Pode dar levedo de cerveja para cachorro? Veja cuidados e dicas!

Pode dar levedo de cerveja para cachorro? Veja cuidados e dicas!

Você já ouviu falar sobre administrar levedura de cerveja para cães? Venha entender se faz bem ou mal e como isso pode estar relacionado com o seu cão.


Levedo de cerveja para cachorro faz mal?

Colher branca com levedo

Há alguns anos, estudiosos começaram a pesquisar sobre a levedura de cerveja e a sua relação com os cães. Ela é feita a partir de fungos, é altamente utilizada para a fabricação de cerveja, mas não se restringe a esse fim. Também contém uma série de nutrientes, e foi por esse motivo que começou a ser analisada pelos pesquisadores da área canina.

Dessa forma, para a administração em cães, ela não oferece prejuízos e não faz mal, como muitos pensavam. Ela pode ser ingerida através de comidas misturadas com ela ou através de comprimidos. E atente-se, estamos falando da levedura (fermento) da cerveja, e não da cerveja em si. Ok?

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre essa substância, quais os seus benefícios para os pets, como administrá-la, quais cuidados deve ter, além de dicas gerais sobre ela. Vamos lá!

Benefícios do levedo de cerveja para cachorro

Veterinário dando remédio para cachorro

O levedo de cerveja apresenta vários nutrientes importantes para o desenvolvimento do seu cão. Vamos conhecer um pouco dos benefícios a seguir. Confira!

Protege o cachorro de pulgas e carrapatos

Mesmo se o seu cãozinho não apresenta problemas com pulgas e carrapatos, atente-se a esse tópico. A levedura possui diversos nutrientes essenciais para a vida canina, como cromo, selênio, proteínas e vitaminas do complexo B.

Além disso, a levedura auxilia no sistema imunológico, e o corpo dele responde de forma mais rápida contra as pulgas e carrapatos. Ela também é rica em antioxidantes. Eles auxiliam diretamente na melhora da pele e ajudam a repelir esses insetos.

Fortalece os músculos do cachorro

A levedura pode ser reconhecida também como uma espécie de suplemento que o cão pode ingerir. Da mesma forma que seres humanos ingerem vitaminas e nutrientes que não conseguem ser contabilizados somente com refeição, o levedo pode ser o suplemento para os músculos também.

Sendo assim, dentre os nutrientes contidos no fermento, a proteína apresenta ótimos resultados no músculo do cão, pois ela é a principal fonte que auxilia em um crescimento muscular saudável. Ainda mais se o seu cão for bastante ativo, com toda certeza ele terá músculos fortes.

Melhora a saúde de pelos, pele e unhas

Como o levedo é rico em antioxidantes, eles possuem o papel de diminuir os radicais livres que fazem a pele e o pelo envelhecer, além de serem ótimos anti-inflamatórios naturais. Dessa forma, quando você adiciona a levedura na alimentação do seu cão, haverá consequências muito positivas nesse quesito.

Além da pele e do pelo ficarem com uma melhor qualidade e mais brilhosos, as unhas também estão totalmente ligadas nesse processo de envelhecimento, então ela também poderá ter uma melhora significativa e isso intensificará a boa saúde do animal em longo prazo.

Melhora a saúde ocular do cachorro

Outro ponto bastante positivo é a saúde ocular do nosso pet, e as leveduras também auxiliam nisso! Os antioxidantes presentes no suplemento ajudam a prevenir diversos danos, entre eles a catarata, problemas envolvendo a retina e também o glaucoma.

Além disso, auxiliam na melhor lubrificação e protegem os olhos dos seus pets. Para presenciar ótimos resultados em longo prazo, opte por oferecer o levedo ao seu cão desde os primeiros anos de vida, antes que os problemas apareçam, pois ele tem caráter somente preventivo.

Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue

O cromo é o principal nutriente contido na levedura que ajuda a manter os níveis de glicose do cão em limites tolerados. Poderíamos fazer uma comparação com o efeito da aveia em nosso sistema digestivo. Ela não deixa o alimento dar picos de açúcar em nosso sangue. Ou até mesmo em relação à insulina.

Sendo assim, o cromo funciona quase da mesma forma em cães. Se você possuir animais que comem muito carboidrato, como pães, pão de queijo ou arroz com carne, você terá um ótimo benefício sobre esse nutriente no organismo dele.

Melhora o funcionamento do fígado

Outro benefício provocado pela presença de diversas vitaminas do complexo B é o auxílio no funcionamento do fígado do seu cão. Essas vitaminas conseguem também ajudar no equilíbrio celular, reduzindo os problemas causados pelos radicais livres.

Assim, conseguem restaurar e intensificar a absorção de nutrientes por parte do fígado, além de melhorar a absorção de vitaminas.

Alivia o estresse e a ansiedade

Outro grande benefício que o levedo de cerveja pode oferecer ao seu pet é com relação à diminuição dos níveis de estresse no organismo. Algumas vezes os cães acabam desenvolvendo ansiedade e estresse por motivos como, ficar muito sozinhos ou ficar muito tempo presos em locais pequenos sem passear.

A levedura auxilia na redução desses sintomas, pois é repleta de vitaminas do complexo B e essa alta concentração ajuda a controlar os hormônios que causam esses incômodos, fazendo-o relaxar com mais frequência.

Como dar levedo de cerveja para cães

Levedo em pílulas

Agora você deve estar se perguntando como é possível oferecer essa levedura sem que o cão a rejeite ou que não goste. Fique tranquilo, você pode misturar em alimentos ou inseri-lo através de comprimidos pequenos. Venha entender um pouco mais!

Adicione o levedo à comida do cachorro

A melhor forma de introduzir o levedo para a alimentação do seu cão é através da adição nas comidas dele. Se ele come algo a mais que a ração, opte por adicionar e misturar bem para que ele não sinta o gosto e recuse o nutriente. Fique sempre atento para não exagerar na quantidade de levedo oferecido por dia.

Dê levedo de cerveja em comprimidos para o cachorro

Muitas pessoas preferem adicionar esses suplementos diretamente ao oferecer comprimidos aos pets. Se o seu cão se adaptar bem com eles, opte por isso. Uma farmácia de manipulação ou até mesmo o seu veterinário pode lhe oferecer essa alternativa.

Mas fique atento para ver se o seu cão não está rejeitando o comprimido sem você ver. Confirme se ele realmente ingeriu e somente depois dê a comida.

Mastigáveis de levedo de cerveja para cachorro

Outra opção viável seria a levedura em formato mastigável para o seu cão. Hoje em dia já existem diversas marcas no mercado e apresentam custo bastante acessível para duração de um mês. Muitos deles apresentam sabor palatável, como fígado ou carne, então é bem provável que o seu cachorro goste e se adapte bem.

Eles também podem ser oferecidos como petiscos, em momentos de brincadeira ou após o seu pet passear. Então ofereça esse comprimido nessas situações, no sentido de recompensa pelo momento. Assim, com certeza, a aceitação dele será bem maior pelo sentimento de felicidade e adrenalina.

Cuidados ao dar levedo de cerveja para cães

Levedo em colher de pau

Claro que todo cuidado é pouco quando falamos dos nossos pets, não é? A seguir te contaremos quais os pontos de atenção que você precisa ter, caso opte pelo uso da levedura em seu cão, quais as contraindicações, qualidade e quantidade. Venha conhecer!

Escolha um levedo de cerveja de qualidade

Antes de se comprometer em comprar a levedura e adicionar na alimentação do seu cão, se certifique sobre quais são as melhores marcas no mercado e as mais confiáveis. Se encontrar produtos muito baratos ou que você não tenha sugestões positivas, desconfie e não compre.

Se optar por enviar para farmácias de manipulação, opte sempre pela mais reconhecida e que você confie. Não procure lugares sem recomendação e sempre peça ao veterinário do seu cão sobre indicações dos melhores lugares com produtos de qualidade.

Quantidade de levedo de cerveja para cães

A quantidade ideal de levedura para você oferecer diariamente ao seu cão, vai depender de dois fatores. O primeiro deles é o peso do seu pet. Cães maiores e de raças de grande porte, com certeza precisarão ingerir mais levedo em comparação com cães pequenos.

O segundo ponto é o quanto o organismo dele está debilitado e precisando desse suplemento alimentar. Se estiver com a saúde prejudicada, com certeza o veterinário dele administrará doses maiores.

Em relação a cães de médio porte, as quantidades variam por volta de 1 colher de chá por dia. Cães de pequeno porte podem ingerir 1 colher de chá a cada dois dias; e de grande porte, 1 colher e meia de chá por dia.

Contraindicações do levedo de cerveja para cães

Dentre as contraindicações frequentes tem-se a alergia. Alguns cães podem apresentar sintomas alérgicos quando a levedura é administrada com frequência, por um longo período de tempo. Se isso acontecer, interrompa o suplemento imediatamente.

Entretanto, os sintomas de alergia não são graves, pode ficar despreocupado. O seu cão provavelmente sentirá bastante coceira pelo corpo, e podem surgir irritações na pele dele. De qualquer forma, procure ajuda veterinária caso note algo de errado.

Ofereça levedo de cerveja para seu cachorro

Mulher dando remédio para cachorro

Como você pode perceber, a levedura traz diversos benefícios ao seu cão, desde a melhora em sintomas e aspecto da pele, dos pelos, além de controlar o nível de glicose no organismo dele, ajudar no funcionamento do fígado, auxiliar no estresse, entre outras.

Tente conhecer o seu cachorro e invista na melhor forma de oferecer a levedura à ele. Seja por meio de mistura com os alimentos, com a ração ou petiscos ou até mesmo através de comprimidos. Mas faça de uma forma que não seja prejudicial, se o seu cão não aceita tomar comprimidos de forma fácil, opte pela adição em alimentos.

De qualquer forma, sempre consulte um veterinário para dosar os nutrientes dele e verificar se é realmente necessária a introdução da levedura. Lembre-se que ela é rica em calorias e não seria interessante o seu cão engordar ou ter suplementação alimentar exagerada.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cuidados dicas fatos curiosos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.