Conhecendo a maritaca
As maritacas ou maitacas pertencem à família dos psitacídeos, aves muito inteligentes que possuem o cérebro bem desenvolvido. São consideradas “primas” dos periquitos e dos papagaios e, assim como eles, possuem a capacidade de imitar diversos tipos de sons e algumas palavras.
Elas são encontradas em florestas e em cerrados da América do Sul e, por isso, são consideradas aves neotropicais.
Apesar de haver algumas espécies distintas de maritacas, todas são, sobretudo, menores que papagaios, têm a cauda curta e a região ao redor dos olhos sem pelos.
Além disso, há uma série de curiosidades e de especificidades a se conhecer sobre as maritacas. Confira!
Curiosidades sobre a maritaca
Essas pequenas aves possuem particularidades interessantes. Elas são conhecidas nacionalmente por serem falantes e inteligentes, diferem dos demais psitacídeos por hábitos alimentares e reprodutivos. Saiba mais sobre elas a seguir!
■Época de reprodução da ave maritaca
As maritacas costumam se reproduzir entre os meses de agosto e janeiro. Nesse período, os casais, bastante reservados, se afastam do grupo e utilizam ninhos ou cavidades ocas em árvores para proteger os ovos e os futuros filhotes.
É comum que a fêmea ponha de 3 a 5 ovos, os quais serão incubados por cerca de 25 dias. Durante esse intervalo, o casal passa seus dias vigiando o ninho. O macho, durante o dia, inspeciona os arredores para proteger a família contra predadores e constantemente reveza com a fêmea para mantê-la segura.
Além do cuidado parental, é interessante mencionar que maritacas são aves pertencentes a uma família de pássaros monogâmicos, ou seja, muitas vezes, elas mantêm o mesmo parceiro por toda a vida. Quanto amor, não?!
■Alimentos que a maritaca come
Na natureza, as maritacas costumam se alimentar de frutas bem maduras e doces, como mamão, abacate, banana, manga e goiaba. Ademais, são consideradas animais frugívoros, pois também comem frutos que não são tão doces.
Caso você possua uma maritaca em sua casa ou tenha a intenção de possuir, de forma legal e certificada pelo IBAMA, há algumas especificações quanto à alimentação. Quando o animal é filhote, a comida a ele fornecida deve ter textura de papinha. Para isso, é recomendada a pasta de bucho para louro, a qual pode ser encontrada em pet shops.
Quanto à vida adulta, é importante ressaltar que as maritacas em cativeiro possuem a mesma base de alimentação das que vivem na natureza.
Espécies de maritaca
O termo “maritaca” refere-se, de acordo com o senso comum, a várias espécies de aves pertencentes à família dos psitacídeos. Apesar de ser disseminado tal nome popular, dependendo da espécie, há diferenças significativas desses pássaros. Conheça algumas das principais maritacas a seguir:
■Periquitão-maracanã
O periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus) possui um fenótipo bem característico: a pelagem é predominantemente verde com as laterais da cabeça e do pescoço avermelhadas. Além disso, sua cabeça é oval e sua íris, alaranjada.
Apesar de ser um pássaro barulhento, é discreto ao movimentar-se entre as árvores e, geralmente, dorme em bandos, exceto nos períodos de reprodução. Ele habita florestas úmidas e semiúmidas, pântanos e matas de galeria. Além disso, também é frequente em áreas urbanas.
Infelizmente, a prática de tráfico dessas aves é corriqueira, pois é uma espécie muito dócil.
■ Periquito-rico
Também conhecido como periquito-verde, o periquito-rico (Brotogeris tirica) é uma espécie endêmica que habita a Mata Atlântica.
Sua coloração básica é verde e as laterais de sua cabeça, de seu peito e de seu abdômen são verde-amareladas, a nuca é verde-azulada, a base das asas é amarronzada e, enfim, o bico é amarronzado com tons mais claros no topo. São muitas cores envolvendo a espécie!
Além disso, essas maritacas podem imitar com perfeição o som de outros pássaros e, geralmente, os machos são mais “faladores” do que as fêmeas.
■Maitaca-verde
Já a bela e exótica maitaca-verde ou maitaca-bronzeada (Pionus maximiliani) é conhecida por possuir a cabeça com tons de cinza e de azul. Ademais, ao longo do pescoço possui uma faixa roxa, detém um bico amarelo, asas verdes e rabo vermelho.
No Brasil, são encontradas no cerrado, na caatinga e no nordeste. Nos demais países latinos, são vistas na Bolívia, no Paraguai e no norte da Argentina.
Dentre os psitacídeos, é uma das maritacas mais comuns e abundantes.
Maritacas: aves falantes, coloridas e admiráveis
Conhecendo mais sobre as maritacas é possível perceber o quanto a fauna tropical é incrível!
Aqui você teve contato com curiosidades sobre esses pássaros e percebeu o quanto o senso comum é equivocado ao generalizar e ao confundir maritacas, pois dentro dessa classificação há muitas espécies com características individualizadas.
Diante disso, lembre-se sempre que, caso você vá adquirir uma maritaca, pesquise lojas e criadouros legalizados pelo IBAMA. Neles, as aves já são criadas em cativeiro e tendem a se adaptar com mais facilidade ao ambiente doméstico. Assim, você não prejudica o ecossistema brasileiro e não comete nenhum crime ambiental!
Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.