Cachorro sente frio? Veja como saber e dicas para aquecer

Cachorro sente frio? Veja como saber e dicas para aquecer

Este artigo irá sanar todas as suas dúvidas acerca do frio dos cães e te ajudará a oferecer muito mais conforto a eles durante as épocas frias!


Será que cachorro sente frio igual ao ser humano?

Cachorro com frio agasalhado3

Quando a temperatura cai, é comum que os donos de cães comecem a se perguntar se eles estão com frio. Temos a tendência de pensar que, por eles serem animais resistentes e, muitas vezes, peludos, não devem sentir tanto frio quanto nós, humanos. Entretanto, a verdade é que os cachorros sentem frio sim. Em alguns casos, é possível que eles sejam mais adaptáveis a esse clima e, por isso, não sintam tanto quanto os humanos. Entretanto, isso sempre vai depender das características do cachorro.

Os filhotes e os idosos, por exemplo, por serem mais frágeis, sentem bastante quando chegam essas épocas. Além deles, os cachorros de porte pequeno e com pelagem curta também são incluídos nessa lista. Sendo assim, é sempre importante ficar de olho no seu cachorro, principalmente em estações como inverno e outono, e checar se ele não está sofrendo com as baixas temperaturas. Vamos descobrir mais informações sobre o frio dos cães? Boa leitura!

Como saber se o cachorro está com frio

Cachorro com frio agasalhado

O cachorro sente frio, mas sem o conhecimento necessário, pode ser um pouco difícil perceber isso. Normalmente, quando o cachorro está com frio, ele apresenta alguns comportamentos sutis que sinalizam esse problema. Veja:

Cachorro enroladinho ou agrupado

Um sinal de que o seu cachorro pode estar sentindo frio é quando ele está deitado ou muito encolhido. Normalmente, nesses casos, ele tenta procurar um canto mais aconchegante ou quentinho da casa, onde se deita e se enrola todo.

Entretanto, existe o caso de cachorros que possuem a mania de dormir assim, até em estações mais quentes. Mas, caso o clima esteja muito frio e seu cachorro esteja dormindo assim, é importante checar. Provavelmente ele está nessa posição por estar sentindo frio.

Corpo ou ouvido frios

Outra forma de saber se o seu cachorro sente frio é ver como está a temperatura corporal dele. Caso você sinta que o cachorro está muito gelado, provavelmente ele está sentindo frio.

Para saber se o seu cachorro está com frio, basta checar o corpo e os ouvidos dele. Se eles estiverem gelados, isso é sinal de que a temperatura do corpo do pet está muito baixa. Outras partes que podem sinalizar isso também são as almofadas das patas e o focinho.

Corpo tremendo

Quando o cachorro sente frio, esse é um dos sinais mais perceptíveis que ele dá. Nesse caso, a tremedeira do corpo chega a ser incontrolável.

Os cachorros costumam tremer de frio quando estão sob temperaturas muito baixas e estão sentindo muito frio. Portanto se você ver o seu cachorro com tremores pelo corpo, é importante tentar aquecê-lo na hora, pois ele deve estar com muito frio.

Cachorro sonolento

Como todos sabemos, cachorros, na maioria das vezes, são animais super agitados e que adoram ficar brincando. Quando isso não acontece e eles aparentam estar mais preguiçosos, pode ser que alguma coisa não esteja certa.

Um exemplo disso é quando o cachorro sente frio. Em épocas de temperaturas muito baixas, os cachorros tendem a dormir mais do que o normal. Isso, porque eles procuram se encolher e dormir para se esquentar. Alguns tutores ficam preocupados pensando que o cachorro pode estar deprimido. Entretanto, nesses casos, a sonolência pode ser causada pelo frio.

Movimentos lentos

É importante entender, também, que quando o cachorro sente frio, ele pode sentir algumas dores no corpo. A musculatura fica enrijecida nessas épocas, e isso acaba gerando algumas dores nas juntas que levam a uma movimentação mais lenta.

Outra coisa que pode acontecer, principalmente se o cachorro já for idoso, são as famosas câimbras. Nesses casos, o cachorro pode até choramingar um pouco ao se movimentar, sinalizando que ele está com dor em algum lugar.

Pele seca

Assim como para nós humanos, a pele dos cachorros também resseca no frio. Principalmente no caso de cachorros com poucos pelos ou uma pelagem muito rala, a pele fica muito exposta ao vento e à baixa temperatura. Em consequência disso, ela acaba ressecando.

Por isso, quando a pele do cachorro resseca, nessas épocas, isso pode ser um sinal de que a temperatura está baixa demais e ele está sentindo frio.

Procurando lugares quentes para escavar

Normalmente, quando vemos o cachorro tentando cavar o sofá, o travesseiro ou o colchão, a nossa primeira reação é brigar com ele, achando que ele está brincando. Mas, na maioria dos casos, o cachorro faz isso quando está procurando algum lugar quente para se “enfiar”.

Caso você veja o seu cachorro fazendo isso, basta colocá-lo em algum lugar quentinho. Assim, ele para de tentar escavar esses objetos.

O que influencia na resistência do cão ao frio

Cachorro com frio agasalhado no colo de dona

Como já dissemos aqui, existem alguns cães que podem ser mais resistentes ao frio do que outros. Vamos ver agora quais fatores influenciam para que o cachorro seja mais ou menos resistente às baixas temperaturas.

Raça

A raça é o principal fator que define a resistência do cachorro em relação ao frio. Isso porque algumas raças já são geneticamente adaptáveis às baixas temperaturas. Algumas delas são: Husky Siberiano, São Bernardo, Samoieda, Chow Chow, Akita Inu e Pastor Alemão.

Já no caso de raças que são menos adaptáveis ao frio, estão os cachorros de porte pequeno. São eles: Chihuahua, Pitbull, Pug, Buldogue Francês, Pinscher, Dachshund (Salsicha) e Yorkshire.

Pelagem

Um aspecto que influencia bastante na resistência do cachorro ao frio é a pelagem. Normalmente, o cachorro sente frio quando tem a pelagem muito curta ou muito rala. Isso ocorre porque, nesse caso, o cão não possui a camada de proteção dos pelos para proteger a pele das temperaturas muito baixas.

Já os cachorros com muitos pelos ou com pelos muito grandes, a resistência ao frio é maior. Em casos assim, o cachorro pode demorar um pouco mais tempo para realmente sentir frio. Entretanto, é bom ficar atento, porque se a temperatura estiver muito baixa, até os cachorros peludos podem acabar sendo atingidos, precisando de um cobertor para se esquentar.

Idade e porte

Quando os cachorros ficam mais velhos, o organismo fica um pouco mais debilitado. A musculatura diminui e as camadas de gordura são eliminadas. Dessa forma, fica difícil de o corpo conseguir controlar a temperatura corporal em momentos como o inverno. Assim, o animal acaba ficando mais suscetível ao frio e ao vento gelado. Portanto, quanto mais velhos os cachorros, mais sensíveis ao frio eles costumam ser.

O porte do cachorro também influencia muito na resistência ao frio. Cachorros de porte pequeno têm a tendência de sentir mais frio. Por serem de tamanho menor, eles possuem um organismo que não se adapta tão bem às temperaturas baixas.

Como aquecer o cachorro que sente frio

Cachorro com cobertor

Agora que você sabe que cachorro sente frio, você deve estar se perguntando como fazer para aquecê-lo. Por isso, separamos algumas soluções que podem ajudar o seu pet nos dias mais frios. Confira:

Proporcione abrigo quente

Uma das melhores soluções para ajudar o seu cachorro na hora do frio é oferecer um cantinho quente para ele se acomodar. Caso o seu cachorro fique fora de casa, é importante que ele tenha uma casinha para se deitar, principalmente nos dias frios. Dentro da casinha, tente sempre colocar um cobertor ou uma almofada. Assim, o calor do pano ajuda o cachorro a se esquentar.

Caso você não tenha uma casinha para o cachorro, uma solução é deixá-lo entrar em casa. Em dias que a temperatura está muito baixa, é importante que o cachorro tenha um abrigo para se proteger de rajadas de vento.

Coloque roupas para aquecer

Outra opção para proteger o seu cachorro nos dias frios é colocar uma roupinha nele. Hoje em dias existem diversos tipos de roupas para cachorro.

Existem, inclusive, roupas específicas para o inverno, feitas de materiais que esquentam bastante o cachorro. E caso o seu cachorro seja um daqueles que não gostam muito de vestir roupas, existem ainda algumas feitas de panos mais leves que ajudam a não o incomodar tanto.

Durante o frio é importante colocar a roupa no cachorro pincipalmente quando for passear ou sair com ele na rua. Isso porque na rua faz muito mais frio do que dentro de casa. Além disso, o ar livre conta com os golpes de vento gelado que podem resfriar o seu pet.

Use almofadas de aquecimento

Esse é um apetrecho ainda pouco conhecido. As almofadas de aquecimento são pequenas almofadas que vem com um sistema elétrico por dentro e um fio que pode ser ligado na tomada.

Quando ligadas e em contato com o corpo do cachorro, as almofadas fornecem o calor necessário para esquentá-lo. Normalmente, elas vêm com controles, através dos quais os tutores podem controlar a quantidade de calor oferecida.

Usar almofadas de aquecimento é uma ótima solução para aquecer seu pet no inverno. O ideal é colocar as almofadas junto à caminha do cachorro. Assim, ele consegue ficar aquecido, principalmente durante a noite.

Prepare um lugar quente para o cão dormir

Em épocas invernais, durante a noite, a temperatura costuma ser mais baixa do que durante o dia. Consequentemente, o cachorro sente mais frio à noite, mais do que ele sente durante o dia. Por isso é muito importante que ele tenha um lugar quente para dormir.

Caso o seu cachorro costume dormir em uma caminha, tente deixar cobertores ou mantas forradas junto à cama. Mesmo que os cachorros não tenham o costume de dormir cobertos, dormir em cima de um cobertor, os ajuda a esquentar o corpo.

Ofereça boa alimentação e hidratação

Uma boa alimentação e hidratação é imprescindível para o seu cachorro em épocas de clima frio. Assim como para nós humanos, durante esses períodos, a imunidade do cachorro acaba caindo.

Por isso, o cachorro precisa estar se alimentando e hidratando bem para que ele consiga nutrir seu organismo com as vitaminas e nutrientes necessários para se manter saudável. Isso, inclusive, ajuda a prevenir que a pele do cachorro resseque com o frio.

Cuide das patas do cachorro no frio

As almofadas das patas dos cães são compostas principalmente de tecido adiposo para que fiquem protegidas tanto do frio quanto do calor. Entretanto, essa ainda é uma região muito sensível.

Sendo assim, o ideal é sempre tentar manter as patas hidratadas para que elas não ressequem. Para isso, existem cremes hidratantes próprios para as patas do cachorro que ajudam a mantê-las hidratadas e saudáveis.

Ao sair na rua, também é recomendado usar protetores nas patas para que o cão não tenha contato com o chão molhado e frio.

Lembre-se dos exercícios

Praticar exercícios com o seu cachorro durante o frio é uma ótima ideia. O exercício ajuda o cachorro a se aquecer, porque mantém o corpo dele mais ativo.

Além disso, os exercícios ajudam na imunidade do cachorro, que pode ser afetada com o frio. Então, quando o cão se exercita, ele não só se aquece, como também ajuda o corpo dele a se proteger de possíveis resfriados durante essa época.

Os cachorros precisam de cuidados durante o frio

Cachorro com frio

Mesmo que não seja na mesma proporção que os humanos, os cachorros sentem frio. Mesmo no caso de cachorros predispostos à resistência ao frio, é possível que, em temperaturas muito baixas, eles se sintam afetados. Sendo assim, é importante que, nessas épocas, os tutores ofereçam meios para que o cachorro possa se manter aquecido.

Principalmente em casos de cachorros de pequeno porte ou idosos, o frio pode ser um grande inimigo e trazer dificuldades, como resfriados e dores musculares. Por isso, tenha sempre guardado uma roupinha, um cobertor e outros apetrechos que podem ajudar o seu cão quando o inverno chegar!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.