Como cortar unha de gato? Arisco, filhote e mais!

Como cortar unha de gato? Arisco, filhote e mais!

Aqui você aprenderá como cortar a unha do seu gato com segurança, principais técnicas, instrumentos mais adequados para a tarefa e o que evitar.


Pode cortar unha de gato ou faz mal?

Algo muito comum no comportamento felino é arranhar as coisas ao seu redor, o correto seria um arranhador, mas pode ser um tapete, um sofá e até mesmo alguma roupa que estiver ao alcance do bichano. Algo bastante observado também pelos tutores dos gatinhos é o movimento de "amassar pãozinho", onde também eles usam as unhas.

Apesar de as garras dos felinos serem bastante importante para a defesa deles quando na natureza, podem ser bastante incomodas quando o gato é domesticado podendo causar arranhões e machucados. Neste artigo você verá dicas de como cortar a unha do seu felino, principais instrumentos utilizados e técnicas para tranquilizar seu gato na hora do corte. Ficou curioso? Continue com a gente e confira mais sobre o assunto!

Dicas iniciais para cortar unha de gato

O hábito de arranhar dos felinos faz com que as unhas se desgastem naturalmente. Porém, em alguns casos, é necessário cortar as unhas do felino. Confira a seguir dicas para realizar o corte!

Corte as unhas do gato desde filhote

Apesar de não ser necessário cortar as unhas dos felinos desde muito cedo, é recomendado que você simule cortar as unhas quando filhote para que o felino vá se acostumando com o toque e manejo e também com sua presença.

Outro método interessante é aos poucos tocar na patinha de seu felino e colocar as unhas dele para fora com cuidado para que ele possa se acostumar com o procedimento desde cedo, assim como, mostrar o objeto de corte para ele e deixá-lo cheirar e tocar com as patinhas, afim de se acostumar com o objeto e vê-lo como algo positivo.

Faça tudo como brincadeira

Os felinos de forma geral não gostam muito que toquem suas patas. Por isso, quando for cortar a unha do seu pet, algo que facilita no procedimento é não encarar como algo obrigatório, mas sim como um momento oportuno para diversão.

Na hora de realizar o corte coloque o cortador aos poucos como se fosse um brinquedo, fazendo com que o pet desperte interesse no objeto. Nesse momento, vá com calma, faça pausas, acaricie seu gato e mostre para ele o objeto como forma de brincadeira. Dessa forma, se você encarar esse momento como algo divertido evitará o estresse do felino, assim como o seu.

Escolha um cortador adequado

Os cortadores podem ser encontrados em forma de alicate, tesoura ou guilhotina e foram feitos especialmente para essas ocasiões. Os em formato de tesoura permitem firmeza na hora de cortar as unhas dos felinos sendo uma ótima opção. Já o tipo alicate é um dos mais comuns para cortar as unhas dos felinos, agindo de forma semelhante à tesoura, mudando apenas seu formato.

Os guilhotina é um dos favoritos. Esse tipo de instrumento facilita bastante na hora do corte devido a sua praticidade e permite o tutor cortar as unhas do gato de forma precisa, rápida e eficaz.

Higienize as mãos e cortador antes e depois

Sabemos que o nosso ambiente e mãos estão cheios de bactérias. Por isso, é importante cada vez que você for cortar as unhas do seu gato higienizar suas mãos e os objetos que for utilizar com seu felino, assim como, se possível também higienizar as patinhas do gatinho, tanto antes quanto depois de cortar as unhas do animal.

O procedimento de higienização auxilia para prevenir contaminação, especialmente se acontecer algum acidente na hora de cortar as unhas, além disso, a higienização após a utilização dos instrumentos previne que estes ficam com resquícios de unhas deixando o cortador limpo e mais fácil de limpar para a próxima vez.

Fique atento a frequência correta

As unhas das patas da frente crescem mais rápidos que as de trás, que em alguns casos não necessitam o corte (nas patas traseiras), além disso, alguns gatos gastam mais suas unhas afiando em algum arranhador ou tapete, por isso, a frequência de corte varia de gato para gato, mas de forma geral uma vez por mês é suficiente.

É importante observar as unhas do seu gatinho e realizar o corte quando ela estiver afiada. Além disso, não é recomendado cortar as unhas com frequência de gatos que tem acesso à rua, nesses casos as garras afiadas auxiliam os gatos a escalar e se defender caso precisem.

Como cortar unha dos gatos

Sabemos que os gatinhos não gostam muito que mexam em suas patinhas e alguns deles são extremamente ariscos e não gostam de cortar as unhas de forma alguma. Então como realizar esse procedimento? Aqui vão algumas dicas.

Escolha um local calmo e iluminado

Assim como nós, os gatinhos também se estressam, especialmente na hora de cortar as unhas. Dessa forma, é recomendado escolher um local calmo e sem muito barulho para realizar o procedimento de corte, evitando assim que o felino fique agitado.

As unhas dos gatos ficam escondidas e só aparecem quando eles mostram ou você aperta a patinha, por isso, é importante um local iluminado onde você tenha boa visibilidade das unhas do felino para não machucar o animal e cortar o local errado, especialmente porque as unhas dos gatos não devem ser cortadas além do limite permitido.

Acaricie as patas do gato antes de cortar as unhas

Tenha o hábito de pegar nas patinhas do seu gato frequentemente, fazendo com que se sintam confortáveis com o ato de ter suas patas seguras. Os gatos adultos também podem aprender a deixar suas patas serem tocadas e terem suas unhas aparadas se você dedicar tempo a ficar acariciando suas pernas e patas antes do corte.

Por mais que os gatinhos não gostam que mexam em suas patas, acariciar as patas é importante e com o tempo o gato se acostuma, além disso, apertar devagar para as unhas saírem para fora auxilia também o gato a se adaptar na hora do corte, dessa forma, facilitara seu trabalho.

Hora de cortar e lixar

A unha do gato tem um limite e esse não deve ser ultrapassado de forma alguma. Por isso, na hora de realizar o corte tenha cuidado para não aparar perto da base da unha, visto que as unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central. Um corte nessa região, pode levar a dor e sangramento.

Corte as unhas aos poucos com intervalos de tempos menores, não deixe para realizar o procedimento quando as garrinhas de seu gato estiverem muito grandes. Uma dica é colocar o cortador em um ângulo de 45 graus, aproximadamente nas extremidades das unhas do gato, sempre mantendo a firmeza e cuidado para não ferir o felino.

De uma recompensa após cada pata pronta

Após terminar, dê alguns petiscos para que o felino possa associar esse procedimento a algo positivo, conhecido também, como reforço positivo. Dessa forma, a próxima vez que você for realizar o corte das unhas, o animal não irá se assustar e deixara você fazer o serviço sem problemas e incômodos.

Outro método é agradar o animal após cortar suas unhas com carícias e brinquedos preferidos do pet. Não esqueça que esses procedimentos devem ser feitos sempre que finalizar o corte, para que o animal associe o corte se unhas a algo positivo e se comporte durante o corte.

E se o gato for arisco? Como cortar as unhas?

O primeiro passo é conter o felino no seu colo, envolto de uma toalha, para que no momento de realizar o corte ele não se movimente e acabe se machucando e machucando você também. Enquanto isso faça caricias e fale com seu gatinho para que ele tente se acalmar, mantenha a voz suave.

Caso você encontre muita dificuldade em realizar o corte das unhas e seu gato não de trégua, considere pedir a ajuda de um profissional. O profissional está preparado para essas situações e irá conseguir realizar o procedimento sem machucar o felino e te ensinar algum procedimento específico te auxiliar futuramente.

O que evitar ao cortar unha de gato

Para realizar o corte da unha dos gatinhos precisando ter atenção e algumas coisas que devemos evitar, confira.

Tentar cortar quando ele estiver estressado

Os gatos também se estressam, especialmente por possuírem dificuldade de se adaptar a algumas novidades, e se seu gato não estiver acostumado com o corte pode gerar estresse no bichano.

Afim de evitar um estresse maior no gato e tornar o procedimento algo aversivo, é importante evitar realizar o corte de unhas se seu gato estiver estressado que extremamente agitado, ou seja, não torne o corte de unha algo obrigatório para seu felino, como recomendado anteriormente o momento deve ser de descontração e fazer bem ao bichano.

Cortar as unhas com pressa e de uma vez

Já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? Então, ter paciência e calma na hora de mexer com os animais é algo extremamente importante para garantir maior segurança ao animal e evitar acidentes durante vários procedimentos.

Quando for cortar as unhas do gato, é recomendado realizar o procedimento com calma e devagar, sem pressa. Dessa forma, você garante um serviço bem-sucedido, consegue realizar o corte de maneira correta e sem ferimentos ao animal, além disso, evita deixar o animal estressado, especialmente por ser um procedimento que exige muita atenção e dedicação da parte do tutor.

Cortar o sabugo da unha

Ao apertar suavemente a unha as patas do gato de forma a deixar as suas unhas saírem para fora, você verá uma parte rosada antes da unha, essa parte se chama sabugo e é onde se encontram os vasos sanguíneos e nervos do bichano.

Como dito anteriormente, em hipótese alguma deve cortar essa região, pois devido aos vasos sanguíneos e nervos qualquer corte leva ao sangramento e dor no bichano, e não é isso que queremos para o nosso pet, por isso, a necessidade das dicas anteriores para evitar acidentes.

Achar que pode repreender o gato

Mesmo que seu gato não deixe cortar as unhas e lute contra esse procedimento, evite repreender seu gato e aplicar castigos, além disso, evite também gritar com o seu felino na hora de realizar o corte de unhas, é recomendado falar com voz suave enquanto realiza o procedimento.

Qualquer repreensão tornará seu trabalho ainda mais difícil e aversivo para seu gato, e toda vez que você for realizar o corte o gato ficara agitado e estressado. Por isso, manter a calma nesse momento é essencial para um trabalho bem-sucedido.

Benefícios de cortar unha de gato

Agora que você sabe realizar o corte de unhas e evitar acidentes no bichano. Qual seria o benefício de cortar suas unhas? Veja a seguir.

Evita acidentes

O corte das unhas evita que os gatos arranhem outros animais da casa, o próprio tutor e o médico veterinário no momento de algum procedimento evitando acidentes.

Alguns microorganismos pode ser transmitido vinculados por arranhões de gatos, como o vírus da raiva, da FIV (vírus da imunodeficiência felina) transmitidos a outros gatos e algumas bactérias transmitidos a humanos, o corte de unha evita arranhões e essas transmissões e garantem uma qualidade de vida melhor ao seu bichano.

Evita objetos arranhados pela casa

Além de evitar acidentes, o corte de unha dos gatos pode evitar móveis, roupas e objetos serem destruídos por arranhões em sua casa.

Não é incomum que os gatos arranhem os móveis da casa, porém se suas garras estiverem afiadas e compridas a destruição é grande. Por isso, um corte resolveria esses problemas. Algo recomendado também nesse caso, além do corte, é os arranhadores que auxiliam os gatos a desgastarem suas garras, diminuindo também o número de cortes a ser realizado.

Previne o crescimento exagerado das unhas

As unhas dos gatos costumam crescer rapidamente, especialmente as unhas das patas dianteiras. A fim de evitar seu crescimento exagerado o corte de unha é uma boa opção nesses casos. Contudo, só deve ser realizado quando necessário e não a todo momento.

O arranhador também pode ser um grande aliado aqui, pois assim como ajuda a desgastar as unhas, ajuda a prevenir o crescimento rápido, por isso, deixar o corte de unhas em dia e se possível ter um arranhador irão ajudar a manter as unhas do seu felino saudáveis.

Você está pronto para cortar a unha do seu gato

Neste artigo, aprendemos sobre várias dicas de como cortar a unha dos gatos e os principais cuidados que devemos tomar. Dentro dessas dicas foi possível observar que, ao contrário do que muitos pensam, os gatinhos também são sociáveis e permitem serem cuidados.

Aqui vimos, também, que cada gatinho tem sua particularidade, mas que todos os gatinhos, com exceção daqueles que tem acesso à rua, podem ter suas garras aparadas, a fim de evitar arranhões e móveis destruídos em sua casa.

Aprendemos que é possível, mesmo com as particularidades de cada gatinho, tornar o momento do corte algo positivo. Agora que você conhece mais sobre o assunto está preparado para cortar as unhas do seu gatinho com segurança.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados tipos filhotes

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.