O que são animais de estimação exóticos? Conheça alguns pets diferentes!
Criar animais de estimação exóticos não é lá algo muito comum.
Imagina como é estranho ir a algum lugar e não encontrar um cachorro fofo, ou um gato que ocupa aquele espaço?
Acredite ou não, algumas pessoas adoram animais exóticos, e que certamente não são encontrados em qualquer lugar.
No entanto, para conseguir criar um animal assim é preciso seguir uma série de protocolos e ter a autorização para a compra, de maneira que sejam evitadas, a todo o custo, as opções clandestinas e que não correspondem à lei.
Animais de estimação exóticos e silvestres como pets
Animais de estimação exóticos ou animais silvestres como pets são opções para quem quer fugir das escolhas mais comuns como cachorros e gatos.
Em seus lugares, a opção é por um animal menos comum, e que muitas vezes pode até assustar.
Esses animais exóticos ou silvestres não são comuns como os domésticos, mas podem ser criados a partir de uma liberação do órgão que regula essa prática.
No entanto, há uma pequena diferença entre essas modalidades de animais.
■Principais diferenças entre animais exóticos e silvestres
Você sabe a diferença entre animais exóticos e silvestres?
Animais exóticos são animais que não são encontrados na fauna brasileira, que possuem suas origens fora do habitat do local onde vivemos. Eles podem ser silvestres em outras partes do mundo.
Os animais silvestres são animais que vivem em seu habitat natural, em um ambiente externo. São muito arredios e reagem com violência a qualquer contato humano.
Você pode criar animais de estimação exóticos ou silvestres, tendo leis que regulamentam essa criação.
■Principais cuidados com os animais de estimação exóticos
Ao contrário de cães, gatos, pássaros e outros tantos animais que são mais comuns de serem encontrados em residências, e, consequentemente, existirem mais informações disponíveis, os animais exóticos, pelo fato de não serem comuns, exigem uma preparação quanto à sua criação.
Cuidar do ambiente, do seu dia a dia e da sua alimentação é algo que está distante do que conhecemos.
■Alimentação recomendada para animais de estimação exóticos
A alimentação para animais de estimação exóticos não segue a mesma linha para os animais que já conhecemos.
É preciso saber qual a espécie, qual a quantidade de vezes que se alimenta por dia, e se esse tipo de alimentação pode variar.
Os répteis,que são a maioria nas escolhas de animais exóticos, possuem uma alimentação muito restrita a depender da espécie.
■Habitat, Limpeza e higiene
Além da alimentação, que deve ser muito bem regulada, o ambiente faz toda a diferença.
Já imaginou, por exemplo, uma cobra ser criada em um espaço sem vegetação alguma, tendo somente concreto à sua volta?
Lógico que não vai dar certo, e justamente por isso, é preciso pensar nos habitats naturais dos animais de estimação exóticos que você vai criar, a fim de ter um lugar propício para isso.
Répteis como animais de estimação exóticos
Criar répteis como animais de estimação exóticos é o mais comum, e costumam ser os mais procurados.
São relativamente mais simples de serem criados, ainda que exijam uma certa atenção com relação ao ambiente onde estão inseridos, principalmente se estiverem dentro da residência.
■Iguana
Iguanas são tipos de répteis de pouca interação, sendo um dos motivos que fazem com que sejam animais de estimação exóticos de maior procura.
Porém, o fato de não exigir tanta interação não quer dizer que não precise de cuidado, exigindo um monitoramento do terrário ou o local onde elas estarão.
■Tartaruga tigre d’água
As tartarugas tigre-d’água são também muito procuradas por quem quer criar animais de estimação exóticos.
A primeira informação que você precisa saber é que apesar do nome, as tartarugas tigre-d’água, na verdade, são cágados que vivem em água doce, e por este motivo, precisam de um ambiente que possa favorecer o seu crescimento e desenvolvimento.
■Teiú
Este é um exemplo de animal de estimação exótico que chega a ter um porte médio.
Um Teiú adulto pode medir até 1,40 metros e pesar até 5 quilos, desde que tenha uma alimentação adequada, o que não é problema nenhum para este bichinho que simplesmente come de tudo.
É importante lembrar de oferecer um ambiente externo propício para a sua criação, com luz solar, água sempre fresca e evitar um contato direto.
Animais de estimação exóticos mais procurados
Os répteis, apesar de caracterizarem bem o que seriam os animais de estimação exóticos, não são maioria na procura.
Existem animais que são os mais buscados por quem quer ter um amigo de estimação diferente.
Eles costumam ser um pouco mais sociáveis que os outros de sangue-frio, e talvez por isso, se tornam as principais opções para quem quer fugir de cães e gatos para se criar em casa.
■Cacatua
A cacatua é uma ave de origem australiana e bem comum para quem procura animais de estimação exóticos.
Ela vive até 60 anos, e o seu dia a dia é muito agitado, por isso esteja pronto para dar alguma atenção para ela durante sua rotina, ou vai ter de conviver com muitas noites em claro.
■Micro porco
Nem todos os animais de estimação exóticos assustam, como muitas pessoas tendem a pensar. A prova disso é o micro porco, ou mini pig.
Seu nome já é bastante sugestivo, e ele pertence a uma linhagem de suínos que não chega a se desenvolver no tamanho de porcos comuns, e que já é bem adaptada com o dia a dia em uma casa.
■Furão
Um furão também é um dos animais de estimação exóticos mais procurados, e também é uma das fofuras encontradas.
O recomendado é que você consiga tirar algumas horas do seu dia para brincar com ele, desde pequeno. Caso contrário, eles podem crescer deprimidos e se tornarem, com o tempo, menos sociáveis do que naturalmente são.
■Chinchila
A Chinchila é um roedor tranquilo e calmo, e uma excelente alternativa de animais de estimação exóticos para ambientes pequenos como apartamentos, por exemplo, sendo também um animal relativamente sociável.
Uma dica interessante é investir em gaiolas altas, para que ela possa estimular o seu salto, principal característica de sua espécie
Outros exemplos de animais de estimação exóticos
Se os animais que você conheceu até agora já são um tanto quanto excêntricos, saiba que ainda existem outros que são ainda menos comuns que os répteis, e costumam, de certa forma, assustar quem não tem um contato mais íntimo com eles.
São animais que não são facilmente encontrados em qualquer lugar, e muitas vezes somente na natureza, mas que também atraem muitos tutores para que sejam criados como animais de estimação exóticos.
■Sapos
Apesar de muitos terem nojo ou medo, os sapos também costumam ser animais de estimação exóticos.
Seu habitat é sempre um ambiente úmido, para que ele possa prosseguir com o seu processo de respiração cutânea e sua alimentação é baseada em insetos.
Normalmente não fazem muitas coisas que o credenciam como animal doméstico, mas ainda assim, costuma ser uma boa opção para quem busca um animal que não é lá muito comum de se encontrar em qualquer lugar que se visite.
■Cobras
Outro animal que não é lá unanimidade por quem procura animais de estimação exóticos é a cobra.
Porém, para a criação de uma cobra de estimação, é preciso pensar fora da caixa.
Nada de pequenos espaços em caixas de plástico com alguns substratos para a sua alimentação. A sua qualidade de vida depende diretamente de um ambiente com boa umidade e com uma temperatura adequada.
■Sagui
O Sagui é também um dos animais de estimação exóticos mais comuns, e costumam ser bem brincalhões.
Mas não se engane! Tamanha agilidade e felicidade para brincar também é acompanhada por um temperamento muito forte, e eles não admitem, de maneira nenhuma, serem controlados.
Caso queira adquirir um sagui, saiba que eles só podem ser criados depois dos seus 5 meses, já que após seu nascimento até esse período, eles precisam estar juntos à mãe.
■Porquinho-da-índia
O porquinho-da-índia que não é porco e nem é da Índia, é um pequeno roedor.
É muito simpático, e sendo a opção dentre os animais de estimação exóticos, sua criação é bastante simples, exigindo somente atenção, cuidados com alimentação e um bom espaço para a sua circulação.
Animais de estimação exóticos: como comprar
Se alguns desses animais de estimação exóticos te chamou a atenção e você quer adquirir, saiba que é possível comprar.
Mas atenção: não é somente sair comprando no primeiro lugar em que achar, já que você pode estar contribuindo com o tráfico de animais, prática que é proibida e possui como penas previstas a aplicação de multa e até prisão para os envolvidos.
Saber onde comprar os animais exóticos é a melhor forma de evitar tais problemas.
■Animais de estimação exóticos onde comprar: Criatórios autorizados
Existem criatórios autorizados para a venda de animais de estimação exóticos, e é justamente esses locais em que são permitidas as vendas, desde que tenham o aval do IBAMA, que fiscaliza e regulamenta as condições para o comércio desse tipo de animais.
Estando os locais autorizados pelo IBAMA para a venda de animais exóticos e silvestres, você pode adquirir sem medo de estar contribuindo com o tráfico de animais, que é vetado por lei.
■Lojas especializadas e autorizadas para comprar animais de estimação exóticos
Existem lojas que possuem a permissão para a compra de animais de estimação exóticos, sem estar contribuindo necessariamente com o tráfico ilegal.
São compras que podem ocorrer diretamente com zoológicos ou mesmo com tutores autorizados que querem vender filhotes. Também é um trâmite que fica a cargo do IBAMA regular e acompanhar o processo.
■Autorização do IBAMA
A autorização do IBAMA não se dá somente para a compra e venda de animais de estimação exóticos, mas também com relação à criação dos mesmos. Não é qualquer pessoa que pode criar animais exóticos.
É preciso garantir: espaço ideal para a criação, condições financeiras, tempo suficiente, e um ambiente seguro para o animal e para todas as pessoas que estão em volta. Sem essas condições é difícil que o IBAMA autorize a criação desses animais.
■Exija comprovação fiscal
Uma das maneiras de garantir a compra de animais de estimação exóticos dentro da lei é exigir comprovação fiscal, que é uma forma de se resguardar quanto à transação realizada, sem riscos para a criação do animal.
Caso o local se recuse a oferecer, o recomendado é que a compra não seja feita, já que pode se tratar de uma venda ilegal.
Animais exóticos também são boa companhia
Apesar de serem pouco conhecidos, ou alguns deles até temidos, os animais de estimação exóticos são sempre uma boa companhia.
Crie o seu animal exótico com carinho, dedique tempo, esteja atento a tudo o que diz respeito à sua saúde e desfrute de sua companhia, considerando as limitações de contato que cada animal oferece.
Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).