Peixes de pH alcalino: veja espécies e saiba sobre cuidados necessários!

Peixes de pH alcalino: veja espécies e saiba sobre cuidados necessários!

Os peixes de pH alcalino são muito procurados por pessoas que desejam montar um aquário bonito, colorido e movimentado.


Peixes de pH alcalino: água doce ou salgada?

Aquário com peixes coloridos

Ao escolher ter um peixe como animal de estimação, é preciso pensar também na combinação com o tipo de água que terá no aquário, pois cada peixe possui uma faixa de pH na qual está mais adaptado e isso terá grande influência em sua qualidade de vida. Há peixes tanto para água doce e para água salgada.

Os peixes de pH alcalino são aqueles que vivem em águas com pH acima de 7. Por isso, ao comprar espécies de peixe de pH alcalino, deverá ter o cuidado de manter a água sempre nesse nível de alcalinidade.

Outra questão importante é não apenas escolher entre peixe de água ácida ou alcalina. Mesmo entre as espécies que vivem em pH alcalino, há uma diferenciação entre os que preferem águas levemente alcalinas (com pH entre 7.1 e 7.4) e aqueles que vivem melhor em águas muito alcalinas (com pH entre 7.8 e 8.2). Por isso, se for misturar espécies num aquário, será necessário escolher entre aqueles que vivem na mesma faixa de alcalinidade.

Características das espécies de peixe de pH alcalino

Dois peixes dentro de aquário com plantas

Os peixes que vivem em água alcalina em geral são mais exigentes, ou seja, eles não se adaptam a ambientes que tenham o pH mais baixo. Podem, inclusive, apresentar problemas graves de saúde.

Em geral, são peixes de água salgada, embora também existam peixes de água doce que preferem o ambiente alcalino, como veremos a seguir.

Diferença entre os peixes de pH alcalino

Os peixes de água salgada em geral são mais ativos que os de água doce. Como retêm menos água, são mais ágeis e se movimentam mais rapidamente. Também costumam ser maiores. Isso quando se fala de peixes em seu habitat natural, claro.

Peixes de água alcalina salgada são coloridos!

Normalmente, os peixes de água salgada costumam ser mais coloridos e apresentam aspectos bem variados de escamas, texturas e cores.

Por isso são os preferidos na hora de se escolher peixes para um aquário. O que vale também para toda a decoração presente, pois um aquário de água salgada pode ter corais, conchas e crustáceos, enriquecendo ainda mais a beleza do aquário.

Peixes de pH alcalino são menos resistentes

Os oceanos possuem um pH alcalino entre 8 e 8,5. Por isso grande parte dos peixes de pH alcalino são os de água salgada.

Os peixes de água alcalina salgada são menos resistentes a mudanças climáticas e alterações no ambiente e na composição da água, por isso são muito comuns as cenas de cardumes inteiros mortos em razão de alguma alteração na água.

E por isso também os aquários de água salgada requerem muito mais cuidados e manutenção, principalmente para manter o pH nessa faixa, pois qualquer mudança brusca pode ser falta para o peixe.

Espécies de peixes de pH alcalino mais populares  

São diversos os tipos de peixes que vivem em águas de pH alcalino. Mas alguns, por suas características físicas, como tamanho e cor, aliado ao custo e também ao seu comportamento em aquário e junto a outras espécies, são mais populares como escolhas de animais de estimação.

O guppy é um dos peixes preferidos do Brasil

Peixe Guppy em aquário

Também conhecido como lebiste, essa espécie de peixe de pH alcalino é uma das principais opções daqueles que possuem aquários pequenos, pois um adulto mede no máximo de 4 a 6 cm. Por isso, é muito popular no Brasil, além do fato de possuir uma linda e longa cauda colorida que chama bastante a atenção.

É um peixe muito pacífico, por isso é de boa convivência se for misturar com outras espécies. Porém, será necessário ficar atento com sua reprodução, pois como se reproduzem muito facilmente, podem lotar o aquário rapidamente sem que você se dê conta.

Adapta-se bem à água com pH alcalino até 7,5.

O peixe espada deve ser mantido em grupos

Peixe espada em aquário

Ao se falar em peixe espada, rapidamente associamos à sua imagem característica: uma longa e fina cauda em que o formato se assemelha a uma espada. Mas essa cauda é específica dos machos.

O peixe espada mede entre 4,5 e 10 cm de comprimento e vive preferencialmente em grupos, sendo que esses grupos devem ter mais fêmeas do que machos.

Ele adapta-se mais facilmente a um pH levemente alcalino, até 7,8.

O mexerica e sua característica cor amarela

Esse lindo peixe de cor amarela bem viva oferece um colorido especial ao aquário. Ele também é um peixe pacífico, que convive bem com outras espécies, mas em geral formam pares que vivem unidos.

Assim, além de dar uma cor especial ao seu aquário, oferece mais facilidade na hora de compor diferentes espécies num mesmo ambiente e vive bem numa grande faixa de pH alcalino, de 7,2 a 9.

O popular paulistinha

Peixe Paulistinha

O peixe paulistinha é muito popular entre compradores de aquário pequeno e iniciantes. Pois é um peixe pequeno, que mede no máximo 5 cm de comprimento, e muito pacífico. Por isso é uma ótima espécie de peixe para compor um aquário variado.

Molinésia: a animação dos aquários de pH alcalino

Peixe Molinésia em aquário

Essa espécie de peixe é considerada a alegria de qualquer aquário. Apesar de não ter cores chamativas, ele é muito ativo, por isso está sempre em movimento. Também é muito pacífico, convivendo muito bem com outras espécies.

Um peixe adulto pode medir até 8 cm de comprimento e ele se adapta bem a uma alcalinidade da água entre 7 e 7.8.

Peixes de água doce com pH alcalino  

Embora os peixes de pH alcalino normalmente sejam de água salgada, porque a água do mar tem pH naturalmente alcalino, é possível encontrar algumas espécies de peixe de água doce que preferem um pH alcalino.

As grandes e belas carpas

Peixes carpas em água

As carpas não são peixes apropriados para aquários, pois em seu tamanho adulto elas podem chegar a 1 metro de comprimento. Por isso, em geral são criadas em taques gigantes ou usadas como forma de decorar lagos em jardins e parques.

São peixes que chamam muita atenção por sua diversidade de cores e desenhos.

Os tanques devem ter alcalinidade entre 7.0 e 7.6 de pH.

Kinguio: o belo peixe que engana principiantes

Peixe Kinguio

Esse lindo peixe, também conhecido como japonês ou peixinho dourado, chama a atenção das pessoas no momento que estão escolhendo as espécies para povoar seu aquário.
Principalmente dos que estão comprando um aquário pela primeira vez. Mas talvez não seja tão boa ideia assim começar logo por esse peixe.

Primeiro, porque eles crescem bastante e podem se tornar peixes de grande porte, chegando a medir 50 cm de comprimento. Por isso, para criá-lo, é preciso um grande aquário, próprio para esse tipo de peixe.

Segundo, porque é uma espécie que elimina muitos dejetos na água, causando grande poluição se o espaço não for apropriado e o tratamento adequado.

O kinguio é uma espécie que vive bem em pH levemente alcalino, entre 7.1 e 7.4.

Os coloridos ciclídeos africanos

Peixe ciclídeos africanos (malawi)

Os ciclídeos africanos são oriundos do famoso Lago Malawi e dos grandes lagos da África e são muito procurados por pessoas que querem montar um aquário vistoso e ornamental. Isso em razão de seus diversos formatos muito coloridos e bonitos.

Essa família de peixes registra mais de 20 mil espécies diferentes, sendo considerada a maior família de peixes do mundo.

Mas é preciso ter cuidado porque além de serem agressivos, por isso pode ser uma tarefa difícil misturá-lo com outras espécies, ele é extremamente dependente do ambiente alcalino, ou seja, é preciso muita atenção para que o aquário esteja sempre com o pH adequado.

Mesmo entre peixes da mesma espécie, é necessário que o aquário tenha um tamanho adequado, bem espaçoso, pois eles são territorialistas e podem facilmente entrar em uma disputa por domínio. Por isso é aconselhável criar peixes de espécies com tamanhos parecidos.

Como deixar a água do aquário com pH alcalina?  

Mão segurando fita de controle de pH.

Há diversas maneiras de se manter a alcalinidade da água sempre de acordo com o recomendado para os peixes de pH alcalino. Mas esse cuidado já deve ser pensado desde o momento da compra do aquário, pois até a decoração pode influir no pH da água.

Evite troncos em aquários para peixes de pH alcalino 

Apesar da grande beleza e do aspecto rústico e natural que os troncos de árvores podem dar a um aquário, eles devem ser evitados em aquários que abrigam peixes de pH alcalino. Isso porque os troncos liberam vários tipos de ácidos na água, tornando-a lentamente mais ácida.

Além disso, podem aparecer mofo e fungos nos troncos, oferecendo perigo para os peixes. Assim como a água pode ter a cor alterada e até apodrecer, deixando todo o sistema em desequilíbrio. Troncos precisam de um tratamento especializado antes de serem postos em aquários, assim como devem ser de árvores específicas.

Use substratos alcalinizantes

Os substratos, ou seja, o fundo do aquário, deve ser escolhida com cuidado. Uma boa opção para compor esse fundo são os elementos como o calcário e o quartzo, pois são considerados neutros e por isso não há interferência no pH da água.

Já elementos como a calcita e a aragonita ajudam a tornar o ambiente mais básico.

Aposte nas pedras com propriedades alcalinas

Além da beleza, na hora de escolher a decoração é preciso pensar em sua composição. Muitas rochas interferem no pH da água. Um tipo de pedra muito usado em ambientes alcalinos é a dolomita, um tipo de cascalho branco. Isso porque a dissolução dos sais presentes em sua composição eleva o pH da água e mantêm sempre elevados.

Porém, é recomendável misturar com cascalhos de rio ou enfeites escuros, pois os peixes de água alcalina estão acostumados com fundos escuros de rios e lagos, por isso a luminosidade do branco da dolomita pode fazer com que os peixes percam sua referência e fiquem estressados com o excesso de luz.

Não esqueça dos testes de pH!

O primeiro passo para manter um aquário com o pH da água sempre regulado conforme a necessidade do peixe é comprar um teste de pH. Esse teste deve ser feito de forma regular, se possível até uma vez por semana. Isso em razão dos dejetos dos peixes e das partículas de alimentos, que podem deixar a água mais ácida.

Ao verificar o nível de acidez/alcalinidade de água, é possível fazer a correção mais facilmente. Existe um produto chamado condicionador de água que pode ajudar na tarefa de regulação do pH.

Cuidado constante para manter o pH alcalino

Aferidor de ph conferindo aquário.

Há uma enorme variedade de peixes que vivem em ambiente de pH alcalino e tanto podem ser de água salgada como doce. Apesar de existir diversas maneiras de deixar a água naturalmente alcalina, é preciso estar sempre atento para que não haja variação, pois os peixes que vivem em pH alcalino são muito mais sensíveis a variações ambientais.

Artigos relacionados


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Quanto tempo vive cada animal? Nesse artigo abordaremos o tempo de vida de diversos animais, além de listar as dez espécies que vivem por mais tempo


Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Você conhecerá uma criatura que voltou da extinção para contar sua história. Quer saber mais sobre o Celacanto? Conheça a seguir esse incrível fóssil vivo!


O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O sonho envolvendo salmão pode ter diversas interpretações. Você já sonhou com isso? Será que é algo bom ou ruim? Veja agora!


Animais da Mata Atlântica: répteis, mamíferos, aves e mais

Animais da Mata Atlântica: répteis, mamíferos, aves e mais

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do planeta em biodiversidade. Vamos conhecer um pouco sobre sua fauna?


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.