Gato macho ou fêmea: diferenças, características e qual adotar!

Gato macho ou fêmea: diferenças, características e qual adotar!

Você sabia que existem muitas diferenças entre o gato macho e a fêmea? Saiba mais quais são essas diferenças dos felinos.


Você conhece as características e o comportamento de um gato macho?

gato macho e fêmes

O gato é um mamífero da família dos felídeos e o segundo animal de estimação mais popular do mundo. Atualmente, existem cerca de 250 raças de gato doméstico e esse animal tem sido companhia em diversos lares ao redor do mundo, atraindo pessoas com diferentes estilos de vida e de diferentes classes sociais.

Na hora de adotar um gato, muitas pessoas ficam na dúvida entre qual escolher: gato macho ou fêmea? É importante considerar que deve-se conhecer as características de cada um, pois cuidar de um gato tem os seus cuidados.

Por isso, se você gosta de gatos e está indeciso ter um macho ou uma fêmea como animal de estimação, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre ele!

Como identificar se um gato é macho ou fêmea?

gato ganhando carinho

Conhecer o sexo do gato é algo complexo e, ainda com algumas semanas de vida, é complicado saber o seu gênero. Mas, como descobrir isso? Aprenda as diferenças existentes entre o macho e a fêmea:

Distância entre o órgão genital e o ânus

Uma das primeiras observações para descobrir o sexo do gato é verificar a distância entre o órgão genital e o ânus. Nas fêmeas, por exemplo, essa distância é muito pequena e não ultrapassa 1 cm. Já nos gatos machos, o espaço é um pouco maior. Para descobrir a distância real, basta observar de perto.

Formato do órgão genital

O formato do órgão genital dos gatos e das gatas é diferente. Nos machos, a abertura do órgão é arredondada. Já a fêmea possui uma abertura vertical. Popularmente, diz-se que o órgão genital dos gatos machos é parecido com um sinal de dois pontos ":"e, nas fêmeas, a vagina parece um sinal de ponto e vírgula ";".

Bolsa testicular

Outra forma de identificar o gênero do gato é observar se ele possui uma bolsa testicular. Essa bolsa fica abaixo dos genitais dos machos e tem pelos um pouco mais claros que as demais partes do corpo. Caso não seja possível observar a bolsa a olho nu, basta apalpar a região com delicadeza para perceber os testículos do animal.

Comportamentos

Quando filhotes, os gatos não possuem diferenças de comportamento entre os sexos. No entanto, pouco tempo depois, ao atingirem a idade da puberdade e o início da vida sexual, os felinos podem apresentar algumas diferenças comportamentais. Mas, é importante ressaltar que, ao atingir essa idade, já é possível a identificação do gênero do pet pelos sinais físicos.

Quando adultos, gatos machos costumam ser mais independentes e ter uma tendência um pouco maior para agressividade e comportamento territorial. Fêmeas, no geral, são um pouco mais tímidas. Entretanto, ambos têm seu comportamento normalizado após a castração.

Coloração

Por meio da coloração, também é possível identificar o sexo do gato. Isso, porque a cor do pelo do gato está diretamente ligada ao gene X. As fêmeas possuem dois genes XX, resultando em mais opções de cores. Devido a isso, elas podem ser constituídas de três cores diferentes.

Já os machos possuem apenas um desses genes, posto que são XY e, por isso, nunca apresentaram três cores, apenas em casos de anomalias genéticas. Logo, a maioria dos gatos de três cores são fêmeas.

Qual adotar: características do gato macho

gatp macho

Agora você já sabe diferenciar os gêneros dos gatos. Mas, qual deles você deve adotar? Continue lendo esse artigo para descobrir as características do gato macho e saiba se essa é a melhor opção de animal de estimação para você!

Territorialista

Uma das características do gato macho é o territorialismo, pois ele é bastante selvagem. O pet gosta de marcar o seu território por meio do odor. Devido a isso, o macho costuma fazer xixi fora da sua caixa ou casinha para afirmar o seu domínio naquele espaço. Por isso, se o gato é territorialista em excesso, possivelmente será um macho.

Independente e fujão

Os gatos machos têm uma personalidade mais independente, ou seja, não demandam tanta atenção e carinho por parte dos donos. Por isso, os pets machos são ideais para as famílias que não possuem muito tempo.

Além disso, o gato macho é fujão. Isso ocorre devido ao seu comportamento selvagem. Normalmente, esse comportamento começa acontecer após a maturidade sexual do animal, no momento em que ele está em busca de uma parceira.

Possibilidade de brigas

Devido também à sua personalidade selvagem, o gato macho é mais propenso a se envolver em brigas, principalmente se ele tiver acesso à rua, local em que a chance de brigas é maior. A briga normalmente acontece quando os animais estão disputando a fêmea.

Energético e brincalhão

Outra curiosidade sobre o gato macho é que ele costuma ser mais energético e brincalhão que a fêmea. Por isso, para gastar a sua energia é recomendado oferecer ao pet um local mais enriquecido, dando ao gato mais opções de formas de brincadeiras. As fêmeas, por outro lado, são mais sensíveis e gostam de brincadeiras um pouco menos evasivas.

Urina

Visto que o gato macho é territorialista, ele utiliza da urina para a definição territorial, enviando assim um sinal à concorrência. Para isso, na natureza eles urinam em locais mais fáceis de caçar e descansar e no interior das casas, eles urinam em zonas de refeição, sofá ou o local de descanso.

No entanto, traumas e doenças também podem gerar um gato urinando em tudo, devido a inflamações em seu sistema urinário. Isso pode fazer com que o pet sinta dor ao urinar. Nesse caso, deve-se buscar um veterinário.

Qual adotar: características da gata fêmea

gata fêmea

Agora que você já conhece as características do gato macho, mas quer saber mais sobre a gata fêmea para conhecer as suas características, continue lendo para descobrir e, assim, definir qual animal de estimação você adotará para a sua casa.

Tranquila

O comportamento do gato é também influenciado pelo sexo do animal. Devido a essa influência, os gatos do sexo feminino costumam ser mais tranquilos. No entanto, em seus períodos de cio, as fêmeas tendem a ficar mais estressadas e ansiosas. Além disso, miam com mais frequência, podem marcar a casa com urina e fugir.

Carinhosa

As gatas fêmeas também são mais carinhosas e muito protetoras de seus donos. Por isso, elas precisam de mais atenção e mais carinho por parte dos donos. Logo, as gatas fêmeas são mais indicadas para as residências de pessoas que possuem mais tempo para cuidar delas.

É importante dizer que o carinho e a atenção dados ao pet além de deixarem eles mais alegres, beneficia a sua saúde e eles se sentem mais seguros e mais confortáveis.

Caseira

As gatas fêmeas possuem um perfil mais caseiro do que os gatos machos Isso se deve a seus feromônios, fazendo com que elas tenham a necessidade de se sentirem mais seguras em seu ambiente confiável.

Devido ao instinto inato que as gatas fêmeas possuem, elas precisam se sentir protegidas e de quererem um abrigo, principalmente no caso de terem uma ninhada. Por isso, raramente fogem para a rua, exceto no período de cio em que ficam mais estressadas.

Tamanho menor

Se o tamanho do gato que você escolher é um fator importante e se você mora em um ambiente pequeno, então a gata fêmea é a ideal como animal de estimação. Isso porque, de uma forma geral, as gatas são um pouco menores que os gatos.

O gato macho tem maior tamanho, pois eles precisam competir com outros gatos para competir com a fêmea e para demarcar seu território. Até as oito semanas de idade, os gatos machos têm o mesmo peso que as fêmeas e após isso, eles crescem mais.

O peso de um gato macho adulto é em média de 3 kg a 4 kg para as gatas fêmeas, e entre 4 kg e 5 kg para o gato macho. Acima de 15% desse peso, pode-se considerar que o gato está com sobrepeso.

Período de cio da gata fêmea

O cio da gata não é um ciclo regular, de modo que os intervalos mudam de acordo com o ambiente em que ela vive. O cio costuma durar de 5 a 20 dias, dependendo do estímulo ambiental. Um fator que interfere nesse processo é a presença de gatos machos, pois, caso a fêmea continue na presença deles, o ciclo pode se iniciar novamente e, assim, durar mais tempo.

Ademais, para que a felina entre no cio, é essencial que haja gatos machos não castrados próximo ao ambiente em que vivem, pois ao sentir o cheiro deles, o organismo da gata fêmea começa o preparo para a reprodução.

Nesse período é recomendado evitar a saída da gata à rua ou que a mesma receba visitas dos gatos machos. É praticamente impossível evitar os comportamentos indesejados, por isso para esses momentos recomenda-se procurar antes um veterinário para que o mesmo receite feromônios artificiais para acalmar a gata, mas é importante dizer que isso não irá resolver o problema.

Outras informações sobre as diferenças entre o macho e a fêmea

gatos macho e fêmea

Além de todas as informações apresentadas, existem outras dúvidas que surgem em relação ao cuidado dos gatos machos e fêmeas. Por isso, confira as informações necessárias para você saber mais sobre as diferenças existentes.

É recomendada a castração do macho e da fêmea?

A castração é sempre recomendada, seja para o gato macho ou a fêmea. Uma vez que é realizada a castração, o animal fica mais dócil e caseiro, evitando problemas dos gatos. Além disso, as fugas diminuem, pois, elas são o resultado da maturidade sexual.

Outro benefício da castração é que ela previne doenças e o reduz a quantidade de gatos abandonados. No mais, é importante ressaltar que a castração é uma ação muito responsável por parte do dono, além de ser um procedimento simples e muito seguro.

Existe diferença na alimentação?

Os cuidados com a alimentação do gato macho e da gata fêmea são os mesmos. É recomendado oferecer aos felinos uma alimentação bastante equilibrada para manter a sua saúde. Eles precisam de uma alimentação nutritiva e que não traga nenhum risco à sua saúde.

Os gatos podem comer de 10 a 20 pequenas refeições por dia. Eles precisam de uma boa dose de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas e água fresca. Alimentos como carnes, peixes, aves, vegetais e soja são recomendados.

As rações também podem ser utilizadas como alimentos para os gatos, mas é indicado as rações premium, pois são fabricadas com indicadas com ingredientes nobres, oferecendo tudo o que o pet precisa.

Existe diferença na higiene?

A higiene dos gatos é a mesma para todos os gêneros do animal. Os felinos realizam a sua própria limpeza com a sua língua, mantendo os pelos bem limpos. Outra característica dos gatos é que eles realizam as suas necessidades em suas caixinhas de areia.

Por isso, a responsabilidade de seu dono em relação a sua higiene é limpar a caixinha do pet diariamente. Assim que o local ficar sujo, isso pode provocar estresse no gato e resultar em problemas de saúde.

Existe diferença no acompanhamento veterinário?

Os gatos machos e gatas fêmeas necessitam de realizar visitas ao veterinário. Isso é importante porque permite acompanhar o desenvolvimento dos gatos, perceber qualquer problema de saúde e verificar a vacinação e a vermifugação. Além disso, as gatas fêmeas devem ser acompanhadas em seu período de gestação.

Já quando filhotes os gatos devem ser vacinados com oito semanas de vida, sendo assim, é muito importante levar o pet ao veterinário para que também seja feito o plano para a esterilização ou castração.

Os gatos adultos podem não apresentar sinais quando estão doentes, por isso são beneficiados ao serem examinados regularmente. Já os gatos idosos necessitam de cuidados especiais, por isso exames clínicos a qualquer sinal de doença devem ser realizados.

Gatos machos e fêmeas são muito mais que animais de estimação!

gatos macho e fêmea

Você descobriu nesse artigo que existem muitas diferenças entre os gatos machos e as fêmeas e que cada característica deve ser considerada na escolha do melhor sexo do gato para adotar. Independente da escolha, os gatos são excelentes animais de estimação, visto que eles são muito inteligentes, divertidos e espontâneos.

Os felinos transmitem aos seres humanos momentos de companhia, diversão, carinho, alegria e outros grandes momentos. Um fato curioso é que os gatos podem trazer benefícios emocionais aos seres humanos favorecendo assim a sua saúde.

Para descobrir o sexo do animal é possível por meio do órgão genital, da bolsa testicular e coloração. Para a adoção do gato macho, é importante saber que o felino é maior, mais independente, necessita de uma menor atenção, é mais energético e territorialista que a fêmea. Mas, os cuidados adotados devem ser o mesmo para todos os gatos!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.