Alimentação de coelhos: veja dicas importantes para o seu pet!

Alimentação de coelhos: veja dicas importantes para o seu pet!

Você sabe exatamente o que os coelhos comem? Qual a melhor e mais saudável alimentação para esse pet? Confira!


Alimentação de coelhos: como alimentar de forma saudável

Coelho bege comendo folha

Geralmente, há uma grande dificuldade em relação à dieta correta para seu coelho de estimação. Essa dieta é bem simples, não requer muitos alimentos e é principalmente bastante segura. É importante se atentar aos detalhes. Ela deve ser regrada, e seguida com muitas variedades de nutrientes para que você possa prolongar ainda mais a vida de seu pet.

Esses pets precisam de alimentos à base de fibras, entre elas, verduras frescas e feno. Como sabemos, o coelho é diferente de outros animais, como os roedores. Eles possuem dois pares de incisivos superiores, os quais estão sempre em crescimento. Por esse motivo é fundamental, que eles mastiguem o suficiente para desgastá-los. E claro, não esquecer da água, que é fundamental.

Alimentação do coelho

Pequeno coelho comendo em tigela de vibro

Deve-se lembrar, que coelhos são animais herbívoros, ou seja, sua dieta será composta principalmente de alimentos verdes. Mas será que só verde é o suficiente para sua alimentação? Não! O verde deverá ser uma contribuição e não o único alimento.

Tipos de rações

A principal ração para coelhos é feita de feno. Ela deve compor a maior parte de sua dieta. Precisa ser de qualidade, para fornecer todas as vitaminas e fibras necessárias. Ofereça diariamente e deixe disponível no comedouro ou em pequenas porções, sempre conforme a quantidade indicada na embalagem do produto. Pois eles precisam mastigar continuamente.

O que o coelho pode comer além de ração?

O feno é rico em fibras e auxilia no desgaste dos dentes, além de manter o coelho ocupado, o que reduzirá o stress.

O trevo ajuda o sistema digestivo e problemas respiratórios. Agrião é bom para saciedade. Rúcula é ótima para circulação do sangue. O capim tem ótimo valor nutricional, porém é importante conhecer a origem do capim.

O que o coelho não pode comer?

A má alimentação pode prejudicar a saúde de seu pet. Coelhos não comem alimentos que tenha proteína animal. Fique atento aos alimentos que são proibidos. Por exemplo: os vegetais cozidos são difíceis de digerir e podem danificar o estômago do pet. Os congelados ou mofados, podem lhe causar diarreia, alergias e intoxicação alimentar. Alho causa problemas estomacais e gases.

As cebolas, batatas e o milho também não são indicados, já que podem causar diversos problemas no sistema digestório do animal.

Curiosidades sobre a alimentação do coelho

Coelho deitado em tapete

Esses animais são totalmente veganos. Ou seja, não comem absolutamente nada de procedência animal. Os seus pratos favoritos são todos aqueles cheios de legumes e frutas. Vejamos algumas curiosidades!

Os coelhos gostam tanto assim de cenoura?

Você sabia que o coelho prefere as folhas da cenoura ao invés da cenoura em si? De fato, ela não é considerada a mais apreciada pelos coelhos. Mas, você pode acrescentar aos poucos, com moderação, pois ela possui muito açúcar.

A quantidade diária que for dada deve que ser proporcional ao tamanho do corpo do seu animal de estimação para não causar diabetes. E quanto aos mini coelhos, não é recomendado oferecer cenouras. Com exceção dos produtos desidratados de forma adequada para consumo animal.

É normal o coelho comer grama?

Um coelho costuma se alimentar de grama quando está na mata. A grama faz bem para o coelho. Ambos são bons agentes para a sua dentição.

Tome cuidado se ele quiser comer plantas, pois algumas podem ser venenosas. O mais adequado é que o criador decida qual grama deve ser dada aos coelhos e qual é melhor descartar.

As fibras das plantas tornam os processos digestivos são mais rápidos. Os caules da grama além de saborosos, são excelentes para os dentes.

Qual é o primeiro alimento de um filhote de coelho?

A única comida oferecida durante seus primeiros dias de vida, é o leite materno. Mas, se não for possível, você deve usar uma fórmula preparada com leite de cabra, gema de um ovo e uma colherzinha de xarope de milho, administrada através de uma mamadeira. Não utilize o leite de vaca. Não esqueça de consultar seu veterinário de confiança!

Seu amigo!

Coelho Branco apoiado em tronco

A alimentação correta pode influenciar no crescimento e manutenção da dentição do coelho. Se você quer ver o seu bichinho sempre saudável, evite dar doces enão deixe ele comer plantas e flores dos vasos, pois podem ser venenosos.

Antes de adquirir, certifique-se de que as crianças da casa poderão conviver com um animal com todas essas características. E então? Já se decidiu? Aproveite para desfrutar desse bichinho que é puro amor!

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.