Como saber se o chow chow é puro? Aparência, personalidade e mais!

Como saber se o chow chow é puro? Aparência, personalidade e mais!

Neste texto vamos te apresentar dicas sobre o que você precisa saber para descobrir se o seu chow chow é puro. Descubra mais aqui!


É possível saber se o chow chow é puro?

Chow chow

Se você conhece bem a raça que é considerada a dona da juba mais bonita entre os cães, saiba que, pela sua aparência e personalidade, é possível descobrir a pureza dela!

Imagine que você está passeando na rua e se depara com um amontoado de pelos que podem ser facilmente confundidos com um urso de pelúcia ou até mesmo com um leão. Para descobrir se ele é ou não um verdadeiro chow chow, respire! E não precisa começar a contar os dentes dele para saber se ele é de verdade e se realmente ele tem dois dentes a mais que todos os outros cachorros, característica da raça.

E mais, se além de querer apertar este fofo cachorro com personalidade de gato e aparência de urso, você decidir que também quer um igualzinho, confira a seguir o que você precisa observar para garantir a autenticidade de uma raça tão cheia de charme sem precisar contar o número de dentes. Vamos la?

Como saber se o chow chow é puro pela aparência

Chow chow deitado

O chow chow possui particularidades que são capazes de revelar se sua linhagem é pura ou não. Através de seu porte, da cor de sua língua e das suas características físicas, é possível lhe atribuir o carimbo da veracidade. Veja abaixo como identificar esta raça pela aparência:

Chow chow primitivo e americano são diferentes

Se prestarmos bastante atenção ao porte e ao comportamento do chow chow, veremos que o primitivo e o americano apresentam diferenças sutis.

Enquanto o chow chow primitivo é menos peludo, mais alto e tem um focinho mais alongado, o chow chow americano traz a lembrança de um urso. Menor, mais peludo e com uma bela juba, o Chow chow Americano tem o focinho mais achatado e suas patas são mais curtas e grossas.

Além disso, o chow chow primitivo, que parece um leão, é mais independente, ativo e companheiro do que o americano. O chow chow americano possui um comportamento mais tranquilo, preguiçoso e dócil.

Chow chow puro tem a língua azul

Todos os filhotes de cachorro nascem com a língua rosa, mas só os filhotes de chow chow, quando abrem seus olhos, tem a sua língua mudando de cor. Do rosa, a língua passa por outras tonalidades até assumir a cor azul, quase preta. Essa transição leva até 6 meses e é a certeza de que seu chow chow é puro.

Essa predisposição genética foi desenvolvida de forma proposital pelos idealizadores da raça e tem como função criar um depósito extra de melanina na língua que permite tal mudança de cor e que possibilita deixar nesta raça um "certificado de autenticidade".

Tamanho de um chow chow puro

Podem existir até três portes para o chow chow: o primitivo, o americano e a mistura entre esses dois. Então, dependendo do porte que é o chow chow, seu peso pode variar de 18 a 35 kg, e sua altura, entre 45 cm e 55 cm.

O porte americano é mais robusto, peludo, com patas maiores e mais baixo que o porte primitivo, que se apresenta com menos pelo, patas menores e mais alto. E a mistura entre esses dois portes é agraciada com a mistura de características de ambos. Essa mistura é capaz de gerar um chow chow tão puro quanto seus pais.

O rabo do chow chow é um indício

Ao comprar ou adotar um chow chow, olhe o formato de seu rabo. Esta raça possui o rabo curvado para cima e apoiado sobre seu dorso. Portanto, se o rabo do filhote não estiver envergado, provavelmente o filhotinho não é um chow chow puro.

Além da curvatura do rabo, você também pode observar seu pelo. A pelagem do rabo é mais áspera e grossa do que os pelos ao longo do corpo.

A orelha e os olhos de um chow chow puro

As orelhas pequenas, em forma de triângulo, firmes na base e com pontas arredondadas são características da pureza da raça. Apesar de suas orelhas nascerem caídas, ao longo do tempo, elas ficarão eretas e macias, portanto fique atento nelas.

Outro atributo que chama bastante atenção nesta raça são os olhos. Imagine duas bolinhas que parecem duas belas jabuticabas. Profundos, separados e de cor castanho escuro, seus olhos chamam atenção pelo formato de amêndoas.

A cor da pelagem pode ser observada

Apesar de a cor mais comum da pelagem do chow chow ser o dourado, ela pode variar em mais 4 cores: vermelho, preto, azul e creme. Na fase adulta, o chow chow possui dois tipos de pelagem: áspera e longa ou macia e curta. Já o filhotinho nasce com a pelagem lisa e resistente. Caso compre um filhote, fique atento e observe bem essas características.

Para se proteger do frio, essa raça possui duas camadas de pelos, independente do seu tipo. A camada externa, que podemos chamar de casaco, é densa, lisa, reta e áspera, e o subpelo ou camada interna tem pelos macios, grossos e lanosos.

A paternidade também é determinante

Conhecer os pais do seu filhotinho chow chow é importante para você saber de onde veio seu novo membro da família e entender o seu histórico familiar de doenças. Sim! Os cachorros também têm propensão a doenças genéticas, e com o chow chow não é diferente.

Conhecendo pessoalmente os pais do seu cachorro, é possível observá-los fisicamente e de forma comportamental, o que lhe dará mais segurança no momento de adquirir o filhote.

Conversar com o criador, saber se existe alguma garantia e poder certificar-se de que a aparência, a saúde e o temperamento está dentro do que você espera, pode te evitar problemas futuros.

Como saber se o chow chow é puro pela personalidade

Chow chow em pé

Também chamado de "cão-gato", o chow chow é independente, teimoso e introspectivo. Como se fosse um gato, ele adora ter os seus momentos só e a sua privacidade. Continue lendo para descobrir mais sobre a personalidade desta raça!

Chow chow puro se comporta quase como felinos

Quem nunca olhou um chow chow e o imaginou como um grande felino? Assim como os gatos, o chow chow é bastante independente e não é nada carente. Tão territorialista quanto os felinos, o chow chow puro chega a apresentar um comportamento um pouco antissocial.

Assim, é preciso dar bastante espaço para o cão para fazê-lo sentir-se bem, livre e confortável. Ainda assim, seja sempre leal ao pet e faça carinho nele nos momentos em que ele se aproximar!

Chow chow puro é mais independente

A independência do chow chow assusta a quem tem como meta distribuir amor a todo o tempo. Dono de pouca atenção, esta raça gosta de ter o seu espaço e não é muito fã de afagos. Introvertido e pouco sociável, esta raça adora escolher um cantinho e passar um bom tempo deitado curtindo preguiça. Logo, é importante lembrar que o chow chow não é um cão de companhia, como os shit tzus ou chihuahuas!

É uma raça geralmente teimosa

Podemos dizer que a inteligência desta raça caminha junto à sua teimosia. Considerado um dos cachorros mais inteligentes, a obediência precisa ser colocada em prática desde o seu nascimento. Com seu instinto protetor, educar um chow chow é desafiador.

Seu adestrador precisa ser criativo, paciente e firme. O chow chow gosta de ser tratado com respeito e retribuirá o seu tutor da mesma forma. Avesso a castigos físicos, essa raça gosta de reforços positivos em seu adestramento.

Seu comportamento com estranhos é peculiar

Considerado um cão de guarda pela sua origem, o chow chow não é muito amigo de estranhos. Sua socialização precisa ser trabalhada desde filhotinho. Fiel e protetor de sua família, ele é avesso a carinhos e brincadeiras a todo momento.

Ao encontrar um chow chow na rua, tente resistir à tentação de lhe apertar como um bicho de pelúcia e converse com o dono dele antes. Assim, você não se surpreenderá ao tentar lhe passar a mão numa tentativa de amizade.

A aparência e a personalidade de um chow chow apontam sua linhagem

Chow chow deitado

Como diz o ditado "Filho de peixe, peixinho é!". É fundamental conhecer os pais do seu provável filhote chow chow para desvendar o possível temperamento de seus descendentes e descobrir suas características físicas para saber se ele é puro. Identifique, também, se ele é do porte americano, primitivo ou uma mistura dos dois; se seu rabo é curvado, ou se sua língua é azul! Tudo isso faz toda a diferença para garantir que você leve para casa um cachorro puro.

Tímido, calmo, dócil, independente, teimoso e leal, o chow chow faz brilhar os olhos de qualquer um com a semelhança que ele possui com animais selvagens como o urso ou o leão. No mais, se sua decisão é ter um chow chow, ao procurar pelo seu peludo, evite ciladas e coloque em prática o que viu neste artigo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.