Gato que não ronrona: por que o meu parou de ronronar?

Gato que não ronrona: por que o meu parou de ronronar?

Provavelmente, se você tem um gatinho já viu em algum momento ele ronronando. Meu gato parou de ronronar, o que pode ser? Descubra nesse artigo!


Existe gato que não ronrona?

Gato de olhos fechados

Sim, existem gatos que não ronronam. Umas das características mais marcantes dos felinos é o ronronar. O ronronar é um barulho de timbre grave e baixo, que pode ser ouvido apenas quando você está próximo ao seu felino e que provavelmente você já ouviu em algum momento de sua vida, especialmente se você convive com gatos.

Ainda não se sabe ao certo o porquê dos gatos ronronarem. Acreditava-se que era motivo de felicidade, mas após estudos compreende-se que vai além, podendo ter vários motivos. Mas quando o gato para de ronronar? O que pode significar? É sobre isso que veremos nesse artigo. Ficou curioso? Acompanhe a seguir mais sobre esse assunto.

Por que meu gato não ronrona?

Gato deitado

Há alguns motivos principais que podem levar o seu gato a parar de ronronar, entre eles a falta de contato, problemas de saúde, estresse e idade que pode interferir. Veja a seguir sobre cada um deles!

Falta de contato com a mãe ou humanos

Especialistas acreditam que alguns gatos que não tiveram a presença da mãe na primeira infância têm tendência a não ronronarem. Por ser um comportamento adquirido nessa fase, gatos não estimulados desde cedo provavelmente não terão esse hábito após adulto.

Essa proximidade com os humanos e demonstração de carinho traz lembranças de quando os gatinhos eram filhotes, a relação com a mãe gata na amamentação, quando tinham carinhos e afetos, aonde o animal pode sentir falta e por isso, parar de ronronar. Por isso, se você tem um gatinho é importante nunca deixar de dar carinho e afeto para seu bichano.

Gato filhote ou muito idoso

Os gatinhos filhotes começam a ronronar com poucos dias de vida e de forma geral isso acontece na amamentação como forma de pedir carinho, aonde a mãe também ronrona como forma de expressar o carinho entre eles, porém na falta desse vínculo, quando filhote, pode acontecer do gato não ronronar.

Ao contrário dos gatinhos que produzem o som mais alto, os gatos mais velhos ficam mais mansos e calmos, o que significa que raramente ronronam ou o som que fazem é mais baixo, isso se dá devido a sua idade avançada.

Gato com fome pode parar de ronronar

Os gatos costumam se alimentar bem. Existem alguns gatos que quando estão pensando em comida costumam ronronar. De acordo com pesquisadores esse tipo de ronronar é até diferente daquele que os gatos produzem de forma geral.

Apesar de produzirem sons quando estão com fome, caso não sejam recompensados com comida, o gato pode vir a parar de ronronar como forma de demonstrar sua fome. Por isso, sempre alimente seu gato de maneira correta, sem exageros e sem deixar que ele sinta fome por um longo período de tempo.

Lesão pode ser o problema

Lesões como fraturas, machucados ou um dente infeccionado podem deixar seus animais de estimação infelizes. Eles podem reclamar ou se esconder em silêncio como um mecanismo de proteção. Nesse caso, é melhor nos visitar para um check-up veterinário.

Quando sentem alguma dor os gatos também podem por acabar se silenciando já que não conseguem demonstrar o que está acontecendo, por isso, sempre fique de olho caso seu animal mude seu comportamento de forma abrupta.

Estresse pode fazê-lo não ronronar

Um dos motivos que podem levar o seu gato a parar de ronronar é o estresse ou nervosismo. Geralmente, os gatos se estressam quando devem se adaptar as novas mudanças, porém não é o único motivo que pode gerar estresse no eu felino.

Alterações físicas e ambientais também podem gerar estresse no animal. Nas físicas pode incluir parasitas como pulgas e carrapatos. Enquanto, o ambiental como troca de ração ou areia sanitária. Ocorre devido ao fato de o gato gostar de rotina e sair dela pode gerar grandes incômodos para o animal.

Problemas de saúde

Se seu gato apresenta algum tipo de problemas de saúde como ferimentos, doenças como infecções respiratórias superiores que podem causar dor em animais de estimação, provavelmente eles ficaram incapazes de ronronar.

Isso porque em alguns casos exigirá muito do felino e ronronar pode ser um esforço muito grande nesses momentos, além de que o silencio pode ser uma forma de sinalizar que algo não vai bem. Por isso, se você notar que seu gato parou de ronronar e está menos energia, consulte um veterinário para averiguar o motivo.

O que fazer se meu gato parou de ronronar

Gato de olhos fechados

Como dito anteriormente, existem vários motivos que podem levar seu gato a parar de ronronar. Porém, se não for nenhum problema de saúde e físico, você pode tentar reverter essa situação mimando seu gatinho. Veja a seguir!

Dê carinho e atenção

Aproveite esse momento e caricie seu gato atrás das orelhas, sob o queixo ou nas costas. Você pode também deitar-se ao lado do seu gato quando ele estiver descansando ou cochilando para que ele possa sentir mais sua companhia.

Falar suavemente ou cantar canções de ninar para o seu gato, pode ser uma ótima opção. Além disso, faça com que se sintam confortáveis: animais de estimação adoram amassar superfícies macias, então dê a eles um travesseiro ou cobertor para eles enterrarem o rosto e amassem o pãozinho, alguns gatos gostam de mamar em cobertores, então oferecer um pode vir a calhar nesses momentos.

Ofereça brinquedos e arranhador

Se seu gato estiver entediado ou estiver se sentindo sozinho, brincar com ele pode ser uma ótima opção. Oferecer brinquedos nesses casos lhe fará bem, especialmente porque os gatos adoram brincar, além de ser um passatempo para seu felino.

Os brinquedos que você pode oferecer para seu gato vai depender do bichano e do quanto ele é exigente. Porém, os mais indicados são, bolinhas, bolinhas com chocalhos dentro que façam barulhos, túneis, varinhas e os famosos arranhadores. Você pode escolher o mais viável e que você acredita que pode servir para seu bichano.

Mantenha a caixa de areia adequada

É importante a caixa de areia do seu gato ser adequada para ele. Os gatos são felinos exigentes, por isso, é preciso que o felino aprove a areia que você comprou para ele utilizar. A caixa de areia também deve ter um tamanho bom para que ele se sinta confortável na hora de fazer suas necessidades.

Além disso, é importante sempre manter limpa a areia e em condições de uso adequadas para seu felino. Por isso, evite excessos de sujeiras para ter espaço para que seu felino consiga sempre enterrar suas necessidades, especialmente porque o gato costuma ser higiênico.

Ofereça alimento nutritivo

Os gatos, assim como nós, precisam de nutrição e vitaminas para serem saudáveis. As vitaminas são essenciais para boa visão, crescimento ósseo, e metabolismo eficiente dos gatos entre outras funções. Além disso, mineiro também são importantes para os dentes e ossos fortes do gato.

Por isso, oferecer alimentos nutritivos é recomendado, sempre procure a melhor ração e o que ela oferece de nutrição para seu felino, assim como, os famosos petiscos que podem ser oferecidos entre as refeições principais do gato.

Leve o gato ao veterinário

Como dito anteriormente, não ronronar pode estar relacionado a várias questões do gatinho e pode ter diferentes motivos. Por isso, se você perceber que as tentativas de fazer o gato ronronar falharam e seu bichano está muito silencioso, levar ao veterinário pode ser a melhor opção.

Nesses casos, só mesmo o especialista é capaz de avaliar seu felino e dar um veredito do que está acontecendo com seu gatinho. É importante também, fazer o acompanhamento veterinário em qualquer momento que você perceber que o comportamento do seu gato está diferente daquele de costume.

O que mais pode fazer meu gato ronronar

Gato deitado

Comunicação, cautela, pedidos: são alguns dos fatores que podem fazer com que o gato ronrone, para entender mais sobre cada um deles continue acompanhando esse artigo.

Forma de comunicação

Engana-se quem pensa que os animais não tentam se comunicar e demonstrar que estão precisando de algo, o seu gato pode não falar, mas ele pode ronronar. Alguns estudos sugerem que ronronar é uma maneira do gato de se comunicar.

O ronronar nesses casos pode ser diferente mudar de frequência de acordo com a situação. Assim, é mais fácil perceber a diferença de um ronronar de carinho para um ronronar de fome ou de dor, por exemplo.

Cautela ou desconfiança

Os gatos são curiosos por natureza, ao investigar novos lugares, eles também podem ronronar. Esse barulho tem características próprias e é constante e ato, sendo um pouco diferente daquela que ele faz durante o carinho, porém a origem é a mesma, a glote.

Dessa forma, o ronronar do gato pode significar cautela quando entram ou exploram em um ambiente completamente novo e desconhecido. Enquanto estão explorando o local é comum ouvir o chiado característicos dos felinos.

Algum pedido

Como dito anteriormente, o ronronar também é uma forma de comunicação dos animais. Então, quando seu gato produzir esse som pode significar que ele está querendo algo nesse momento que não consegue sozinho.

Um exemplo é um pedido de comida, alguns gatos podem se silenciar, porém outros podem ronronar como forma de chamar atenção e conseguir aquilo que eles desejam. Dessa forma, é importante observar o comportamento do seu gato para compreender o que significa seu ronronar.

Gato dormindo ronrona

Alguns gatos antes de dormir e até mesmo quando estão dormindo costumam ronronar. Nesses casos, eles ronronam porque estão relaxados, especialmente se estiverem em um ambiente confortável e seguro. Geralmente quando atingem o novo profundo os ronrons terminam.

Se seu gato não tiver nenhum problema de saúde, essa prática quando dormem é saudável e indica que ele está bem. Além disso, alguns felinos ronronam mesmo antes de dormir enquanto estão amassando pãozinho ou mamando em algum cobertor, como forma de expressar que estão relaxados.

Fatos interessantes sobre ronronar dos gatos

Gato deitado

Agora que você já aprendeu sobre alguns motivos que podem levar o gato a ronronar e dicas de como lidar com algumas situações, você conhecerá alguns fatos curiosos sobre o ronronar dos felinos a seguir.

Não se sabe ao certo como os gatos ronronam

Ainda não se sabe ao certo o real motivo dos gatos ronronarem, mas acredita-se que pode estar ligado a satisfação do animal, e em alguns casos, usado para demonstrar alguma necessidade ou problema. Por isso, é preciso observar seu felino com atenção.

Outra teoria seria que os gatos produzem esses sons para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora dela amamentar. Por isso, explicaria o porquê de alguns gatos adultos ronronarem, pois associariam o som ao ato de comer desde quando era bebê.

O ronronar é beneficia a saúde humana

O ronronar dos gatos podem ajudar a nos acalmar e ter propriedades terapêuticas benéficas para o corpo humano. O fato é que sons com essa vibração são capazes de acalmar nosso sistema nervoso centra, ou seja, desacelerar funções nervosas que podem estar sobrecarregadas.

O resultado é que os sintomas de estresse e ansiedade podem ser amenizados com uma sessão de ronronados. Esses sons também diminuem a disfonia, conhecida como rouquidão e podem ajudar nossa voz em situações como essa.

Outros felinos também ronronam

Os gatos não são os únicos a ronronarem, segundo estudos essa é uma característica de todos os felinos ‘’pequenos'' que pertencem a subfamília Felinae, da qual fazem parte a jaguatirica e outros maiores, como o puma.

Felinos de porte grande, como leões e tigres da subfamília Pantherinae, não ronronam. Por outro lado, emitem rugidos que tem objetivos bem distintos, podendo significar dominação de um território.

Gato que não ronrona pode ser sinal de alerta!

Gato de olhos fechados

Neste artigo, você aprendeu sobre os ronrons dos gatinhos e quais as principais causas. Além disso, aprendeu que o ronronar pode representar uma série de comportamentos do animal e formas de se expressar, podendo indicar algo bom, algo que está incomodando e até mesmo um sinal de alerta.

Apesar de ser desconhecido a causa certa do porque os gatos ronronam, você, como tutor, deve ficar atento ao comportamento do seu felino quando ronronam, juntos com outros sinais (se tiver) e avaliar se trata de um ronrom de relaxamento, alegria, reclamação ou pedido de atenção. E se você perceber que tem algo estranho no seu pet, não hesite em chamar um profissional.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados causas filhotes

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.