Água de coco para cachorro: Faz mal? Posso dar para ele beber?

Água de coco para cachorro: Faz mal? Posso dar para ele beber?

Já quis dar água de coco para seu cachorro e ficou com medo de fazer mal para ele? Neste artigo você lerá sobre a possibilidade de dar água de coco para cães.


Água de coco para cachorro faz mal?

Três cocos e fundo branco

É muito comum donos de cachorros se perguntarem quais alimentos e bebidas que eles tipicamente comem ou bebem podem ser dados para seus cães. Entre as bebidas, a água de coco é uma que costuma vir à mente, por ser leve e natural.

Antes de tudo, respondendo a pergunta: não, a água de coco não faz mal para a saúde do seu cachorro. Ela não é composta de nada que seja tóxico para o organismo do seu cão, nem costuma ser gatilho para reações alérgicas. Na verdade, desde que servida com moderação, pode ser uma ótima fonte de nutrientes para seu cachorro.

Neste artigo, você lerá sobre alguns dos benefícios que a água de coco pode trazer à saúde de seu bichinho, assim como os riscos e cuidados associados a ela.

Benefícios da água de coco para o cachorro

Cachorro deitada em areia na praia e coco com canudo ao lado

A água de coco contém um conjunto de minerais e vitaminas excelentes para a saúde do seu cachorro. Considerando que a maioria dos cachorros também adora seu sabor, servir o refresco para eles é uma ótima forma de regular várias funções de seus organismos, como as apresentadas a seguir.

É bom para os rins

A água de coco é muito rica em eletrólitos, um conjunto de minerais que faz ela ser muito boa para a hidratação de seu bichinho de estimação. Por isso, dar água de coco para cachorro beber é ótimo para evitar problemas renais.

Doenças renais crônicas como as pedras nos rins são problemas que exigem uma hidratação acima da média no estilo de vida do seu cãozinho. Enquanto a água é uma forma ainda melhor de hidratar-se que a água de coco, muito cachorros acham a água de coco muito gostosa, o que incentiva eles a beber.

Além disso, a água de coco é também rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do seu cachorro; e em gorduras boas, que têm ação antioxidante em seu organismo.

Melhora o sistema digestivo

A água de coco é rica em potássio, importantíssimo para o bom funcionamento do organismo de seu cachorro. Esse mineral acelera o metabolismo do seu pet, facilitando a absorção dos nutrientes e vitaminas contidas nos alimentos que ele come.

Além disso, dar água de coco para cachorro também fortalece sua arcada dentária. Isso ocorre porque o coco é uma boa fonte de cálcio, um composto muito importante para os ossos. Ter dentes fortes e saudáveis ajuda na mastigação, o que facilita o processo de digestão.

Apesar de em menor quantidade, a água de coco também contém zinco e magnésio, dois minerais essenciais para o acionamento das enzimas responsáveis pela digestão e metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas.

Auxilia na limpeza da pele

Você já entendeu que cachorro beber água de coco auxilia no metabolismo e hidratação do organismo do seu cãozinho. O bom funcionamento do metabolismo dá uma acelerada no processo de renovação celular. Ao mesmo tempo, um corpo bem hidratado significa células bem hidratadas, que se conservam por bem mais tempo.

Isso ajuda a manter a pele de seu animal jovem e livre de impurezas, eliminando células epidérmicas desgastadas e gerando células novas e mais resistentes. Além disso, o fortalecimento do sistema imunológico auxilia no combate a doenças de pele comuns em cachorros, como as fúngicas.

Combate o colesterol

Dar água de coco para cachorro pode contribuir para o controle das taxas de colesterol no seu sangue. Para começar, ela contém colesterol nulo em sua composição. Além disso, a água de coco é composta por ácido láurico, potássio e sódio – substâncias muito importantes no processo de dissolução das placas de gordura nas artérias.

Isto torna a água de coco importante no combate para problemas circulatórios, e até de pressão alta. É claro, para isso é necessário acostumar seu cachorro a beber diariamente água de coco.

Riscos em dar água de coco para cachorro

Cocos em mesa, com copo cheio de sua água.

Apesar de não ser considerada tóxica, a água de coco pode ser prejudicial para a saúde de seu cachorro. Vários dos benefícios que citamos acima podem se tornar problemas, principalmente em casos de exagero ou situação propícia. Confira alguns dos riscos potenciais a seguir.

Aumento de peso

A água de coco não contém muitos açúcares. Mas isso não significa que ela é leve, visto que a bebida tem uma quantidade considerável de calorias. Se isso por um lado a torna uma ótima opção para dar para seu cachorro antes de um exercício físico, também faz dela algo perigoso de exagerar.

Dar água de coco para cachorro em excesso pode provocar problemas de peso e até obesidade. Além disso, os índices de gordura triglicérides não são desprezíveis, o que contribui para problemas em potencial na flora intestinal se consumida em excesso. Isso pode vir a comprometer o processo digestivo, o que também promove ao ganho de peso.

Desequilíbrio de minerais

Como comentado logo acima, dar água de coco para cachorro em excesso pode provocar um desequilíbrio na flora intestinal. Esse desequilíbrio ocorre exatamente por conta dos minerais contidos na água de coco, que em geral ajudam na digestão.

O excesso desses minerais – em especial o potássio, o zinco e o magnésio – pode causar dores de barriga, e até mesmo diarreias fortes em seu cãozinho. Além disso, a gordura da água de coco se consumida em excesso também pode causar um descontrole do intestino, fazendo muito mal para seu pet.

Desidratação

A água de coco em si não causa desidratação. O que se torna um problema é a substituição da água mineral pela água de coco. A água mineral é o único líquido insubstituível na dieta do cachorro (e de qualquer ser vivo), sendo essencial para o devido funcionamento e hidratação do organismo.

Alguns donos acabam dando água de coco para cachorro quase que exclusivamente e deixando de lado a água mineral. Isso acarreta a desidratação e até mesmo pode levar o cachorro a desenvolver problemas renais ou outras condições graves.

Cuidados ao dar água de coco para cachorro

Cachorro bebendo água em pote de vidro

Você leu acima sobre alguns dos riscos envolvidos com dar água de coco para seu cachorro. Agora, se você quer evitá-los, algumas precauções e regras devem ser seguidas. A diferença entre a água de coco fazer bem ou mal para seu animal está aí.

Não exagere na quantidade da água de coco

Dores de barriga, aumento de peso e problemas renais são apenas alguns dos problemas ocasionados por dar água de coco para cachorro em excesso. Tenha certeza de que está dando a água de coco em quantidades moderadas. Se necessário, compense as calorias extras que a bebida proporciona, reduzindo um pouco as refeições diárias de seu amigo.

Além disso, o mais adequado é começar servindo em pequenas quantidades. Isso não só ajuda o cachorro a acostumar seu organismo a bebida nova, mas também garante que ele não vai reagir mal ao ela.

Não dê água de coco ao cachorro com diarreia

Um dos possíveis causadores de diarreia é o excesso de minerais no organismo. Por ser muito rica em potássio, dar água de coco para cachorro beber enquanto com diarreia pode vir a agravar o quadro, dependendo do agente causador do problema.

Além disso, o teor considerável de triglicerídeos não é aconselhável, podendo também ser nocivo para seu cachorro. Somente sirva água de coco para o seu cãozinho com diarreia caso o veterinário receite (se não for piorar a ela é uma boa forma de reidratação durante a crise).

Não dê água de coco de caixinha ao cachorro

A baixa probabilidade de desencadear reações alérgicas é um dos fatores que tornam dar água de coco para cachorro seguro. Fora os minerais e vitaminas falados aqui, a bebida não contém muita coisa (fora a água em si, claro). Mas o mesmo não pode ser dito da água de coco de caixinha, que contém aditivos e conservantes.

Essas substâncias podem provocar processos alérgicos e inflamatórios no organismo do seu cachorro. Esses processos serão muito nocivos em longo prazo, em especial para cães mais sensíveis Esse é o caso da maioria dos cães de raça de pequeno porte, e até muitos dos de médio e grande porte.

Lembre-se que água de coco é uma bebida perecível

A água de coco natural é servida diretamente do coco ou poucos dias depois de retirada, desde que mantida na geladeira. Aposto que você não gosta de consumir nada estragado, certo? Pois saiba que seu bichinho também não.

Água de coco para cachorro tem que ser servida assim que o coco é aberto. Beber a água estragada pode causar problemas intestinais em seu cachorro e até infecções potencialmente graves para a saúde dele.

Dê apenas a água ao cachorro, não o coco inteiro!

Muitos cachorros grandes gostam de brincar de morder o coco, e é comum seus donos acharem isso engraçadinho de se ver. Mas pode acreditar que esse não é um bom costume. As lascas do coco podem causar lesões graves – até mesmo potencialmente fatais, dependendo de como entram no intestino do cachorro – além de serem indigestas.

Portanto, seja para dar água de coco para cachorro ou a carne do coco para ele comer, é aconselhado que estes sejam extraídos do coco para evitar complicações.

Água de coco para cachorro: sadia com moderação, nociva em excesso

Cachorro sentado em mesa na praia com água de coco

O grau de segurança da água de coco para cachorros não é consenso entre especialistas. Apesar disso, em uma coisa todos concordam: desde que feito com moderação, dar água de coco para seu cachorro é saudável e muito benéfico para a saúde dele.

Ao fim deste artigo, você deve ter percebido que o importante é entender quais as circunstâncias e a quantidade de água de coco que você pode dar para ser cachorro beber. O aconselhado é que você leve seu bichinho a um veterinário e se aconselhe para preparar uma dieta balanceada que inclua a água de coco. A maioria dos cachorros amam o sabor, portanto vale muito a pena incluí-la no seu cardápio.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cuidados dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.