Petauro do açúcar: veja curiosidades e como cuidar do sugar glider

Petauro do açúcar: veja curiosidades e como cuidar do sugar glider

Agora você vai conhecer o petauro do açúcar, um interessante marsupial planador também chamado de sugar glider e que já é criado por alguns hobbystas no Brasil.


Você sabia que o petauro do açúcar é um pet comum nos EUA?

Petauro de açúcar em mão humana

O petauro do açúcar (Petaurus breviceps) é um pequeno marsupial nativo do leste e norte da Austrália, da Nova Guiné e do arquipélago Bismarck, além de também ter sido introduzido na Tasmânia.

O petauro do açúcar tem aproximadamente 16 a 20 cm de comprimento e uma cauda um pouco mais longa que o corpo. A fêmea pesa de 80 a 135 gramas e o macho de 100 a 165 gramas. Sua pelagem é cinza pérola, com manchas pretas e esbranquiçadas.

O petauro do açúcar ficou mais conhecido por ter se tornado um animal de estimação exótico muito popular nos Estados Unidos, embora seja proibida sua criação em cativeiro em algumas regiões.

Informações essenciais sobre o petauro do açúcar

Petauro de açúcar abraçado a pequeno tronco

O petauro do açúcar é um animal muito interessante pelo seus pelos vistosos e seus olhos bastante grandes, mas o aspecto mais impressionante com certeza é sua capacidade de planar.

Um animal noturno

Quem visitar o habitat natural de um petauro do açúcar em plena luz do dia, provavelmente não o verá. Isso porque ele é um animal noturno, que dorme durante o dia e se torna ativo ao anoitecer.

Se ele aparecer durante o dia, geralmente é porque está doente ou com problemas de saúde. Segundo especialistas, a interação com um petauro do açúcar durante o dia interrompe seu ciclo biológico de sono e descanso.

Precisa de muito espaço

Apesar de seu tamanho, a necessidade do petauro do açúcar de espaço é imensa. Na natureza, ele pode percorrer até um quilômetro em busca de alimento ou de um parceiro.

Seu território pode ter até 17 hectares. Ele paira ou salta de árvore em árvore através da floresta e pode atravessar o comprimento de um campo de futebol.

Quais são as características do petauro do açúcar?

Petauro de açúcar saindo de pequena toca

Obviamente, o nome como de petauro do açúcar se refere à sua predileção por alimentos açucarados, como seiva e néctar, e sua capacidade de voar pelo ar, como um esquilo voador. Mas essa designação está totalmente certa?

Eles são mais conhecidos como sugar glider

As denominações do petauro se espalharam pelo mundo devido ao animal ter se popularizado em inglês com o nome sugar glider, ou seja, “planador do açúcar”.

No entanto, ao contrário do que se pensa, ele não se alimenta somente deste tipo de alimentos. Na verdade, o sugar glider é onívoro, com sua comida variando de acordo com a estação: no verão comem principalmente insetos, enquanto no inverno se alimentam de eucalipto e seiva de acácia, néctar, pólen, mel, aracnídeos e insetos.

Hábitat do sugar glider

Preferencialmente, o sugar glider gosta de árvores como eucalipto e acácias. Os principais requisitos estruturais do habitat são um grande número de troncos dentro de bosques, com densa e média cobertura e não muito distantes umas das outras. Isso permitirá um movimento eficiente entre elas.

A família dos sugar glider mora no oco das árvores, onde os membros se aconchegam para se aquecer.

Reprodução

A fêmea do sugar glider tem duas vaginas. A base do pênis do macho se separa em duas partes, permitindo que ele fertilize as duas vaginas ao mesmo tempo. A fêmea, portanto, também tem dois úteros.

A duração da gestação é de 15 a 17 dias. Então nascem em médias dois filhotes, que pesam 0,2 gramas e migram para a bolsa da mãe por 70 a 74 dias. Quando saem da bolsa, ficam no ninho ou movem-se nas costas da mãe até o desmame, que ocorre em média em 110 a 120 dias após o nascimento.

A fêmea do sugar glider pode ter em média duas gestações por ano.

Estratégias para manter a temperatura

O sugar glider pode tolerar temperaturas de até 40º C por meio de estratégias comportamentais, como lamber o pelo e expor a área molhada, bem como beber pequenas quantidades de água.

Em climas frios, esses animais se amontoam para evitar a perda de calor e, para conservar energia, entram em torpor (redução de atividade e metabolismo).

Posso ter um petauro do açúcar de estimação?

Petauro de açúcar em mão humana

Apesar de ser popular como animal de estimação em lugares como Estados Unidos e Austrália, no Brasil o petauro do açúcar é conhecido há poucos anos. Então as pessoas podem se perguntar se podem criar uma dessas espécies.

O que dizem as sociedades protetoras de animais

Evidentemente, para os protetores de animais o petauro do açúcar é um animal selvagem. Para eles não é possível adequar o espaço para atender às necessidades comportamentais e fisiológicas desse animal.

Argumentam que, no cativeiro, o petauro do açúcar geralmente é mantido sozinho, o que é prejudicial para sua saúde mental. Ele então fica sujeito à depressão e às vezes pode até se automutilar.

Não há amparo legal

Por ser considerado um animal selvagem, mesmo nos países onde existe legalização para a criação do petauro do açúcar como animal de estimação as leis geralmente são muito restritas.

Nesse sentido, nos Estados Unidos, mesmo sendo muito popular em vários estados, também há estados que proíbem a criação em cativeiro. Igualmente, na Austrália permite-se apenas a aquisição e um exemplar.

No Brasil ainda não existe uma legalização ou uma proibição para a criação do petauro do açúcar. Por isso já há alguns hobbystas criando estas espécies de animais.

A situação dos hobbystas

Pelo que se vê, o petauro do açúcar não é fácil de manter em cativeiro: é preciso uma gaiola enorme, sua dieta é especial e seu caráter é às vezes difícil.

Apesar disso, há hobbystas defendendo que se forem investidos tempo e dinheiro necessários para oferecer condições adequadas de cativeiro, o petauro do açúcar animal pode ser um animal muito cativante e único.

Como cuidar do petauro do açúcar

Petauro de açúcar sendo alimentado

Portanto, o petauro do açúcar tem características muito peculiares. Se alguém resolve ter um desses como animal de estimação, deve seguir algumas regras muito estritas para não maltratar o animal.

O que o petauro do açúcar come?

Segundo veterinários especializados em animais exóticos, de todos os problemas relacionados ao petauro do açúcar, a dieta continua sendo o maior desafio. A dieta desses animais é muito complexa e muda com as estações.

Alimenta-se de resina e seiva de árvore, néctar, pólen, mas também de insetos vivos. Quando não consegue assimilar esses tipos de nutrientes ricos em carboidratos, ele sofre de desnutrição e pode, inclusive, adoecer por causa disso.

Brinquedos e acessórios para o petauro do açúcar

Para quem vai criar um petauro do açúcar, é necessário manter no ambiente alguns brinquedos e acessórios para ajudá-lo a se sentir mais à vontade. Instale vários ramos e grandes cordas suspensas.

Também é bom colocar uns tubos de PVC como se fossem túneis para o animal poder passar pelos canais. Uma pequena roda para ele se balançar e ainda uma calça comprida instalada verticalmente ou horizontalmente.

Cuidados com a gaiola do petauro do açúcar

Petauro de açúcar em gaiola

Com todas as advertências que viemos fazendo, uma das coisas fundamentais na hora de criar um petauro do açúcar, deve ter ficado claro que a gaiola necessária para criar esse animal deve ser um item especial.

O sugar glider precisa de exercícios

Como vimos, na natureza o sugar glider percorre espaços muito extensos. Portanto, se ficar em uma gaiola muito pequena, ele pode não se adaptar, podendo adoecer e até, inclusive, morrer.

O ideal, então, é que ele possua um ambiente onde possa se locomover, saltar e planar de um lugar a outro. Dessa forma, o animal poderá realizar os exercícios adequados para se manter em forma.

Tamanho adequado da gaiola para o petauro do açúcar

A gaiola do petauro do açúcar, então, deve ser muito grande e alta, como as gaiolas para grandes pássaros. Além disso, deve ter esconderijo instalados no alto, como caixas, túneis de tecido, bolsa de lã, etc.

Entre outras coisas, é fundamental também onde instalar as tigelas de comida e água. Como esse animal não gosta de se alimentar no chão, devem ficar no topo da gaiola, ou pelo menos bem elevados.

Onde colocar a gaiola do petauro do açucar

Uma questão importante é onde colocar essa gaiola. Criar animais noturnos costuma ser estressante, sendo que o ideal seria criá-lo fora da casa. Mas é necessário manter a temperatura ambiente de 24 a 27º C.

Outra razão para isso é que ele não apenas emite ruídos enquanto se move, mas também se comunica com esguichos e assobios. E, para completar, também usa sinais químicos e feromônios com um cheiro bem forte.

Passeios pela casa ou ambientes amplos

Sendo um animal que precisa de espaço, sempre que houver oportunidade, o petauro do açúcar vai querer se movimentar bastante e com muita alegria, seja em casa, seja nas árvores de um jardim.

Mas cuidado com plantas potencialmente venenosas, lustres com globos quentes, lâmpadas com tochas e espelhos. Ou seja, existem muitos perigos na casa e você tem que acompanhá-lo de perto.

Curiosidades sobre o petauro do açúcar

Petauro de açúcar pulando de um árvore para outra

Você já deve ter observado que o petauro do açúcar é um animal muito curioso, mas não era tudo ainda. Agora você verá mais algumas coisas muito interessantes sobre essa espécie

O sugar glider é planador

Como você já viu, o sugar glider é um animal planador por excelência. Mas como ele consegue fazer isso? É que ele é caracterizado por seu par de membranas que se estendem das patas dianteiras às traseiras.

Parece uma capa quando as membranas estão abertas. Um petauro do açúcar pode pairar até 50 metros. Planar, para esse animal, serve como um meio eficiente de alcançar alimentos e fugir de predadores.

O sugar glider é parente do canguru

Como você deve ter prestado atenção no processo reprodutivo, o sugar glider é, assim como o canguru, um marsupial. Ou seja, tem uma dobra de pele que funciona como uma bolsa para carregar os filhotes.

A fêmea do petauro do açúcar dá à luz um feto que, ao sair, deve seguir até a bolsa ventral para se agarrar a uma mama.

O sugar glider não é um roedor

Ao contrário da crença popular, a petauro do açúcar não é um roedor. Talvez seja sua semelhança com o esquilo voador que está na origem dessa crença.

Isso ocorre principalmente por que ele tem hábito e aparência muito semelhantes aos do esquilo voador, apesar de não estarem intimamente relacionados.

Um curioso pet que exige seus cuidados

Petauro de açúcar em cama

Como você viu nesse post, o petauro do açúcar é um animal muito interessante. Mas exigem cuidados bastante especiais para quem resolve criar um desses animais.

Apesar das necessidades complexas, há pessoas que se esforçam para mantê-los em cativeiro. Como todo animal de estimação, ele deve ter um habitat minimamente adequado como teria na natureza. Por isso, trouxemos aqui todas as informações mais úteis sobre esse curioso animal.

E você, já conhecia o magnífico petauro do açúcar? Deixe seu comentário!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Dragão Barbudo: confira preço, custos e como comprar o pogona!

Dragão Barbudo: confira preço, custos e como comprar o pogona!

Será que você tem o que é preciso para cuidar de um pogona de forma responsável? Neste artigo, saiba tudo sobre preço do dragão barbudo e outros gastos.


Pogona: hábitos, características e curiosidades deste pet

Pogona: hábitos, características e curiosidades deste pet

O pogona, chamado também de dragão barbudo, é um réptil muito cobiçado como bicho de estimação no Brasil. Conheça tudo sobre ele aqui!


Alimentação de coelhos: veja dicas importantes para o seu pet!

Alimentação de coelhos: veja dicas importantes para o seu pet!

Você sabe exatamente o que os coelhos comem? Qual a melhor e mais saudável alimentação para esse pet? Confira!


Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Pequeno animal de estimação travesso e adorável, o furão também tem seus custos de compra e cuidados básicos. Saiba mais sobre isso neste artigo!


Convênio para cachorro: plano de saúde mais seguro para o pet

Convênio para cachorro: plano de saúde mais seguro para o pet

Conheça os convênios para cães: ótimas opções para donos que prezam por prevenção e tratamentos veterinários exclusivos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.