Cachorro pode comer coco? Faz mal? Veja benefícios e cuidados!

Cachorro pode comer coco? Faz mal? Veja benefícios e cuidados!

Será que podemos oferecer coco para nosso cachorro? Confira os benefícios da fruta e os cuidados necessários ao inserir a fruta na alimentação do amado pet.


Meu cachorro pode comer coco?

Três cocos

Muita gente se pergunta se cachorro pode comer coco, e a resposta inicial é sim. Além de muito popular, o coco é uma fruta cheia de benefícios não só para as pessoas, mas também para os cães. Isso se deve ao fato do coco ser uma fruta rica em vitaminas, fibras e minerais, o que pode fazer muito bem para o organismo do seu cãozinho.

Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de acrescentar a fruta na dieta do seu cãozinho. Veja, a seguir, os principais benefícios do coco e alguns cuidados necessários ao dar essa fruta para o seu pet.

Benefícios de o cachorro comer coco

Cachorro deitado em praia com óculos e coco ao lado

Além de muito saboroso, o coco é um alimento rico em nutrientes que são essenciais para a saúde do seu cãozinho. Nos próximos tópicos você aprende sobre como o coco é benéfico para os cachorros. Confira!

Melhora a digestão e absorção de nutrientes

Um dos principais benefícios do coco na alimentação dos cachorros é a melhora na digestão de absorção de nutrientes.

Por ser rico em fibras, o coco regula os processos do intestino e faz com que ele se torne mais forte e resistente. Dessa forma, a fibra acaba melhorando também o processo de digestão do animal, fazendo com que ele absorva mais nutrientes durante o dia a dia.

Fezes mais saudáveis

Também por causa das fibras, o coco também pode ajudar o seu cãozinho a ter fezes mais saudáveis. O melhor funcionamento do intestino, visto no tópico anterior, também faz com que todo o processo de defecação do animal seja mais tranquilo e sadio.

Dessa forma, uma alimentação rica em fibras auxilia na consistência das fezes e evita problemas como diarreia e intestino preso, auxiliando no processo de defecação diária do seu cãozinho. Além disso, com uma alimentação saudável rica em fibras, o seu pet também pode apresentar uma frequência de defecação mais regular, o que pode ser muito bom para os tutores.

Regula a pressão arterial

Além das fibras, o coco também é rico em potássio, um nutriente muito importante para o bom funcionamento do organismo dos cãezinhos. Isso se deve ao fato do potássio ser responsável por regular os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Dessa forma, o coco ajuda a manter a pressão arterial estável, evitando possíveis problemas como a pressão alta, que pode levar os cachorros a terem fraqueza, tontura e até mesmo desmaiarem.

Esta fruta previne anemia

O coco também é rico em ferro, um mineral muito importante para a saúde dos cachorros, pois é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e nos músculos. Sua falta no organismo pode fazer com que seu pet adquira problemas sérios, como a anemia.

A anemia faz com que os cachorros tenham redução brusca de peso, fiquem apáticos, tenham menos disposição e fiquem mais propensos a outras doenças. Dessa forma, o coco acaba sendo uma eficiente fonte de ferro, podendo prevenir que seu pet fique com anemia ou outras possíveis doenças.

Coco é bom para os ossos do cão

O coco também é rico em cálcio em manganês, que são dois nutrientes muito importantes para garantir fortes estruturas ósseas nos cachorros.

O manganês está presente em várias partes do corpo dos pets, mas é mais abundante nos ossos. Uma de suas principais funções é ativar as enzimas responsáveis pelo crescimento dos ossos e das cartilagens. Já o cálcio é responsável por proporcionar a rigidez e resistência dos ossos e dentes dos pets.

Coco hidrata a pele do cachorro

Além de todos os nutrientes citados, a polpa do coco é rica em gorduras saudáveis, que hidratam a pele dos cachorros e previnem coceiras e alergias. Essas gorduras também podem melhoras a pelagem do seu pet, impedindo que fique ressecada e quebradiça.

Dessa forma, o coco pode ajudar a deixar a pelagem do seu pet mais macia e natural. A polpa do coco, portanto, faz com que a pele e a pelagem do seu pet fiquem mais limpas, hidratadas e saudáveis, permitindo maior conforto e beleza ao cãozinho.

Tem propriedades anti-inflamatórias

O coco também tem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para a saúde dos cachorros. As gorduras saudáveis presentes na polpa do coco também ajudam a combater infecções. Além disso, também ajudam na cicatrização e faz com que seu cãozinho se recupere mais rápido de feridas e inflamações, tanto internas quanto externas.

Por ser rico em antioxidantes, o coco também ajuda a fortificar o sistema imunológico do seu cãozinho, fazendo com que ele fique mais resistente a doenças e outros problemas de saúde.

Malefícios do cachorro comer coco

Filhote de cachorro com coco

Ainda que tenha muitos benefícios, nem tudo é perfeito quando o assunto é adicionar o coco na dieta do seu pet. Para garantir que a fruta seja o mais benéfica possível, é preciso tomar alguns cuidados para manter a alimentação do seu pet saudável. Confira alguns aqui!

Possibilidade de alergia

Ainda que raro, alguns cachorros podem ter alergia a coco, então é importante ter cuidado com essa questão. Caso você opte por acrescentar o coco na dieta do seu pet, é preciso ficar atento a possíveis reações alérgicas, como vômito, irritação na pele ou diarreia.

Se o seu pet já tem alguma alergia, é preciso ter ainda mais cuidado na hora de inserir novos alimentos, como o coco. Caso note alguma alteração na pele ou no comportamento do seu pet após ele se alimentar de coco, é importante levá-lo para o veterinário para que receba o tratamento adequado.

Problemas intestinais

Outro fator muito é importante na hora de dar coco para o seu pet é retirar a casca do alimento. Dar a casca do coco junto da polpa para o cachorro pode fazer muito mal pra ele, podendo machucar seu sistema digestivo ou, até mesmo, causar uma obstrução intestinal.

Além disso, a casca do coco possui substâncias que podem ser tóxicas para os cachorros, podendo gerar outros problemas intestinais. Por isso, é muito importante lembrar-se de tirar a casca do coco antes de servi-lo como petisco para o seu pet.

Coco pode ser uma fruta calórica

Ainda que tenha muitos nutrientes, o coco também pode ser uma fruta bastante calórica. Se dado em excesso, pode trazer problemas para o seu pet, como diabetes ou sobrepeso, prejudicando assim a saúde do seu melhor amigo canino.

Dessa forma, se você optar por inserir o coco na alimentação do seu cachorro, é importante dar com pouca frequência e em pequenas quantidades. É recomendável dar apenas alguns pequenos pedaços como petisco de vez em quando, em ocasiões especiais ou depois de uma longa caminhada.

Como dar coco para cachorro

Você já viu os possíveis benefícios e malefícios de inserir o coco na dieta do seu cãozinho. Mas quais as melhores formas que o coco pode ser dado para os cachorros? Confira algumas receitas e sugestões de como servir essa deliciosa fruta para o seu pet.

Cachorro pode tomar leite de coco

Copo com leite de coco ladeado por outros cocos

Como o leite de coco não possui lactase, cachorro pode tomar leite de coco. Esta opção acaba sendo mais viável para os cachorros, fazendo com que possam se deliciar sem passar mal. Porém, como dito anteriormente, o coco pode ser muito calórico, e o leite de coco apresenta o mesmo problema, sendo preciso dar em moderação para evitar que o cachorro fique com problemas de saúde.

Petiscos simples de coco seco

Coco ralado

Outra opção para dar coco para o seu cão é com petiscos simples de coco seco. O coco seco pode ser servido em lascas ou ralado, sendo muito popular em coberturas de bolo e doces em geral. Porém, cocos vendidos de forma industrializada normalmente possuem bastante conservantes e têm uma grande adição de açúcar.

Dessa forma, é importante evitar cocos industrializados, pois podem prejudicar ainda mais o organismo do seu pet e gerar vários problemas de saúde. A opção mais viável, portanto, é servir o seu cachorro com pedaços de coco seco natural, mantendo assim a saúde do seu cãozinho e usufruindo dos benefícios da fruta da melhor forma possível.

Petisco congelado de coco

Pedaços de coco congelado

O coco também pode ser servido congelado para o seu cachorro, se assemelhando a um sorvete ou picolé.

É possível pegar pedacinhos da fruta e deixar no freezer para adquirir outra consistência. Muitos pets gostam de ficar lambendo os petiscos congelados coco para se refrescar, assim como um sorvete ou picolé, mas também é importante servi-los em pequenos pedaços para que eles não engasguem, caso acabem engolindo eles inteiros.

Receita de coco com banana para cachorro

Banana com coco ralado por cima

Para fazer essa gostosura para o seu cachorro, você precisa de uma banana pequena e uma colher de sopa de coco ralado natural. É preciso descascar a banana e tirar todos os fios. Depois disso, a amasse com um garfo e misture com o coco ralado.

Como a banana também tem bastante calorias, é muito importante dá-la em moderação para o seu pet, então essa receita não pode ser servida para seu melhor amigo canino com muita frequência, apenas em ocasiões especiais.

Receita de coco com abóbora

Abóbora amassada com lascas de coco por cima

A abóbora também é uma ótima opção para se servir com coco para o seu pet. Além de ricas em vitaminas e minerais, a abóbora também combina bastante com o coco e pode ser uma ótima sobremesa para seu melhor amigo canino. Para fazer esta receita, descasque 100g de abóbora e cozinhe em pedaços pequenos, sem nenhum tempero.

Depois que ela estiver cozida e bem molinha, escorra a água e amasse bem com o garfo. Misture com uma colher de sopa de coco ralado e leve ao fogo novamente por alguns minutos, até ficar bem cremoso. Depois, coloque na geladeira e deixe esfriar, podendo então dar essa gostosura para seu cãozinho.

Água de coco é uma opção

Cocos e copo com água de coo

Outra opção é servir água de coco para seu pet. Além dos mesmos benefícios da fruta, a água de coco também é rica em eletrólitos, sendo uma ótima opção para hidratar do seu cãozinho e prevenir problemas renais. Além disso, a água de coco também ajuda a diminuir o colesterol dos cachorros por ser rica em ácido láurico.

Pode ser servida da forma tradicional, no pote do seu cachorro, ou congelada, como um picolé. Mais informações sobre os benefícios da água de coco e os cuidados necessários para inseri-la na dieta do seu pet podem ser conferidas em nosso artigo a seguir.

Água de coco para cachorro: Faz mal? Posso dar para ele beber? | Guia Animal

https://guiaanimal.net/articles/324

Já quis dar água de coco para seu cachorro e ficou com medo de fazer mal para ele? Neste artigo você lerá sobre a possibilidade de dar água de coco para cães.

Cachorro pode comer coco, mas com moderação!

Coco partido ao meio

Como você viu neste artigo, cachorros podem sim comer coco, mas é preciso que seja com moderação e em pequenas quantidades, pois o excesso pode levar a problemas como sobrepeso e diabetes. Ainda assim, se consumida em pequenas quantidades, a fruta apresenta uma série de benefícios, como fortalecimento dos ossos, melhora do processo digestivo e regulação da pressão arterial.

Pode ser consumido de diversas formas, como congelado, misturado com outros alimentos ou até mesmo como água de coco. Portanto, se você procura um bom petisco para o seu pet que, além de saboroso é saudável, o coco pode ser uma ótima opção.

Autor deste artigo

Paulista, 23 anos, maninho da Cacau e apaixonado por filmes, séries, livros e pets!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.