Água para beija-flor: como preparar, como fazer um bebedouro e mais!

Água para beija-flor: como preparar, como fazer um bebedouro e mais!

Gostaria de saber como preparar água para beija-flor, como comprar um bom bebedouro e como atrair esses visitantes? Neste artigo te contaremos!


Preparando água para beija-flor

beija-flor bebendo água adocicada

Os beija-flores são pássaros belos e únicos que vivem nas matas próximas das cidades e que, de vez em quando, visitam os lares de pessoas com muitas plantas em casa. O que encanta nesses pássaros é a forma peculiar como voam e a beleza de sua plumagem.

É do senso comum que, ao se comprar um bebedouro para beija-flor, deixando-o em um local acessível em casa, eles podem ser atraídos, não é mesmo? Mas você sabia que é preciso ter alguns cuidados específicos com a água para que o pássaro sempre retorne à sua casa sem causar nenhum dano a ele? Neste artigo te contaremos tudo o que você precisa saber ao preparar água para beija-flor.

Água e bebedouro para beija-flor

beija-flor bebendo água adocicada

Primeiramente, você deve ter um bebedouro especialmente feito para os beija-flores beberem água. Ele precisa ter um formato adaptado para seu bico e ser atrativo para a espécie. Além disso, é importante saber a quantidade de água que você deve colocar. Saiba mais a seguir!

Ingredientes e proporção

É possível encontrar produtos feitos especialmente para a alimentação de beija-flores que contêm outros ingredientes além de açúcar, como vitaminas e minerais.

Contudo, é discutido por especialistas e por instituições relacionadas ao pássaro a necessidade e a qualidade que esses alimentos apresentam, visto que muitos deles não teriam nenhuma vantagem nutritiva em comparação ao uso do açúcar comum na alimentação do beija-flor e poderiam até ser prejudicais.

Portanto, não se deve colocar nada além de água e açúcar para o beija-flor. Idealmente, em uma concentração de 20% de açúcar (1 parte de açúcar para 4 partes de água). Assim, a mistura será parecida com a concentração do néctar presente nas flores.

Onde comprar um bebedouro para beija-flor?

Por serem tão populares nos lares brasileiros, não é difícil encontrar lugares onde se vende bebedouro para beija-flor. Os mais comuns estão em pet shops, em grandes mercados e em feiras, principalmente os que vendem ração para pássaros.

A faixa de preço varia um pouco, dependendo muito da resistência do material do bebedouro e de onde você está comprando. O certo é que, com um valor entre R$10,00 e R$20,00, você consegue comprar um bebedouro que, com os cuidados necessários, tem uma boa durabilidade.

Como fazer um bebedouro para beija flor?

Você sabia que é possível construir um bebedouro para beija-flor apenas com materiais que tem em casa? É muito simples e prático: em uma garrafa PET de 600 ml ou menos, faça 3 furos na parte superior com um prego aquecido. Ainda com o mesmo prego, fure no meio de 3 tampinhas de garrafa e cole-as com cola-quente, encaixando tudo nos furos da garrafa. Depois, é só encher a garrafinha com a mistura correta e pendurá-la com um fio de nylon!

Ademais, lembre-se de certificar-se de que o seu bebedouro caseiro não oferece nenhum risco aos beija-flores e de que tudo está bem encaixado.

Higienização e cuidados com a água para beija-flor

beija-flor bebendo água adocicada

Para que a água esteja sempre limpa e bem tratada para o seu visitante, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Saber a hora certa de trocar a água, evitar insetos e conhecer a melhor maneira para limpar o bebedouro são alguns pontos importantes. Veja mais a seguir:

Frequência da troca de água para beija-flor

O ideal é que a água seja renovada por completo pelo menos uma vez por dia. Por causa do açúcar, o bebedouro pode atrair fungos que se instalam na garganta da ave que beber da água, podendo causar problemas de saúde. Uma limpeza correta é essencial para evitar que qualquer tipo de fungo ou sujeira se instale no bebedouro.

Frequência e forma de higienização do bebedouro para beija-flor

Como dito anteriormente, a água precisa ser trocada diariamente e o bebedouro também deve ser lavado com frequência. A forma correta de limpá-lo é com água corrente, escovando bem onde há indícios de sujeira e pontos pretos de fungo.

Depois, é só colocar tudo de molho por aproximadamente 20 minutos em um recipiente com uma mistura de água com um pouco de água sanitária. Enxágue tudo muito bem e coloque para secar. Assim, o recipiente poderá ser reutilizado no dia seguinte.

Como evitar formigas no bebedouro para beija-flor?

Para evitar que as formigas visitem o bebedouro, basta passar vaselina no gancho ou no arame em que o bebedouro está pendurado, tornando-o escorregadio para que elas consigam passar.

Outra sugestão é colocar um pedacinho de algodão ou pano umedecido com óleo. As formigas são atraídas pelo açúcar presente na água e podem ser um incômodo para seus beija-flores visitantes.

Como evitar abelhas no bebedouro para beija-flor?

As abelhas, assim como os beija-flores, são atraídas pelo açúcar da água. Isso ocorre mais em épocas com poucas flores das quais buscam seu néctar, precisando recorrer aos bebedouros de beija-flor. Uma boa tática é preparar um repelente natural. A receita é simples: 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de azeite e ¼ de dente de alho. Amasse o alho e junte todos os ingredientes, tornando tudo homogêneo.

Depois, é só passar o repelente com um pincel onde as abelhas pousam, tomando cuidado para não deixar a mistura entrar em contato com a solução de açúcar.

Curiosidades sobre a água para beija-flor

beija-flor bebendo água adocicada

Por ser um assunto pouco comentado e informado, a forma de dar água para beija-flor gera muitas dúvidas e proporciona também muitas curiosidades relacionadas ao tema. Veja abaixo como saciar suas dúvidas e descubra o que mais você precisa saber sobre água para beija-flor!

Mitos sobre o bebedouro para beija-flor

O principal mito sobre bebedouro para beija-flor que é propagado é o de que eles causam candidíase nas aves. A candidíase é uma infecção causada por um fungo que se instaura quando o animal ou o ser humano apresenta uma queda de imunidade, provocada por má alimentação ou até estresse.

Esse mito ganha força após alguns beija-flores que utilizaram os bebedouros, provavelmente estressados pelos barulhos da cidade, tiveram candidíase. Um bebedouro mal limpado pode sim gerar doenças nas aves, mas o fato de um bebedouro comum gerar candidíase não é comprovado cientificamente.

O que fazer caso nenhum beija-flor chegue até o bebedouro?

Se nenhum beija-flor visita seu bebedouro, experimente trocá-lo de lugar. Às vezes, ele está simplesmente posicionado em um local de difícil acesso ou potencialmente perigoso para as aves. Outra dica é amarrar uma fita ou um laço vermelho para aguçar a curiosidade dos beija-flores, uma vez que eles são mais propensos a serem atraídos pela cor vermelha.

Outras aves podem vir beber água no bebedouro?

Sim! Além de diversas espécies de beija-flores, seu bebedouro pode acabar sendo atraído por outras aves que se alimentam de néctar, como cambacicas (ou sebinhos), tecelão, sanhaço-de-coqueiro, saí-azul, gaturamo-bandeira e diversas outras espécies, variando muito de acordo com a região em que você vive.

No mais, é importante que você não tente atrair outros pássaros com misturas além da indicada aqui, pois isso pode gerar problemas para as aves e para a fauna local.

Não tente capturar um beija-flor, deixe que ele apenas te visite!

beija-flor bebendo água adocicada

Os beija-flores são aves de plumagens belíssimas que exibem uma mistura de cores quase única para cada animal. São peculiares na forma de voar e se adaptam bem aos locais da cidade onde há flores. Instalar um bebedouro e receber um visitante como esse em sua residência é uma experiência incrível e única.

Neste artigo, você viu diversas dicas para preparar água para atrair o pássaro e montar um bebedouro, mas lembre-se: os beija-flores, apesar de pequenos e fofos, continuam sendo animais selvagens, e merecem ter seu espaço respeitado.

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Aves Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.