Afinal, cachorro sonha ou não?
O sono é fundamental para qualquer animal do planeta. Dormir ajuda o cachorro a repor as energias que gastou durante suas atividades diárias. Além disso, o sono é o momento principal em que o sistema imunológico funciona adequadamente e se reestabelece. Mas, durante a noite de sono, o cachorro pode sonhar?
Assim como os seres humanos, os cães possuem atividades cerebrais enquanto estão dormindo, o que é indicativo de que eles sonham, sim! Enquanto dormem, as atividades cerebrais do cão podem fazer com que ocorram movimentos involuntários que podem ser entendidos como reações a um possível sonho durante o sono. Descubra aqui mais detalhes sobre essas atividades e outras informações que vão revelar a você tudo sobre o sono e o sonho de seu cachorro. Boa leitura!
Alguns fatos sobre o sonho dos cachorros
Aqui você vai começar a desvendar o mistério do sono de seu cachorrinho. Saiba quais são os sinais que podem identificar se seu animal está sonhando e que tipo de sonho ele pode ter. Entenda, a seguir, como as atividades diárias do seu cão podem indeferir no seu sono, fazendo com que ele venha a sonhar. Acompanhe:
■Sinais de que o cachorro está sonhando
É muito normal que o cachorro durma durante várias partes do dia. Seja à tarde ou à noite, nas horas de cochilo, ele acaba caindo em sono profundo. Nesses momentos, podem ocorrer reações musculares, como mexer o rosto e a pata, e em alguns casos, o pet pode até soltar rosnados, latidos ou gemidos!
Todas essas reações são grandes indícios de que seu cachorro está sonhando. Para chegar a esta conclusão, os cientistas fizeram os mesmos testes feitos em humanos, chamados de eletroencefalogramas, que têm como objetivo analisar atividades cerebrais enquanto dormem. Neles, ficou concluído que a atividade cerebral do cachorro, ao dormir e esboçar reações, é compatível com padrões cerebrais já analisados em humanos!
■Com o que os cachorros sonham
Agora, já sabemos que os cães sonham quando dormem. Mas com o que eles sonham? Alguns estudiosos afirmam que o enredo do sonho dos cães tem muita relação com o que aconteceu durante o seu dia. Com o ciclo de sono muito similar ao dos seres humanos, os cães têm a capacidade de assimilar os acontecimentos do dia a dia. O rosto do dono, o cheiro e várias situações que o agradaram e que o desagradaram durante o dia são algumas das coisas que ocorrem em seus sonhos.
■O dia do cachorro pode afetar seu sonho
Caso o cão tenha tido um dia agradável, sereno, feliz e leve, é bem provável que ele sonhe que está brincando e que se sinta confortável durante o reprocessamento de seus pensamentos no sonho. Quando o pet recebe amor e carinho cotidianamente, a constância de bons hábitos levam o animal a se sentir acolhido e alegre. Portanto, um dia bom culminará em um sonho bom!
Por outro lado, caso o animal tenha brigado com outro bicho ou tenha sido machucado, insultado ou ignorado, é bem provável que ele tenha pesadelos. É praticamente impossível colher bons frutos no sonho depois de um dia traumático para o pet.
■Posso acordar meu cachorro que está sonhando?
Assim como os humanos, não devemos acordar o cachorro de forma brusca quando ele estiver sonhando. Como não sabemos com o que ele está sonhando, não devemos acordá-lo gritando seu nome ou até mesmo sacudindo o pobrezinho. Se ele estiver se mexendo muito, provavelmente o sonho deve estar agitado, podendo ser até um pesadelo.
Se achar necessário, acorde-o de forma suave, chamando seu nome baixinho, sem tocá-lo. Não toque no cachorro nem faça carinho nele, e mantenha distância. Apenas chame pelo seu nome sem gritar, usando um tom carinhoso e suave. Depois que ele acordar, continue falando com ele de forma carinhosa e o acaricie.
■As fases do sono canino
Sabemos que as fases do sono canino são similares às dos seres humanos devido à mesma padronização de ondas cerebrais. No geral, há três fases distintas. A N.R.E.M (No Rapid Eye Movement), quando os movimentos dos olhos são mais lentos, a R.E.M (Rapid Eye Movement), quando os olhos se movimentam rapidamente, e a S.W.S (Slow Wave Sleep), na qual ocorre o sono de onda lenta, onde o cão respira de forma profunda.
No geral, a fase R.E.M é a mais importante, posto que é em tal estágio que cão entra em estado profundo de sono, onde ele associa os acontecimentos diários, como pular e correr. É através de tais lembranças que o cachorro imita os movimentos, o que ocasiona os reflexos musculares durante o sono.
Curiosidades sobre os sonhos dos cachorros
Confira aqui algumas curiosidades sobre o sonho de seu cachorrinho. Por exemplo, saiba o que acontece se seu cão for privado de sono, entenda qual é a importância de um bom lugar para ele dormir e sonhar, descubra em qual idade ele sonha mais e se o porte dele pode realmente interferir no seu sono! Vamos lá?
■Consequências da privação do sono do seu cachorro
Ficar sem dormir é problema para qualquer ser vivo. Os cães sofrem com a privação do sono em ambientes insalubres devido ao barulho ou qualquer outro motivo que os impeçam de praticar seus hábitos naturais. Quando o cão é privado de seu comportamento natural, como cochilos esporádicos durante o dia, o animal pode desenvolver ansiedade.
Para que isso não aconteça, ofereça ao seu cão um ambiente tranquilo onde ele possa dormir em diferentes horas do dia. Seja uma casinha ou uma caminha confortável em lugar seco e calmo, o lugar para tirar um cochilo deve ser uma prioridade para que o animal possa desenvolver hábitos saudáveis, evitando que os sonhos agradáveis se tornem pesadelos durante o sono.
■Cachorro pequeno sonha mais
Os cães mexem, rosnam e gemem enquanto estão dormindo. Isso se dá devido às atividades cerebrais enquanto dormem. Como os seres humanos, os cães trabalham seu metabolismo durante o sono, ativando a atividade cerebral, o que reflete no sistema nervoso, causando as tremedeiras e os barulhos que acontecem durante o sono. Em sono profundo, os cães começam a expressar atividades musculares que reagem de acordo com o que eles estão sonhando.
Geralmente os sonhos começam com 20 minutos de sono, podendo variar em duração e quantidade de acordo com o tamanho e idade do seu cachorro. Os cães maiores têm sonos mais longos, mas sonham menos vezes. Já os cães menores têm sonhos menores, mas com uma frequência bem maior do que os cães maiores. Os filhotes, como estão em fase de aprendizagem, sonham com mais intensidade que os cães adultos.
■Cachorro também pode ter pesadelo
As mexidas e rosnados dos cães, enquanto estão dormindo, são resultados de sonhos. Com atividades cerebrais semelhantes às humanas, os cães possuem estágios em que o sono pode ser identificado com facilidade devido aos movimentos musculares causados pelas reações nervosas.
A intensidade dessas reações refletem o que o cão está sonhando. Reações mais intensas, como gemidos altos, latidos, agitação nas patas e tremedeira, podem ser, na maioria da vezes, pesadelos. Nessa hora, o ideal é acordar o cão com muito cuidado e carinho, para ajudá-lo a ter sonhos tranquilos da próxima vez.
Todo mundo sonha, inclusive seu cachorro!
Aqui você pôde conferir tudo sobre o sonho de seu pet favorito. Descobriu que os cães podem sonhar como os seres humanos por possuírem atividades cerebrais semelhantes. Através de estudos, usando eletroencefalograma, os cientistas descobriram que os cães possuem os mesmos estágios de sono que os humanos. Com isso, foi confirmado que os cachorrinhos podem sonhar. Além dos sonhos, os pequenos companheiros podem ter pesadelos.
Os pesadelos podem ser identificados através dos movimentos mais intensos causados pela reação musculares, obtidas pelo sistema nervoso, em resposta a intensidade dos sonhos. Quando seu cão estiver gemendo muito alto, ou mexendo as patinhas com mais intensidade, é sinal de que pode ser um pesadelo.
Sendo sonho ou pesadelo, se precisar acordar seu pet, faça-o de maneira suave e carinhosa. Sem chegar perto ou tocar o animal, chame-o pelo nome em tom carinhoso e sem gritar. Quando ele acordar, acaricie seu cachorro com carinho, mostrando a ele que você está ali e que ele pode contar sempre com você.
Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.