqui algumas fotos de animais com T.

Tico-tico

O tico-tico (Zonotrichia capensis), conhecido no Brasil também como maria-judia, salta-caminhos e jesus-meu-deus é um pássaro marrom, preto e cinza e que tem como uma de suas marcas um vistoso topete.

O passarinho teve seu nome popularizado pela famosa canção “Tico-tico no fubá”, cantada por Carmen Miranda originalmente, mas depois regravada por muitos outros e usada até em vários filmes de Hollywood.

Tubarão

Os tubarões formam uma superordem de peixes cartilaginosos, com cinco a sete fendas branquiais nas laterais da cabeça e barbatanas peitorais e estão presentes em todos os oceanos do globo.

Na cultura ocidental, lendas e filmes dão aos tubarões uma má reputação, mas na verdade apenas umas cinco espécies entre milhares são perigosas para humanos.

Tatuí ou tatuíra

Tatuí ou tatuíra (Emerita brasilienseis) é um pequeno género de crustáceo que, geralmente, não passa dos 4 cm. No entanto, em alguns casos raros já foram encontrados alguns com até 7 cm.

Esses pequenos animais se enterram na areia das praias e usam suas antenas para filtrar plâncton, que é sua única forma de alimentação.

Tucandeira

A formiga Paraponera clavata é conhecida pelo seu tamanho, podendo chegar a 2,5 cm, e por seu ferrão extremamente potente, estando na escala mais alta entre os insetos.

Popularmente, é conhecida por dezenas de nomes, dependendo da região: tucandeira, tocandira, tocanera, tocantera, tocainará, tocanguira, tocanquibira, saracutinga, tracutinga, tracuxinga, formigão, formigão-preto, tocandera, formiga-cabo-verde, chia-chia, naná, tec-tec.

Os indígenas Sateré-Mawé são muito conhecidos por usarem as tucandeiras em seu ritual de iniciação. Incrivelmente, 80 delas são colocadas dentro de uma luva de palha, que um adolescente tem que usar em uma dança tribal.

Curiosidades sobre os animais com T

Pássaro Tangará de cor azul pousado em galho fino

Os animais estão entre as espécies mais curiosas do mundo e não poderia ser diferente com os que começam com a letra T. Por isso trazemos aqui mais alguns animais e suas incríveis características.

Tangará

O tangará, dançado ou fandangueiro (Chiroxiphia caudata) é uma bela espécie de ave da família Pipridae. Os machos têm um corpo azul brilhante, asas, cauda e a cabeça pretas e uma coroa vermelha. As fêmeas e os filhotes são verde-oliva.

É encontrada principalmente na Mata Atlântica do sudeste do Brasil, leste do Paraguai e extremo nordeste da Argentina.

São famosos pelo ritual de acasalamento na época de reprodução, quando os machos, em grupo, cantam de diversas formas e fazem complexos movimentos de dança para impressionar as fêmeas.

Tracajá

Tracajá é como costuma-se designar uma espécie de quelônio, a Podocnemis unifilis, que habita rios e lagos da Bacia Amazônica e outros biomas próximos.

Esses cágados caracterizam-se pelas manchas amarelas que apresenta na cabeça. É um animal que, quando adulto, chega a medir quase 50 cm, pesar até 12 kg e pode viver entre 60 e 90 anos em habitat natural.

Por ser muito valorizado pela culinária, sua população tem diminuído grandemente. Mesmo com a caça sendo proibida atualmente pelo IBAMA, a espécie sofre muito com as atividades ilegais.

Tiranossauro

O tiranossauro é um gênero de dinossauros que viveu no final do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos. Habitavam um continente insular conhecido como Laramídia, que hoje seria o oeste da América do Norte.

A espécie Tyrannosaurus rex é o mais famoso dos dinossauros na cultura popular moderna. É considerado o mais temível de todos e filmes como Jurassic Park ou King Kong não teriam sido os mesmos sem a presença dele.

Tucuxi

O tucuxi (Sotalia fluviatilis) é uma espécie de golfinho de água doce encontrada nos rios da Bacia Amazônica.

O tucuxi tem uma das maiores massas encefálicas proporcional ao corpo conhecida entre os mamíferos. E sim, embora grande parte das pessoas pense que é um peixe pertencente à família dos cetáceos, assim como as baleias.

Impressionante diversidade

Montagem de vários animais em uma imagem só

São tantas espécies de animais no mundo inteiro. Você acaba de ver alguns deles dos mais variados gêneros e famílias, todos com o nome começando com a letra T.

Além disso, pôde-se ver como esses animais habitam diferentes ecossistemas. Sendo que alguns estão espalhados por todo o mundo, outros em muitas partes do globo e alguns em apenas alguns locais específicos.

São tantos animais, mas é ainda assim só uma parte da imensa biodiversidade do nosso mundo. São os que voam, que vivem na terra ou que habitam as águas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

Abrigando grandes peixes, o aquário jumbo está conquistando os amantes de peixes. Quer saber como montar o seu e se divertir fazendo isso? Confira as dicas!


Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre as cacatuas, bem como onde encontrá-las e quanto você terá que desembolsar por uma dessas magníficas aves.


Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Você sabia que as calopsitas podem sofrer mutações genéticas? Essas alterações mudam características da espécie. Confira!


Animais com M: descubra nomes de espécies com esta letra!

Animais com M: descubra nomes de espécies com esta letra!

Descubra agora animais com a letra M que você nem imaginava que existiam! Aves, peixes, mamíferos, répteis e muito mais!


Peixes de pH alcalino: veja espécies e saiba sobre cuidados necessários!

Peixes de pH alcalino: veja espécies e saiba sobre cuidados necessários!

Os peixes de pH alcalino são muito procurados por pessoas que desejam montar um aquário bonito, colorido e movimentado.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.