Quantidade de ração para cachorro: quanto eu devo dar?

Quantidade de ração para cachorro: quanto eu devo dar?

Descubra porque mudar a alimentação do seu cão agora pode evitar doenças e trazer uma maior qualidade de vida para seu fiel companheiro.


A importância de colocar a quantidade de ração para cachorro na medida certa

Vaso de ração com pá dosadora

Muitos de nós achamos que a tarefa de alimentar nosso animal de estimação é simples, que basta comprar a ração mais barata e encher o pote sempre que estiver vazio, mas, na verdade é bem complexo, variando de acordo com a idade, porte e peso do seu bichinho.

A quantidade de comida que seu cão ingere é mais importante do que parece, pois, assim como nós humanos, os cães podem sofrer se tiverem uma alimentação desregulada, desde desnutrição se comerem pouco, até obesidade canina se comerem demais. Aprenda como prevenir isso e adotar a melhor dieta para o seu cachorro

Quantidade de ração para cachorro

Cachorro filhote comendo

Quantidade de ração certa para um cachorro filhote

A alimentação correta deve começar desde filhote, para um melhor desenvolvimento do seu cãozinho, por isso, é importante fazê-lo se adaptar desde o desmame a consumir a quantidade certa de ração.

Para um cão filhote o indicado é cerca de 4 a 5 refeições por dia até os 4 meses de idade, com a quantidade variando de acordo com o peso do animal (o ideal seria cerca de 3% do peso do animal em comida).

Recomenda-se também misturar um pouco de água na comida, diminuindo de acordo com o desenvolvimento do cão. Outra dica importante é criar uma rotina para seu bichinho, pois isso também ajuda na disciplina alimentar dele.

4 a 6 meses

A partir do quarto mês é recomendado que o número de refeições diárias diminua gradualmente até chegar em algo entre 3 e 4 refeições por dia, variando de acordo com o porte do animal. Isso porque, nessa idade os cães já estão prestes a entrar na fase adulta e não precisam mais de tanta comida para se desenvolver como antes.

Qualidade da alimentação para cachorro

Vaso de ração segurado por dono e cachorro a espera.

Alimentos saudáveis

Com o passar do tempo nós começamos a tratar melhor da alimentação dos nossos amigos de 4 patas, e isso fez com que diversas pesquisas e estudos fossem realizados na ração que damos aos nossos animais. Tendo isso em vista, pode-se notar que a adição de conservantes, transgênicos e até o corante podem fazer mal aos nossos cães.

Isso fez com que surgissem as famosas rações naturais, que são feitas de maneira a neutralizar as substâncias que podem prejudicar os animais. Essas rações podem ser feitas de legumes, verduras e frutas, que além de encherem a barriga do nosso cão também são uma ótima fonte de vitamina.

Carne

Uma opção que os cães também adoram, sem dúvida, é a carne bovina. Ela pode ser servida bem cozida, sem temperos, sempre em uma quantidade que respeite a dieta do seu cachorro. A carne é uma boa opção porque normalmente é considerada uma alimentação mais natural do que algumas outras rações de baixa qualidade.

Por isso, é importante lembrar que muitos donos decidem servir carne crua para seus animais, mas essa pratica pode ser perigosa por conta de doenças e parasitas que corre o risco de ser contraídos através desse hábito, portanto, é recomendável evitar.

Outras opções

Frutas e legumes descascados e em pedaços também podem servir para compor a alimentação canina, alguns dos indicados são: Banana, chuchu, cenoura, brócolis, batata doce e muitos outros. Todos esses são indicados porque são ricos em vitaminas e nutrientes que fazem bem aos cachorros, porém é necessário lembrar que a ração é sempre a melhor opção para dieta e esses alimentos podem ser usados para compor a alimentação do seu animal.

Qual a quantidade de ração para um cachorro adulto?

Cachorro adulto e vaso de ração

Transição de filhote para adulto

Em algumas raças a transição acontece de 9 a 12 meses, quando a alimentação deve ser trocada gradualmente de ração de filhote para ração adulta, sempre é claro, consultando seu veterinário. Isso é importante porque depois de adultos a quantidade de comida ingerida pelos cachorros tende a diminuir porque já não estão em fase de desenvolvimento

Diferença por peso

A quantidade de ração consumida varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, visto que, a necessidade calórica é diferente. Para cães de grande porte (25 á 50 quilos) a média indicada é algo entre 1230 e 1680 calorias diárias, de acordo com a atividade física feita pelo animal, o que daria cerca de 280 a 420 gramas de comida por dia, sendo distribuídas em refeições separadas. Exemplos de cães de grande porte são: Border Collie, boxer e o doberman

Médio e pequeno porte

Para cães de médio e pequeno porte a porção tende a ser um pouco menor, visto que o peso é diferente. Normalmente os animais de médio porte precisam consumir entre 600 e 1400 calorias, de acordo com o gasto de energia do animal, o que dá cerca de 160 a 270 gramas no dia. Alguns exemplos de raças de médio porte são: Buldogue inglês, chow chow e o bull terrier.

Para cães de pequeno porte a alimentação indicada é entre 100 e 800 calorias de acordo com a atividade física praticada, comendo entre 100 e 150 gramas em refeições durante o percorrer do dia. Alguns exemplos de raças de pequeno porte são: Poodle, chihuahua e O shih tzu

Quantidade de ração para um cachorro idoso

Um cão passa a ser considerado idoso, dependendo do porte e da raça, a partir dos 7 anos, e para alimentar os cães mais velhinhos é necessário um cuidado especial principalmente na quantidade de gordura que ele está consumindo, tendo que ser substituída por vitaminas e outros nutrientes essenciais para prevenir o envelhecimento, a obesidade e até demência.

O que se recomenda é a adição da alimentação natural, que é rica também em fibra, o que ajuda o intestino do animal. A quantidade de calorias também deve ser reduzida, visto que a atividade do cão será menor com a idade, então é necessário ficar sempre atento à balança para ajustar a alimentação de maneira não só saudável, mas na quantidade correta.

Benefícios da alimentação correta

Cachorro deitado em um monte de ração

Podemos concluir que cuidar da alimentação do seu animal desde pequeno traz diversos benefícios para seu pet, desde uma melhor qualidade de vida, mais força e disposição para brincar, até uma vida mais longa, se consumindo a quantidade certa de ração e nutrientes para ajudarem seu corpo a envelhecer com mais saúde.
Dito isso, fica claro que não são só os humanos que precisam de uma dieta balanceada, não é mesmo?

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Gato que não ronrona: por que o meu parou de ronronar?

Gato que não ronrona: por que o meu parou de ronronar?

Provavelmente, se você tem um gatinho já viu em algum momento ele ronronando. Meu gato parou de ronronar, o que pode ser? Descubra nesse artigo!


Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Quem não ama animais fofos, não é mesmo? Desde os grandes e peludos, até os pequenos e aquáticos. Clique e conheça diversos animais adoráveis e se apaixone!


Gato persa branco: veja características, preço e cuidados

Gato persa branco: veja características, preço e cuidados

Você conhece o gato persa branco? Venha conferir tudo sobre este pet, suas características, o custo para adquiri-lo e dicas para os melhores cuidados da raça!


Como cortar unha de gato? Arisco, filhote e mais!

Como cortar unha de gato? Arisco, filhote e mais!

Aqui você aprenderá como cortar a unha do seu gato com segurança, principais técnicas, instrumentos mais adequados para a tarefa e o que evitar.


Cachorro ou gato filhote não faz fezes? Veja o que fazer!

Cachorro ou gato filhote não faz fezes? Veja o que fazer!

Seu animal de estimação está com dificuldades em fazer fezes? Confira a seguir o que você pode fazer para ajudar seu filhote.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.