Quantos olhos tem uma aranha? Veja esta e outras curiosidades!

Quantos olhos tem uma aranha? Veja esta e outras curiosidades!

As aranhas podem ser intimidadoras, mas nesse artigo, separamos algumas informações muito interessantes sobre elas, e que podem te surpreender! Confira!


Você sabe quantos olhos uma aranha tem?

Aranha de cor marrom

Falar de aranhas pode ser motivo de medo para muita gente. Isso porque, mesmo sendo tão menores que os humanos, esses aracnídeos são bichos muito sorrateiros nos ambientes em que se apresentam. Apesar disso, as aranhas possuem diversas características que podem ser muito interessantes quando se analisa de perto.

Você sabe, por exemplo, quantos olhos tem uma aranha? Nesse artigo você verá que as aranhas se dividem em mais de 40 mil espécies e que a maior parte das espécies de aranha possui oito olhos.

Falaremos também sobre a importância da visão na vida das aranhas e como elas são utilizadas em conjunto com outros sentidos para sobrevivência das espécies. E aí, ficou curioso? Então confira agora essas e outras curiosidades.

Funcionamento da visão das aranhas

Aranha em folha verde

Afinal, como são os olhos de uma aranha? Nos próximos tópicos responderemos a essa pergunta e ainda falaremos um pouco mais sobre as variações das características de cada espécie. Além disso, explicaremos um pouco sobre como funciona o sentido da visão para as aranhas.

Variação na quantidade de olhos das aranhas

Como já dissemos aqui, as aranhas têm mais de 40 mil espécies. 99% dessas espécies possuem 8 olhos. Entretanto, existem exceções como as famílias Dysderidae que possuem apenas 6 olhos, assim como as aranhas da família Tetrablemma podem ter 4 olhos, enquanto a Caponiidae possui apenas 2 olhos.

Essa variação ocorre por uma questão de adaptação de cada espécie. Isso quer dizer que existem espécies de aranha que desenvolveram mais esse sentido ao longo da história, assim como aranhas que não precisaram desse desenvolvimento, recorrendo a outros sentidos para sobrevivência.

Variação de padrões na disposição dos olhos das aranhas

Os olhos das aranhas ficam na cabeça, posicionados quase sempre em duas ou três fileiras curvas. Existem ainda aranhas que dispõem de olhos agrupados em uma elevação denominada cômoro ocular. Os olhos podem possuir dois tipos de estrutura: a dos olhos principais e a dos olhos secundários.

Os principais são olhos pretos e normalmente ficam no topo da parte mediana da cabeça. Já os secundários têm uma estrutura que varia de acordo com a espécie. Em algumas espécies, esses olhos têm a função de visão noturna e por isso, no escuro, dão a impressão de serem olhos vermelhos.

Sentidos secundários como auxílio na visão das aranhas

A maioria das aranhas possuem órgãos sensoriais bem desenvolvidos e utilizam a visão como um sentido secundário para sobreviver. Entretanto, existem espécies que dependem grandemente da visão, como as aranhas saltadoras, da família Salticidae.

Aranhas dessa espécie, possuem a visão como um sentido vital, pois vivem em grande parte do tempo no chão. São as chamadas aranhas de caça. Nesses casos, as aranhas saltadoras utilizam a visão bem desenvolvida para caçar e para reconhecer membros de sua própria espécie.

Sendo assim, os órgãos como as cerdas das patas que servem para sentir a vibração dos lugares e detectar a presença de outros bichos, acabam se tornando um sentido secundário para essa espécie.

Qualidade da visão das aranhas

Aranha em teia.

Apesar de saber quantos olhos uma aranha tem, saber como é a visão dela em questão de qualidade pode ser uma curiosidade muito interessante. Por isso, separamos algumas informações sobre esse assunto.

As aranhas enxergam bem?

Apesar da grande quantidade de olhos, a maioria das aranhas não possui uma visão bem desenvolvida. A visão delas é limitada à capacidade de ver apenas vultos e mudanças no tom de luz dos ambientes. Por isso, a visão das aranhas é, em grande parte, considerada como um sentido secundário.

Normalmente, as aranhas dependem muito mais de suas cerdas sensoriais, pelo corpo, para se orientarem. Entretanto, existem algumas exceções como as famílias Salticidae, Lycosidae e Deinopidae. Essas espécies incluem aranhas que tendem a ter uma boa visão.

O número de olhos influencia na visão das aranhas?

Acredita-se que a quantidade de olhos de uma aranha não está ligada à qualidade da visão. Essa qualidade, na verdade, está ligada ao desenvolvimento natural de cada espécie e da forma como as aranhas costumam usar seus olhos.

Sendo assim, existem aranhas como a papa-moscas que tem possuem oito olhos e enxergam muito bem. Assim como, existem aranhas como as caranguejeiras que possuem a mesma quantidade, mas não tem uma visão tão bem desenvolvida assim.

Existem aranhas totalmente cegas?

Em 2012, cientistas do Instituto de Pesquisa Senckenberg que fica na Alemanha, descobriram, na Ásia, a primeira espécie de aranhas totalmente cegas. Batizadas com o nome Sinopoda scurion, essas aranhas vivem em cavernas há muitos anos.

Com a escuridão das cavernas, em que os olhos se fazem totalmente inúteis, a espécie acabou se adaptando ao ambiente. Como consequência, passaram a não ter mais esses órgãos.

Aranhas precisam da visão para sobreviver?

Na maioria dos casos, não. Grande parte da população das aranhas não precisa da visão para sobreviver, pois a utiliza como um sentido secundário.

Nesses casos, as aranhas utilizam o seu sistema nervoso para reconhecerem seus habitats. Através desse sistema, elas conseguem sentir a vibração do chão, correntes de ar, contato físico com outros animais e até mesmo ter senso de direção. A visão, nessas situações serve apenas como um complemento, mas não se fazem necessárias.

Mas, como já vimos aqui, existem espécies como as aranhas saltadoras que tem a visão como um sentido vital para sobrevivência. Nesse caso, elas também possuem um sistema sensorial aguçado, mas são adaptadas para usar a visão para se orientarem.

Quais espécies de aranha enxergam melhor?

As aranhas que enxergam melhor, normalmente, são as aranhas de chão. Essas aranhas não costumam produzir teia e são conhecidas como aranhas de caça. São elas as espécies Salticidae, Lycosidae e Deinopidae. Dentre essas, a aranha mais conhecida é a aranha saltadora ou, mais popularmente chamada de papa-moscas.

Curiosidades sobre as aranhas

Aranha em teia

Saber quantos olhos tem a aranha é apenas uma das mais variadas curiosidades sobre esse aracnídeo. Vamos ver, agora, alguns aspectos interessantes da vida das aranhas.

As aranhas morrem ao acasalar?

Poucos sabem, mas é da natureza das aranhas fêmeas comerem os machos após o acasalamento. O que acontece é que na hora do acasalamento alguns machos acabam não sobrevivendo. No caso das viúvas negras, por exemplo, a fêmea se solta rápido demais do membro sexual do macho e ele, por sua vez, acaba se partindo ao meio.

Então, a viúva negra come o macho morto para repor suas energias. Já no caso de outras espécies, como a aranha caranguejeira e a aranha vespa, a fêmea mata o macho para se alimentar e alimentar seus filhotes após o nascimento.

Todas as aranhas fazem teias?

Nem todas as espécies de aranhas são capazes ou até mesmo precisam produzir teias. Isso porque, como já dissemos aqui, existem espécies que não ficam no alto, em teias, mas sim no chão.

Por uma questão de adaptação da espécie, essas aranhas não produzem teias. A caça delas se dá por meio de armadilhas e de picadas venenosas que paralisam suas presas.

Como as aranhas fazem teias?

A aranha constrói a teia com a fiandeira, uma parte do seu corpo que fica no fim do abdômen, onde existem alguns tubos. Através desses tubos, a aranha solta uma substância liquida que quando entra em contato com o ar, endurece e se transforma no fio de seda.

A aranha procura um local que possa servir de base para a construção da teia. Se posicionando no centro, ela começa a expelir a seda e vai soltando os fios de dentro para fora, juntando-os na parte central.

Todas as aranhas são venenosas?

Sim, todas as aranhas são venenosas. A boa notícia é que poucas espécies possuem a capacidade de intoxicar o homem. Na maioria dos casos, as aranhas possuem uma quantidade de toxina que é suficiente apenas para matar suas presas, como os insetos.

No caso dos humanos, essas toxinas existem em quantidades muito pequenas para se tornarem fatais. Entre as aranhas mais venenosas estão a viúva negra, a aranha armadeira e a aranha marrom. Já as aranhas que produzem venenos inofensivos ao homem são as aranhas de pernas longas, papa-moscas e a aranha vermelha.

Qual a importância ecológica das aranhas?

A densidade populacional das aranhas é muito grande, podendo chegar até mil indivíduos por metro quadrado. Sendo elas predadoras fiéis dos insetos, as aranhas possuem um papel muito importante no equilíbrio ecológico do planeta.

Juntamente com outros predadores, como formigas e pássaros, as aranhas contribuem de forma crucial para a diminuição da densidade populacional de insetos. Isso é algo importante para as florestas e prados, na medida em que as aranhas consomem insetos que poderiam ser nocivos para a vegetação dos locais.

Os olhos das aranhas são fascinantes!

Teia em meio a folhagens secas

Nesse artigo vimos que as aranhas têm diversas características curiosas. Começando pela sua quantidade de olhos que pode variar de acordo com cada espécie, existindo aranhas que possuem 8, 6, 4 ou 2 olhos e até mesmo aranhas que são completamente cegas.

Agora que já foi visto bastante informação sobre as aranhas, sabemos que elas possuem uma grande importância ecológica para o planeta. Portanto, caso você veja uma aranha por aí, lembre-se que, na maioria dos casos, elas podem ser mais benéficas do que maléficas para humanidade. E apesar de serem muito intimidadoras, são seres muito intrigantes!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais!

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais!

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.