Raças de cachorros amorosos que vão te encantar
Que o cachorro é o melhor amigo do homem, isso não é novidade pra ninguém. Animais incrivelmente encantadores e companheiros, os cachorros estão presentes em diversas casas ao redor do mundo, muitas vezes até mesmo como parte da família.
Grandes ou pequenos, de pelos curtos ou compridos, travessos ou comportados, os cãezinhos podem ser muito diferentes entre si em muitas coisas, mas todos tem uma capacidade incrível de conquistar o amor de seus tutores e das demais pessoas ao redor. Confira a seguir vinte raças de cachorros amorosos que vão te encantar!
Raças de cachorros amorosos de pequeno porte
Cuidado aonde pisa! Alguns cachorrinhos podem ser pequenos de tamanho, mas conseguem facilmente preencher nossos corações. Conheça algumas raças muito amorosas de cachorros de pequeno porte. Veja:
■Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia tem uma bela e elegante pelagem. Descendente de lobos das regiões árticas da Islândia, o Lulu da Pomerânia é conhecido por ser bastante dócil, alegre e protetor, latindo para qualquer pessoa ou animal estranho que se aproxime de seus amados tutores.
Além disso, o Lulu da Pomerânia é um cãozinho bastante inteligente e cheio de energia, então adora correr e brincar, se mantendo quase sempre em boa forma. Seus pelos exuberantes, quase como uma juba, fazem com que seja importante escovar seu pelo com certa frequência, permitindo assim que o cãozinho mantenha sempre a elegância característica da raça.
■Pug
Com rostinho achatado, olhinhos redondos e face enrugada, os Pugs encantam com sua fofura. São extremamente companheiros e carinhosos, seguindo seus tutores para todos os cantos da casa e conseguindo fazer amizade com pessoas de todas as idades.
Os Pugs são originários da China e muitos foram entregues de presentes aos europeus, inclusive às realezas, conquistando grande popularidade. Um dos Pugs mais conhecidos da História, por exemplo, foi Fortune, pet de Josefina de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte.
Os Pugs são cachorros incrivelmente amorosos que conseguem conquistar o coração de qualquer um!
■Shih-Tzu
O Shih-Tzu é um cãozinho que adora dar e receber carinho, sendo também muito alegre e brincalhão. Também consegue se adaptar muito facilmente a seus tutores, se dando bem com adultos, crianças e até mesmo outros animais. É bastante dócil e encanta qualquer um com seus pelos compridos e passos elegantes.
Como não precisa de muito espaço para se divertir, essa raça pode viver tranquilamente em lares menores, como casas pequenas e apartamentos. O Shih-Tzu é originário no Tibete, e seu nome pode ser traduzido do chinês como “leão”, mas pode ter certeza que esse cãozinho é muito mais dócil e amoroso que o rei das selvas!
■Maltês
Conhecidos por sua elegante pelagem branca e macia, os cãezinhos da raça Maltês são bastante inteligentes e brincalhões. Mas não só isso. Também são muito leais aos tutores e adoram um bom aconchego.
O cãozinho Maltês foi muito adorado pelo povo do Egito Antigo, e despertou até mesmo o interesse do filósofo Aristóteles, que escreveu sobre ele ao listar os cães da Grécia.
Mesmo que sejam tão pequeninos, os cães dessa raça têm muita energia e precisam de passeios e brincadeiras diárias para manter a saúde física e mental. São também bastante corajosos e não tem medo de enfrentar e latir para cachorros maiores.
■Yorkshire
O Yorkshire terrier é um cãozinho bastante enérgico e brincalhão. É facilmente reconhecido por seus pelos longos de cores preta, marrom e dourada, orelhas pontudas e uma mistura perfeita de doçura e coragem.
Resultado de uma mistura de diversas raças, o Yorkshire surgiu na Inglaterra no século XIX. Foram inicialmente usados nas minas de carvão, mas isso mudou quando começaram a adotar e criar cães desta raça para concursos e desfiles. A cima de tudo, os Yorkshire são muito amorosos e se apegam muito a seus tutores.
■Lhasa Apso
Muito conhecida por sua representação na Turma da Mônica como o cachorro Floquinho, o Lhasa Apso é conhecido por seus belos pelos compridos. Também é bastante manhoso e mimado, mas isso não faz deles menos especial.
Os cãezinhos da raça Lhasa Apso são originários do Tibete, onde eram considerados sagrados e símbolos de boa sorte e prosperidade. Além de muito amorosos, os Lhasa são conhecidos por não precisarem de muito exercício físico, bastando algumas caminhadas para manter uma boa saúde física. Também não precisam de muito espaço, então são ideais para quem vive em apartamentos ou casas pequenas.
■Dachshund
Nem todo mundo sabe, mas o famoso cachorro “salsicha” é denominado Dachshund. Os cachorros dessa raça, além de muito dóceis e leais aos seus tutores, são bastante enérgicos e adoram correr e brincar.
Além disso, são bastante curiosos e adoram farejar as mais diversas coisas por aí. Foram usados pelos alemães para caçar animais menores durante a Idade Média, pois seu corpo comprido permitia que eles farejassem e entrassem nas tocas dos animais para pegá-los.
Durante a Primeira Guerra Mundial, sua relação histórica com os alemães fez com que os norte-americanos criassem um preconceito contra essa raça de cãezinhos. Isso fez com que sua popularidade caísse, mas não demorou muito para que os salsichinhas voltassem a conquistar corações.
Raças de cachorros amorosos de médio porte
Nem grandes, nem pequenos. Algumas raças de cachorros não são tão pequenas a ponto de se perderem pela casa, e também não são tão grandes a ponto de derrubarem seus tutores durante o abraço. Confira a seguir algumas raças de cachorros super amorosos de médio porte.
■Beagle
Conhecidos pela famosa carinha de pidão e por adorarem um bom petisco, os Beagles são cachorros muito carinhosos, amolecendo o coração de qualquer um. Os Beagles também são muito conhecidos por serem usados por policiais e bombeiros no Reino Unido para localizar pessoas, e isso acontece porque são excelentes farejadores.
A energia dos Beagles é contagiante, mas eles são bastante teimosos e travessos. Então não é de se estranhar que eles escondam algumas meias dos tutores pela casa. Nem todo mundo sabe, mas o famoso personagem Snoopy, que marcou muitas infâncias, é da raça Beagle.
■Labrador Retriever
Com sua pelagem macia e característica, o Labrador Retriever também é muito conhecido por sua alegria e bom humor, alegrando todos pela casa com suas brincadeiras. Além de dóceis, os cães dessa raça também são conhecidos por serem bastante inteligentes, sendo um ótimo suporte para pessoas com necessidades especiais ou com deficiências físicas.
O Labrador Retriever surgiu no Canadá no século XIX, sendo muito utilizados para ajudar pescadores a pegar os peixes que fugiam das redes. Além disso, eles também são apaixonados por água e costumam ser ótimos nadadores, pois sua cauda os ajuda a se impulsionarem enquanto nadam.
■Bulldog Inglês
Rechonchudo e com várias dobrinhas, o Bulldog Inglês é dócil e encantador. Não se engane com sua cara de ranzinza, pois os Bulldogs Ingleses são simpáticos e adoram um chamego.
A origem da raça do Bulldog Inglês é controversa, pois inicialmente, no século XVIII, eram usados em um violento esporte chamado “bull-baiting”, que consistia em um combate entre cães da raça Bulldog e touros. Depois de este esporte ser banido, a raça quase foi extinta, mas foi salva por ter um grande número de admiradores, que cuidaram dos cãezinhos restantes.
■Border Collie
Os cachorros da raça Border Collie são um dos mais inteligentes do mundo. Com sua pelagem característica, eles também são muito leais aos seus tutores. Essa raça foi muito conhecida no século XIX por ajudar pastores a conduzirem suas ovelhas com facilidade, algo que muitos cachorros não conseguiam fazer.
Os Border Collies tem muita energia para gastar, e também lidam muito bem com crianças. São bastante independentes, mas também muito amorosos e não perdem a oportunidade de receber um bom carinho.
■Collie
Também conhecidos como Rough Collies, os cãezinhos dessa raça são muito brincalhões e amorosos. São pets que precisam de muita atenção diária, se sentindo incomodado e latindo muito se sentirem que não estão sendo notados. Se você já assistiu ao clássico filme “Lassie”, deve lembrar a juba majestosa que é característica dessa raça tão bela.
De origem escocesa, os cachorros da raça Collie também são bastante inteligentes, sendo facilmente adestrados quando filhotes. Além disso, também são muito leais aos seus donos e podem ser uma ótima companhia para todas as horas.
■Dálmata
Os Dálmatas são uma raça muito famosa por ter marcado várias infâncias ao redor do mundo. Encantam qualquer pessoa com sua pelagem branca coberta de manchas pretas. Adoram fazer exercício e facilmente adquirem um porte atlético, se bem treinados.
Nos Estados Unidos, inclusive, são os mascotes dos bombeiros pela sua lealdade e disposição, mas sua origem veio da Inglaterra, onde eram conhecidos por conduzirem carruagens. São dóceis, companheiros e muito amorosos, demonstrando uma forte ligação com seus tutores desde filhotes.
■Boxer
De origem alemã, os cachorros da raça Boxer se originaram no século XIX a partir do cruzamento de várias raças para serem cães de guarda. Hoje, entretanto, podem até parecer rabugentos com suas caras enrugadas, mas costumam ser bastante dóceis e amorosos.
São brincalhões e bastante agitados, adorando uma boa corrida com seus tutores. Além disso, são bastante atrapalhados e cheios de energia, demorando em amadurecer. É bem leal aos seus tutores e acaba sendo simpático com todo mundo. Porém, se pressentir perigo, o Boxer não hesitará em proteger as pessoas que ama!
Raças de cachorros amorosos de grande porte
Para quem prefere ser levado para passear pelo seu pet, ao invés de levá-lo, cá estão os cachorros de grande porte! Maiores e mais fortes que os demais, os cachorros de grande porte não são menos amorosos. Confira a seguir algumas raças dóceis e carinhosas de cachorros de grande porte.
■Golden Retriever
Os cachorros da raça Golden Retriever possuem uma pelagem luxuosa capaz de encantar qualquer pessoa. São bastante ativos, brincalhões e inteligentes, conseguindo aprender truques facilmente. Eram usados na Inglaterra vitoriana para ajudar na caça e na pesca, e hoje em dia ainda são ótimos nadadores e amantes de uma boa piscina.
O Golden Retriever é conhecido também por ser bastante leal e obediente aos seus tutores, além de demonstrarem muito carinho por todos ao redor. Costumam cumprir bem as ordens e respeitar os limites impostos na casa, mas quando filhote pode ser bem travesso. Além disso, também podem ser utilizados como cães-guia para pessoas com necessidades especiais ou deficiências físicas.
■Pastor alemão
Os cachorros da raça Pastor alemão também são bastante protetores e fiéis, além de muito amorosos com seus tutores. A raça surgiu na Alemanha, mais especificamente no século XIX, quando um capitão da cavalaria decidiu cruzar outras raças para formar um cachorro que fosse, ao mesmo tempo, atlético, inteligente e leal.
O Pastor alemão é um cão bastante enérgico e precisa fazer exercícios constantes, e por isso é recomendável que seja criado em locais grandes e espaçosos. Dessa forma, o Pastor Alemão pode crescer com bastante saúde para poder receber muito carinho e amor dos seus tutores!
■São Bernardo
O São Bernardo é um cachorro excepcionalmente grande, mas não se engane pelo seu tamanho, pois é um cachorro incrivelmente dócil, calmo e simpático.
Originário no século XI nos Alpes suíços, o São Bernardo era responsável por buscas e salvamento, ainda desempenhando esse papel em alguns lugares do mundo. São bastante ligados aos seus tutores e se dão muito bem com crianças, podendo ser bastante reservados com estranhos, mas quase nunca agressivos.
■Poodle
Os poodles podem ser encontrados em três tamanhos: o poodle toy, que cabe facilmente em uma bolsa; o poodle mini, que é de porte médio; e o Poodle Standard, também conhecido como Poodle Gigante, o qual falaremos sobre aqui.
Com pelos charmosos e postura elegante, os cachorros da raça Poodle Standard são um dos mais conhecidos do mundo. Bastante amorosos e leais aos seus donos, os Poodles também são bastante dóceis e não costumam latir muito, porém gostam bastante de atenção e podem se tornar ciumentos.
■Dogue alemão
O Dogue Alemão pode surpreender com sua grande altura e porte musculoso, mas é tão amoroso quanto qualquer outro cachorro desta lista.
Os cachorros dessa raça são bastante dóceis e muito fiéis aos seus tutores. Além disso, gostam bastante de atenção e têm bastante energia para gastar. Nem todo mundo sabe, mas o famoso personagem Scooby-Doo é dessa mesma raça, e assim como o personagem, os Dogue Alemão também são muito comilões.
■Doberman
Bastante utilizado como cão de guarda, o Doberman é um cachorro muito leal aos seus tutores.
Resultado de uma mistura de várias raças, o Doberman é conhecido por sua postura forte, esbelta e elegante. Também são bastante atentos e percebem quase tudo que acontece ao redor. Além disso, tem bastante energia e precisam de exercícios físicos diários para manter uma boa saúde.
São também conhecidos por terem uma personalidade forte, então para que obedeçam a seus tutores, é preciso que sejam bem treinados e adestrados enquanto filhotes. Ainda que tenham caras de bravo, os cachorros da raça Doberman também são muito amorosos e necessitam de bastante carinho e atenção.
Dos pequenos aos grandes, raça de cachorro amoroso é o que não falta!
Neste artigo você aprendeu algumas informações e curiosidades sobre diversas raças de cachorros amorosos. De pequeno, médio ou grande porte, não há uma grande diferença nestes cachorros diversos no quesito amor, pois todos são bastante leais aos seus tutores e são muito amorosos e amigáveis.
Cães são animais companheiros e realmente podem fazer a diferença em nossas vidas e, por causa disso, não é à toa que são chamados de melhores amigos do homem.
Se você está procurando um cachorro para criar, há diversas possibilidades de raças de cãezinhos, cada uma com suas particularidades, mas todas conseguirão encher seu dia a dia de carinho, companheirismo e afeto.
Paulista, 23 anos, maninho da Cacau e apaixonado por filmes, séries, livros e pets!