Meu filhote não faz fezes, e agora?
Muitos cuidadores de filhotes ficam sem saber o que fazer quando o animal está com dificuldades para fazer fezes. Pensando nisso, decidimos escrever este artigo, para lhe ajudar a solucionar esse problema e acabar com o sofrimento do seu animal de estimação.
Ao longo deste texto você descobrirá o que pode impedir seu filhote de defecar, como a ingestão de pouca água ou o ambiente do banheiro, por exemplo. Além disso, aprenderá o que fazer para ajudar o animal, desde evitar repreendê-lo até levá-lo ao veterinário.
Sendo assim, continue lendo este artigo e saiba com mais detalhes o que fazer e como fazer. Ao final, você estará preparado para cuidar e ajudar o seu filhote de gato ou cachorro. Boa leitura!
Por que o filhote de cachorro ou gato não faz fezes?
Se o seu cachorro ou gato é um filhotinho e não faz fezes, confira a seguir as cinco possíveis causas que podem estar prejudicando seu animal de estimação.
■Pouca ingestão de água
Esse é um dos principais motivos que levam filhotes de cachorro ou gato a não conseguirem fazer fezes. Dependendo do nível de atividade física ou da dieta que o animal tem, o tanto de água que ele deve beber ao longo do dia pode variar.
De modo geral, a cada 1 kg de filhote de gato ou cachorro, é necessário ingerir entre 40 e 60 ml de água. Então, se o seu cachorro pesa cerca de 30 kg ele precisará beber por dia em média 1,20 L de água.
■Banheiro não atraente
Sim, os filhotes de cachorro e gato também podem estranhar o local em que fazem suas necessidades. Se você tem o costume de levar seu cão para fazer fezes em um local muito movimentado, onde passam muitas pessoas, como na rua, por exemplo, ele pode estranhar.
Assim como, os cachorros em específico, podem ter mais resistência ao fazer cocô caso o ambiente ao redor do banheiro esteja sujo. Normalmente isso acontece mais quando os pets estão nervosos.
■Falta de atividade física
Assim como as pessoas precisam de atividade física para um bom funcionamento do corpo, os filhotes de gato e cachorro também necessitam. Dessa forma, a falta de atividade física logo no início de suas vidas pode prejudicar o funcionamento de seu intestino.
Por isso, estimule desde cedo os filhotes a se exercitarem através de brincadeiras. Você contribuirá não somente para um bom funcionamento do intestino do seu animal, mas também para que ele treine seus sentidos, como o olfato, por exemplo.
■Ingestão acidental compromete o cocô
A ingestão acidental consiste no filhote ingerir alguma substância estranha ou até mesmo algum objeto. Caso isso aconteça, o animal não conseguirá fazer a digestão e consequentemente ficará sem defecar, causando assim uma prisão de ventre.
Assim sendo, é indispensável ficar atento aos animais quando ainda são filhotes, para evitar que comam algo acidentalmente. Além disso, é importante deixar objetos e produtos tóxicos longe do alcance do pet.
■Más condições de saúde
Além de todos esses motivos que podem deixar seu animal de estimação com dificuldades para fazer cocô, pode ser causado também por problemas de saúde. Algumas das doenças que podem atingir o animal tendo essa consequência são tumores e câncer, por exemplo.
Os pólipos e linfonodos aumentados no trato digestivo do seu gato ou cachorro, podem causar constipação no animal. Problemas na próstata também podem prejudicar, porém essa doença atinge mais cães acima de 6 anos que não são castrados.
O que fazer quando o filhote não faz fezes
Agora que você já sabe as possíveis causas de o filhote não estar fazendo fezes, confira a seguir o que fazer para que seu gato ou cachorro melhore.
■Evite repreender o filhote por não fazer cocô
Primeiramente, se você todos os dias leva seu filhote de cachorro ou gato para fazer cocô em um determinado lugar e ele não consegue fazer nada, não o repreenda. Ter essa atitude com o animal pode deixá-lo ainda mais nervoso fazendo com que não consiga defecar.
Em vez de repreendê-lo, ajude-o adotando alguns dos métodos que serão citados a seguir. Assim como é ruim para o ser humano não conseguir fazer as necessidades fisiológicas, também é para os animais.
■Mantenha o filhote bem alimentado e hidratado
Como você pôde ler no início deste artigo, seu animal precisa estar bem hidratado, caso contrário pode ter prisão de ventre. Em relação a sua alimentação não é diferente, é preciso manter o filhote sempre bem alimentado com comidas saudáveis.
Em relação a sua alimentação na dieta do filhote, alimentos que contenham mais fibras dietéticas. Esse tipo de fibra é possível de ser encontrada em vegetais, como a alface e a couve. Lembrando que esses alimentos devem ser oferecidos apenas como petiscos.
■Faça uma leve massagem
Assim como a massagem é muito eficaz para constipação nas pessoas, também é eficaz em cães e gatos. Isso é possível apenas pelo fato de a massagem conseguir estimular a movimentação do intestino do filhote, movimento esse que não estava ocorrendo.
Se seu filhote de estimação tem dificuldade para fazer fezes, massageie suavemente o estômago do animal com a palma da mão. A massagem ajudará não somente na prisão de ventre, mas também para que o animal relaxe.
■Mantenha o ambiente do filhote limpo
Como você já sabe, tanto os gatos quanto os cachorros podem ter uma certa resistência se o ambiente estiver sujo. Sendo assim, é necessário que você faça a limpeza do local com uma certa frequência.
No caso dos gatos, troque uma vez na semana a areia da caixinha dele e claro, quando o felino for defecar, coloque a caixa em um ambiente silencioso para ajudá-lo, de preferência coloque ao lado do local em que ele faz as refeições.
■Leve o cachorro ou gato ao veterinário
Se mesmo depois de aplicar todas essas dicas você perceber que seu cachorro ou gato ainda está com dificuldades para defecar, leve-o ao veterinário. Somente o veterinário saberá o que fazer caso o problema seja algo mais grave, como uma doença.
Ao examinar o animal, o veterinário saberá se a causa do problema é uma doença, falta de água ou uma má alimentação. Portanto, não deixe o animal sofrendo em casa, leve ao veterinário, pois o problema pode se agravar.
Diga adeus ao mau funcionamento do intestino do seu filhote
Ao longo deste artigo você aprendeu que não é normal o seu filhote de cachorro ou gato não fazer fezes. Logo em seguida foi apresentado algumas causas desse problema que pode atingir o filhote, sendo a pouca ingestão de água, falta de atividade física e problemas de saúde.
Além disso, você aprendeu que pode estar fazendo desde uma massagem até uma mudança na alimentação do animal para que melhore o funcionamento do seu intestino. Como também, você entendeu que não será sempre que as causas serão óbvias, sendo necessário procurar a ajuda de um veterinário.
Sendo assim, fique sempre atento ao seu animal de estimação para que ele não faça ingestão acidental de objetos. Agora com todas essas informações, acabaram o sofrimento do seu filhote.
Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.