Veja curiosidades sobre o jabuti: casco, alimentação e mais

Veja curiosidades sobre o jabuti: casco, alimentação e mais

Você está pensando em criar um jabuti, mas sabe pouco sobre a espécie? Reunimos aqui curiosidades sobre sua anatomia, comportamento e muito mais. Confira!


As curiosidades sobre o jabuti são fascinantes!

Jabuti recolhido dentro de sua carapaça

Se você é fã de animais exóticos já deve ter ouvido falar do jabuti. Ele é um quelônio com diversas características interessantes e pouco conhecidas pelas pessoas. Além disso, embora fisicamente seja parecido com a tartaruga e cágado, são animais totalmente terrestres, o que o torna diferente dessas duas espécies.

Além disso, o jabuti é um animal muito dócil, tranquilo e fascinante, o que o torna uma excelente opção para famílias com crianças. É um réptil muito resistente e de fácil cuidado.

É importante ressaltar que para a criação de jabuti no Brasil é regulamentada pelo IBAMA e apenas as espécies jabuti-tinga e o jabuti-piranga são autorizadas para a criação doméstica. Confira as principais curiosidades sobre esse réptil!

Curiosidades sobre a anatomia do jabuti

Quatro jabuti pequenos juntos

O jabuti, como todos os animais, possui uma anatomia característica e bastante curiosa. Além disso, sua fisionomia gera muitas dúvidas pela semelhança com outros animais. Por isso, saiba mais sobre a anatomia do jabuti.

Jabuti não é uma tartaruga, nem um cágado

Muitas pessoas pensam que o jabuti é um tipo de tartaruga. Mas, na verdade não. O jabuti e a tartaruga pertencem à ordem dos répteis com casco, conhecidos como quelônios. Mas, de acordo com a ciência, a tartaruga é somente o quelônio aquático, ou seja, somente o animal que vive a maior parte do tempo na água. Já o jabuti é um animal apenas terrestre.

Ademais, os cágados embora sejam aparentemente parecidos com os jabutis são animais semiaquáticos, o que os tornam diferentes dos jabutis.

O casco do jabuti é sensível

O casco do jabuti é sensível, pois possui terminações nervosas. Essa característica de seu casco faz com que este seja sensível ao toque. É importante dizer que em épocas de trocas das placas dérmicas do casco, este pode soltar casquinhas transparentes.

Outro fator que influencia o aspecto físico da carapaça é a alimentação, sol e higiene. É recomendável que o jabuti tenha banhos diários de sol para assimilar o cálcio e ingerir vitaminas para manter a saúde do seu casco.

O casco do jabuti indica sua origem

Existe uma enorme variedade de tipos físicos de jabuti. As suas características físicas demonstram a origem geográfica de cada animal. O casco do jabuti, por exemplo, é uma variação encontrada dependendo da região em que o animal é encontrado.

No norte da terra as variantes de jabuti possuem coloração de amarelo pálido ao laranja claro. Já no sul, o casco é próximo ao tom castanho escuro. No leste, a carapaça do animal é cinza claro ou esbranquiçado. E, no nordeste, o casco possui coloração que varia do laranja claro ao vermelho.

Não possui dentes, mas mastiga e morde

Outra curiosidade fascinante do jabuti, mas pouca conhecida pelas pessoas é que o animal não possui dentes. Isso mesmo! No entanto, a espécie é capaz de mastigar e morder. Isso somente é possível porque apesar do jabuti não possuir dentes, ele possui uma placa óssea que atua como uma lâmina.

O dimorfismo sexual não é fácil

O diformismo sexual é uma característica em que é possível descobrir por meio de diferenças externas, o macho e a fêmea. Em algumas espécies de jabuti, como o jabuti-tinga, essas diferenças, tamanho e forma, não são tão evidentes.

Isso porque os machos não são expressivamente maiores que as fêmeas. Além disso, o plastrão desses jabutis, parte de baixo da carapaça, é suavemente côncavo. Já as fêmeas possuem o plastrão suavemente inclinado. No entanto, é possível observar as diferenças sexuais por meio do comprimento dos escudos gulares, uma vez que nos machos são mais longos.

O jabuti tem dois esqueletos

A anatomia do jabuti é bastante curiosa, pois ele possui dois esqueletos. Um dos esqueletos é chamado de exoesqueleto. Este é constituído pela carapaça e o plastrão (parte de baixo da carapaça).

Já o outro esqueleto é conhecido como endoesqueleto, sendo composto por ossos internos e, ainda, pode ser dividido em duas partes: o esqueleto axial e pelo esqueleto apendicular. O esqueleto axial tem o crânio, costelas e vértebras. Já o esqueleto apendicular do réptil possui os membros e bacia.

É um animal poiquilotérmicos

Os animais poiquilotérmicos são aqueles que não necessitam de uma temperatura corporal fixa, ou seja, as suas temperaturas podem variar resultando em pouco ou nenhum efeito que afete a sua saúde geral.

Os jabutis são animais que possuem longa longevidade e isso também se deve ao fato de que eles são animais poiquilotérmicos, o que permite que eles não sejam tão afetados pelo estresse térmico.

A temperatura delimita o sexo dos filhotes

Um fator que afeta diretamente no sexo dos filhotes do jabuti é a temperatura. Segundo estudos, temperaturas no início e final da incubação não influenciam no sexo do animal. Mas, em casos em que o desenvolvimento embrionário inicial é lento, o tempo sensível à temperatura para a determinação sexual será tardia.

É conhecido que, quando a temperatura está acima de 29°C, as chances de nascerem fêmeas do réptil são maiores, enquanto em temperaturas abaixo desse valor nascem mais machos.

Curiosidades sobre o comportamento do jabuti

Jabuti com pequena flor

Além de todas as curiosidades fascinantes sobre a anatomia do jabuti, o animal também tem fatos interessantes sobre o seu comportamento. Continue lendo esse artigo para descobrir mais sobre a espécie!

O jabuti é um animal inteligente

O jabuti é um dos animais de estimação mais tranquilos, mas muito inteligentes. Quando eles estão em perigo, imediatamente recolhem as patas, a cabeça e cauda para dentro do casco.

Outra curiosidade sobre o jabuti é que ele é capaz de reconhecer o seu dono, seja pelo aspecto ou cheiro da pessoa, e ainda pela forma como é tratado. Ao reconhecer o seu dono, o jabuti não entra mais no casco, pois não vê mais a pessoa como um perigo.

Este animal não sabe nadar

Diferentemente das tartarugas, os jabutis não sabem nadar, pois eles possuem pés grossos e muito pesados e as suas cascas são em formato de cúpula. É importante considerar que eles não são fãs de água.

Por isso, os jabutis devem ser mantidos longe de lagos, piscinas e qualquer fonte de água. Entretanto, recomenda-se, em dias quentes, que seja dado um bom banho no animal com um pano úmido em água morna. O banho é importante, pois o jabuti se hidrata com a água, podendo até mesmo mergulhar o animal para garantir a limpeza e a hidratação.

Este réptil hiberna

O processo de hibernação acontece com algumas espécies com o objetivo de permitir a sobrevivência do animal em dias mais frios e quando a comida e água estão escassas. Normalmente, espécies de jabutis que vivem em climas não tropicais utilizam da hibernação.

Ao hibernar, o jabuti ingere uma grande quantidade de alimentos, em meses anteriores, para ter energia suficiente para o período de escassez. A partir disso, ele encolhe ou cava um abrigo, recolhendo-se no interior da carapaça. Depois disso, ele entra em um sono profundo, resultando na diminuição do metabolismo, respiração e batimentos cardíacos.

O jabuti é onívoro

Os onívoros são animais que se alimentam tanto de fonte vegetal como de fonte animal. Isso faz com que o animal tenha uma dieta muito diversificada. Existem muitos animais onívoros e um deles é o jabuti.

Ele se alimenta de insetos, folhas, flores e sementes, por isso a sua alimentação quando criado em domicílio deve ser equilibrada com proteína animal e vegetal. Além disso, em cativeiro o jabuti pode ter a sua alimentação complementada por 50% de ração canina de boa qualidade. Mas, essa ração deve ser dosada para suprir a necessidade do animal!

O jabuti cheira com sua garganta

Você sabia que é possível um animal cheirar com a garganta? Sim, é possível. Um fato curioso sobre o jabuti é que ele cheira com a sua garganta. Ele é capaz de detectar o mais fraco dos cheiros com o órgão vomeronasal. Este é um órgão olfativo localizado entre o nariz e a boca, também conhecido como órgão de Jacobson.

O jabuti pode prender a respiração por muito tempo

Os jabutis não podem nadar e não conseguem respirar debaixo d' água, mas outra característica é que ele pode prender a respiração por um longo tempo, pois são altamente tolerantes com dióxido de carbono. Ao entrar em seu casco, o jabuti esvazia o seu pulmão. Na maioria das vezes, eles expiram quando estão assustados e decidem esconder.

A maturidade sexual se dá pelo tamanho e não pela idade

Somente é possível definir os sexos do jabuti até que ele atinja um determinado tamanho e isso varia com a tipo do animal. Mas, é possível verificar que nas fêmeas, o plastrão é mais achatado e mais curvado nos machos. Estes também costumam ser maiores.

Ademais, ao esperar o jabuti sair do casco é possível ver as partes íntimas dos machos. Já as fêmeas costumam colocar ovos, mesmo sem fertilização.

Seu organismo consegue extrair muita água

Um dos fatores que torna o jabuti tão resistente é a sua capacidade de extrair muita água. O sistema digestivo do jabuti é um sistema duplo, permitindo a separação de água dos resíduos.

Isso faz com que eles tenham um reservatório de água e quando a água do local está escassa, os jabutis podem extrair essa água e até mesmo nutrientes por meio de mordidas leves. Logo, em situações adversas, o jabuti pode garantir a sua sobrevivência com esse mecanismo.

Mais curiosidades sobre o jabuti

Jabuti em sua casinha de madeira

O jabuti é mesmo um animal fascinante! E se você pensa que acabou as curiosidades sobre o jabuti, ainda tem mais algumas que você não pode deixar de conferir! Continue lendo o artigo.

O jabuti é um animal pré-histórico

O jabuti é um animal pré-histórico. Para você ter uma ideia, em 1995, foi encontrado fósseis do animal de um metro de altura na Amazônia brasileira, que viveu há 8 milhões de anos atrás, e foi considerado pelos paleontólogos, o mais provável ancestral dos quelônios terrestres gigantes que hoje pode ser encontrado em Galápagos.

Segundo estudos realizados com o animal, o réptil encontrado era onívoro e se alimentava de frutas, carcaças de outros animais e pequenos répteis e anfíbios e, ainda, possui duas vezes o tamanho dos jabutis da região de Galápagos, arquipélago equatoriano no oceano Pacífico, uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo!

Existem duas espécies de jabuti no Brasil

No Brasil, existem duas espécies de jabutis: o jabuti-tinga e o jabuti-piranga. O jabuti-piranga ocorre nas regiões sudeste, norte, nordeste e centro-oeste. A sua presença é notada em biomas como Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica. Ele possui um casco de coloração vivida e pode chegar a medir 60 cm e pesar 40 kg.

Já o jabuti-tinga pode chegar a medir 1 metro de comprimento, sendo este o maior jabuti da América do Sul continental. Ele pode ser encontrado nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste e pode pesar mais de 60 kg. Em alguns locais de áreas de florestas densas e úmidas, o jabuti-tinga ocorre junto com o jabuti-piranga.

O tempo de vida do jabuti

O jabuti é conhecido por sua longevidade. Para quem deseja ter a espécie como animal de estimação, é importante saber que ao escolher esse animal terá um companheiro para a vida toda. Isso porque o jabuti pode ultrapassar os 80 anos de idade. Isso mesmo! Ao oferecer uma qualidade de vida para o animal, o seu tempo de vida é muito longo.

O jabuti-tinga, por exemplo, pode ultrapassar os 100 anos de idade! No entanto, em seu habitat natural, o jabuti costuma viver 30 anos e essa redução na expectativa de vida é devido ao número de predadores e a comida escassa que ele encontra na natureza.

Pode viver em praticamente qualquer clima

O jabuti é um animal que consegue viver em qualquer clima. Pois, ele é um animal ectotérmico, ou seja, de sangue frio. Devido a isso, ele consegue regular a temperatura do corpo conforme o ambiente em que se encontra. É possível, por exemplo, encontrar o jabuti-piranga em diferentes biomas brasileiros de diferentes climas.

Para a criação de jabutis em terrários, recomenda-se que a temperatura do ambiente seja de 26 a 30°C de dia e de 22 a 26°C durante a noite. Além disso, recomenda-se que cada local do viveiro esteja com uma temperatura diferente para que o quelônio escolha onde quiser ficar, seja no calor ou no frio.

São animais lentos, mas muito resistentes

Embora os jabutis sejam animais muito lentos, eles são animais muito resistentes. Isso ocorre porque, mesmo em condições adversas, eles podem ficar muito tempo sem comer. Para você ter uma ideia, o jabuti pode ficar de dois a três anos sem comer nenhuma alimentação e ainda permanecer vivo!

No entanto, isso não impede o animal de desenvolver doenças. A falta de cuidado ao manusear o animal é a principal fonte de doença no réptil. As doenças mais comuns são piramidismo, raquitismo e osteoporose, hipo ou hipervitaminose e machucados no casco.

O jabuti é um animal muito curioso!

Dois jabutis em terrário

Vimos neste artigo que o jabuti possui curiosidades fascinantes e é uma excelente opção de animal de estimação, uma vez que é de fácil cuidado, muito resistente, dócil e pode viver por 80 anos!

Agora você já sabe que o jabuti é um animal totalmente terrestre, mas que gosta de banhos mornos em dias quentes. Além disso, mesmo em condições adversas é um animal muito forte, uma vez que se adapta a qualquer temperatura e caso haja necessidade, entra em um estado de hibernação que o ajuda a sobreviver.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.