Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Pequeno animal de estimação travesso e adorável, o furão também tem seus custos de compra e cuidados básicos. Saiba mais sobre isso neste artigo!


Quer comprar um furão de estimação?

Furão em mata

O furão é muitas vezes considerado um animal de estimação “original”. Pensa-se que ele morde, que fede, que é perigoso e difícil de domesticar. Isso é mesmo verdade?Não tanto.

Inteligente e muito brincalhão, este mustelídeo pode ser um animal de estimação adorável ou um mordedor horrível e indisciplinado. É tudo uma questão de educação e atenção!

Porém, como qualquer animal, o furão tem necessidades muito específicas em termos de abrigo, acessórios, alimentação e cuidados que exigem um orçamento significativo para seus donos. Vamos dar uma olhada nas despesas a serem consideradas ao adotar um furão.

Onde e como procurar um furão para comprar?

Mãos segurando furão

Você poderá encontrar regularmente ninhadas e furões para comprar. Basta consultar os contatos na Internet, no veterinário ou no boca a boca. Mas certifique-se de concordar com o preço para não ter surpresas ruins.

Preços de furão de estimação

Por ser um animal importado, o preço de um furão costuma ser maior do que o de outros pets. A faixa de preço de um furão é relativamente ampla, já que leva entre 800 e quase 4000 para comprar esta bolinha de pelo.

Ou seja, o preço depende muito do local de compra. Porém, procurar pelo preço mais barato nem sempre é a melhor opção, já que a forma como o seu bichinho foi tratado no início será fundamental para como ele será no futuro.

Atenção às restrições do IBAMA

Como o furão é um animal exótico, ou seja, que não é originário do Brasil, os locais de criação e venda precisam ser licenciados pelo Ibama. Pelas regras desse órgão, você só pode criar um castrado e com um microchip que o identifique.

Sendo assim, muito cuidado com ofertas especiais. Procure sempre comprar com um criador autorizado para ter certeza de estar comprando um exemplar qualificado e não ter problemas com a lei.

Cuidado com os anúncios de doação

O golpe de doação de animais é um clássico entre os golpes de classificados da Internet. O modo de operação é simples e bem estabelecido. Tudo começa com a publicação de um anúncio em alguma página especializada ou mesmo nas redes sociais.

A fórmula usual é que, depois de tudo acertado para a doação, seria necessário pagar uma taxa para que o filhote embarque no avião e se junte à sua nova família.

E se eu não gostar do furão?

Embora sejam pets incríveis, é verdade que nem todos os pets são para determinada pessoa. Tem os que gostam de cachorro e os que gostam de gatos, e tem os que gostam de furões e os que não gostam.

Se por algum motivo você não puder ou quiser ficar com um furão, saiba que ele não pode ser abandonado na natureza. Mas há entidades que os aceitam, não importa quais sejam os motivos, além de alguns criadores que também aceitam.

Quanto custa criar um furão de estimação?

Gaiola para furão

Evidentemente, quando vamos criar um animal de estimação, não depende apenas da nossa vontade. Temos que pensar também em todas as necessidades do pet e os custos que ele demanda.

O que é necessário para ter o seu furão?

No caso de um furão, a primeira coisa que você tem que pensar é que espaço irá disponibilizar para ele na sua casa.

Ou seja, os cômodos onde você pretende deixar seu furão correr solto devem ser impermeabilizados ou protegidos para que nada aconteça um acidente com os copos da vovó ou com o furão. Concretamente, é como garantir um quarto para um bebê que começa a andar.

Preço de comida para furão

O furão é um carnívoro. A ração seca é a forma mais segura de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada. Prefira comidas para gatinhos ou gatos (dependendo da idade) de qualidade “premium”, muitas vezes melhor formulados do que certos croquetes para furões.

Distribua sua ração diária no formato self-service: ele poderá comer no seu próprio ritmo (até dez pequenas refeições por dia). Não se esqueça da água sempre disponível!

Preço de gaiola para furão

Sua gaiola deve ser espaçosa (100x50x100 cm), bem equipada (mamadeira, tigela pesada, rede, caixa de areia, brinquedos tipo túnel, bola dura, etc) e com higiene impecável!

Compre, ou melhor ainda, faça uma gaiola de preferência maior do que uma gaiola de coelho padrão (que pode funcionar pela primeira vez). Custa entre 200 e 600 reais, dependendo do modelo e tamanho.

Se você mesmo quiser fazer uma gaiola, basta converter um móvel, há algumas dicas ótimas em fóruns de animais para isso.

Curiosidades sobre o furão

Furão fazendo carinho em gato

Este pequeno animal de estimação é muito popular e seu temperamento é gentil e ele é muito brincalhão. É um bichinho muito curioso e que também causa muita curiosidade em quem convive com um deles.

Qual a diferença entre o furão e o ferret?

O furão é um pequeno animal carnívoro da família dos mustelídeos. No entanto, o animal doméstico que chamamos de furão é na verdade o animal chamado nos Estados Unidos de ferret (Mustela putorius furo).

Os verdadeiros furões que aparecem na natureza brasileira são as espécies que ocorrem do México à Argentina e que são conhecidas como furão-grande (Galictis vittata) e furão-pequeno (Galictis cuja).

Pela força do uso, atualmente é comum e aceitável chamar o ferret de furão no Brasil.

Comportamento do Furão

O furão é um animal que precisa de atenção. Animado e curioso, o furão não suporta ficar trancado o dia todo: ele precisa correr, subir, saltar, brincar com seu dono.

Portanto, é preciso deixá-lo esticar as pernas pelo menos três horas por dia, sob vigilância, para evitar bagunças ou até acidentes domésticos que este danadinho não deixará de causar!

Pode-se criá-lo junto com outros pets

Com o devido cuidado, um furão e um cachorro ou gato podem ser ótimos companheiros. Mas, é claro, nenhuma coabitação será possível com um coelho, um roedor, um pássaro ou um réptil, sob pena de despertar o seu instinto predatório.

O furão, pelo seu carácter, vai muito bem com um gatinho ou um cachorrinho brincalhão. A associação gato-furão, em particular, trará jogos divertidos e intermináveis.

O que fazer com o cheiro forte?

O furão é um animal que usa suas glândulas para assustar seus agressores. Os machos também têm um cheiro muito forte durante o cio. Mas uma vez esterilizado, em um ambiente sereno e com higiene, você pode ter menos problemas do que com alguns cães.

Mas atenção: os banhos produzem o efeito oposto. Além de ser prejudicial ao animal, a remoção das glândulas anais é desnecessária. Em quase todos os países, esse procedimento é proibido, exceto por motivos médicos.

Um pet danadinho e divertido

Furão deitado com bolinha vermelha de brinquedo

Com seu ar malandro e seu temperamento travesso, o furão tem tudo para seduzir. Mas, como você pode ver, é preciso conhecer bem as suas necessidades. Adotar um furão significa de seis a dez anos de felicidade!

Apesar da reserva que muita gente tem, o furão é um animal exclusivamente doméstico e que pode viver em liberdade em uma casa ou apartamento seguro. Seu caráter brincalhão muitas vezes não exige mais que determinados treinamentos e cuidados.

E você, já tem um furão? Ou ficou interessado em ter um desses como companheiro? Deixe o seu comentário!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e  standard)?

Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e standard)?

Quer saber o preço deste adorável cãozinho? O Schnauzer é um cachorro companheiro e guardião para a família! Veja aqui, tudo sobre o preço e custos da raça!


Preço do jabuti tinga e piranga: veja custos e onde comprar

Preço do jabuti tinga e piranga: veja custos e onde comprar

Os jabutis são animais surpreendentes, estritamente terrestres têm patas semelhantes a dos elefantes, você sabia? Conheça melhor este réptil e como criá-lo bem.


Sharpei: características, curiosidades e mais sobre a raça

Sharpei: características, curiosidades e mais sobre a raça

Conhecido pelas suas dobrinhas, o Sharpei é um cão que encanta por onde passa. Confira a seguir as principais características, cuidados e personalidade da raça.


Cavalo pampa: Características e quanto custa essa raça!

Cavalo pampa: Características e quanto custa essa raça!

Você já ouviu falar no cavalo pampa? Conheça tudo sobre esse maravilhoso cavalo. Saiba quais são suas características e os custos para criá-lo.


Gato Ashera: características, temperamento, preço e cuidados

Gato Ashera: características, temperamento, preço e cuidados

Clique aqui e venha saber mais sobre a raça de gato ashera, descubra qual o seu preço de mercado, onde comprar, como cuidar e muito mais.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.