Maritaca: Veja as informações importantes sobre essa espécie

Maritaca: Veja as informações importantes sobre essa espécie

Tão populares no Brasil, as maritacas vão te conquistar pela habilidade de se comunicar e por uma série de curiosidades!


Conhecendo a maritaca

Grupo de maritacas pousadas em tronco

As maritacas ou maitacas pertencem à família dos psitacídeos, aves muito inteligentes que possuem o cérebro bem desenvolvido. São consideradas “primas” dos periquitos e dos papagaios e, assim como eles, possuem a capacidade de imitar diversos tipos de sons e algumas palavras.

Elas são encontradas em florestas e em cerrados da América do Sul e, por isso, são consideradas aves neotropicais.

Apesar de haver algumas espécies distintas de maritacas, todas são, sobretudo, menores que papagaios, têm a cauda curta e a região ao redor dos olhos sem pelos.

Além disso, há uma série de curiosidades e de especificidades a se conhecer sobre as maritacas. Confira!

Curiosidades sobre a maritaca

Maritaca em galho fino

Essas pequenas aves possuem particularidades interessantes. Elas são conhecidas nacionalmente por serem falantes e inteligentes, diferem dos demais psitacídeos por hábitos alimentares e reprodutivos. Saiba mais sobre elas a seguir!

Época de reprodução da ave maritaca

As maritacas costumam se reproduzir entre os meses de agosto e janeiro. Nesse período, os casais, bastante reservados, se afastam do grupo e utilizam ninhos ou cavidades ocas em árvores para proteger os ovos e os futuros filhotes.

É comum que a fêmea ponha de 3 a 5 ovos, os quais serão incubados por cerca de 25 dias. Durante esse intervalo, o casal passa seus dias vigiando o ninho. O macho, durante o dia, inspeciona os arredores para proteger a família contra predadores e constantemente reveza com a fêmea para mantê-la segura.

Além do cuidado parental, é interessante mencionar que maritacas são aves pertencentes a uma família de pássaros monogâmicos, ou seja, muitas vezes, elas mantêm o mesmo parceiro por toda a vida. Quanto amor, não?!

Alimentos que a maritaca come

Na natureza, as maritacas costumam se alimentar de frutas bem maduras e doces, como mamão, abacate, banana, manga e goiaba. Ademais, são consideradas animais frugívoros, pois também comem frutos que não são tão doces.

Caso você possua uma maritaca em sua casa ou tenha a intenção de possuir, de forma legal e certificada pelo IBAMA, há algumas especificações quanto à alimentação. Quando o animal é filhote, a comida a ele fornecida deve ter textura de papinha. Para isso, é recomendada a pasta de bucho para louro, a qual pode ser encontrada em pet shops.

Quanto à vida adulta, é importante ressaltar que as maritacas em cativeiro possuem a mesma base de alimentação das que vivem na natureza.

Espécies de maritaca

Maritacas pousadas em tronco

O termo “maritaca” refere-se, de acordo com o senso comum, a várias espécies de aves pertencentes à família dos psitacídeos. Apesar de ser disseminado tal nome popular, dependendo da espécie, há diferenças significativas desses pássaros. Conheça algumas das principais maritacas a seguir:

Periquitão-maracanã

O periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus) possui um fenótipo bem característico: a pelagem é predominantemente verde com as laterais da cabeça e do pescoço avermelhadas. Além disso, sua cabeça é oval e sua íris, alaranjada.

Apesar de ser um pássaro barulhento, é discreto ao movimentar-se entre as árvores e, geralmente, dorme em bandos, exceto nos períodos de reprodução. Ele habita florestas úmidas e semiúmidas, pântanos e matas de galeria. Além disso, também é frequente em áreas urbanas.

Infelizmente, a prática de tráfico dessas aves é corriqueira, pois é uma espécie muito dócil.

Periquito-rico

Também conhecido como periquito-verde, o periquito-rico (Brotogeris tirica) é uma espécie endêmica que habita a Mata Atlântica.

Sua coloração básica é verde e as laterais de sua cabeça, de seu peito e de seu abdômen são verde-amareladas, a nuca é verde-azulada, a base das asas é amarronzada e, enfim, o bico é amarronzado com tons mais claros no topo. São muitas cores envolvendo a espécie!

Além disso, essas maritacas podem imitar com perfeição o som de outros pássaros e, geralmente, os machos são mais “faladores” do que as fêmeas.

Maitaca-verde

Já a bela e exótica maitaca-verde ou maitaca-bronzeada (Pionus maximiliani) é conhecida por possuir a cabeça com tons de cinza e de azul. Ademais, ao longo do pescoço possui uma faixa roxa, detém um bico amarelo, asas verdes e rabo vermelho.

No Brasil, são encontradas no cerrado, na caatinga e no nordeste. Nos demais países latinos, são vistas na Bolívia, no Paraguai e no norte da Argentina.

Dentre os psitacídeos, é uma das maritacas mais comuns e abundantes.

Maritacas: aves falantes, coloridas e admiráveis

Maritaca em arvore comendo fruto

Conhecendo mais sobre as maritacas é possível perceber o quanto a fauna tropical é incrível!

Aqui você teve contato com curiosidades sobre esses pássaros e percebeu o quanto o senso comum é equivocado ao generalizar e ao confundir maritacas, pois dentro dessa classificação há muitas espécies com características individualizadas.

Diante disso, lembre-se sempre que, caso você vá adquirir uma maritaca, pesquise lojas e criadouros legalizados pelo IBAMA. Neles, as aves já são criadas em cativeiro e tendem a se adaptar com mais facilidade ao ambiente doméstico. Assim, você não prejudica o ecossistema brasileiro e não comete nenhum crime ambiental!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Características dos anfíbios: confira as principais.

Características dos anfíbios: confira as principais.

Os anfíbios são animais surpreendentes em suas características muito peculiares. Saiba neste artigo, todas as características dos anfibios no mundo animal.


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

O Border Collie é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Confira a seguir as características, custos, personalidade e outros detalhes dessa raça!


Carneiro Santa Inês: conheça mais sobre essa raça de ovinos

Carneiro Santa Inês: conheça mais sobre essa raça de ovinos

Você já ouviu falar a respeito dos carneiros Santa Inês? Neste artigo, conheça tudo sobre os ovinos sem pelos no Brasil!


Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Aqui você irá conhecer a família dos cervídeos, incluindo o cervo do pantanal. Abordaremos características, curiosidades e os vários tipos deste animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.